Autor |
Mensagem |
Gansinho Veterano |
# ago/15 · Editado por: Gansinho
· votar
st.efferding Energia não se perde, ela só se transforma (e se virar uma forma que não possa ser aproveitada naquele espaço de tempo pelo sistema desenvolvido, ele é considerado "perda")
Foi o que ele disse. É que o Fidel Castro tinha dito "afaik até a porra do universo está perdendo energia a cada segundo até um momento onde a energia chegará limite em 0".
|
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# ago/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar
st.efferding
ah sim, se é que entendi corretamente, bem, mas a energia elétrica gerada pela hidrelétrica também não consegue fazer as turbinas da hidrelétrica funcionarem. a energia cinética sempre vai ter que ser maior.
a grosso modo podemos dizer que precisamos de grandes ímãs para girar as turbinas para exercer funções menores, como gerar energia para uma residência.
|
st.efferding Membro |
# ago/15
· votar
Wuju Wu Yi eu interpretei que a ventoinha estava girando apenas pela energia cinética aplicada pelo magnetismo dos ímãs em cada uma das 4 extremidades.
nesse caso que tu diz, não diz respeito a eletricidade? eu não entendi direito.
http://www.electrical4u.com/working-or-operating-principle-of-dc-motor /
|
sandroguiraldo Veterano |
# ago/15
· votar
Veja o exemplo de um motor elétrico. Ele está girando porque recebe uma corrente. Aí você corta essa alimentação, ele vai continuar girando e vai virar um dínamo, vai começar a gerar eletricidade e voltar corrente pelo circuito, pode queimar um inversor (por isso existem dissipadores próprios).
Ou seja, não é nada impossível. Só não tenho como avaliar se é viável. Já pensei nisso: um pequeno sinal elétrico pra bagaça começar a girar e depois ele se torna automato. E se for necessário, recebe mais uma carga e assim sucessivamente. Até os carros elétricos já fazem isso, recarregam suas baterias enquanto andam. Porém como não existe uma taxa de conversão de energia de 100% (sempre há percas quando se transforma qualquer tipo de energia) vide os motores elétricos que transformam energia elétrica em mecânica, nem eles tem 100% de aproveitamento; tem cerca de 95% para motores alto rendimento.
|
st.efferding Membro |
# ago/15
· votar
http://www.electrical4u.com/permanent-magnet-dc-motor-or-pmdc-motor/
|
Insufferable Bear Membro |
# ago/15
· votar
st.efferding Tem certeza de que o único problema aí é a demagnetização? Eu sou ruim em física, mas algo me diz que mesmo os ímãs sendo ideais não daria certo.
|
RafaelValeira Veterano |
# ago/15
· votar
st.efferding Energia não se perde, ela só se transforma (e se virar uma forma que não possa ser aproveitada naquele espaço de tempo pelo sistema desenvolvido, ele é considerado "perda")
Sim, eu sei disso, e vc tb sabe. Só não tinha entendido se o Fidel sabia.
|
megiddo Membro |
# ago/15
· votar
RafaelValeira Só não tinha entendido se o Fidel sabia.
Vide: afaik até a porra do universo está perdendo energia a cada segundo até um momento onde a energia chegará limite em 0
|
nevasca Membro Novato |
# ago/15
· votar
Nenhuma troca de energia é perfeita, sempre existira perdas, por mais que você "limpe" o sistema. Sempre haverá erro, sempre haverá o "ruído". E quanto a isso, Lavoisier é categórico:
"No universo, nada se cria, nada se destrói. Tudo se transforma."
Não é utópico uma energia que se auto renove. É impossível. Não é possível burlar as leis da natureza. A ideia do dínamo em automóveis passa por esse mesmo problema, o dínamo ajuda apenas a gastar menos energia, mas não o torna automato. Sustentabilidade em sua plenitude não existe. O que existe é consumo sustentável.
Deixo-vos com essas palavras de sabedoria.
|
shoyoninja Veterano |
# ago/15
· votar
Wuju Wu Yi Produzir os imãs requer muito mais energia do que eles são capazes de produzir, e se você monta um sistema que opõe dois campos constantemente (como é o caso), a energia deles se esgota bem rápido (e a maior parte dessa energia não se converte em movimento, tão pouco em energia elétrica).
Procure por motor Perendev, é um assunto legal, mas é tudo fraude.
|
Bizet Veterano |
# ago/15
· votar
afaik até a porra do universo está perdendo energia a cada segundo até um momento onde a energia chegará limite em 0
Acho que você tá confundindo as coisas com a heat death.
Enfim, conservação de energia vale pra tudo, só não vale pro universo. Esse é o único exemplo de moto-perpétuo, por estar expandindo e acelerando sua expansão ao mesmo tempo (dark energy não muda sua densidade mesmo com aumento do espaço). Boa sorte pro cara do vídeo tentando criar um desses na garagem.
|
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# ago/15
· votar
st.efferding shoyoninja
se você monta um sistema que opõe dois campos constantemente (como é o caso), a energia deles se esgota bem rápido
e se não opor?
Algo como isso
|
st.efferding Membro |
# ago/15
· votar
Wuju Wu Yi
Aí provavelmente não haverá movimento.
|
qew Veterano |
# ago/15
· votar
Wuju Wu Yi e se não opor?
cara, até entendo sua empolgação, mas tu realmente acha que vc é o primeiro a pensar nisso?
é melhor vc tentar entender o pq não é possível, do que ficar tentando hipoteses pras pessoas daqui contestarem
pare de preguiça e faça uma boa pesquisa nos materiais da área, que vc vai entender bem mais do que esperando que o pessoal daqui te explique
|
RafaelValeira Veterano |
# ago/15
· votar
Depois do salpicão e do Bizet apontarem meu erro, resolvi ler um pouco sobre conservação de energia no universo. Interessante! Uma das coisas que li: http://blogs.discovermagazine.com/cosmicvariance/2010/02/22/energy-is- not-conserved/
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# ago/15
· votar
Depois do salpicão e do Bizet apontarem meu erro
eu desisti de viver.
|
RafaelValeira Veterano |
# ago/15 · Editado por: RafaelValeira
· votar
Black Fire Ainda não li 34 livros sobre física. Um dia eu chego lá. Enquanto isso, pode me passar os 34 livros de física de eu deveria ler?
|
# ago/15
· votar
RafaelValeira Só estude física depois de ter lido 34 livros de cálculo.
|
st.efferding Membro |
# ago/15
· votar
Inicie com o Halliday lixão e depois parta a bibliografia estrangeira de qualidade.
|
john s mill Membro |
# ago/15
· votar
a questão da lei de conservação de energia no universo (ou relatividade geral) parece ser mais um assunto com mais perguntas do que afirmações ainda
http://math.ucr.edu/home/baez/physics/Relativity/GR/energy_gr.html http://arxiv.org/ftp/arxiv/papers/0810/0810.1629.pdf http://www.scientificamerican.com/article/is-the-universe-leaking-ener gy/
|
RafaelValeira Veterano |
# ago/15
· votar
john s mill Espero que vc tenha lido 34 livros de cálculo e 34 de física antes de afirmar isso! :P
|
# ago/15
· votar
Na verdade, tudo o que alguém precisa saber de matemática é esse livro http://www.amazon.com/Advanced-Engineering-Mathematics-Erwin-Kreyszig/ dp/0470458364 . O resto é enrolação dos matemágicos.
|
landlord Veterano |
# ago/15
· votar
john s mill http://www.scientificamerican.com/article/is-the-universe-leaking-ene r gy/
Muito bom, mas não estou afim de gastar 7,99 USD. Vou procurar alguém que copiou a bagaça.
|
john s mill Membro |
# ago/15
· votar
RafaelValeira
credo, já basta os que eu tive que ler na faculdade
agora só leitura for dummies do assunto (hawking)
|
RafaelValeira Veterano |
# ago/15
· votar
Black Fire Esperando o scrut vir aqui falar que isso não é matemática...
|
# ago/15
· votar
RafaelValeira Essa era a intenção.
|
nevasca Membro Novato |
# ago/15
· votar
Noobs (me incluindo).
|
Insufferable Bear Membro |
# ago/15 · Editado por: Insufferable Bear
· votar
Black Fire E se todos os engenheiros soubessem um quarto desse livro aí eu já estaria contente, o livro de análise funcional dele foi a referência no curso que fiz, não é ruim, só foi escrito para engenheiros.
mas lol se você quer aprender probabilidade e EDP sem saber teoria da medida e anal. fun.
e lol também se você acha que cálculo é suficiente pra fazer qualquer coisa interessante em física
|
FELIZ NATAL Veterano |
# ago/15
· votar
mas lol se você quer aprender probabilidade e EDP sem saber teoria da medida e anal. fun.
sem saber teoria da medida e anal. fun.
anal. fun.
isso é legal
|
# ago/15
· votar
Insufferable Bear anal. fun.
Acho válido.
e lol também se você acha que cálculo é suficiente pra fazer qualquer coisa interessante em física
Nem acho, só uso FEM e sou feliz. O resto é coisa de maloqueiro.
|