da instituição do sotaque paulistano como fonética oficial do português brasileiro

Autor Mensagem
Fidel Castro
Veterano
# nov/16 · Editado por: Fidel Castro


o famoso sotaque "neutro" de publicitário

antes que venha alguém falar caquinha, neste tópico refere-se ao sotaque de SP capital (Mooca e liberdade por exemplo são pontos fora da curva por terem identidade distrital fortíssima e descolada da geleia geral paulistana)

Interiorrr é outra coisa

makumbator
Moderador
# nov/16
· votar


Fidel Castro

Acho que o sotaque da mulher dos anúncios gravados no aeroporto do Galeão deveria ser a fonética e timbre oficial do PT-BR

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/16
· votar


Eu sou a favor, normalmente não gosto de sotaques diferentes disso. Aqui em Jundiaí só os mais antigos falam com o "r" de interior, atualmente a gente tá falando normal. Acho que essa mudança foi por causa da industrialização da região, grande presença de paulistanos por aqui e muito jundiaiense que trabalha e vive na capital, sei lá.

CindyFerrari
Veterano
# nov/16
· votar


post para sabrina sato e aracy da top therm

brunohardrocker
Veterano
# nov/16
· votar


Pra ser normal, E tem que ter som de E e não de I.

brunohardrocker
Veterano
# nov/16
· votar


Ou seja, um exemplo de normalidade é um paranaense que saiu do paraná e ajustou a frequência do leitE quentE para leite quente, e não para leiti quenti e muito menos para leitxi quentxi.
E que também tirou o drive do R.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/16
· votar


Um momeinto, por favor.

Edward Blake
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


Manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Mas o melhor sotaque que um brasileiro pode ter ainda é o gaúcho.

A prova disso é a seleção natural.

Não importa onde você esteja, pode ser em SP, pode ser no RJ, pode ser no Nordeste, as vadïas sempre se deslumbram com a fonética: "Oh, que sotaque bonito!"

-Dan
Veterano
# nov/16
· votar


O sotaque mineiro é o melhor e é a tendencia.

Mais rápido e prático. Economico.

Insufferable Bear
Membro
# nov/16
· votar


Sotaque neutro é o meu, que nem é de BH, é só meu mesmo.
Sei lá, o pessoal de SP que conheço usa r retroflexo, não aquele trilado, que é bonitinho até, mas ninguém reconhece como neutro mais, talvez nos tempos dos nosso avós.

André Perucci
Veterano
# nov/16
· votar


SP>>>>>>>all

Marco Andriotti
Membro Novato
# nov/16
· votar


sotaque gaucho, Não importa onde você esteja, pode ser em SP, pode ser no RJ, pode ser no Nordeste, as vadïas sempre se decepcionam com a fonética:
essa coca é fanta

Joseph Conrad
Membro Novato
# nov/16
· votar


O Rio é o único lugar do mundo em que sofri bullying por tentar pronunciar as palavras de forma clara e produzir fonemas minimamente fiéis à forma padrão.

Falam que é "sotaque da serra" só por não pronunciar o esse como uma sequência de xis sem fim e formar as vogais com sons distintos.

Insufferable Bear
Membro
# nov/16
· votar


Joseph Conrad
Engraçado, nunca ninguém fala do meu sotaque a menos que eu solte um arreda aí ou um ocê/docê/procê.

megiddo
Membro
# nov/16
· votar


makumbator
Acho que o sotaque da mulher dos anúncios gravados no aeroporto do Galeão deveria ser a fonética e timbre oficial do PT-BR



JJJ
Veterano
# nov/16
· votar


Nenhum sotaque é legal.
Quer falar na boa em qualquer lugar? Não use sotaque algum.

Edward Blake
Membro Novato
# nov/16
· votar


Joseph Conrad

Você é de onde? Pensei que fosse do Rio.

Joseph Conrad
Membro Novato
# nov/16
· votar


Insufferable Bear

Eu não puxo os erres e esses como o povo daqui, notam logo.

Edward Blake

Sou natural de Petrópolis.

One More Red Nightmare
Veterano
# nov/16
· votar


Meu sotaque é gaúcho com dialeto incorporado nordestino. É uma disgranha.

sallqantay
Veterano
# nov/16
· votar


Joseph Conrad
fonemas minimamente fiéis à forma padrão

essa forma padrão soa como?

Joseph Conrad
Membro Novato
# nov/16
· votar


ChOver. Não ChUver.
COmer. Não CUmer.

PentE. Não Pentchi
BiscoitO. Não BiXXXXcoitU

E o clássico "mermo", que me recuso a pronunciar dessa forma.

sallqantay
Veterano
# nov/16
· votar


^
^
marrento

renatocaster
Moderador
# nov/16
· votar


Joseph Conrad

Falam que é "sotaque da serra" só por não pronunciar o esse como uma sequência de xis sem fim e formar as vogais com sons distintos.

Engraçado, eu nunca reparei esse lance de sotaque da serra, todos os que eu conheço (Petrópolis, Friburgo e Terê) que vivem lá tem o sotaque parecido com o pessoal daqui da região metropolitana.

Tenho uns amigos de Areal / Três Rios que puxam no "S", mas eles tem um pé em SP. A parte da mãe é toda paulista, e o pai é portuga.

Já a galera da região do Vale do Paraíba (Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, etc.) tem um sotaque mais parecido com o do mineiro. Eles não pronunciam o "S" com som de "X". E falam "cê", "procê", "docê"...

Edward Blake
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


Joseph Conrad

Mas o seu sotaque é natural, do lugar onde você foi criado?

Ou é um sotaque artificial, "teórico", sem base étnica, tipo esperanto? Se for, você mereceu o bullying. =)

Eu acho que já perdi o meu sotaque natural faz tempo (há uns três anos, um conterrâneo meu perguntou se eu vinha do Centro-Oeste). Mas não fiz isso de forma consciente. Foi consequência de eu falar um monte de línguas e ter passado mais tempo da minha vida adulta com gente de fora do meu estado do que de dentro.

sandroguiraldo
Veterano
# nov/16
· votar


Uma vez desci de carro de INDAIATUBA até o RS. No Paraná, em SC e no RS a diferença nos sotaques eram bem perceptíveis e lindas!

Jube
Veterano
# nov/16
· votar


Fidel Castro
o famoso sotaque "neutro" de publicitário

antes que venha alguém falar caquinha, neste tópico refere-se ao sotaque de SP capital (Mooca e liberdade por exemplo são pontos fora da curva por terem identidade distrital fortíssima e descolada da geleia geral paulistana)

Interiorrr é outra coisa


Não, seria um atentado contra o português e a intelectualidade.
O correto é o paranaense onde se escreve leite e lê leite, não leiti, momento é momento e não momeinto.
O vicio no fonema errado é tão grande que se você assistir um programa paranaense, parece que tem algo errado.

sallqantay
Veterano
# nov/16
· votar


Mooooooooooooooca

brunohardrocker
Veterano
# nov/16
· votar


O correto é o paranaense (2)

Tem os regionalismos, mas é o melhor fonema.

Insufferable Bear
Membro
# nov/16
· votar


Quem acha seriamente que existe o tal do "pronunciar como se escreve" não entende nada das coisas.

sallqantay
Veterano
# nov/16
· votar


^
^
esperando surra teórica do konrad

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a da instituição do sotaque paulistano como fonética oficial do português brasileiro