A historia de Jane Roe

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# dez/15
· votar


Wade
em que ponto, exatamente, começa a vida?

Não há consenso em nenhuma esfera, então eu e minha bancada decidimos pela melhor posição possivel: não arriscar sermos responsáveis por homicídios.

Fidel Castro
Veterano
# dez/15
· votar


Conceito de vida é metafísico. Qualquer regra é arbitrariedade.

E até aí, tem gente que tá viva e não existe a anos.

Mais importante que algo estar vivo, creio eu, é algo existir com consciência da própria existência e existir socialmente. Dito isto, abortar um punhado de células é pra mim algo super tranquilo. O potencial de vida não é necessariamente positivo, é uma decisão séria a ser tomada, similar (mas muito diferente) a quem está em coma.

-Dan
Veterano
# dez/15
· votar


vida = cérebro.

Pronto. foda-se o resto.

Wade
Membro Novato
# dez/15
· votar


-Dan
E a partir de quando o cérebro já é cérebro? Ele não pipoca do nada de um segundo pro outro.

-Dan
Veterano
# dez/15
· votar


Uns 5 cm tá bom

brunohardrocker
Veterano
# dez/15
· votar


http://www.reguaonline.com/files/ruler.png

-Dan
Veterano
# dez/15
· votar


Mas falando sério, assumindo que é verdade o que tá escrito aqui (primeira página que apareceu)

http://www.todopapas.com.pt/gravidez/semanas-a-semanas/como-se-desenvo lve-o-cerebro-do-feto-1720

opção 1 - a partir de 18 dias começa a se formar o cérebro.

opção 2 - primeira atividade cerebral ocorre na sétima semana.

O que acham disso?

Wade
Membro Novato
# dez/15
· votar


Acho que colocar "prazo de validade" em seres vivos é ideia de gerico.

"Maria, corre no hospital tirar. Já tem 17 dias, amanhã ele começa a ser vivo."

pacpac
Veterano
# dez/15 · Editado por: pacpac
· votar


Fidel Castro
Totalmente de acordo.

Uma coisa que acho curiosa, é o fato de pensarem que se for legalizado, as mulheres vão começar a abortar loucamente. Mesmo sendo proibido, ele acontece o tempo todo, ponto. E não é uma decisão simples assim! Como foi dito aqui, tem uma série de consequências psicológicas pra própria mulher, que ela vai ter que lidar pelo resto da vida. Mas pra chegar ao ponto dela ainda assim ACEITAR essas possíveis consequências, aceitar que talvez conviva com esse "peso" de um possível filho que não veio ao mundo, e ainda assim decidir abortar, é porque ela sabe o que tá fazendo! Ninguém vai transar sem camisinha/remédio por pura diversão e fazer um aborto a cada dois meses. A mulher se decide abortar não faz isso por gostar de sentir a dor depois, ou gostar de sangrar loucamente, ou porque acha divertido enganar o próprio corpo fazendo ele se preparar pra uma nova vida e depois retirar. Qualquer pessoa sabe que é uma experiência RUIM. Mas ainda assim acontece, tornar isso proibido só faz com que aconteça por baixo dos panos, gerando muito mais risco.

brunohardrocker
Veterano
# dez/15 · Editado por: brunohardrocker
· votar


pacpac

pensarem que se for legalizado, as mulheres vão começar a abortar loucamente
||
||
\/
Mesmo sendo proibido, ele acontece o tempo todo, ponto.


Obrigado, só falta ligar os pontos.

pacpac
Veterano
# dez/15
· votar


brunohardrocker

você entendeu, rapaz.

GersonM
Membro
# dez/15 · Editado por: GersonM
· votar


Por isso, libere o aborto para que seja feito com segurança ao menos.

Pra que? Pras mamães abortistas não correrem nenhum risco na hora do aborto? Pra que tenham segurança na hora de matar seus filhos? Pra fazer tudo bem bonitinho?

Ora vá, se vão continuar a abortar que seja em lugares fétidos e putrefatos que é o mínimo que merecem.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/15
· votar



De novo essa discussão sem antes acertar entre as partes a premissa principal: em que ponto, exatamente, começa a vida?


Velho, em que ponto começa a vida é um ponto pacífico na discussão (séria, não do OT), o que se discute é em que ponto essa vida passa a gozar de direitos.
Na moral, se vocês nem sabem o que se está discutindo, porque ficam postando abobrinhas por 5 páginas?

FELIZ NATAL
Veterano
# dez/15
· votar


^
^
^

-Dan ficou envergonhado ao ver a sua régua moral ser usurpada

Wade
Membro Novato
# dez/15
· votar


Olha o resto do post:

Um óvulo fecundado há 2 dias já é um ser humano coberto pela lei e pela moral?

-Dan
Veterano
# dez/15
· votar


Black Fire
Velho, em que ponto começa a vida é um ponto pacífico na discussão (

Po, elucide-nos!

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/15
· votar


Não vou elucidar nada, me respondam apenas, por gentileza, qual é a mágica do cérebro? Por que alguém passa a ter direito a proteção a vida no momento em que desenvolve um rudimento de sistema nervoso? Defendem que estas mesmas prerrogativas sejam estendidas a outros seres com sistemas nervoso ainda mais desenvolvido do que um feto humano nas primeiras semanas? Participam de algum grupo de defesa da vida das galinhas ou dos pernilongos?

Viciado em Guarana
Veterano
# dez/15
· votar


Participam de algum grupo de defesa
dos pernilongos

Isso é traição contra a espécie humana.

-Dan
Veterano
# dez/15
· votar


Black Fire
Por que alguém passa a ter direito a proteção a vida no momento em que desenvolve um rudimento de sistema nervoso?

Apenas pra ser prático.

Defendem que estas mesmas prerrogativas sejam estendidas a outros seres com sistemas nervoso ainda mais desenvolvido do que um feto humano nas primeiras semanas?

Não. Outros seres nos comemos.

Participam de algum grupo de defesa da vida das galinhas ou dos pernilongos?


Sim.

-Dan
Veterano
# dez/15
· votar


O cara sabe quando a vida começa certinho e fica escondendo o leite.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/15
· votar


-Dan
Apenas pra ser prático.


Então é só arbitrariedades pra participar da discussão?

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/15
· votar


Tá, sugiro a regra blackfireana que a vida começa quando a pessoa aprende a derivada de x².

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/15
· votar


It will recognize that the concept of a person is distinct from that of a member of the species Homo sapiens, and that it is personhood, not species membership, that is most significant in determining when it is wrong to end a life. We will understand that even if the life of a human organism begins at conception, the life of a person—that is, at a minimum, a being with some level of self-awareness—does not begin so early. And we will respect the right of autonomous, competent people to choose when to live and when to die.

Peter Singer

É isso que se discute, entenderam? Quando e porque um ser humano passa a ser uma "pessoa", e não quando a vida começa.

Wade
Membro Novato
# dez/15
· votar


Tá. E quando é?

st.efferding
Membro
# dez/15
· votar


Quando e porque um ser humano passa a ser uma "pessoa"

é quando você conecta no sistema, memory-wise

exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=GU_OFbDn-SU&t=1m21s

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/15
· votar


Wade
Há duas posições possíveis: ou você defende que o ser humano passa a ser uma pessoa no exato momento da concepção: é uma pessoa porque é, sem a necessidade de nenhuma característica a ser desenvolvida, o que vai te obrigar a defender os direitos de anencéfalos, e embriões gerados em estupros; ou você atribui a aquisição da "humanidade" a alguma característica específica, como fez o Peter Singer, defendendo que o ser passa a ser uma pessoa quando pode se reconhecer e se percebe como um indivíduo, o que é uma posição mais problemática ainda, porque se a humanidade depende de certas características como a auto-percepção, você vai ter que se posicionar favoravelmente ao infanticídio de recém nascidos (como o próprio Singer), ou vai ter que defender todos os seres sensíveis, se optar pela aquisição da humanidade no momento em que se desenvolve algum rudimento de sistema nervoso.

Eu, por uma questão de preguiça, me posiciono favorável a aquisição da personalidade no momento da concepção, mas, mesmo que essa fosse a única posição possível, isso não resolve de forma nenhuma o problema do aborto. Há muitíssimas outras questões envolvidas.

-Dan
Veterano
# dez/15
· votar


Black Fire
Há duas posições possíveis:

concepção:

se percebe como um indivíduo


Não sei por que se reduziu a apenas duas opções possíveis. Não há nenhuma corrente que tu conheça alternativa a essas duas? como a da formação do cérebro, que joguei aqui a nivel de brainstorm otense, mas que encontramos um certo prenúncio de respaldo aqui:

OAB: interrupção de gestação de anencefálico não é abortoOAB: interrupção de gestação de anencefálico não é aborto

ou até mesmo após o nascimento como muitos acham mais prático defender.

Os 34 livros chegaram à conclusão que apenas aquelas duas posições podem ser levadas em consideração?

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/15
· votar


-Dan
Cara, não sei como você leu o que eu escrevi, se foi sem atenção, ou se só enxergou as duas palavras que quotou, mas vou explicar novamente.
As duas posições possíveis não são concepção e perceber-se como indivíduo, as duas opções possíveis, e está claro no texto que eu postei, são atribuir a personalidade ao embrião no momento da concepção ou condicionar a atribuição da humanidade a aquisição ou desenvolvimento de alguma característica específica.
Dentro dessas duas posições os desdobramentos são inúmeros, sobretudo na segunda, que é justamente onde o desenvolvimento do cérebro se encontra, conforme eu coloquei no meu texto: , ou vai ter que defender todos os seres sensíveis, se optar pela aquisição da humanidade no momento em que se desenvolve algum rudimento de sistema nervoso. Também encontra-se dentro desta posição a defesa de que a personalidade do feto começa coma viabilidade da vida extra-uterina, por exemplo.
A dificuldade encontra-se em justificar porque um sistema nervoso confere personalidade e direitos a um feto e não confere os mesmos direitos a um animal com um cérebro mais desenvolvido.
No mais, essa posição é tão problemática que você nem precisa ser contra o aborto pra entender porque ela não se sustenta, é fartamente criticada justamente por autores abortistas, não é o tipo de posicionamento que você encontra na literatura especializada, ou em um nível menos vulgar que uma conversa de bar ou um fórum de internet.
Sobre um parecer da OAB ser utilizado como parâmetro em uma discussão sobre bioética, vou considerar uma piada.

Viciado em Guarana
Veterano
# dez/15
· votar


A dificuldade encontra-se em justificar porque um sistema nervoso confere personalidade e direitos a um feto e não confere os mesmos direitos a um animal com um cérebro mais desenvolvido.

Mas é só arbitrar esse tipo de coisa em prol de humanos (e apenas humanos), por razões culturais.

Aí! Aí!
Vcs complicam tanto as coisas desnecessariamente.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/15
· votar


Viciado em Guarana
E porque pelas mesmas razões culturais não se arbitra que a personalidade é adquirida na concepção?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A historia de Jane Roe