Tópico oficial do Deboísmo

Autor Mensagem
Wade
Membro Novato
# set/15 · Editado por: Wade
· votar


Crentes crenteando, basicamente.

sallqantay
Veterano
# set/15
· votar


Gostei do sermão do Black Fire sobre a civilização, o mlk tá zika, mano

Samá Samutte
Membro Novato
# out/15
· votar


Crentes crenteando, basicamente.


Ri alto, sério. Minha esposa até perguntou o que era.

Melhor post do Wade até o momento.

Samá Samutte
Membro Novato
# out/15
· votar


Black Fire

Muito bom o seu post; confesso que não havia visto o assunto sob esse aspecto e passarei a meditar mais nisso que você falou. Fico feliz em ver sua preocupação com as almas - que espero que seja sincera. Isso é louvável. Porém isso aí que você postou é totalmente improvável, para não dizer impossível, pois vejamos.

Acredito que quase 100% dos protestantes do país desconhecem as doutrinas básicas da fé cristã e são incapazes de fazer qualquer defesa de sua fé de forma bíblica e escriturística (galera não consegue encontrar dois textos que provam a divindade de Cristo, desconhecem as referências que apontam a existência da Trindade, isso para citar dois exemplos apenas). Junte-se a isso o fato de que o método evangelístico hodierno é totalmente falho e antibíblico. A forma de abordagem é antropocêntrica e triunfalista. "Jesus te ama", "Deus tem um projeto para a sua vida", "Vem pra Jesus que tudo vai melhorar", somando-se ainda os folhetos vergonhosos expedidos pela SBB com frases do tipo: "está sofrendo? Jesus tem a solução". Isso está a anos-luz do método usado por Cristo e pelos Apóstolos.
Vai dizer que não é assim que o evangelismo no Brasil é realizado? Creio que você não irá discordar muito disso. Aqui cabe duas perguntas de suma importância:
1° a maioria esmagadora de crentes no Brasil é composta por qual grupo?
2° quais as denominações que mais crescem por aqui?
1° Pentecostais.
2° Neopentencostais.

Esses dois grupos de cristãos, nos últimos 20 anos, foram afetados por pessoas como Benny Hin, Keneth Hagin, Mike Murdock, Moris Cerullo, dentre outros, os quais introduziram um evangelho espúrio e enfermaram essas denominações, consequentemente formando crentes totalmente desprovidos de qualquer ortodoxia. Imagina a galera da iurd e da mundial evangelizando muçulmanos.

Enfim, para contrastar com o método de evangelismo supracitado, deixo aqui o link do melhor estudo sobre evangelismo que eu já li, vale a pena "perder" uns 10 minutos para ler.

O maior segredo do diabo - Ray Confort

landlord
Veterano
# out/15
· votar


Samá Samutte

Acho que seu objetivo como cristão, a principio, não é analisar o cenário e fazer o que for mais comodo. Mas sim o que é correto.
Isso que o pessoal fala que é só retórica vazia.

Agora acho esse lance da neo e pentecostais verdade, inclusive acho que são umas das maiores culpadas pela falência do cristianismo na modernidade. imo...

Samá Samutte
Membro Novato
# out/15
· votar


landlord

O meu post não foi uma esquiva da minha responsabilidade cristã, foi somente para mostrar o estado atual do cristianismo no país para contrastar com a utopia postada pelo Black Fire. Falar "ah, de boas, deixam eles vir; chegando aqui evangelizamos eles e pronto" sem levar em conta essas variáveis é irresponsabilidade. O "buraco é bem mais embaixo".

A análise do cenário me traz a possibilidade de enxergar o que está errado e tentar concertar isso ao menos no meio em que estou inserido.

Agora acho esse lance da neo e pentecostais verdade, inclusive acho que são umas das maiores culpadas pela falência do cristianismo na modernidade.

Sim, principalmente por duas heresias propagadas nesses meios chamadas teologia da prosperidade e confissão positiva. No entanto o problema não é apenas isso. As denominações históricas também tem a sua cota-parte na celeuma, principalmente com a introdução do liberalismo teológico, teísmo aberto, entre outras coisas ai.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15
· votar


Samá Samutte
Ótimo post cara. só verdades. apesar de que, acho que eu muito casos, dizer "Jesus te ama" é um reflexo natural. constar uma verdade. eu faço muito isso. E também sobre dizer que o Cristianismo é uma solução de problemas, em muitos casos é mesmo. muitos passaram por esta experiência, e por isso costumam dizer isso aos outros. Manter-se no caminho de Cristo é a melhor forma de ter uma vida saudável, em todos os sentidos.

Mas claro que da maneira marqueteira como você apresentou, concordo plenamente contigo.

Sobre igrejas pentecostais. concordo com tudo. Sempre achei anti-bíblico.

Samá Samutte
Membro Novato
# out/15
· votar


Wuju Wu Yi
apesar de que, acho que eu muito casos, dizer "Jesus te ama" é um reflexo natural.

Eu entendo, já fiz muito isso. Infelizmente essa forma de evangelismo tomou o Brasil; é fruto desse "evangelho" triunfalista. Isso não é método evangelístico; evangelismo consiste, a grosso modo, em mostrar ao homem o seu pecado, as consequências e a necessidade de arrependimento (Mc 1.15; Mt 3.1-10; At 2.37-38; At 3.19). Leia o texto que postei acima e te elucidará muito; é o mínimo que um cristão deve saber sobre o que é evangelismo bíblico. Aconselho-te também a assistir o curso de evangelismo ministrado pelo Pr. Paulo Jr., tem no youtube, vale muuuuito a pena.

E também sobre dizer que o Cristianismo é uma solução de problemas, em muitos casos é mesmo. muitos passaram por esta experiência, e por isso costumam dizer isso aos outros.

Cara, vou discordar de você. Que experiência? Novo nascimento? Conversão? Regeneração? Não. É por isso que a igreja se tornou uma comunidade de bodes. A maioria das pessoas que estão dentro das igrejas estão lá não porque fizeram uma aliança com Cristo, não porque se arrependeram de seus pecados, não porque enxergaram a sua miséria e a necessidade de salvação. Elas estão na igreja porque tinham um casamento falido, foram para igreja e lá aprenderam princípios cristãos que salvaram o seu casamento; elas estão na igreja porque foram rejeitadas pela família e lá encontraram pessoas que as acolheram; elas estão na igreja porque estavam desempregadas e lá encontraram sermões antropocêntricos que as encorajaram a encarar a vida e perder seus temores; elas estão na igreja porque foram desenganadas por um médico e lá encontraram a cura; elas estão na igreja porque eram viciados no álcool e - como "crente não bebe" - decidiram ir para lá e se libertarem, ou simplesmente porque cansaram da vida de bagunça e disseram: "é, eu preciso quietar, vou para a igreja então". Essas são as experiências que levam as pessoas a dizer "Jesus te ama, vai mudar a sua vida; Cristo é a solução". Estão na igreja há 5, 10 anos, porém nunca conheceram a Cristo, nunca se arrependeram (aliás, a maioria dos cristãos de hoje desconhece a necessidade de arrependimento; faça um teste, pergunte a um cristão "comum" se ele foi convidado a morrer quando se converteu; nosso pastor aqui perguntou esses dias: 'quem aqui já morreu?'; 99% da igreja titubeou em levantar a mão, triste viu).

brunohardrocker
Veterano
# out/15
· votar


Samá Samutte

Entre um islamismo verdadeiro e um cristianismo morno, quase desfalecendo, qual você escolheria?

Samá Samutte
Membro Novato
# out/15
· votar


brunohardrocker

islamismo verdadeiro

Não crer e crer da maneira incorreta é a mesma coisa. Grande parte dos hereges da história eclesiástica eram homens sinceros, fervorosos, piedosos e devotos a Deus. Para mim não significa nada se os muçulmanos são fiéis à suas crenças. Considero-os como um hindu/budista/espirita.

cristianismo morno

Nesse ponto, biblicamente falando, o esfriamento da fé é o cumprimento de uma profecia bíblica ("E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará." Mt 24:11,12). Paulo falou que antes do aparecimento do anticristo e do arrebatamento da igreja haveria uma apostasia (2 Ts 2.1-3); os teólogos entendem isso como uma apostasia em grandes proporções, que é o que está acontecendo nos dias hodiernos (pesquisas recentes mostram que nos EUA - maior país protestante da terra - o número de cristãos está diminuindo drasticamente, a Europa já é considerada uma sociedade pós-cristã por alguns). Antes de aspirante/aprendiz de teólogo/apologista, eu sou cristão. Eu creio piamente na infalibilidade das Escrituras e - em consequência disso - eu enxergo toda essa falência do cristianismo como nada mais do que o cumprimento das profecias bíblicas proferidas por Cristo e pelos apóstolos. Por um lado eu acho bom essa deturpação do Evangelho, essa comercialização da fé, a teologia liberal, o teísmo aberto e todo o conjunto de heresias distorções teológicas que estão por ai; isso, para mim, é um grande sinal de que a vinda do Senhor está próxima (2 Tm 3.1-4; 4.3-4). O último grande avivamento aconteceu no século 18 e eu não espero um novo avivamento no meio cristão. A volta de Cristo não é marcada por grandes avivamentos, por conversões em massa, etc.; ela é marcada por apostasia, por abandono dos princípios bíblicos, por falsos profetas, por caos na igreja, na política, por guerras e rumores de guerras, por cataclismos, pelo esfriamento do amor das pessoas, pela promiscuidade, pela perversão e inversão dos valores morais, pela negligência das pessoas para com as coisas espirituais. Dá uma olhada ao seu redor; veja se o mundo em que você está vivendo possui essas características.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15
· votar


Samá Samutte
bom cara, eu nunca me declarei um evangelista. seria muito pretensioso da minha parte fazer isso. apenas comunico o que sinto e penso. falta-me estudo teológico para fazer apologética como recomenda o BF, e evangelismo como você recomenda. tenho alguns conhecimentos herdados da minha criação e desenvolvimento, e meu conhecimento bíblico e teológico aumenta em ritmo muito lento.

então me limito a falar do que vivencio, como a simples questão de aceitar algo que já se quer aceitar mas não se sabe, pode mudar a vida, promover bem estar e etc... alívio.

não acho errado falar que Jesus ama alguém, assim como não acho errado falar para um filho que o Pai o ama.

E as experiências que falo, é a percepção prática de como a vida melhorou em vários âmbitos, o psicológico tornou-se muito mais estável e sereno. e nem trata-se de ir a igreja. eu mesmo não frequento igreja. creio que a uma simples e visível relação entre ser Cristão, a vida melhorar. mas falo sobre isso apenas se questionado ou se surgir a questão. eu não paro ninguém para falar minhas opiniões. até porque como eu disse, não me considero um evangelista nesse sentido que você apresentou.

mas concordo com você que quanto mais conhecimento do método bíblico, assim como aquelas paradas que o bf falou em outro tópico. o ideal para uma pessoa que vai realmente se propor a ir converter as pessoas.

eu... bem. eu dou uns pitacos.

Samá Samutte
Membro Novato
# out/15
· votar


Wuju Wu Yi
não acho errado falar que Jesus ama alguém

Responda-me: você concorda com a teoria geral de que "Deus ama os pecadores"?

E as experiências que falo, é a percepção prática de como a vida melhorou em vários âmbitos, o psicológico tornou-se muito mais estável e sereno. e nem trata-se de ir a igreja. eu mesmo não frequento igreja. creio que a uma simples e visível relação entre ser Cristão, a vida melhorar.

É claro. Olha o que é pregado nos púlpitos da igreja brasileira: mensagens antropocêntricas, o homem é o centro. Não se chama ninguém ao arrependimento, à mudança de vida, etc. Uma das doutrinas mais importantes da fé é negligenciada nos púlpitos modernos: a regeneração. Você precisa conhecer nomes como David Wilkerson, Jonathan Edwards, Leonard Ravenhill, David Brainerd, dentre tantos outros vultos que passaram por esta terra de meu Deus. Procure livros e vídeos desses expoentes da fé evangélica (depois, pelo fb, vou te passar uma bibliografia). Ai sim você vai entender o que eu estou dizendo. Um exemplo hodierno de alguém que prega o verdadeiro Evangelho no Brasil é o Paulo Jr. Nos EUA, Paul Washer; procure vídeos deles no youtube e você verá que eles estão poucos preocupados com as demandas pessoais dos cristãos.

pianoid
Veterano
# out/15
· votar


Samá Samutte
A volta de Cristo não é marcada por grandes avivamentos, por conversões em massa, etc.; ela é marcada por apostasia, por abandono dos princípios bíblicos, por falsos profetas, por caos na igreja, na política, por guerras e rumores de guerras, por cataclismos, pelo esfriamento do amor das pessoas, pela promiscuidade, pela perversão e inversão dos valores morais, pela negligência das pessoas para com as coisas espirituais. Dá uma olhada ao seu redor; veja se o mundo em que você está vivendo possui essas características.

vai ver Ele já até anda por aí o_0

só não conseguiu ainda milhões de seguidores no fb

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


vai ver Ele já até anda por aí o_0

E se reaparecesse da forma que apareceu da outra vez, os santos cristãos o condenariam do mesmo jeito hahahaha.

brunohardrocker
Veterano
# out/15
· votar


Samá Samutte
Não crer e crer da maneira incorreta é a mesma coisa.

Isso quando o próprio sistema de crença atesta que desconhecemos as lutas alheias? Que mal sabemos sobre nós, quem dirá dos outros?

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15
· votar


Samá Samutte

sim sim, varias igrejas estão cheias de erros cara. uma sociedade formada por Cristãos que seguem a bíblia fielmente é utópica. tanto que umas das coisas que fez eu me chamar de ateu na época foi a hipocrisia do pessoal religioso, a arrogância, além das palhaçadas de algumas igrejas como a universal, a mundial, essas pentecostais e esse pessoal falando em 'línguas' e etc...

eu devo ter visto alguns vídeos do Paulo Jr a recomendação. mas vou buscar ver novamente, e pesquisar essa galera que você falou.

mas cara, vamos analisar a luz do pragmatismo do dia a dia, essa questão.

se você vai evangelizar um cara que se diz cético, ateu, e o caralho a quatro, a luz da bíblia, ele vai simplesmente virar pra você e falar:

"Eu não acredito na bíblia como fonte de verdade alguma. para mim é só um livro escrito por homens, com ideias de homens, e nada mais." Ai de quebra ele encontra uma lista de 'contradições da bíblia', junta isso com a hipocrisia da maioria das igrejas e dos Cristãos, junta isso com o conhecimento a respeito de falácias diversas, onde ele automaticamente derruba a autoridade bíblica, e pronto. Você vai ficar olhando pra ele com cara de bunda, e ele cagando pra o que você está dizendo.

Então acho que partir pra uma evangelização comum, com quem se diz ateu, e tem o mínimo de conhecimento e informação, não vai funcionar.

Penso logo que o caminho, no meu entendimento, é demonstrar com atitudes, o que é ser um Cristão. Falar a respeito do que se sente sendo um Cristão. O que se sente a respeito de Cristo. pois Cristo, permanece sempre próximo de todos nós como você bem sabe. Então até a respeito do que o bf falou, acho mais possível a pessoal notar a presença de Cristo, a partir do momento em que alguém começa a descrever experiências, sobre coisas que eles certamente sentem um pouco de confusão e não entendem bem, em algum nível, do que partir para argumentação puramente a luz bíblica. Antes de mais nada, é necessário fazer a pessoa notar que Cristo é real. A partir dai, os papos de renascer em Cristo, praticar a santificação, e etc, podem ser postos em prática.

Pensa no dia a dia de hoje. A pessoa está vivendo o dia dela como todos os outros, chega um doido, e fala que ela precisa se arrepender, porque é uma pecadora indigna, e etc... Ela vai olhar e falar 'Cara, vaza da minha frente, na moral'.

Acho um caminho perigoso negligenciar o ego das pessoas. Penso que o Cristão deve ser humilde e amoroso, a fim de fazer com que notem a efetividade prática do Cristianismo. E consequentemente, creiam em Cristo e Por Vontade Própria, busquem fazer o que é do agrado de Deus e de Jesus. Nunca forçadamente.

No caso de muçulmanos, toda a questão evangelista e apologética como o bf citou, seria muito mais eficiente. Pois eles acreditam em Deus bíblico.

Mas isso é a minha opinião né cara. Alias você, que é um cara que tem conhecimento bíblico maior, aponte-me se estou cometendo algum erro severo em meu discurso.

Espero a bibliografia então.

FELIZ NATAL
Veterano
# out/15
· votar


Wuju Wu Yi
Ai de quebra ele encontra uma lista de 'contradições da bíblia'

like this

landlord
Veterano
# out/15
· votar


Muito mais divertido o OT na época do tópico das contradições.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15
· votar


FELIZ NATAL

s. mas só de ler um ou dois eu já vi que eles tem problemas de interpretação, ou apenas ignorância. por exemplo.

Os Gigantes existiam antes da inundação (Gênesis 6:4).
Somente Noé, sua família, e os animais da Arca sobreviveram à inundação (Gênesis 7:23).
Mesmo depois da Inundação os gigantes continuaram existindo (Números 13:33).


A luz da ciência, gigantes são pessoas com gigantismo. que podem nascer independente da estatura de seus pais. assim como os anões.

Logo, não é surpresa alguma, e muito menos contradição, que mesmo com todos os gigantes extintos antes do dilúvio, após este, surgiram mais.

Esse eu já bati o olho o saquei. Mas da pra fazer isso com uma a uma dessas 'contradições'.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15
· votar


o problema com esse lance de contradição, é que definem um pressuposto para sustenta-la. e normalmente este pressuposto não está correto, ou está pouco abrangente.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15
· votar


quando eu me dizia ateu, eu pirava nessas contradições ai. só que mais pra frente comecei a notar que elas impressionam, mas não fazem sentido geral.

Samá Samutte
Membro Novato
# out/15
· votar


Wuju Wu Yi

Bom, vamos lá então.

se você vai evangelizar um cara que se diz cético, ateu, e o caralho a quatro, a luz da bíblia, ele vai simplesmente virar pra você e falar:

"Eu não acredito na bíblia como fonte de verdade alguma. para mim é só um livro escrito por homens, com ideias de homens, e nada mais." Ai de quebra ele encontra uma lista de 'contradições da bíblia', junta isso com a hipocrisia da maioria das igrejas e dos Cristãos, junta isso com o conhecimento a respeito de falácias diversas, onde ele automaticamente derruba a autoridade bíblica, e pronto. Você vai ficar olhando pra ele com cara de bunda, e ele cagando pra o que você está dizendo.

Então acho que partir pra uma evangelização comum, com quem se diz ateu, e tem o mínimo de conhecimento e informação, não vai funcionar.



Primerio, o que você entende por "evangelização comum"? Para mim só há um método correto de evangelização e ele está nas Escrituras (Mc 1.15; Mt 3.1-10; At 2.37-38; At 3.19). Não vejo Cristo, Apóstolos, Pais da Igreja, etc. evangelizando dizendo: "Jesus te ama". O objetivo principal de todo evangelismo é levar uma pessoa a se arrepender e crer no Evangelho. Seja uma pregação pública ou uma abordagem particular, você precisa chegar à esses dois objetivos. Não se leva ninguém ao arrependimento dizendo: "Jesus te ama". Agora, até chegar à esses dois objetivos há um longo caminho a se percorrer (depois conversaremos sobre isso fora daqui, é muita coisa).

Segundo, nem todas as pessoas possuem conhecimento científico ou filosófico como esses caras aqui do fórum. Reconheço que é bem mais difícil lidar com essas pessoas, por isso é preciso de que todo aquele que se dispõe a evangelizar alguém tenha o máximo de conhecimento possível. Todavia a grande maioria do pessoal que você encontra no dia-a-dia são pessoas "comuns", não dotadas de N teorias para refutar o que você diz.

Pensa no dia a dia de hoje. A pessoa está vivendo o dia dela como todos os outros, chega um doido, e fala que ela precisa se arrepender, porque é uma pecadora indigna, e etc... Ela vai olhar e falar 'Cara, vaza da minha frente, na moral'.

Você está equivocado. Eu não disse que é assim que se evangeliza uma pessoa. Leu o texto que postei?

creiam em Cristo e Por Vontade Própria, busquem fazer o que é do agrado de Deus e de Jesus. Nunca forçadamente.

Por favor, leia Romanos 3.10-12 e estude sobre a depravação total. Entenda algo: o homem NUNCA buscará a Deus por conta própria, NUNCA.
Leia Gn 6.5-6, Jr 17.9, Mt 15.19, Rm 1.21-32, Rm 3.10-18, 1 Jo 3.10, Cl 1.13, Rm 3.23. Nessas passagens, você encontrará o retrato da pessoa que você acha que irá à Cristo "por vontade própria".

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15
· votar


não vi o texto cara. mas então vou ver ele, e todas essas referências que tu postou, ai depois continuamos.

landlord
Veterano
# out/15
· votar


Velho, vão dar sempre uma explicação furada pro óbvio...

Parafraseando, crentes crenteando...

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15
· votar


vão dar sempre uma explicação furada pro óbvio...

pena para ti que o que falei é um simples fato científico. imagino que frustrei a sua vontade de que realmente fosse uma contradição.

try again.

landlord
Veterano
# out/15 · Editado por: landlord
· votar


Wuju Wu Yi
try again high school...

"A bíblia está certa, porque sob a luz da ciência..."

Hahahahahahahhahahahha

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico oficial do Deboísmo