Sobre Empreender /

Autor Mensagem
Snakepit
Veterano
# set/16 · Editado por: Snakepit
· votar


CindyFerrari
st.efferding
sallqantay
Jube
rcorts
acabaramosnicks
Trabalhar mais de 40 horas por semana não aumenta a produtividade? Vocês são muito leite com pera mesmo. Vão fazer concurso.

Carga horária é algo muito, muito relativo.

Hora extra não aumenta a produtividade? Depende qual a função. Se for deixar a loja aberta por mais algumas horas, for pra produzir uma maior quantidade de um produto para a venda, etc. Vale a pena.

Quando existem prazos e metas a serem cumpridas, vale a pena dar um gas pra cumprir a meta e depois trabalhar menos.

O que não pode é trabalhar 80 horas por semana pra sempre. Mas por um curto período de tempo, pode valer a pena. Quando se trata de abrir negócio próprio voce está investindo no teu futuro. Trabalhar nos finais de semana por um semestre ou por um ano é um investimento que no futuro você vai colher.

Agora lógico que o ideal é você se organizar de forma correta e ter a mesma carga horária todos dias, o corpo e a mente funcionam melhor assim. Mas infelizmente em negócios pequenos a demanda varia muito, e quando chega a hora de faturar você vai acabar tendo que pegar pesado por um período, é normal e essa pode ser a diferença entre o negócio dar certo ou não.

Tem que vestir a camisa... mas também não pode enlouquecer.

rcorts
Veterano
# set/16 · Editado por: rcorts
· votar


Snakepit
Trabalhar mais de 40 horas por semana não aumenta a produtividade? Vocês são muito leite com pera mesmo. Vão fazer concurso.

Não, trabalhar mais de 40 horas por semana aumenta a produção. Produtividade é outro conceito e se você for analisar bem, o que aumenta a produtividade é trabalhar motivado, ter um bom planejamento, dispor de informações e recursos adequados etc... O problema é tratar produção e produtividade como a mesma coisa, e não são.

Um camelo atravessará um deserto extenso com um árabe nas costas em x dias. Necessitará de uma reserva de água no corpo de aproximadamente 90 litros e terá velocidade limitada. Se você cruzar o mesmo deserto em um avião de pequeno porte poderá fazê-lo em questão de poucas horas. O fim que é cruzar o deserto terá sido alcançado independente do tempo gasto e esforço (mais ou menos racional) empreendido.

Porém com o avião é possível cruzar o deserto várias vezes num só dia. Coisa que não seria possível com o camelo.

EDIT: quanto aos demais argumentos eu concordo.

CindyFerrari
Veterano
# set/16
· votar


Snakepit
rcorts
pois é, produção e produtividade são coisas diferentes.. no exemplo que eu citei, o tiozinho realmente se orgulhava de trabalhar 90 horas/semana, não sei há quanto tempo ele leva essa vida.. mas essa coisa de viver no trabalho é algo que eu tenho na cabeça desde a faculdade.. em certos momentos o trabalho vai demandar mais de mim, mas eu não quero isso por muito tempo..

e esse tempo é relativo também.. eu lembro que na faculdade, eu trabalhava o dia todo e tinha aulas todas as noites.. quem leva essa vida sabe o quanto é ruim.. vc deixa de fazer outros cursos, não participa de eventos, perde um monte de coisas pq tem que fazer outras.. não tô dizendo que é de todo ruim, mas não é algo que deva durar mais que aqueles anos ali.. isso não é saudável.

então esse meu tempo de longos anos nessa vida, eu já tive.. se for pra acontecer de novo, que seja por um período menor.

st.efferding
Membro
# set/16
· votar


Bom, eu também não recomendo trabalhar 80h/semana. Nunca levantei bandeira de que isso é saudável e/ou produtivo, o principal é que decidi experimentar no couro essa sensação por um curto espaço de tempo (4 meses) em função do problema com a sociedade (e também da vontade de testar e ver os resultados após o término da experiência - visto que não sigo muitas fórmulas de populacho).

No final das contas, a opção mais acertada teria sido mandar todo mundo tomar no cu. Mas a experiência, embora "dolorosa" (ui), foi válida. Pelo menos assim eu evito de ficar repetindo chavões de empreendedor de interwebz sem vivenciar a porra. =)

Ótimo pótico o/

acabaramosnicks
Membro Novato
# set/16
· votar


produção x produtividade
Taí um assunto que rende pra caramba. Trabalhar de mais aumenta a produção, mas pode diminuir a produtividade, dependendo do caso. Se isso acontecer, a mais valia diminui, então acaba sendo pior pra empresa, mesmo tendo mais produção, porque a empresa está pagando mais caro por essa produção.


Ótimo pótico o/
2

Jube
Veterano
# set/16
· votar


CindyFerrari
e esse tempo é relativo também.. eu lembro que na faculdade, eu trabalhava o dia todo e tinha aulas todas as noites.. quem leva essa vida sabe o quanto é ruim.. vc deixa de fazer outros cursos, não participa de eventos, perde um monte de coisas pq tem que fazer outras.. não tô dizendo que é de todo ruim, mas não é algo que deva durar mais que aqueles anos ali.. isso não é saudável.


Você perde tempo, o seu bem mais precioso.

Snakepit
Trabalhar mais de 40 horas por semana não aumenta a produtividade? Vocês são muito leite com pera mesmo. Vão fazer concurso.

Trabalho com a mente, 80h e eu já pirei. Ou eu resolvo em poucas horas, ou eu piro.

john s mill
Membro
# set/16
· votar


vocês tão usando errado a palavra produtividade nesse tópico

em relação a trabalhar x horas extras, isso pode render sim, já tive época de 480 horas extras no banco de horas em dois meses. a variação da sua produtividade nesse período depende mais da sua motivação em relação a atividade que tá fazendo e ao resultado esperado, lembrando que salário é um fator higiênico e não motivacional (ou seja, você não fica motivado por receber um salário alto, mas pode ficar desmotivado se receber um baixo).

isso muda as vezes quando se trata de remuneração variável de acordo com o tipo de trabalho, já foi descoberto que só tem efeito positivo em funções que não dependem tanto de desenvolvimento intelectual ou artístico, somente para tarefas repetitivas. nas atividades que exigem criatividade, a remuneração variável na maior parte das vezes tem um efeito inverso.

gosto bastante desse assunto, já estudei todo tipo de estimativa ou forma de estabelecer uma produtividade para gerenciar meus projetos, tem alguns métodos realmente dignos como APF (análise de pontos de função) na área de TI, mas que são bastante caros, quando eu faço algum tipo de aconselhamento ou consultoria eu recomendo a própria criação de estimativa paramétrica da empresa, é menos complexo do que a maioria imagina e a aceitação é muito maior se for bottom-up

quanto a questão da burocracia, é fácil odiar burocracia porque nós vivemos em um dos países com maior índice de disfunção burocrática empresarial ou governamental, a regra é simples, toda regra que tem como função aumentar os ganhos, facilitar alguma atividade ou fazer uma gestão do conhecimento levando em consideração os custos (cxb) e tem um índice positivo deve ser estabelecida, se é difícil de fazer, não gera resultado, a empresa não segue ou é usado como desculpa para não resolver determinado processo, deve-se descartar

brunohardrocker
Veterano
# set/16
· votar


vocês tão usando errado a palavra produtividade nesse forum

rcorts
Veterano
# out/16
· votar


john s mill

Taylor e Ford se reviraram no túmulo há 17 horas.

john s mill
Membro
# out/16 · Editado por: john s mill
· votar


rcorts

taylor e ford trabalhavam com divisão do trabalho por tempos e movimentos de atividades repetitivas, na verdade só corrobora com aquilo que eu falei, é da administração mecânica.

os seguidores deles que tentaram aplicar essa metodologia para trabalhos criativos que erraram.

rcorts
Veterano
# out/16 · Editado por: rcorts
· votar


john s mill
administração mecânica

De onde você tirou isso? o termo correto é administração científica, no caso do Taylor e o Ford abordou o conceito de produção em massa e linha de montagem.

É óbvio que estas escolas não foram as únicas ao longo da evolução da TGA e nem servem para explicar ou orientar todos os modelos organizacionais atuais. Não se pode esquecer das diversas outras escolas como a das relações humanas e qualidade total (das que eu consigo lembrar de imediato) que ajudam a explicar outras facetas da administração. Mas no geral o conceito de produtividade está diretamente ligado ao de eficiência, e essa era a palavra chave por trás das pesquisas e experimentos de Taylor e Ford.

Porém, pode se dizer que a busca pela eficiência está na base de quase toda organização com fins lucrativos: otimização dos processos de trabalho e geração de um melhor resultado utilizando os recursos disponíveis, com menor gasto de tempo e esforço possível. Pesquise pelo conceito de eficiência e você verá que está diretamente relacionado ao de produtividade.

Tá certo que o modelo do Ford era na linha de montagem e no ramo industrial, mas mesmo se você levar pro ramo de serviços, por exemplo, dá pra comparar.

Há uns dois anos eu morava no outro extremo da cidade. Lá eu cortava meu cabelo num salão em que o dono adotou o modelo de "menos conversa fiada, mais profissionalismo". Lá não tinha aquela coisa do cabelereiro parar para bater papo 15 min e te deixar parado esperando igual besta, pra depois voltar a cortar seu cabelo. O horário de atendimento deles era das 09 às 19h e o negócio ia de vento em popa. O salão estava quase sempre com os horários lotados e pra marcar um horário tinha que ser com pelo menos 1 semana de antecedência.

Agora que estou morando no outro extremo da cidade tive que procurar outro salão. Neste, o cara para o serviço para bater papo com os comerciantes vizinhos, atender o telefone, contar piada etc... Sem falar que não adianta marcar um horário pro corte, ele sempre vai te atender com uma hora de atraso. Nesse novo salão ele só tem horário pra abrir, que também é às 09h, mas não tem horário pra fechar. Já vi o cara trabalhando até as 22h. Mas lá ele vive reclamando que tem muito freguês "traíra", que ele já viu cortando cabelo na concorrência.

De que adianta o cara ficar de portas abertas até as 22h? ele vai atender mais alguns clientes no dia, só isso. Mas muitos clientes que poderiam ser fidelizados pelo atendimento ágil e profissional, respeito ao horário marcado e etc..., acabam não voltando ao estabelecimento, porque simplesmente o cara é um mala, e tem concorrentes que entregam esse diferencial.

Detalhe, nos dois salões o corte de cabelo é bom. O diferencial do primeiro é que o cliente sabe que se marcar um horário pra cortar o cabelo, será atendido na hora e que um corte simples (como o meu) não levará mais do que 20 min pra ficar pronto.

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/16
· votar


Eu falei que esse assunto ia render. A gente já desvirtuou um pouco, mas esse assunto é interessante dentro de empreendedorismo, enfim...
Produtividade tem a ver com eficiência, como disseram aí em cima. Ou seja, quanto vc consegue produzir com X recursos. O que eu disse alí em cima é isso:
O cara recebe X por hora de trabalho, e produz Y. Quando ele faz hora extra, a tendência é que fique mais "cansado", seja lá o que isso signifique, daí em uma hora extra de trabalho, ele recebe 1X e produz 0,5Y, logo, a produtividade dele foi reduzida no ponto de vista da empresa, já que ela gastou a mesma quantidade de dinheiro pra obter menos resultado.

Realmente, esse negócio da produtividade melhorar ou piorar em função das horas extra depende de uma função pra outra, mas a regra geral é que ela cai quando tem hora extra.

Ou seja: se vc manda no negócio, na dúvida não dê hora extra pq muito provavelmente vai diminuir a produtividade, use este recurso somente se vc estiver com serviço atrasado ou muito em cima da hora.
O ideal é que tudo siga o cronograma esperado, e no cronograma já deve constar eventuais índices de produção/produtividade fora do padrão esperado, se quiser pode até meter um desvio padrão aí, etc etc etc

Normalmente, quem trabalha pensando de mais acaba tendo a produtividade bem diminuida, e em serviços mais "braçais" a produtividade diminui pouco, mas diminui.

Hoje mesmo (sábado) eu estou trabalhando, sendo que aqui na empresa não é normal a gente trabalhar de sábado, mas estamos devendo horas de trabalho para a empresa. Vou te dizer que a galera da linha de produção trabalha menos SIM, e mesmo quando eles ganham hora extra, eles trabalham menos do mesmo jeito. Mas daí entra também os fatores culturais, tanto da cultura da sociedade como da cultura da empresa. Como disseram lá em cima, a variação de produtividade em função das horas extra dependem muito de motivação, e o salário é um fator higiênico, e não motivador.

Enfim, digo novamente: esse assunto rende!

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/16
· votar


gostei do exemplo do cabelo

e vamos lembrar de novo, como disse nosso amigo john s mill: ford e taylor estudaram apenas processos repetitivos, linha de produção, coisas do tipo.
processos criativos podem ter dinâmicas/comportamentos diferentes

rcorts
Veterano
# out/16
· votar


acabaramosnicks

É que empreendedorismo e administração são duas coisas correlatas, porém diferentes. Existem administradores ótimos para cuidar do empreendimento dos outros. E empreendedores péssimos para administrar os próprios empreendimentos. Mas é bom ficar só nisso mesmo pra não acabar desvirtuando mais ainda o tópico.

john s mill
Membro
# out/16
· votar


rcorts

você confundiu totalmente as bolas

óbvio que taylor foi o princípio da administração científica, mas isso não tem absolutamente nada a ver com o conceito de administração mecanicista, adm mecanicista é um conceito de gestão de processos para caracterizar empresas que tem foco em divisão do trabalho, alta especialização dos funcionários e centralização de poder, que é o que ocorria na época de taylor e ainda vigora na maior parte das empresas (principalmente indústrias) que operam dessa forma.

como teoria, taylor não é aplicável para todo e qualquer cenário e sua teoria já foi revista e criticada inúmeras vezes, o que eu disse na verdade não tem nem relação direta com isso que você falou, eu comentei que o pagamento variável tem um impacto negativo para atividades de cunho artístico ou intelectual, tem vários artigos sobre o assunto por aí, só pesquisar.

que produtividade e eficiência são correlatos isso é óbvio, na verdade o certo é correlacionar com efetividade ao invés de eficiência, que junta os conceitos de eficiência e eficácia.

esse problema que você listou é estudado em adm de serviços, teoria das filas (físicas ou não), são só tipos de organizações diferentes, eu, como cliente, prefiro ir em um ambiente mais tranquilo em que dê pra trocar uma ideia tomando uma cerveja e jogando um videogame enquanto espero a minha vez de cortar o cabelo, por exemplo, ao invés de ir num lugar que vai me atender assim que chegar e completar o serviço na hora, tudo isso depende de como funciona a cadeia de valores da empresa e qual o tipo de experiência que ela deseja passar ao consumidor.

john s mill
Membro
# out/16
· votar


legal é estudar os gráficos de produtividade de diferentes naturezas

enquanto os gráficos de operações tendem a ser quase lineares, os de projetos sofrem com a síndrome do estudante, por mais que você opte por fazer os pacotes de trabalho entre 8 e 80 horas, ou faça uma divisão por scrum, a produtividade sempre tem um ponto alto poucos dias ou até horas do fim da atividade e baixas no início.

Trololo
Veterano
# out/16
· votar


Alguém tem experiencia com loja de roupa?

sallqantay
Veterano
# out/16
· votar


Trololo

depois que surgiu a decatlhon, nunca mais entrei numa delas

Trololo
Veterano
# out/16 · Editado por: Trololo
· votar


Meu plano é montar uma.
Com um ponto no centro de Curitiba uma lojinha qualquer (média) vende 30k fácil, minha mulher conhece algumas vendedoras e confirma isso.
Não parei pra fazer as contas, mas não é possível que não sobre uns 7k depois de todas as despesas...

Preciso juntar uns 70k pra iniciar, acho que levo uns 5 anos... No momento tenho 0 reais reservado pra isso :/


Em tempo, sou péssimo em economizar, já joguei muito dinheiro fora (principalmente em carro), mas de tanto errar acho que estou aprendendo.

CindyFerrari
Veterano
# out/16
· votar


Trololo
o negócio é imaginar que guardar dinheiro é uma conta que vc tá pagando, a diferença é que o dinheiro vai ficar com vc mesmo.. pega um valor que dê pra separar mensalmente e guarda ;)

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/16
· votar


Trololo
5anos x 12meses = 60 meses
70k/60 = $1,167 <- Isso é o que vc tem que guardar por mês. Acha que dá? Lembre-se de que empreender é difícil, e há riscos. Junta um ano e dá uma olhada nos esquemas do Sebrae.

rcorts
Veterano
# out/16
· votar


acabaramosnicks

Em 5 anos pesa também a depreciação do dinheiro, se guardar no colchão. Se aplicar na poupança o rendimento fica abaixo da inflação (segundo economistas de internet).

Se aplicar em títulos do tesouro, com resgate em prazo e rendimento prefixado, seria uma das melhores e mais "confortáveis" alternativas.

Mas o conceito de iniciar um negócio com setentão sem ter nada é muito oldschool na minha cabeça. O princípio das startups é justamente o contrário: uma ideia boa que vale a pena ser desenvolvida e necessidade de baixo investimento.

O valor agregado resultante do aprimoramento da ideia inicial a médio e longo prazo, quer resulte em um produto ou serviço que venha a adquirir uma demanda satisfatória, por si só trariam o retorno financeiro esperado após esse médio prazo de ralação (tendo que vender o almoço pra pagar a janta). E a partir de então a empresa evoluiria do conceito inicial de startup para uma empresa de estrutura mais complexa e capital social mais gordo. Isto é, se eu entendi bem o conceito de startup!

CindyFerrari
Veterano
# out/16
· votar


acabaramosnicks
rcorts
também dá pra fazer alguma coisa pra juntar dinheiro SÓ pra isso.. tipo começar a vender algumas peças pra uma clientela menor ou arrumar um ~hobby remunerado~ pra não depender só do próprio salário.

rcorts
Veterano
# out/16
· votar


john s mill
você confundiu totalmente as bolas

Com todo respeito, sem querer ser chato. Não confundi nada não. Acho que você entendeu errado aquela frase que eu usei no início da nossa conversa.

Eu mesmo falei antes que o modelo do Ford ou do Taylor não servem para explicar tudo. Nem afirmei que sejam as únicas teorias importantes para compreensão da tarefa de administrar. Também pontuei que cada organização tem um modelo peculiar. Se você pegar a teoria da contingência como exemplo fica claro também que o foco da administração pode mudar consideravelmente diante da conjuntura do ambiente interno e/ou externo. O que per si invalida a aplicação universal e incondicional dos modelos de Ford ou Taylor.

Mas, classicamente, o conceito de eficiência permanece até os dias atuais nos mais diversos tipos de organizações. O que não dá é pra tratar esse conceito de forma tecnicista e enviesada como foi pensada por aqueles autores. Estes que, aliás, deram sua contribuição para a administração limitados à porção de realidade que tinham em mãos para trabalhar àquela época. Nesse ponto acho que concordamos.

rcorts
Veterano
# out/16
· votar


CindyFerrari

Sim, pode ser uma boa, quando se tem pique.

Trololo
Veterano
# out/16
· votar


rcorts
Aí que tá o problema, tenho que ser oldschool. Já tenho família pra criar e um padrão de vida que quero no mínimo manter.

Não conseguiria de jeito nenhuma criar algo que precisaria passar aperto até decolar. E nem tenho idéia pra um negócio desse tipo também :/

rcorts
Veterano
# out/16
· votar


Trololo

Vá bene! É vero!

Realmente, startup é coisa pra quem não tem um passarinho pra dar água. Mas não seria melhor contar com um emprego pra isso? tipo, você já deve ter um, é óbvio. Mas após 5 anos 70 mil deve estar valendo metade? não sei, não sou bom em matemática.

A questão é, em 5 anos uma oportunidade atual pode nem mesmo ser uma oportunidade. Com 5K e um notebook que eu já tinha, formação em publicidade, conhecimento de Corel Draw e Photoshop, em agosto do ano passado montei um negócio em casa pra minha esposa, no qual ela tem trabalhado nos últimos 12 meses e o lucro médio mensal arrisco dizer que tenha sido de uns 1200,00/mês.

Mas estamos no intento de que ela mude de ramo (a ideia é vender produtos de informática/games e bugigangas). Tudo no comércio eletrônico. Tem ferramentas muito úteis hoje em dia que dão conta das atividades de pelo menos 2 funcionários. Softwares que executam um bom mix de tarefas capazes de gerenciar pedidos, vendas, faturamento, controle de estoque, estatísticas instantâneas de vendas/pedidos (concretizados x não concretizados = conversão), emissão de NF-e, comunicação automatizada (auto respostas em plataformas de e-commerce, emails, eMail marketing etc...)

A minha visão hoje é a partir do início de 2017 pegar pesado nessa ideia e à medida que for surgindo algum lucro (em curto prazo), transformar a maior parte disso em formação de capital de giro e em médio e longo prazo aumentar o capital social e reenquadrar a empresa. Primeiro de MEI para Micro empresa e depois para Empresa de Pequeno Porte, se tudo sair conforme o planejado.

Claro, tudo isso seria lindo se não estivéssemos passando por essa merda de recessão econômica. Mas dá pra faturar uns trocos ainda e manter a ideia viva.

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/16
· votar


ser velho, oldschool e conservador são coisas correlacionadas, mas são coisas diferentes .Não vamos confundir as bolas.

rcorts
Veterano
# out/16
· votar


acabaramosnicks

Eu não usei oldschool com um intuito pejorativo, aliás, acho que usei até como um elogio. Ser oldschool nesse sentido de juntar toda essa grana, ou pior, vender um apartamento, um bem pra montar um negócio que pode nem dar certo exige muita raça.

Não sou corajoso nesse nível.

sallqantay
Veterano
# out/16 · Editado por: sallqantay
· votar


Trololo
lojinha qualquer (média) vende 30k fácil

as margens do varejo são muito pequenas e a concorrência é brutal (faturar é fácil, lucrar é outra coisa). Precisa de muito capital para se estabelecer e jogar o jogo

com 70k tu não guenta um ano

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre Empreender /