Mesa oval - Eleições e dabate: Cai, Dilminha, cai e leve o Lula e o PT consigo.

Autor Mensagem
Snakepit
Veterano
# out/15 · Editado por: Snakepit
· votar


JJJ
A solução "magica" que eu vejo nos EUA é credibilidade para conseguir empréstimos com juros baixíssimos e uma economia extremamente sólida. Mesmo com juros em 0% não existe inflação alta. E o governo tem muito, mas MUITO empréstimo. A juros baixos por ser bom pagador...

Mais que isso não sei.

Mas sobre o fato de não poder ter deficit aqui acho que fui claro. Pelo que eu entendo é isso, espero ter respondido tua pergunta. Se falei bobagem podem me corrigir hehe.

De brinde, fica o histórico dos nossos calotes:
• Brazil (1898, 1902, 1914, 1931, 1937, 1961, 1964, 1983, 1986–1987, 1990)
• Argentina (1827, 1890, 1951, 1956, 1982, 1989, 2002–2005 (see Argentine debt restructuring), 2014)
• Venezuela (1826, 1848, 1860, 1865, 1892, 1898, 1982, 1990, 1995–1997, 1998, 2004)

https://en.wikipedia.org/wiki/Sovereign_default

Konrad
Veterano
# out/15
· votar


Snakepit

Não tem nada a ver com confiança não, em minha opinião, claro. Ou melhor, até pode se considerar que tenha, mas é uma confiança ex-post, espúria.

Amanhã, se eu tiver tempo, eu posto minha opinião.

Outra coisa: Esses dados de default do Brasil estão incorretos. Colocaram os funding loans e reestruturação de dívidas no mesmo balaio. Está incorreto.

makumbator
Moderador
# out/15
· votar


Konrad

Pensei justamente em você pra responder isso.

One More Red Nightmare
Veterano
# out/15
· votar


Eu acredito que os EUA pode se dar ao luxo de incorrer em vultuosos déficits primários dada a relação entre taxa de juro real baixa comparada com o crescimento real do pib, fazendo com que o numerador da seguinte equação seja negativo:

b: (r-g/1+g)*d

em que b é o esforço fiscal primário, r a taxa de juros real, g o pib real e d a dívida bruta.

Vale mencionar que o crescimento do endividamento público é também preocupação entre nações desenvolvidas com alta participação % no pib (japão, UE, US etc).

One More Red Nightmare
Veterano
# out/15 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


O alarde em torno da questão fiscal brasileira, do lado daqueles que advogam pela austeridade no gasto, é pela iminência da volta de uma inflação alta demais (a Monica de Bolle fala em dominância fiscal e retorno aos 20%a.a por exemplo). A inflação é preocupação de primeira ordem. O ambiente de negócios (descontrole da dívida, sobe risco, juros, cai investimento, deprime pib, piora divida etc) é preocupação de primeira ordem. As expectativas ruins tem um papel muito importante.

Enfim. Os gastos de Swap estão em 111 bi ao ano. A perspectiva é fechar o ano com a dívida bruta em 67% do PIB.

As agências olham essa dívida.

Snakepit
Veterano
# out/15 · Editado por: Snakepit
· votar


Never stop the zoeira:



erico.ascencao
Veterano
# out/15 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Viciado em Guarana
Você tá pirando, mano!
Se houver Impeachment vai ser a Dilma e só.


Os quatro cenários possíveis são:
- Se a Dilma renunciar, o Temer assume.
- Se a chapa for cassada por comprovação de uso de dinheiro vindo da Lava Jato antes da metade do mandato (31/12/2016): Dilma e Temer caem, Cunha assume e convoca novas eleições num prazo de x dias.
- Se a chapa for cassada por comprovação de uso de dinheiro vindo da Lava Jato depois da metade do mandato (31/12/2016): Dilma e Temer caem e Cunha assume até o fim do mandato.
- Se for aprovado o processo de impeachment devido às contas de 2014: Dilma cai e Temer assume.

sallqantay
Veterano
# out/15
· votar


gënt, o One More Red Nightmare já tá falando como um comentarista proficional

cut cut

erico.ascencao
Veterano
# out/15
· votar


JJJ

Por quê nós temos que fazer superávits todo ano, enquanto eles tem déficits colossais (muito maiores que o nosso) todo ano e tudo bem?... Sei lá, isso me parece esquisito...

Os caras têm moral, ponto. É como se fosse aquele rock star que chega atrasado, bêbado, mas sobe no palco e dá show; enquanto tem um monte de cara que tem que se preocupar em chegar sóbrio e no horário pra tocar pra galera e, se cometer um deslize, perde a gig.

JJJ
Veterano
# out/15
· votar


sallqantay
gënt, o One More Red Nightmare já tá falando como um comentarista proficional

Pois é, até equação o cara botou na conversa... rs

erico.ascencao
Os caras têm moral, ponto. É como se fosse aquele rock star que chega atrasado, bêbado, mas sobe no palco e dá show; enquanto tem um monte de cara que tem que se preocupar em chegar sóbrio e no horário pra tocar pra galera e, se cometer um deslize, perde a gig.

Aí voltamos ao que eu disse no primeiro post sobre isso: "eles podem e pronto...". Aí é duro, né? kkkkkkkkkkkkkk

Acaba dando margem ao pessoal de esquerda para criar teorias conspiratórias... e até alimentar os sonhos de uma volta à nova matriz econômica amanteigada, dizendo que esse negócio de superávit é um engôdo que os americanos e o FMI (sempre ele) fizeram o terceiro mundo acreditar e se submeter, enquanto eles podem se auto-financiar com déficits gigantescos. Que fique claro: não é o que eu penso, mas que é meio escroto, isso é.

erico.ascencao
Veterano
# out/15
· votar


JJJ

Você tem razão em ficar inconformado, mas... é a vida né? Teu chefe pode chegar atrasado na empresa, agora você tem que tomar cuidado pra não faltar sem motivo e tomar um pé na bunda. E por aí vai.

One More Red Nightmare
Veterano
# out/15
· votar


Parece cabeluda, mas é uma coisa muito simples. O tamanho do esforço fiscal que um país precisa fazer para manter estável a sua dívida pública é dado pelos seus fundamentos macroeconômicos (no caso, taxa de juros e crescimento do pib reais).

Países que tem essa subtração (r-g) negativa, isto é, tem baixa taxa de juros real (juros-inflação) e crescimento positivo do pib podem se dar ao luxo de ter déficit primário e manter seu endividamento estável.

Konrad
Veterano
# out/15
· votar


One More Red Nightmare

Fora a vantagem da moeda, no caso do Satã do Norte.

JJJ
Veterano
# out/15
· votar


erico.ascencao
é a vida né? Teu chefe pode chegar atrasado na empresa, agora você tem que tomar cuidado pra não faltar sem motivo e tomar um pé na bunda.

É, deve ser algo parecido com isso... kkkkkkkkkkkkkk

One More Red Nightmare

Mas o PIB deles também não estava crescendo lá essas coisas, desde 2008, né?

Konrad
Fora a vantagem da moeda, no caso do Satã do Norte.

É o que eu falei antes: então o grande lance é que a maquininha deles imprime dólares...

One More Red Nightmare
Veterano
# out/15
· votar


Konrad
Faz sentido pra ti a minha explicação?

JJJ
abre em outra aba

Konrad
Veterano
# out/15
· votar


One More Red Nightmare

Faz.

Tem a questão da composição da dívida do Império do Mal também, em relação aos prazos de maturity (que após um período de encurtamento passaram a aumentar novamente desde 2010, com a volta da confiança) e mix de títulos (pré, pós e híbridos) que é bastante diferente da nossa, que ajuda a explicar (em parte) a diferença da taxa de juros de lá e daqui (na verdade é uma tarefa muito ingrata tentar achar a relação causal usando esses dois pontos, é assunto polêmico e está ligado às facilidades monetárias com que eles contam e nós não também). Tem a abordagem estrutural também, olhando a questão de como assumiram protagonismo na financeirização dos mercados de crédito a partir da WW1, e por conseguinte, como conseguiram protagonismo no SFI até o Nixon desatrelar o dólar e etc.

Outro aspecto interessante, se tiver tempo e se interessar, entra no site do nosso Tesouro e dê uma olhada nas séries históricas de mix dos títulos (participação de cada um - pré, pós e híbrido) na composição do endividamento total e compare com os mesmos dados da dívida americana.

Konrad
Veterano
# out/15
· votar


JJJ
É o que eu falei antes: então o grande lance é que a maquininha deles imprime dólares...

Também, cara. É uma parte importante da questão o fato de eles terem essa liberdade para política monetária porque podem "exportar" inflação, mas existem outros fatores relevantes de ordem estrutural e histórica também. Difícil é bater o martelo sobre o que causa o quê.

O fato é que uma série de déficits como eles têm - gêmeos - em qualquer outra região do globo levaria um país a ter sérios problemas de ordem interna.

One More Red Nightmare
Veterano
# out/15 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


Konrad
Eu estive lendo (ainda não terminei) este livro, para entender melhor a dívida. Achei muito bom (direto e informativo).

Mas pouco sei a respeito da estrutura e prazos da dívida americana para poder comparar.

(estou agora assistindo a um curso de economia monetária da FEA, ministrada pelo João Sayad. Tem no youtube)

Konrad
Veterano
# out/15
· votar


One More Red Nightmare

http://www.livrariacultura.com.br/p/mercado-de-capitais-e-divida-publi ca-1410422

Bom livro.

Conheço esse curso do Sayad; é bem legal apesar (ou por causa de) o Sayad ser meio perdidão na condução das aulas.

Fidel Castro
Veterano
# out/15 · Editado por: Fidel Castro
· votar


O negócio dos EUA é que além deles imprimirem doletas (mais facilidade monetária impossível, só o Franco Suíço chega semi-perto, IMO), eles têm:

a) 300mi habitantes
b) papeis da sua dívida na carteira de todo mundo, se bobear até do Seu Joaquim da padaria na esquina.
c) eles financiaram a porra do ocidente inteiro e parte do oriente
d) a economia deles tem uma fluidez sólida (parece paradoxal, mas não é) que não se explica apenas economicamente ou politicamente, mas até mesmo sociologicamente, no ethos da nação. os caras basicamente nasceram pra jogar o jogo vigente.
e) muito, mas MUITO controle sobre a própria economia, por mais que não pareça em tempos de crise.
f) população politicamente estável, você não verá instabilidade política por lá gerada pelo povo
g) soa antiquado, mas um puta exército consumidor de reserva. isso ainda conta. quando a bomba estoura, dá pra fazer N planos de contingência para aquecer o mercado interno. se o mundo explodir e só sobrar lá, tem potencial não-utilizado de consumo o suficiente pra ficar na boas.
h) portfólio da dívida bem, mas BEM hedgeado.
i) não estão torrando reserva fazendo swap pra segurar o avanço de outras moedas huehuehe :v
j) um presidente baller pra caralho

makumbator
Moderador
# out/15
· votar


Fidel Castro
a) 400mi habitantes

Nas fontes que conheço a população americana em 2014 é estimada entre 315 e 325 milhões (no censo de 2010 era de 308 milhões). Aonde você viu uma estimativa de 400 milhões?

JJJ
Veterano
# out/15
· votar


makumbator

Ele contou os ilegais e mais os que vão tentar entrar ilegalmente até 2099.

Fidel Castro
Veterano
# out/15 · Editado por: Fidel Castro
· votar


makumbator

typo, era pra ser 300

mas como o JJJ falou, se contar os Juanitos por aí, dá uns 600mi

makumbator
Moderador
# out/15
· votar


JJJ
Ele contou os ilegais e mais os que vão tentar entrar ilegalmente até 2099.


Hahaha! Pior é que o censo também conta os ilegais.

makumbator
Moderador
# out/15
· votar


Fidel Castro
mas como o JJJ falou, se contar os Juanitos por aí, dá uns 600mi

Nem é. O censo conta os ilegais. Na verdade acho que sempre contou. Já vi estimativas recentes de mais de 10 milhões de ilegais (mas que fazem parte do censo geral).

Fidel Castro
Veterano
# out/15 · Editado por: Fidel Castro
· votar


makumbator

knock knock

piada

hahaha, é claro que não tem o mesmo numero de ilegais do que legais

makumbator
Moderador
# out/15 · Editado por: makumbator
· votar


Fidel Castro

Eu sei que o último post foi piada, mas sua informação dos 400 milhões lá do início me parece errada. Muito superestimada. Continuo perguntando: Qual sua fonte dos 400 milhões? Não é pra pegar no pé, é que fiquei realmente curioso, pois difere muito dos dados que costumo ver.

Konrad
Veterano
# out/15
· votar


Fidel Castro
h) portfólio da dívida bem, mas BEM hedgeado.

Explica.

One More Red Nightmare
Veterano
# out/15
· votar


Konrad
Só eu acho esses livros absurdamente caros?

70 pila, cara!

Konrad
Veterano
# out/15 · Editado por: Konrad
· votar


One More Red Nightmare

Eu também acho. Mas tudo na nossa área é caro. Opção é buscar no Estante Virtual.

Em que pese ser um livro com artigos de uns malas ortodoxos que escrevem mal demais (Levy está no bolo mas escreve bem), o livro é bastante rico para quem quer entender minimamente - e vendo várias posições sobre o assunto - como a nossa DPF evoluiu, tributação, mudança nos mercados de Capitais e etc. Vale a leitura.

Se não achar, te mando por correio minha versão exclusiva anotada com meus garranchos, milhares de post-its e com aparências "vintage", hehe, só mandar o endereço.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Mesa oval - Eleições e dabate: Cai, Dilminha, cai e leve o Lula e o PT consigo.