Parei de acreditar na meritocracia

Autor Mensagem
entamoeba
Membro Novato
# jan/20
· votar


Drinho
Não existe meritocracia, se não existe meritocracia não há o porque citá-la.

Meritocracia costuma estar presente nos argumentos da direita que justificam a desigualdade.

Como você justifica a desigualdade?

Fidel Castro
Veterano
# jan/20 · Editado por: Fidel Castro
· votar


entamoeba

Explicar é fácil, justificar no sentido de mostrar justo, impossível

E acho que esse é o ponto. O papo não é meritocracia, é pensar mais no todo e menos em si

Não que seja fácil, afinal é um puta privilégio sequer pensar além da sobrevivência e do merecido repouso/lazer a conta gotas

E em uma crítica à esquerda, o maior erro dela é abominar os mecanismos do capital sem compreender, apreender, aprender e usar os instrumentos e estímulos (pois não é um conjunto de pensamento, apenas condicionamento de estímulos) a seu favor.

Papai Marx mesmo não cometeria esse erro hoje, como não cometeu lá em 1800 e Flip com rolha.

Distanciaram muito dos meios de produção e mais ainda da financeirizacao do mundo

sandroguiraldo
Veterano
# jan/20
· votar


quem é o escravo fiel e prudente que tem provido o alimento espiritual no tempo apropriado?

Quem

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: Wild Bill Hickok
· votar


entamoeba
Meritocracia costuma estar presente nos argumentos da direita que justificam a desigualdade.


Pode citar um autor que afirma esse tipo de bobeira aí? Eu so vejo falarem nessa ladainha em discussao rasa de internet

brunohardrocker
Veterano
# jan/20
· votar


Wild Bill Hickok

É a malandragem do entamoeba. Pra começar que o ônus está com quem defende a igualdade. Quem defende isso que tem que explicar racionalmente como manter todos iguais economicamente sem nenhum colapso.

Daí, se você é somente um cético quanto a igualdade, a malandragem entra em campo alegando que você justifica a desigualdade. Olha o termo: justifica. É tudo muito bem escolhido semanticamente pra jogar a batata quente para você.

Silspiders
Membro Novato
# jan/20
· votar


https://www.mises.org.br/article/2054/nao-e-a-meritocracia-e-o-valor-q ue-se-cria

Eu não leio Mises, evidentemente, mas meritocracia é uma tão absurda que até mesmo na direita há setores que a desmitificam.

entamoeba
Membro Novato
# jan/20
· votar


brunohardrocker
É a malandragem do entamoeba. [...] Olha o termo: justifica. É tudo muito bem escolhido semanticamente pra jogar a batata quente para você.

Ê, rapazinho conspiracionista!

Ok! Você me descobriu! Sou financiado pelo George Soros para confundir vocês! Me rendo!

É por essas que digo que o brunohardrocker é disparado a criatura mais idiota com quem já interagi. O cara é muito lunático! Puta que pariu!

entamoeba
Membro Novato
# jan/20
· votar


Fidel Castro
E em uma crítica à esquerda, o maior erro dela é abominar os mecanismos do capital sem compreender, apreender, aprender e usar os instrumentos e estímulos (pois não é um conjunto de pensamento, apenas condicionamento de estímulos) a seu favor.

Difícil manter-se indiferente aos mecanismos do mercado, do ponto de vista moral. Se o sujeito ficar pensando nos efeitos que ele produz quando participa do mercado, ele enlouquece! Fica paranoico, tipo vegano!


Wild Bill Hickok
Pode citar um autor que afirma esse tipo de bobeira aí? Eu so vejo falarem nessa ladainha em discussao rasa de internet

E fora da internet, você vê o quê? Resolvi passar o olho em um livro do Scruton para me recordar de alguns pontos, e ele não é muito afirmativo em relação ao que é a direita ou o conservadorismo. Ele os coloca sempre em oposição aos esforços de mudar o que está aí.

Traga algo novo e a gente debate! Não posso fazer o serviço de vocês!


brunohardrocker
Pra começar que o ônus está com quem defende a igualdade. Quem defende isso que tem que explicar racionalmente como manter todos iguais economicamente sem nenhum colapso.

Igualdade não é um conceito econômico, é algo muito mais abrangente, que tem a ver com ética. Se trata de achar caminhos mais justos para a boa convivência.

E o ônus de defender conceitos como "propriedade privada"? É de quem? Você se habilita a tentar justificar?

Lelo Mig
Membro
# jan/20
· votar


entamoeba

É bem comum galera que acredita em meritocracia acreditar em criança índigo também.

brunohardrocker
Veterano
# jan/20 · Editado por: brunohardrocker
· votar


entamoeba
Igualdade não é um conceito econômico, é algo muito mais abrangente, que tem a ver com ética. Se trata de achar caminhos mais justos para a boa convivência.

Prove objetivamente que é antiético haver diferenças econômicas e patrimoniais entre um indivíduo e outro.

Depois que provar, estabeleça o parâmetro: iguais a quem todos deveriam ser?

E o ônus de defender conceitos como "propriedade privada"? É de quem? Você se habilita a tentar justificar?

Não me habilito, há gente muito mais habilitada para isso. Mas diferente da igualdade, a propriedade privada existe, é um fato, ela é real. Ela fez muito mais pela vida em sociedade do que utopias como a igualdade.

entamoeba
Membro Novato
# jan/20
· votar


brunohardrocker
Prove objetivamente que é antiético haver diferenças econômicas e patrimoniais entre um indivíduo e outro.

Ética não é ciência, não trabalha com provas.

entamoeba
Membro Novato
# jan/20
· votar


Lelo Mig
É bem comum galera que acredita em meritocracia acreditar em criança índigo também.

Nem lembrava mais dessa história. Em tempos em que filmes de X-Men são onipresentes no imaginário, não me surpreenderá se esses papos não voltarem com tudo.

brunohardrocker
Veterano
# jan/20
· votar


entamoeba
Ética não é ciência, não trabalha com provas.

Então apresente explicações.

Lelo Mig
Membro
# jan/20
· votar


brunohardrocker

"Prove objetivamente que é antiético haver diferenças econômicas e patrimoniais entre um indivíduo e outro."

Em verdade, não é antiético as diferenças econômicas, já que ser mais pobre (ou ter menos bens) pode ser uma opção. Mas é antiético haver diferença de oportunidades e pior ainda, privação das oportunidades.

Obs: O que não implica que eu acredite que um governo possa mudar essa desigualdade com um passe de mágica; isso é outro assunto.

Silspiders
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: Silspiders
· votar


brunohardrocker

Nesse quesito de haver diferença patrimonial eu até considero que, embora não seja saudável para a sociedade, no meu ponto de vista, não seja o principal problema. O que considero amoral o fato de 5 famílias bilionárias acumularem fortuna equivalente a mais da metade da população. Isso causa uma desigualdade que deixa os ricaços cada vez mais poderosos, em relação ao acesso à política, justiça etc. e a tal metade restante cada vez mais enfraquecida, além de direcionar as políticas econômicas para esses mesmos ricaços.

Isso não é bom para mim, para você, ou para qualquer outro aqui. A menos que algum conviva do fórum esteja na lista dos ricaços em vez da outra parte.

entamoeba
Membro Novato
# jan/20
· votar


Silspiders
Isso causa uma desigualdade que deixa os ricaços cada vez mais poderosos, em relação ao acesso à política, justiça etc.

Pois é. Comprar poder é antidemocrático.

E antes que surja o questionamento: também não dá provar objetivamente a superioridade da democracia sobre outras formas de distribuição de poder.

Drinho
Veterano
# jan/20
· votar


Silspiders

Não sou o dono razão, nem tampouco o fato de meritocracia não existir é minha opinião.

Meritocracia não existe, ainda que uma pessoa possa crescer na vida pelo seu empenho e não devemos descartar seu mérito por causa disso, há muitas pessoas que se empenham e não chegam á lugar nenhum, portanto não é porquê meia duzia de direitistas ficam propagando esta ideia imbecil que ela seja verdadeira.

Quando alguém ataca a meritocracia, está atacando algo que não existe e não está se defendendo.

Drinho
Veterano
# jan/20 · Editado por: Drinho
· votar


entamoeba
Como você justifica a desigualdade?

Um vez pessoas sendo diferentes, com condições iniciais diferentes, sujeitas á poderes diferentes, com opiniões diferentes, escolhas diferentes, influências diferentes, desejos diferentes, posses diferentes eu vejo a desigualdade como uma consequência natural, não há o que ser justificado, é algo que existe em qualquer lugar do mundo, se você fizer um ranking vão ter lugares onde o nível de desigualdade é menor do que outros, só isso.

Não existe alguém que possa extinguir isso, se existir, pode ter certeza que este alguém não é igual á você, provavelmente tem muito mais poder do que você, portanto já temos desigualdade aí, o que os governos decentes fazem é atenuar esse tipo de coisa pela via liberal ou pela social, temos a suiça e a noruega que conseguem êxito ou quase êxito de formas diferentes.

Você tem por exemplo a Coréia do Norte onde todo mundo é igual na pobreza e só o rei e seus amigos podem sair de lá com dinheiro no bolso pra comprar coca cola e kit kat.

Você tem o Brasil onde há muita gente pobre (mas já tem mais gente rica do que na Coréia do norte).

E você tem a Finlândia com uma população vivendo dignamente em toda a sua totalidade, ou quase toda (em comparação á nós, a população inteira é rica) e um pequeno percentual de muito ricos que também estão lá....

Em todos estes casos há desigualdade, cada um em seu nível.

entamoeba
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: entamoeba
· votar


Drinho

Então desigualdade é amoral?

O sujeito que passa fome está naquela situação por que é da natureza dele?

Drinho
Veterano
# jan/20 · Editado por: Drinho
· votar


entamoeba

Ele pode estar em uma situação de fome por um milhão de motivos, mas não pela sua natureza, a natureza de nenhum ser vivo é passar fome, eu disse que é uma consequência natural (vou trocar a palavra por consequência esperada).

Silspiders
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: Silspiders
· votar


Pois é. Comprar poder é antidemocrático

E isso faz toda a diferença, né. Aí reside uma justificativa que por si já seria suficiente para não haver gente assalariada de direita. Porque a direita normatiza a desigualdade e, incrivelmente, convence o fodido que ele está muito bem nesse sistema. Logo o sujeito que não se dá conta de que se por acaso decidir não ir trabalhar por 15 dias simplesmente perde a renda. E isso vale para o pequeno empresário, comerciante e assalariado que ganha uma graninha mais confortável.

O ricaço, que muita gente paga pau, não trabalha, se desloca de aeronave, particular ou não, e mora geralmente numa ilha, brasileira ou não. Todo o restante precisa trabalhar para alimentar o luxo de poucos. Isso para mim não é ideal.

Silspiders
Membro Novato
# jan/20
· votar


Meu corretor tem sugestões péssimas, por isso tenho o costume de editar meus comentários.

Drinho
Veterano
# jan/20 · Editado por: Drinho
· votar


Aí reside uma justificativa que por si já seria suficiente para não haver gente assalariada de direita

Como não existe gente assalariada de direita? Eu já vi mendigo de direita, que muitas vezes assume culpa que nem tem.

convence o fodido que ele está muito bem nesse sistema
Quem convence o fodido que ele está muito bem nesse sistema é o ditador da coréia do norte, o maduro e o fidel castro amigo, aonde você viu alguém tentando convencer o fodido que ele está bem? Tem a fonte?

Logo o sujeito que não se dá conta de que se por acaso decidir não ir trabalhar por 15 dias simplesmente perde a renda.

Olha, o que eu conheço são países que possuem leis trabalhistas rigorosas como o brasil, países onde a justiça preserva o combinado entre as partes e países onde o sujeito vai preso se não trabalhar para o governo.
Perder a renda por não ir trabalhar é algo óbvio, até aqui no Brasil que é o berço da justiça do trabalho e dos sindicatos, como você sugere renda sem trabalhar? Se um tem direito a não trabalhar com remuneração, os demais também tem, qual seria o resultado disso? Um milhão de reais não seriam o bastante para comprar uma papel higiênico, afinal não existe papel higiênico no teu cenário porque não tem gente trabalhando para produzi-lo.

O ricaço, que muita gente paga pau, não trabalha, se desloca de aeronave, particular ou não, e mora geralmente numa ilha, brasileira ou não. Todo o restante precisa trabalhar para alimentar o luxo de poucos.

Mas é fácil resolver isso, já que todo o restante é quem trabalha mesmo para sustentar o rico vagabundo, basta o restante se demitir e trabalhar por conta, afinal é fácil enriquecer vagabundeando.
Estou convicto que não tem forma melhor para acabar com a desigualdade do que esta.

É a história do Neymar e do Professor né?

O professor é muito mais importante para o mundo do que o Neymar, no entanto quem faz dinheiro é o Neymar, afinal só existe um Neymar enquanto existem milhões de professores, você provavelmente alguma vez na sua vida se deu ao luxo de pagar caro por algo que talvez poderia ter pago infinitamente mais barato se tivesse escolhido similar de pior qualidade, como o seu celular por exemplo, talvez quando entender esses pontos e aceitar que você também faz parte deste sistema (mesmo que tenha boas intenções) vai parar de se lamentar por ai....

entamoeba
Membro Novato
# jan/20
· votar


Drinho
afinal é fácil enriquecer vagabundeando.

Não é. É difícil. Ricos são heróis!

Para quem tinha dúvidas, são nesses casos que aparecem a meritocracia (no sentido moralista).

Lelo Mig
Membro
# jan/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Drinho

"eu disse que é uma consequência natural/consequência esperada"

Passar fome é consequência natural? Porra Drinho desse jeito tu me decepciona!

Em que planetas vocês vivem? Voces nunca saíram das grandes cidades não? Alguém aqui, fora eu, conhece zonas de miséria, na selva, no sertão? Acredito que bastante aqui conheçam.

Então vocês acham que o cara que nasceu no polígono da seca, tá lá, passando fome e olhando seus filhos passando fome porque é vagabundo? preguiçoso? não quer sair de lá? Não quer mexer a "bunda gorda"?

E quando ele sai? Vai sem os dentes na boca e sem instrução arrumar um trampo decente e sustentar os seus ou vai ser jogado embaixo de um viaduto e foda-se?

Desculpe, mas a maioria, que acha que todo mundo é vagabundo e sem mérito, não tem ideia de como é fácil se fuder. Eu já disse aqui, por experiência própria, que quando passei meus perrengues, cheguei a ficar sem comer. Mas, eu sou articulado, tenho conhecidos, colegas, amigos, tenho família... um ajudou aqui, outro acolá, e as coisas vão se ajeitando.

Mas, eu percebi o quanto era fácil ir prá rua, se eu não tivesse ninguém. Mesmo tendo, eu morei por 1 ano num quartinho mofado que cabia só um colchão no chão, no fundo de um galpão de serralheria. Porque as famílias atuais não conseguem conviver com um "estranho" dentro de casa sem que isso importune suas vidinhas harmoniosas e desequilibre o ambiente. E ninguém esta disposto a alterar suas rotinas, nem para ajudar um parente, quanto mais um estranho.

Achar natural que alguém seja miserável e passe fome é foda.

Silspiders
Membro Novato
# jan/20
· votar


Como não existe gente assalariada de direita? Eu já vi mendigo de direita, que muitas vezes assume culpa que nem tem.

Eu não escrevi que não existe.

O mendigo para nós de esquerda é lumpemproletário. Se não conhece o conceito dá uma pesquisada.

aonde você viu alguém tentando convencer o fodido que ele está bem? Tem a fonte?


Quanto à sua opinião contrária à minha é apenas isso: dois pontos de vista.

Quanto à fonte solicitada, não sei o que espera que eu apresente, porque tal qual você, que escreve um monte de coisa relacionada à sua concepção sobre o assunto, também o fiz, porém não fico lhe pedindo fontes pois tenho discernimento de que faz parte da nossa dialética. Portanto não está escrito em lugar nenhum que eu considere importante apontar. Mas posso explicar um pouco melhor: trata-se de uma observação que eu e mais um sem número de pessoas fazemos em relação à incredulidade de haver um assalariado que assume um posicionamento político que lhe tira direitos trabalhistas e previdenciários, para dizer o mínimo. Além da antagônica condição de educação e saúde. Para quem pode pagar educação "de primeira" para quem não pode e está condicionado a um governo estadual de direita a migalha. Mesma coisa com a saúde, mas agora no âmbito federal.

como você sugere renda sem trabalhar? Se um tem direito a não trabalhar com remuneração, os demais também tem, qual seria o resultado disso?

O banqueiro trabalha? Para mim ele se diverte. Não preciso ir tão longe, mas...

Mas é fácil resolver isso, já que todo o restante é quem trabalha mesmo para sustentar o rico vagabundo, basta o restante se demitir e trabalhar por conta, afinal é fácil enriquecer vagabundeando.
Estou convicto que não tem forma melhor para acabar com a desigualdade do que esta.


Isso demandaria dinheiro para investir no seu próprio meio de produção mas o capital não está na mão do trabalhador. Leia novamente a sua frase e critique-a, porque não existe qualquer lógica nessa proposta. Aliás... Foi uma ironia bem ruim. Não merecia nem resposta.

Silspiders
Membro Novato
# jan/20
· votar


Achar natural que alguém seja miserável e passe fome é foda.

Para entender isso algumas pessoas precisam de um tempo demasiado e talvez morra sem nunca entender. Aliás, a possibilidade disso acontecer é enorme. Quantos velhos bolsonaristas não foram às ruas pedir intervenção militar e defender o juiz ladrão e esse governo sanguessuga? Esses vão morrer sem saber de nada disso, ainda que a probabilidade de alguns deles terem passado pelas mesmas coisas que você passou, mas se caso tenham conseguir vencer essas coisas ruins creditam isso ao mérito dos seus esforços (meritocracia).

Ou para entender precisa "apenas" saber ser empático e solidário. Não é nada fácil.

Silspiders
Membro Novato
# jan/20
· votar


Será que tem como zerar esse corretor meu? Acho que ele sugere muito mal. Dígito errado e ele não corrige da melhor forma.

Drinho
Veterano
# jan/20
· votar


entamoeba

Não, ficar rico é fácil, qualquer idiota coçador de saco consegue.

Drinho
Veterano
# jan/20 · Editado por: Drinho
· votar


Lelo Mig
Sim, a desigualdade é uma consequência daqueles elementos que eu havia citado e você provavelmente não leu quando eu respondi ao ameba quando me perguntou para justificar a desigualdade, eu não disse que passar fome é natural, o natural é qualquer coisa viva comer, estou falando de desigualdade e inevitavelmente teremos fome como consequência. Governos tentam atenuar este tipo de coisa, só que poucos deles conseguiram erradicar a desigualdade em 100%, deixando as pessoas exatamente iguais, com exatamente as mesmas condições, estes se chamam Cuba e coréia do norte, nestes lugares as pessoas tem perfeitamente as mesmas condições, se elas são boas ou não, não importa, o fato é que o planeta achou melhor não seguir estas diretrizes.

Nenhum ser humano acha legal ver o que acontece com o povo da República do Congo, o cara que se diverte com isso tem que morrer no inferno.

Isto é uma coisa, outra coisa é, partindo do seu instinto de solidariedade você não enxergar os fatos.

A desigualdade existe porque as pessoas não são iguais, não nascem nos mesmos lugares, não herdam as mesmas condições de formação e de propriedade, as que herdam muitas vezes também fracassam, tendo isto em vista é inevitável que alguns passem fome em casos extremos, principalmente em regiões onde os governos por algum motivo não conseguem prover o sustento destas pessoas.

Os governos entenderam que taxar é uma possibilidade, confiscar não, portanto não está errado ninguém se indignar com isso, muito pelo contrário, mas é de uma inocência tremenda buscar o culpado quando quem tem o poder de decisão nas mãos são os governos e estes governos são escolhidos por pessoas que concordam em boa parte com sua linha de raciocínio.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Parei de acreditar na meritocracia