crianças e pré-adolescentes ateus?

Autor Mensagem
Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jun/15
· votar


Ele está dizendo que Judas deve aprender a ser honesto consigo mesmo e não se deixar enganar pelos raciocínios falsos e maliciosos, que, apesar de serem elegantes e possuírem uma certa coerência interna, são baseados em premissas que ele mesmo, no fundo, sabe que são uma farsa, uma tergiversação, uma evasiva intelectual do homem para tentar negar o óbvio e justificar o injustificável.

Nossa. Nunca achei uma definição tão precisa para descrever a sensação que eu tinha quando dizia que era ateu, e esse lance de ser honesto consigo mesmo sobre o que se sente. Principalmente a parte sobre negar o obvio.

Também me identifiquei muito com essa parte.

Nem mesmo quando todo mundo começa a te chamar de maluco e você não consegue nem culpá-los por isso.

Eu não consigo ficar bravo, ou achar ruim alguém dizer que é ateu. na verdade eu fico meio inquieto, no sentido de me preocupar com a pessoa. É até difícil explicar. Eu não consigo explicar porque é verdade (nem sei se é possível), mas eu tenho certeza, sem dúvida alguma que é, que Deus existe, que parecendo ou não ele influência este mundo, e que merece ser adorado não por medo de ir ao inferno, mas porque sei lá, ele é magnífico. Não sei explicar com precisão. Não ah nada superior. Chega ser temível de tão grandioso. É complicado. É um sentimento que é necessário abraçar.

Eu tenho medo de fazer as coisas caso estejam em desacordo com os mandamentos de Deus. Não porque eu tenho medo de ir para o inferno, mas sim porque sei o quanto Deus me ama e me quer o bem. Sei lá, não me faz o menor sentido serem coisas más que me aguardam em decorrência de obedece-lo.

Apesar de eu ser um filho desobediente e indigno muitas vezes.

Tudo que eu quero é o perdão de Deus. Não sei o que me leva a ter este sentimento. Mas sinto que meu objetivo de vida gira em torno disto.

Sinto que se for abandonado por Deus não terei objetivo algum de vida.

-Dan
Veterano
# jun/15
· votar


“Uma proposição verdadeira não é aquela contra a qual não se pode fazer objeção, mas, sim, aquela que produz em nosso coração uma impressão que não conseguimos evitar, de modo que nosso coração diz ‘sim’, quando nossa mente diz ‘não’; ainda que pareça ter boas razões para dizer ‘não’ e faça de tudo para conseguir com que nosso coração diga ‘não’”.

Interessante que essa impressão pode produzir validade tanto para um religioso, quanto para um ateu.

Rednef2
Veterano
# jun/15
· votar


Wuju Wu Yi
Eu não consigo ficar bravo, ou achar ruim alguém dizer que é ateu. na verdade eu fico meio inquieto, no sentido de me preocupar com a pessoa.
Idem. Querendo ou não, se a pessoa for analisar no sentido filosofico sobre o "sentido da vida" ( e de forma profunda com todas as suas implicancias) vai chegar a terrivel conclusão de que se Deus não existe, logo a vida não faz sentido.

-Dan
Veterano
# jun/15
· votar


Wuju Wu Yi
Nossa. Nunca achei uma definição tão precisa para descrever a sensação que eu tinha quando dizia que era ateu, e esse lance de ser honesto consigo mesmo sobre o que se sente. Principalmente a parte sobre negar o obvio.


É interessante, também, que já me peguei nessa situação, mas ao contrário, quando eu me dizia católico, mas sem sentir-me como tal.

makumbator
Moderador
# jun/15
· votar


Rednef2
logo a vida não faz sentido.

Mas ela não faz sentido mesmo. Entretanto, viver é bom, com sentido ou não (mas também não sei o que é estar morto. Vai ver é até melhor né...)

-Dan
Veterano
# jun/15 · Editado por: -Dan
· votar


Rednef2
Idem. Querendo ou não, se a pessoa for analisar no sentido filosofico sobre o "sentido da vida" ( e de forma profunda com todas as suas implicancias) vai chegar a terrivel conclusão de que se Deus não existe, logo a vida não faz sentido.


Não entendi como chegar ligação direta de sentido da vida com existencia de deus, para qualquer pessoa. Para aquele que acredita em deus, ok, mas para qualquer pessoa, nao vi.

Na verdade, não sei qual a necessidade do sentido, no fim das contas.

-Dan
Veterano
# jun/15
· votar


sallqantay

é que achei engraçado o tom jocoso da notícia contra ateus. Veio um dejavu, sobre quando os religiosos eram alvo de zombaria. Pareceu um repeteco, só mudando os atores.

a zuerinha foi pra ver se alguem se incomodaria, do mesmo modo como ocorria naquela época de recem ateu que descobriu a verdade sobre o mundo, soluções e culpados para tudo.

Ja lendo o topico, vi pontos de vista interessantes sobre convicções da turminha, sendo elas alicerçadas a alguma religião ou não.

sussa?

Rednef2
Veterano
# jun/15 · Editado por: Rednef2
· votar


-Dan
makumbator
Eu poderia falar aqui ponto por ponto, mas não estou muito paciente pra isso hehehe.
Mas, se querem entender um pouco, leiam o livro de Eclesiastes da Biblia. Nele, Salomão (alguns dizem que não foi Salomão) retiram Deus da existencia, e analisam a vida.
É impossivel fazer essa analise e não chegar a mesma conclusão do autor de Eclesiastes: "Tudo é vaidade (no sentido de inutilidade, vão, sem sentido)".

sallqantay
Veterano
# jun/15
· votar


-Dan

Ok. Eu deixo

makumbator
Moderador
# jun/15
· votar


Rednef2

Tudo é vaidade (no sentido de inutilidade, vão, sem sentido)".

Então preciso me matar rapidamente, pois não vejo um sentido (ao menos no viés religioso) para a vida. Mas tudo bem.

sallqantay
Veterano
# jun/15
· votar


Deus nao resolve o problema do sentido, o desespero humano é humano, não pode ser resolvido por deus (ele só da conta do destino/sentido do cosmos, e não de indivíduos particulares).

"Cada ser deve atravessar sozinho uma ponte muito estreita. O mais importante é não ser tomado pelo medo"

Rednef2
Veterano
# jun/15
· votar


makumbator
Não precisa chegar a tanto mano hehehe. Apesar de que se não existisse o senso de auto-preservação, eu acho que o numero de suicidios seriam assombrosos.
Dá uma lida aqui nos comentarios desse blog, cheio de nego depressivo, com alguns confessando que não se matam por falta de coragem:

http://vidaruimdepobre.blogspot.com.br/2015/02/a-tristeza-de-ser-um-po bre-nao-especial.html
http://vidaruimdepobre.blogspot.com.br/2014/11/a-tristeza-de-ser-um-po bre-feio-nao.html
http://vidaruimdepobre.blogspot.com.br/2014/10/a-tristeza-de-ser-um-po bre-que-nao-fez.html
http://vidaruimdepobre.blogspot.com.br/2014/12/porque-o-natal-fica-mai s-triste-e.html

Obviamente o motivo da maioria desses caras é bobo. Mas é o que geralmente acontece quando o cara começa a pensar demais nas implicações do "não faz sentido".

shoyoninja
Veterano
# jun/15 · Editado por: shoyoninja
· votar


Joseph de Maistre

O "coração" a que o Conde de Maistre alude não é o órgão que bombeia sangue para o resto do corpo.

Na simbologia judaico-cristã, o "coração" é a consciência do indivíduo, a convicção que ele tem nas coisas que percebe com os sentidos, as emoções que ele sente quando se depara com um fato do qual ele não tem a menor dúvida que seja e do qual ele pode dizer, com toda a segurança: "Isso é verdade e eu realmente não acredito em outra coisa".

Quando Cristo diz a Judas Iscariotes "Abra seu coração, Judas, não sua mente", não está querendo dizer que Judas deve abdicar da razão e começar a acreditar em qualquer bobagem bonita de se ouvir. Ao contrário. Ele está dizendo que Judas deve aprender a ser honesto consigo mesmo e não se deixar enganar pelos raciocínios falsos e maliciosos, que, apesar de serem elegantes e possuírem uma certa coerência interna, são baseados em premissas que ele mesmo, no fundo, sabe que são uma farsa, uma tergiversação, uma evasiva intelectual do homem para tentar negar o óbvio e justificar o injustificável.

Imagine que você esteja pescando em um lago e, de uma hora para outra, aparece uma sereia na sua frente. Tipo... você passou a sua vida inteira ouvindo todo mundo dizer que sereias não existem, que são um produto do folclore, que é história de pescador vagabundo, que é alucinação de gente doida, etc.

Mas, mesmo assim, tem uma lá na sua frente, ao vivo e a cores. E a impressão que essa imagem ao vivo e a cores causa na sua consciência é tão vívida e palpável quanto o resto do mundo diante dos seus olhos que você simplesmente não consegue duvidar do valor de veracidade dela. Nem mesmo quando todo mundo começa a te chamar de maluco e você não consegue nem culpá-los por isso.

Você pergunta a si mesmo, então: "Cara, se isso aí não é real, então o que é? Se eu não posso confiar nos meus olhos para isso aí, por que deveria confiar em se tratando do restante?". Quando você se dá conta de que as suas experiências individuais e a convicção que você tem nelas é que são a base de tudo isso que se apresenta para você como "a realidade" -- e não os raciocínios mirabolantes que você constrói depois para tentar compreender (ou falsear) essa realidade --, é aí que você começa a entender o que o Maistre falou.


Há muitas falhas nisso aí, a começar por colocar emoção como forma de perceber o mundo. E mesmo sem considerar isso, essa linha de raciocínio valida tudo que você quiser. De cristianismo a bruxaria. Bastando acreditar que algo seja verdade.

As racionalizações que possivelmente levariam a falsear esse algo, ou pelo menos mostrar como "improvável", sejam sereias, deuses ou o coelhinho da páscoa (e até a inexistência dos mesmos), perdem o valor já que você não deve deixar o raciocínio atrapalhar. Aí é o samba do crioulo doido, vale tudo.

Também, essa idéia de individualização da verdade aponta na direção de que trata-se de algo imaginário, contido apenas a mente do indivíduo, e não uma representação da realidade.

E acabei de ver que o Christopher Lee morreu... Mas que merda.

Insufferable Bear
Membro
# jun/15
· votar


antes ateus do que atoas ahhaha

Eu gostava mais quando "discutir religião" realmente significava "tirar sarro da cara do Leblues"... bons tempos

brunohardrocker
Veterano
# jun/15
· votar


Emoção é razão sem culpa.

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/15
· votar


Não vejo futuro numa discussão como essa. Pra quem crê, as verdades da Fé são auto-evidentes, há tanta certeza na existência de Deus como em que céu é azul. Tentar exteriorizar essa percepção, transformando-a em argumento racional, seria como tentar explicar a um cego o que são as cores (não estou falando de alguma ciência física, mas o que é percebê-las), ou a um surdo a sensação de ouvir Mozart, é um esforço impossível e sem sentido.
Pra quem não crê, aceitar como evidências válidas o clamor alheio sobre coisas que nem o próprio clamante sabe transformar em palavras é absurdo, implicaria em aceitar um relativismo epistemológico onde caberiam justificações para absolutamente qualquer coisa.
Resta a máxima de Santo Agostinho: crede, ut intelligas.

FELIZ NATAL
Veterano
# jun/15
· votar


Black Fire

Ok, mas e as profecias bíblicas que atestam a sua veracidade não colocariam todo o estrume escrito nas última páginas por agua abaixo?

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/15
· votar


FELIZ NATAL
Sempre vai ter uma teoria alternativa pra tudo.

shoyoninja
Veterano
# jun/15
· votar


Ora é só conferir, qual profecia?

FELIZ NATAL
Veterano
# jun/15
· votar


PROFECIAS SOBRE ABRAÃO E SEUS DESCENDENTES
Os descendentes do homem fiel Abraão se tornariam uma grande nação, chamada mais tarde de nação de Israel. — Gênesis 12:1, 2.
Os descendentes de Abraão retornariam à terra de Canaã após viverem num país estrangeiro por quatro gerações. — Gênesis 15:13, 16.
Os descendentes de Abraão se apossariam de “toda a terra de Canaã”. — Gênesis 17:8.
Visto que os israelitas se rebelaram contra Deus, ele permitiria que eles fossem conquistados e levados cativos pelos babilônios. — Jeremias 25:8-11.
Deus traria os judeus de volta para sua terra natal após 70 anos de cativeiro. — Jeremias 25:12; 29:10.
A Potência Mundial Babilônica seria derrubada e, com o tempo, a cidade seria reduzida a escombros. — Isaías 13:19, 20.
PROFECIAS SOBRE O MESSIAS E SEUS SEGUIDORES
O Messias, ou Cristo, seria descendente do Rei Davi. — Isaías 9:7.
O futuro Messias nasceria em Belém. — Miqueias 5:2.
O Messias apareceria 483 anos após “a saída da palavra para se restaurar e reconstruir Jerusalém”. Essa ordem foi dada em 455 AEC. — Daniel 9:25.
Antes de sua execução, o Messias seria severamente açoitado. — Isaías 50:6.
O Messias seria executado como um criminoso desprezado. Mesmo assim, seria enterrado com “a classe rica”. — Isaías 53:9.
Os seguidores de Cristo divulgariam sua mensagem por toda a Judeia, Samaria e todo o mundo conhecido na época. — Atos 1:8.
Os cristãos seriam perseguidos. — Marcos 13:9.
Pessoas enganadoras e opressivas surgiriam dentre os cristãos verdadeiros, levando muitos a se tornar apóstatas. — Atos 20:29, 30; 2 Pedro 2:1, 2.

http://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/g201211/entao-vira-o-fim/

FELIZ NATAL
Veterano
# jun/15
· votar


3 PROFECIAS ACERCA DE JESUS, QUE JÁ SE CUMPRIRAM

As profecias estão ordenadas cronologicamente e acompanhadas pelo seu cumprimento.

– Seria “semente de uma mulher”
Profecia: Gênesis 3:15
Cumprimento: Gálatas 4:4; Lucas 2:7; Apoc. 12:5; Mat. 1:18

– Seria descendente de Abraão
Profecia: Gênesis 18:18 (12:3)
Cumprimento: Atos 3:25; Mateus 1:1; Lucas 3:34; Gál. 3:16

– Seria descendente de Isaque (filho de Abraão)
Profecia: Gênesis 17:19
Cumprimento: Mateus 1:2; Lucas 3:34

– Seria descendente de Jacó (filho de Isaque)
Profecia: Números 24:17 e Gênesis 28:14
Cumprimento: Lucas 3:34; Mateus 1:2

– Descenderia da Tribo de Judá
Profecia: Gênesis 49:10
Cumprimento: Lucas 3:33; Mateus 1:2-3

– Descendente de Davi
Profecia: Jer. 23:5 e 6
Cumprimento: Mateus 22:41-46

– Seria herdeiro do trono de Davi
Profecia: Isaias 9:7 e 11:1-5; II Samuel 7:13
Cumprimento: Mateus 1:1 e 6

– Seu lugar de nascimento
Profecia: Miqueias 5:2
Cumprimento Mateus 2:1; Lucas 2:4-7

– A época de nascimento
Profecia: Daniel 9:25
Lucas: 2:1-2 e 2: 3-7

– Nascido de uma virgem
Profecia: Isaias 7:14
Cumprimento: Mateus 1:18; Lucas 1:26-35

– A matança dos meninos
Profecia: Jeremias 31:15
Cumprimento: Mateus 2:16-18

– A fuga para o Egito
Profecia: Oséias 11:1
Cumprimento: Mateus 2:14 e 15

– João Batista preparando o caminho
Profecia: Malaq. 3:1; Isa. 40:3; II Reis 1:8
Cumprimento: Mat. 3:3; Marc. 1:4 e 6

– Seu ministério na Galiléia
Profecia: Isaias 9:1 e 2
Cumprimento: Mateus 4:12-16

– Iria curar doenças, carregando Ele mesmo nossos sofrimentos
Profecia: Isaias 53:4
Cumprimento: Mat. 8:17

– Seu ministério na região de Zebulom e Naftali
Profecia: 9:1
Cumprimento: 4:15-16

– Como profeta
Profecia: Deuteronômios 18:15
Cumprimento: João 6:14; 1:45; Atos 3:19-26

– Como servo de DEUS
Profecia: Isaias 42:1-4
Cumprimento: Mateus 12:18-21

– Falaria por parábolas
Profecia: Salmos 78:2
Cumprimento: 13:35

– Seria sacerdote como Melquisedeque
Profecia: Salmos 110:4
Cumprimento: Habacuque 6:20; 5:5 e 6; 7:15-17

– O desprezo por parte do judeus
Profecia: Isaias 53:3
Cumprimento: João 1:11; 5:43; Lucas 4:29; 17:25; 23:18

– Algumas de suas características
Profecia: Isaias 11:2; Salmos 45:7; Isaias 11:3 e 4
Cumprimento: Lucas 2:52; 4:18

– Sua entrada triunfal em Jerusalém
Profecia: Zacarias 9:9; Isaias 62:11
Cumprimento: João 12:12-14; Mateus 21:1-11

– Seria traído por um amigo
Profecia: Salmos 41:9
Cumprimento: Marcos 14:10 e 43-45; Mateus 26:14-16

– Seria vendido por trinta moedas de prata
Profecia: Zacarias 11:12 e 13
Cumprimento: Mateus 26:15; 27:3-10

– O dinheiro seria devolvido para comprar um campo de um oleiro
Profecia: Zacarias 11:13
Cumprimento: Mateus 27:6 e 7; 27:3-5; 8-10

– O lugar de Judas deveria ser ocupado por outro
Profecia: Salmos 109:7 e 8
Cumprimento: Atos 1:16-20

– Testemunhas falsas o acusariam
Profecia: Salmos 27:12; 35:11
Cumprimento: Mateus 26:60 e 61

– Permaneceria em silêncio quando acusado
Profecia: Isaias 53:7; Salmos 38:13-14
Cumprimento: Mateus 26:62 e 63; 27:12-14

– Seria golpeado e cuspido
Profecia: Isaias 50:6
Cumprimento: Marcos 14:65; 15:17; João 19:1-3; 18:22

– Seria odiado sem motivo
Profecia: Salmos 69:4; 109:3-5
Cumprimento: João 15:23-25

– Sofreria em substituição a nós
Profecia: Isaias 53:4-6 e 12;
Cumprimento: Mateus 8:16 e 17; Rom. 4:25; I Col. 15:3

– Seria crucificado com pecadores
Profecia: Isaias 53:12
Cumprimento: Mateus 27:38; 15:27 e 28; Lucas 23:33

– Suas mãos e pés seriam traspassados
Profecia: Salmos 22:16; Zacarias 12:10
Cumprimento: João 20:27; 19:37; 20:25 e 26

– Seria escarnecido e insultado
Profecia: Salmos 22:6-8
Cumprimento: Mateus 27:30-44; Marcos 15:29-32

– Dariam a Ele fel e vinagre
Profecia: Salmos 69:21
Cumprimento: João 19:29; Mateus 27:34 e 48

– Ouviria palavras proféticas com zombaria
Profecia: Salmos 22:8
Cumprimento: Mateus 27:43

– Oraria por seus inimigos
Profecia: Salmos 109:4; Isaias 53:12
Cumprimento: Lucas 23:34

– Seu lado seria traspassado
Profecia: Zacarias 12:10
Cumprimento: João 19:34

– Os soldados lançariam sortes sobre suas roupas
Profecia: Salmos 22:18
Cumprimento: Marcos 15:24; João 19:24

– Seus ossos não seriam quebrados
Profecia: Salmos 34:20; Êxodo 12:46
Cumprimento: João 19:33

– Seria sepultado com os ricos
Profecia: Isaias 53:9
Cumprimento: Mateus 27:57-60

– Sua ressurreição
Profecia: Salmos 16:10, 110; Isa. 53:8, 10; Zac. 6:12 e 13; Mateus 16:21; Atos 2: 24; 8:32 e 33
Cumprimento: Mateus 28:9; Lucas 24:36-48

– Sua ascensão
Profecia: Salmos 68:18
Cumprimento: Lucas 24:50 e 51; Atos 1:9

https://setimodia.wordpress.com/2010/08/26/as-profecias-biblicas-o-que -se-cumpriu-o-que-esta-se-cumprindo-o-que-vai-se-cumprir/

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/15
· votar


FELIZ NATAL
E como se atesta, sem referência circular, que o que está nos Evangelhos realmente aconteceu?

FELIZ NATAL
Veterano
# jun/15 · Editado por: FELIZ NATAL
· votar


edit

FELIZ NATAL
Veterano
# jun/15 · Editado por: FELIZ NATAL
· votar


edit

FELIZ NATAL
Veterano
# jun/15
· votar


Black Fire

Vou pesquisar hoje a noite ao chegar ao voltar do trampo.

Qualquer resposta agora só vai me levar ao lugar comum do "acreditar" e como já disse é real a veracidade da cânon bíblico e existem provas histórias que o certifiquem, e essa ladainha de ter fé ( Sallqantay chamou de feeling, o Maistre de coração, a salada de merda segue aí... tem mais gente...) é o que importa não me soa de bom gosto e apenas endossa o besteirol ateu.

shoyoninja
Veterano
# jun/15 · Editado por: shoyoninja
· votar


Sem provas sólidas de autoria e data, e referências cruzadas sobre o cumprimento das mesmas, isso vale tanto quanto o livro de profecias que escrevi ontem, e que publicarei daqui a trinta anos (prevendo os grandes acontecimentos desse mesmo período, e alguns outros espetaculares, mas que só eu fiquei sabendo).

Joseph de Maistre
Veterano
# jun/15 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


Black Fire
Tentar exteriorizar essa percepção, transformando-a em argumento racional, seria como tentar explicar a um cego o que são as cores (não estou falando de alguma ciência física, mas o que é percebê-las), ou a um surdo a sensação de ouvir Mozart, é um esforço impossível e sem sentido.

A posição tradicional da Igreja é que a existência de Deus é uma verdade universal, autoevidente para todos os seres humanos, escrita na própria natureza humana (como uma espécie de "sexto sentido", que você tem a opção de usar ou não), e que a posição ateísta é, basicamente, desonestidade intelectual (Tomás de Aquino diz com todas as letras, na Suma, que a descrença é uma violação da lei natural).

O Monsenhor de Ségur, naquele livro sobre o inferno, cita até um exemplo interessante: ele lembra os milagres que Cristo fez na vida terrena para provar a todos que era enviado por Deus e fala de como os fariseus recalcados, mesmo diante dessas provas cabais, fecharam os olhos para a realidade e disseram que esses poderes sobrenaturais vinham do demônio.

Ou seja, na teologia, o estado de dúvida dos apóstatas e pagãos não é um problema intelectual. É um problema moral e espiritual -- i.e., um problema de "coração corrompido", na terminologia de Ségur.

Mesmo que o apóstata/pagão tenha diante de si as provas mais cabais e as justificativas mais racionais -- isto é, mesmo que ele veja Cristo aparecer na frente dele e fazer todo tipo de milagre --, ele ainda assim não vai mudar de posição. Por quê? Porque ele não quer mudá-la. Porque ele não quer acreditar. Porque ele quer continuar de olhos e ouvidos fechados. Porque ele prefere inventar mil e uma desculpas para continuar vivendo como vive, sem sentir culpa. Porque ele é intelectualmente desonesto e não está de coração aberto para entrar em contato com a Verdade.

No catolicismo, o remédio número um para essa corrupção da consciência é o sacramento da confissão. Tem um santo aí, cujo nome me escapa à memória, que, segundo o Padre Paulo Ricardo de Azevedo, converteu um agnóstico apenas forçando-o a confessar seus pecados.

A cena foi mais ou menos assim: "Padre, eu tenho algumas dúvidas sobre certas coisas que não fazem muito sentido na teologia". "Tudo bem, mas, antes, faça a confissão". "Ah, mas eu sou agnóstico". "Não importa. Confesse". "Ah, mas eu não acredito em confissão". "CONFESSE". "Ah, mas eu não acredito em pecado". "CONFESSE". "Ah, mas isso e isso...". "CONFESSE". O infeliz já estava exasperado quando parou de insistir e começou a cantar feito passarinho todas as suas perversões para o padre, tintim por tintim, tudo aquilo que era motivo de culpa para ele e ele sabia que agredia sua consciência -- mesmo ele dizendo que supostamente não acreditava em pecado.

Quando a confissão terminou, o agnóstico estava de alma rasgada e consciência lavada. O padre disse então: "Agora tratemos de suas dúvidas". O agnóstico responde:"Que dúvidas?"

makumbator
Moderador
# jun/15 · Editado por: makumbator
· votar


Joseph de Maistre
-, ele ainda assim não vai mudar de posição. Por quê? Porque ele não quer mudá-la. Porque ele não quer acreditar.

Há uma visão diferente. Uma vez que na própria Bíblia o demônio usa disfarces e se traveste de bom algumas vezes, é prudente desconfiar sempre. Aparentemente não seria possível para uma pessoa normal diferenciar o demônio de deus. Logo, é mais seguro tratar todas as ocorrências como demoníacas. Sendo assim, uma pessoa que muito crê estaria mais sujeita a trabalhar para Lúcifer sem nem mesmo perceber.

Joseph de Maistre
Veterano
# jun/15 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


shoyoninja
Há muitas falhas nisso aí, a começar por colocar emoção como forma de perceber o mundo.

A rigor, a emoção da convicção não é uma forma de perceber o mundo.

Ela é o resultado do que acontece quando você é honesto consigo mesmo e não fica se fazendo de besta com as coisas ("Ah, eu acho que vi um gatinho passando... Ou será que não?")..

Eu sou advogado. Todo dia trabalho com uma causa diferente e tenho que montar dois ou três argumentos minimamente plausíveis para defender os interesses de cada cliente.

E sei perfeitamente a diferença entre quando monto um argumento honesto (i.e., quando a minha tese é bem fundada na legislação) e quando monto um argumento desonesto (i.e., quando a minha tese é frágil, mas, se eu fizer os macetes certos, dá para enrolar o juiz). Ou melhor, sinto a diferença. Sinto a emoção certa aparecer no ar, já que é impossível você ter convicção naquilo que sabe que é apenas lero-lero para inglês ver -- no máximo, pode fingi-la para tapear os outros.

essa linha de raciocínio valida tudo que você quiser. De cristianismo a bruxaria.

Quando eu tinha uns 6 anos, roubei de um coleguinha meu uns ímãs que ele tinha trazido para a escola para brincar. Ninguém viu o que eu fiz, ele nunca soube que fui eu e eu nunca fui acusado nem nunca tinha contado isso para ninguém até hoje.

O fato de eu ter sido a única testemunha desse roubo o invalida e o torna menos verdadeiro? Eu sei exatamente o que fiz. E quem negar o fato com a desculpa de que ele não é cientificamente comprovado, para mim, é um trouxa.

essa idéia de individualização da verdade aponta na direção de que trata-se de algo imaginário

Ou se trata de um evento real que só você testemunhou -- e isso não o torna menos verdadeiro.

makumbator
Há uma visão diferente. Uma vez que na própria Bíblia o demônio usa disfarces e se traveste de bom algumas vezes, é prudente desconfiar sempre.

Quando a prudência se torna um obstáculo ao conhecimento da Verdade, ela, por definição, deixa de ser prudência.

-Dan
Veterano
# jun/15
· votar


Mesmo que o apóstata/pagão tenha diante de si as provas mais cabais e as justificativas mais racionais -- isto é, mesmo que ele veja Cristo aparecer na frente dele e fazer todo tipo de milagre --, ele ainda assim não vai mudar de posição. Por quê? Porque ele não quer mudá-la. Porque ele não quer acreditar. Porque ele quer continuar de olhos e ouvidos fechados. Porque ele prefere inventar mil e uma desculpas para continuar vivendo como vive sem sentir culpa. Porque ele é intelectualmente desonesto e não está de coração aberto para entrar em contato com a Verdade.

Pena que nunca poderemos confirmar essa hipotese =/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a crianças e pré-adolescentes ateus?