Mesa oval - Eleições e dabate: Cai, Dilminha, cai e leve o Lula e o PT consigo.

Autor Mensagem
One More Red Nightmare
Veterano
# out/15 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


Em minha opinião, por pior que seja a confusão momentânea decorrente da mudança na presidência e arredores, não fazer nada seria pior para 1) a credibilidade das instituições envolvidas ( demonstração de leniência com o ferimento das leis, incoerência com julgamentos e impedimentos já ocorridos etc) - e 2) para o mercado, cuja expectativa a respeito de juros, inflação e câmbio, por mais mesquinha que a ideia seja -, é vital para que não entremos em dominância fiscal, inflação descontrolada e tudo o mais que depende da credibilidade do BACEN em sanear os indicadores macro.

E daí que todos os possíveis novos presidentes estejam com a corda no pescoço? Eu acho isso ótimo. O mercado também.

Fidel Castro
Veterano
# out/15
· votar


O mercado também.

não se leve por especulação cambial para pressupor o que o mercado quer.

tipo, não é porque o dólar dá umas caídas com o andamento do julgamento que quer dizer que o mercado que impeachment.

apenas quer dizer que tem gente apostando que é isso que o mercado quer, especulando em cima disso.

as consequências reais só são medidas em tendências de longo prazo.

e sinceramente, ninguém gosta de investir em país que não sabe sequer quem é o presidente, ou se ele cai amanhã ou mês que vem.

e o pior, quem assumir, vai ter que ganhar a confiança de investidores dando de mamar, o que vai atrair no curto prazo mas pode agravar a situação fiscal no longo

sallqantay
Veterano
# out/15
· votar


as mulé discutem novela e astrologia, os hómi discute política e futebol

One More Red Nightmare
Veterano
# out/15 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


Fidel Castro
Não estou dizendo que o meu parecer está assentado na certeza de que a expectativa do mercado é concretamente boa (isso é oximoro) nem que a coisa vá se desenrolar sem volatilidade e risco.

Apesar de haver sim uma sinalização de que qualquer outcome possível agrada ao mercado, seja no sentido do governo se ajudar e o pacote fiscal sair, aliviando o cenário; ou o governo cair e nós construirmos a casa do "zero" (quer dizer, seguir a lei de tiririca, pior que ta não fica). Isso está expresso na recuperação recente do Ibovespa (modesta, eu sei) e pela sinalização da Moody's em garantir que não vai rebaixar o brasil, por hora, pela crise política.

Trocando em miúdos, reitero o que disse antes: em minha opinião, por pior que seja a confusão que o impedimento cause, manter a situação como está é absolutamente insustentável. Mais cedo o governo cai, mais cedo os políticos se remanejam.

Snakepit
Veterano
# out/15 · Editado por: Snakepit
· votar


Não vai rolar impeachment. As únicas chances de ela cair é se rolar aqueles protestos de 2013 novamente ou se aparecer alguma prova cabal do envolvimento dela no Lava Jato, o que certamente existe, mas falta alguém com cojones pra divulgar. Portanto, nada de impeachment.

Pra mim, a melhor saída para o país é a renuncia da Dilma. O que também não vai ocorrer pois o PT não vai largar o osso, prefere morrer abraçado.

O problema é que ela esta politicamente morta. Ela é extremamente incompetente em fazer alianças e governar, mas sabe muito bem utilizar cargos, ministérios e verbas para comprar uma base aliada mercenária.

Assim que serão os próximos 3 anos, ela se debatendo e colocando todo seu esforço e todo nosso dinheiro para afundar todas as chances de impeachment e se manter no poder até o fim. É um paciente em estado terminal que vai ficar agonizando até o fim.

Pra piorar, ainda pode levar a uma crise institucional grave com o aparelhamento petista e o esforço petista para desconstrui-los em nome do poder.

Resumindo, serão mais 3 anos perdidos. Durante a maior crise do país dos últimos tempos teremos um governo inexistente que não vai conseguir fazer absolutamente NADA, pois todo seu esforço estará voltado a apenas continuar no poder.

Snakepit
Veterano
# out/15
· votar


Fidel Castro
One More Red Nightmare
Se a Dilma cair ou renunciar a resposta será bem positiva no mercado creio eu.

Com a topeira da Dilma temos a certeza de que nada será feito. Com o Temer, quem sabe algo de positivo aconteça, alguma reforma, algum ajuste, qualquer coisa!

Sobre o Dólar é difícil entender muito menos prever essas mudanças diárias. Projeção do PIB cada vez pior, inflação cada vez maior, 100 bilhões em pedaladas. Mesmo assim, o Dólar caiu e a bolsa subiu.

A grosso modo o que aconteceu nessas ultimas semanas que eu entendi:
- Discurso mais agressivo do Levy, dando a entender que não vai "deixar" passar de 4 reais
- Os EUA devem manter o juros em 0% até o ano que vem. Muita gente apostava que isso já ocorreria agora.
- Bolsa extremamente barata em Dólar. Menor valor em uma década. Quem gosta de uma aventura foi brincar.

No geral mantenho a opinião que o dólar vai ainda subir e se manter acima de 4 reais. Tem 2 grandes bombas pra aparecer nos próximos meses:
- A perda do grau de investimento pelas outras 2 agencias. Com 100 bilhões de pedaladas ninguém segura essa.
- Aumento dos juros nos EUA.

Esses fatos são concretos, vão ocorrer, só não se sabe quando. Pode ser semana que vem ou em 6 meses.

Fidel Castro
se eu fosse da S&P, Moody's, Fitch etc, botava a nota do Brasil em Zzz depois de um impeachment

E precisa de impeachment pra acontecer isso? O que acha que vai acontecer sem o impeachment? Esse "zzz" vai ocorrer de qualquer forma por motivos econômicos e não exclusivamente políticos.

erico.ascencao
Veterano
# out/15 · Editado por: erico.ascencao
· votar


One More Red Nightmare

O impeachment seria a cereja do bolo de notícias ruins e da onda de pessimismo que assola o país. Não quero dizer que ele não deva acontecer, mas que as consequências serão duras, isso eu não consigo negar.

Eu imagino que o cenário menos doloroso seria a Dilma se manter na presidência e conseguir corrigir as cagadas que fez. Porém, é algo improvável, então que venha a dolorosa solução do impeachment/renúncia.

One More Red Nightmare
Veterano
# out/15
· votar


erico.ascencao
Só falta você explicar o porquê. Por que haverá pessimismo, e se ele é pior ou melhor do que o pessimismo decorrente da manutenção do estado de coisas (leis infringidas, ajustes que não passam etc).

One More Red Nightmare
Veterano
# out/15
· votar


Snakepit
Não vai rolar impeachment. As únicas chances de ela cair é se rolar aqueles protestos de 2013 novamente ou se aparecer alguma prova cabal do envolvimento dela no Lava Jato

Por que não pode haver por improbidade, pelas pedaladas? A pressão das ruas irá cair sobre quem, exatamente? Essa pessoa (ou grupo) tem melhores condições de derrubar o governo do que o TCU/TSE?

erico.ascencao
Veterano
# out/15
· votar


One More Red Nightmare

Um impeachment trás outra pessoa pro governo, outra dúvida sobre como esta pessoa conduzirá o país. Eventualmente, esta outra pessoa pode até ser o Cunha, outro envolvido em corrupção. E por aí vai...

One More Red Nightmare
Veterano
# out/15
· votar


Desculpem se pareço chato. Pergunto para instigar o raciocínio que fazemos, não para provocar.

One More Red Nightmare
Veterano
# out/15
· votar


erico.ascencao
Existe aquele ditado, não se troca o certo pelo duvidoso.

E o errado pelo duvidoso, se troca? Ou, pra ser mais bonzinho: Se troca o comprovadamente duvidoso para o provável duvidoso?

Fidel Castro
Veterano
# out/15
· votar


Se o Cunha virar presidente, tem meu respeito.

Tá naquela fase meia-temporada onde a casa cai, mil pontas soltas.

Será que vira a mesa?

*duas batidas de anel na mesa*

erico.ascencao
Veterano
# out/15
· votar


One More Red Nightmare

Se o Brasil tivesse uma liderança política forte como alternativa para a Dilma, o impeachment poderia ser uma solução segura. Do jeito que está hoje; com o principal partido da oposição dividido entre o Aécio querendo assumir agora, o Alckmin de perfil mais sereno e o Serra muretando entre PSDB e PMDB; fica difícil sentir que o impeachment é uma solução pro país. Guardando as devidas proporções, ouvi uma coisa interessante sobre o Iraque pós-Saddam Hussein: era melhor um país com um governante ditador do que um país sem governante.

One More Red Nightmare
Veterano
# out/15
· votar


Se o Cunha Underwood virar presidente vai ser a vida imitante a arte at its finest demo

erico.ascencao
Veterano
# out/15
· votar


Fidel Castro
One More Red Nightmare

Façamos um exercício de futurologia: num cenário em que a Dilma e o Temer caiam até 2016 por comprovação de grana da Lava Jato na campanha, serão feitas novas eleições. E se o PSDB leva esta parada, pra que lado vai o PMDB?

Snakepit
Veterano
# out/15
· votar


One More Red Nightmare
Por que não pode haver por improbidade, pelas pedaladas? A pressão das ruas irá cair sobre quem, exatamente? Essa pessoa (ou grupo) tem melhores condições de derrubar o governo do que o TCU/TSE?

Inevitavelmente o impeachment será um processo político.

Não da pra subestimar o poder de compra e intimidação do PT.

Portanto, todas tentativas devem ser derrubadas, uma a uma. Claro, a um custo muito grande, como a perda da governabilidade.

Salvo as excessões que eu já mencionei, acho que era isso.

JJJ
Veterano
# out/15 · Editado por: JJJ
· votar


Tem algum economista "real" por aqui?

Tem uma coisa que me deixa meio perplexo: os EUA tem déficits recorrentes, ano após ano, na casa do TRILHÃO de DÓLARES.

Não que eu concorde com as pedaladas (não concordo), mas esse auê todo por causa de um déficit previsto de 30 bilhões de REAIS não é, comparativamente, meio exagerado?

Alguém pode desenhar a lógica disso pra mim, please?

Sem essa de "eles podem e pronto...". Eu quero exatamente saber porque eles podem fazer isso, de forma reiterada, e nada acontece, a inflação não dispara, os juros estão baixinhos, o rating não cai, etc, etc, etc.

Por favor, galera: TÔ PERGUNTANDO NA BOA, porque não entendo, não sou economista, mas tenho essa curiosidade. E não estou defendendo o governo, pelamor!!! ok?

makumbator
Moderador
# out/15
· votar


JJJ

Mas até onde sei o lance não é meramente o défict, e sim a maquiagem momentânea (as chamadas pedaladas) para ocultar os problemas e fazer a situação parecer melhor do que realmente é. Outro ponto é a ilegalidade da manobra, o que torna tudo mais complicado para o governo.

Viciado em Guarana
Veterano
# out/15
· votar


O que tá faltando pra "impitimá" a Dilma são uns caras pintadas pelados no meio da rua pedindo isso.
As manifestações populares só não acertaram o tempo certo ainda, para estimular certos políticos a abrirem o processo, mas se acertarem o negócio vai fluir naturalmente.

erico.ascencao
Você tá pirando, mano!
Se houver Impeachment vai ser a Dilma e só.

Temer assume até 2018 e o PMDB sossega. Eles não vão deixar o Temer cair, para nem ter que cogitar convocar novas eleições.
E o PSDB não são tão malucos pra insistir numa coisa dessas, por mais que Aécio bata o pé. Eles vão tentar se aliar com as rampeiras do PMDB ou fazer biquinho até 2018.
Não há porquê eles insistirem em convocar novas eleições pós-impeachment, o resultado seria tipo um cachorro se degolando numa armadilha de urso afobado por um pedaço de carne.

JJJ
Veterano
# out/15 · Editado por: JJJ
· votar


makumbator

Sim, mas a maquiagem foi justamente para evitar (esconder) o deficit...

Então continua a pergunta: por quê os EUA podem ficar deficitários na casa do trilhão de dólares há anos e não pega nada???

makumbator
Moderador
# out/15
· votar


JJJ
Sim, mas a maquiagem foi justamente para evitar (esconder) o deficit...


Mas a maquiagem é que ilegal, não o déficit propriamente dito.


Então continua a pergunta: por quê os EUA podem ficar deficitários na casa do trilhão de dólares há anos e não pega nada???

Imagino que lá também seja ilegal maquiar a balança com essas manobras. Mas o déficit em si não é contra a lei.

Snakepit
Veterano
# out/15 · Editado por: Snakepit
· votar


JJJ
Não sou economista, mas posso tentar responder. Existem varias diferenças.

O maior problema é que as "pedaladas" são um crime fiscal e fere a LRF. Isso é o maior problema da Dilma. "Pedalada" é a apenas o termo criado pela mídia para caracterizar as irregularidades, que são crimes fiscais.

Já a diferença do deficit dos EUA para o bananão é a credibilidade. Os papéis do governo americano são os mais seguros do mundo. Botando isso na realidade se traduz que eles podem ter o deficit que quiserem. No dia que os EUA derem um calote é o fim do mundo que nós conhecemos.

Já por aqui o Brasil e toda America Latina tem um histórico gigantesco de calotes. Foram várias moratórias nos últimos 50 anos. A coisa melhorou a partir dos anos 90, com o plano real e justamente a LRF, que a Dilma vai sepultar pra não perder o emprego.

Sem a LRF quem vai segurar a gastança do Governo Federal. Pior, quem é o maluco que vai comprar papel de um governo irresponsável? Pessoal aqui do forum que compra os papeis aqui pode responder hahaha.

EUA são os Lannisters da vida real. Lannisters always pay their debts. Então a galera empresta sem duvidar.

JJJ
Veterano
# out/15 · Editado por: JJJ
· votar


makumbator
Snakepit

Pessoal, de novo: as pedaladas foram justamente pra tentar esconder o déficit... Por quê nós temos que fazer superávits todo ano, enquanto eles tem déficits colossais (muito maiores que o nosso) todo ano e tudo bem?... Sei lá, isso me parece esquisito...

Entendo que eles não dão calote. Ok. Mas esse déficit monstro não gera nenhum probleminha pra eles? nadica de nada? zero? Tem algo errado aí...

O pouco (pouquinho) que eu sei de economia me faz crer que, para fazer face a esse déficit, eles rodem a maquininha, certo? Tudo bem, a maquininha deles faz DÓLAR, enquanto a nossa faz o realzinho... Mas isso não tinha que gerar inflação lá? Excesso de moeda circulante não gera inflação? Ou eles resolvem o déficit sem imprimir moeda? Como eles resolvem esse déficit dantesco??? Ou não resolvem? Deixam rolar? Saporra não vai explodir um dia, se continuar assim?

makumbator
Moderador
# out/15 · Editado por: makumbator
· votar


JJJ

É basicamente o que o Snakepit explicou.

Fazendo uma analogia grosseira:

Dever não é crime. Então se um cidadão decide não pagar mais imposto de renda que é devido não haverá um crime sendo cometido. Obviamente a Receita irá autuar, dar multas, cobrar fazer processo administrativo e por fim pode executar judicialmente o camarada a fim de obter os valores devidos. Mas nada disso está na esfera criminal.

Entretanto, se o mesmo cara fraudar com dolo sua situação fiscal para enganar a Receita aí sim haverá um crime, passível de punição judicial (além das cobranças e multas da dívida propriamente dita).

Mas esse déficit monstro não gera nenhum probleminha pra eles? nadica de nada? zero? Tem algo errado aí...

Mesmo que gere problemas, isso NÃO É CRIME. Logo, como irão punir criminalmente algo que não é tipificado como tal? No entanto a fraude (a tal maquiagem) é crime, logo é passível de punição.

JJJ
Veterano
# out/15
· votar


makumbator

Não, meu caro, não me refiro a "problemas" com a justiça. Me refiro a problemas na economia deles. Esses déficits monstruosos não geram nada de errado lá? Nenhuma inflação, nenhuma necessidade de aumentar juros, nada? Sacou a questão?

Snakepit
Veterano
# out/15 · Editado por: Snakepit
· votar


JJJ
Pessoal, de novo: as pedaladas foram justamente pra tentar esconder o déficit... Por quê nós temos que fazer superávits todo ano

O deficit é crime segundo a LRF. O Brasil não pode ter deficit.

É vedado criar uma despesa sem ter como pagar. Isso vale para a Dilma, governadores e prefeitos. Essa lei serve para evitar gastos incontroláveis e medidas malucas, populistas e irresponsáveis.

Essa lei foi que colocou o Brasil nos trilhos e foi provavelmente o maior acerto do FHC. O Brasil é um país historicamente caloteiro, por isso precisa pagar tantos juros.

Ninguém quer emprestar dinheiro ao Brasil. O Brasil tem uma divida interna 3 trilhões e um histórico de mau pagador. Quem vai emprestar dinheiro pro Brasil? Só maluco. Então taxas de juros disparam.

Ainda temos um governo alinhado com o que tem de pior, Argentina e Venezuela. Outros caloteiros natos.

http://blogs.oglobo.globo.com/miriam-leitao/post/orcamento-com-deficit -e-mais-um-desrespeito-lei-de-responsabilidade-fiscal.html
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/politica/2015/08/31/i nterna_politica,595443/deficit-no-orcamento-de-2016-explicita-crime-co ntra-a-lrf-afirma-agripino-maia.shtml

makumbator
Moderador
# out/15
· votar


JJJ
Não, meu caro, não me refiro a "problemas" com a justiça. Me refiro a problemas na economia deles.

Eu entendi, mas isso daí já foge da questão que pode gerar o impeachment. E não tenho capacidade pra analisar os aspectos econômicos da coisa. O que sei é basicamente aquilo que o Snakepit postou (sobre a questão da credibilidade americana).

JJJ
Veterano
# out/15
· votar


makumbator

Mas eu não tô falando do "empessegamento" da Dilma... hehehe

A minha curiosidade é sobre essa capacidade absurda deles gerarem déficits imensos e tudo bem... Isso é que não entra na minha cachola...

JJJ
Veterano
# out/15
· votar


Snakepit
O deficit é crime segundo a LRF. O Brasil não pode ter deficit.
Essa lei foi que colocou o Brasil nos trilhos e foi provavelmente o maior acerto do FHC. O Brasil é um país historicamente caloteiro, por isso precisa pagar tantos juros.
Ninguém quer emprestar dinheiro ao Brasil. O Brasil tem uma divida interna 3 trilhões e um histórico de mau pagador. Quem vai emprestar dinheiro pro Brasil? Só maluco. Então taxas de juros disparam.


Sim, sim, concordo.

Mas esqueça a república das bananas por um momento.

Te parece razoável quo o Tio Sam possa gerar déficits monstro ano sim, ano também, e não haver nenhum problema (aparente, pelo menos) na economia deles? Eles podem gastar mais do que ganham, todo ano. E o resto do mundo não pode. Sei lá... me parece estranho, no mínimo!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Mesa oval - Eleições e dabate: Cai, Dilminha, cai e leve o Lula e o PT consigo.