Mesa oval - Eleições e dabate: Cai, Dilminha, cai e leve o Lula e o PT consigo.

Autor Mensagem
Xeper
Veterano
# out/14
· votar


PSDB pede ao TSE auditoria na apuração de votos da eleição

Isso já ta ficando feio, sérião... parece disputa de moleque no street figther e quando um perde culpa o controle, a televisão e até a cadeira onde está[

b]Konrad[/b]

Valeu pela explicação! o/

então acho que teremos mais 4 anos de remendos por ai.

Até a SELIC aumentar a 50%?

rcorts
Veterano
# out/14
· votar


Party Boy
E o chororo nao tem fim...

Não tô de chororô nenhum não Party Boy, inclusive como já falei aqui meu voto foi nulo, mas podemos manter o bom humor, não acha?

Afinal, não vale a pena ficar defendendo partido de lado nenhum, pois todos jogam o mesmo jogo político.

rcorts
Veterano
# out/14
· votar


Xeper
street figther

Cara, me relembrou de um grande clássico, muita felicidade na minha infância com esse jogo.

st.efferding
Membro
# out/14
· votar


rsrs

megiddo
Membro
# out/14
· votar


Teste.

sallqantay
Veterano
# out/14
· votar


quero

Konrad
Veterano
# out/14 · Editado por: Konrad
· votar


Xeper

A Selic só chegou a esses patamares por questões conjunturais - no início do plano Real era condição para o plano dar certo e depois pela derrocada cambial de 98. Não acredito que há espaço para isso novamente. Mesmo porque no início do Real a taxa alta se justificava pelo viés do câmbio e do consumo, que viu uma explosão por conta do aumento do poder de compra do brasileiro (chegando ao ponto do Ciro Gomes ir a TV pedir para o povo parar de usar crediário. Hehe). Hoje temos consumo e atividade em queda e inflação alta, o contrário daquela época.

Mas claro que um Mercadante da vida pode por tudo a perder. Rs

PS: A questão taxa de juros alta e suas razões é polêmica e era assim até dentro da (competente) cúpula do governo quando da consolidação do Real, logo câmbio e controle de demanda são só dois pontos de um conjunto maior de fatores relevantes na época, inclusive a questão fiscal caótica de então não pode ser desprezada, assim como a falta de credibilidade brasileira - com sete cartas de intenção assinadas e descumpridas na íntegra, e o calote de 87.

st.efferding
Membro
# out/14
· votar


Dúvida de um ser humilde e simples: quem votou na Dilma nessas eleições sabe o que é juros?

Xeper
Veterano
# out/14
· votar


quem votou na Dilma nessas eleições sabe o que é juros?

Não é aquele negoço que deixa minha parcela das casas bahia mais cara?

_Excelion
Veterano
# out/14
· votar


Mais de metade dos votos da Dilma foram presente do PSDB, tenho certeza

PT é zoera pura, mas o PSDB além de zoero é incompetente e não visa o combate da desigualdade, que caso a galera aqui não saiba, é algo essencial para ganhar votos em um pais extremamente desigual e que crê no estado como corretor (ou amaciador) das tretas de um capitalismo em crise de acumulação excessiva somado a várias tretas históricas que fizeram do Brasil o Brasil.

Ademais, Aécio lol.

_Excelion
Veterano
# out/14 · Editado por: _Excelion
· votar


Basta olhar pra nossa constituição pra ver o que maior parte do Brasil espera de um estadista.

Aqui é latino-america além de tudo, tem toda a questão do poder dissociado, do pensamento pós-colonial introjetado em todo mundo e uma aproximação com socialismo por motivos históricos


Pode ter eleito uma bancada conservadora no sentido das "liberdades individuais" e fundamentalistas evangélicos que são quase uma piada, pois o brasileiro no geral é conservador nesse sentido. Agora vai ver se mas questões econômicas e sociais a galera é... Chega até a ser questão de sobrevivência, instinto muito apurado em nós, brasileiros

Beatlemaniac
Veterano
# out/14
· votar


Não sei se já postaram essa palestra aqui antes, mas ela é muito interessante, ajuda a entender o desenho do cenário econômico da Dilma, além de mostrar que o governo Lula foi muito diferente da Dilma, no questio economia (o que os petistas em geral têm dificuldade de concordar)

Façam as devidas ressalvas de ser do Instituto Mises, essa galerinha é deveras rebelde com o Estado heheheh
Mas, enfim, o que vale é a informação

https://www.youtube.com/watch?v=R5fvo7yBxJo

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


Eu vejo o PSDB numa puta enrascada eleitoral pra próxima eleição: por um lado precisa neutralizar o efeito coronelista dos programas sociais, que traz uma porrada de votos das camadas mais pobres pro PT, pra fazer isso vai ter que marcar posição forte em apoio aos programas, mas fazendo isso corre o risco de afugentar aquela fatia do eleitorado que tem tendência a apoiar o populismo de direita (nego que acha que o Bolsa Família tem que acabar porque receber 32 reais por filho incentiva a natalidade e ainda sobra pra ser gasto em cachaça) que compõe parte importante dos votantes do partido. É melhor começarem contratando uns marqueteiros decentes.

rcorts
Veterano
# out/14
· votar


Black Fire
por um lado precisa neutralizar o efeito coronelista dos programas sociais

Na verdade, coronelismo é outra coisa. Esse termo tem sido largamente empregado aqui no tópico, mas não representa bem a ideia. No coronelismo as pessoas votavam sob influência de poder coercitivo, pelo uso da força, ameaça de perda de fixação territorial dentre outras barbáries.

O efeito dos programas sociais é antes de tudo populista e faz com que as pessoas votem por que querem (pensando nos seus interesses imediatos e pessoais), e não porque são obrigadas.

Ambos são prejudiciais à população e não se pode falar em democracia até que ambas estas "amarras" tenham sido desatadas. O que só acontece com consciência política, algo ainda muito distante de ser realidade geral no Brasil.

Aliás,quem vota pensando no coletivo, no interesse público, no bem do Brasil? a grande maioria das pessoas votam pensando primeiramente em si próprias e nas suas próprias famílias ou grupos sociais.

Os eleitores do PT votaram pela Universidade Federal que hoje veem funcionando em melhores condições, no Bolsa Família, ou em outros benefícios que atribuem ao governo do PT.

Por sua vez, os eleitorado do Aécio (ou pelo menos uma boa parte dele) que colaram no carro "Fora Dilma! e leve o PT junto!" muito provavelmente poderiam ter votado nela se estivessem sendo beneficiados de alguma forma pelo governo do PT (isenções de impostos, supervalorização de capital especulativo, etc...).

Konrad
Veterano
# out/14
· votar


rcorts
or sua vez, os eleitorado do Aécio (ou pelo menos uma boa parte dele) que colaram no carro "Fora Dilma! e leve o PT junto!" muito provavelmente poderiam ter votado nela se estivessem sendo beneficiados de alguma forma pelo governo do PT (isenções de impostos, supervalorização de capital especulativo, etc...).

Legal essa tese de que os votos do Aécio são largamente ligados a gente de perfil especulador, o cara "do mercado". A Bolsa está ai, pujante, com 25 milhões de investidores tucanos, o mercado de futuros bombando, o nosso bond market então!

Considerei o boa parte dos eleitores da oposição cerca de 50% do total dos votos, numa estimativa conservadora.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


rcorts
. No coronelismo as pessoas votavam sob influência de poder coercitivo, pelo uso da força, ameaça de perda de fixação territorial dentre outras barbáries.

As pessoas foram o tempo todo ameaçadas pela propaganda do PT com a perda da segurança alimentar, assistência médica e com a impossibilidade de adquirirem um imóvel ou cursarem o ensino superior, você quer qual outra barbárie?

Konrad
Veterano
# out/14
· votar


http://exame2.com.br/mobile/economia/noticias/com-deficit-primario-rec orde-governo-reduzira-meta-do-ano

Esse ano só com mágica, nem contabilidade criativa dá jeito.

rcorts
Veterano
# out/14
· votar


Konrad
Legal essa tese de que os votos do Aécio são largamente ligados a gente de perfil especulador, o cara "do mercado"

Não todos, mas com certeza uma boa parte. Assim como não todos mas uma boa parte dos eleitores da Dilma com certeza estiveram preocupados com perder o seu bolsa família. Boa parte pode ser 10%, 15%, sei lá. Em uma eleição 1% pode fazer diferença. Eu não sou um profundo entendedor de economia. Só o que eu quis exemplificar é que de forma geral as pessoas votam com base em interesses pessoais e muitas vezes imediatos.

Black Fire

As pessoas foram o tempo todo ameaçadas pela propaganda do PT com a perda da segurança alimentar, assistência médica e com a impossibilidade de adquirirem um imóvel ou cursarem o ensino superior, você quer qual outra barbárie?

Cara, não vou prolongar este assunto, pois o que eu apontei foi apenas o uso do termo, que se levar para o sentido literal remete ao abuso de poder e uso da força, principalmente. Quanto ao seu argumento sobre a propaganda nem discuto, realmente foi de péssimo nível e no segundo turno o terrorismo psicológico rolou solto.

Mesmo assim, o Aécio afirmou que iria manter os programas sociais. Se a ideia tivesse sido comprada pela parte do eleitorado que supostamente votou na Dilma por medo de perder bolsa família, estes poderiam ter votado no Aécio. Tiveram essa escolha, muito diferente do que acontecia de verdade no auge do coronelismo.

Aliás, moro em Goiás. Este é um Estado onde o coronelismo sempre foi tradição e até hoje em maior ou menor grau, que seja, ainda é uma prática política, sendo que nos últimos 30 anos ou foi governado pelo PMDB ou pelo PSDB. Então se você interpretrar este termo de acordo com todo o contexto histórico e ao pé da letra a campanha do PT nem de longe passou perto do coronelismo, apesar de ter beirado o ridículo em vários momentos.

makumbator
Moderador
# nov/14 · Editado por: makumbator
· votar


rcorts
Se a ideia tivesse sido comprada pela parte do eleitorado que supostamente votou na Dilma por medo de perder bolsa família, estes poderiam ter votado no Aécio.

Mas aí é aquela coisa óbvia: se o camarada votou pensando majoritariamente em um benefício social desses que receba, não faria muito sentido mudar e ir de Aécio, afinal com a Dilma a chance do programa continuar é maior do que com um cara do PSDB (mesmo com ele dizendo que não cortaria nada).

Dentro dessa ótica era mais seguro votar na Dilma que no Aécio. Afinal, mesmo se o candidato do PSDB quisesse fazer igual ao do PT qual a razão em trocar o certo pelo duvidoso?

O engraçado é que muitos eleitores de Aécio eram (e são) contra a bolsa família e afins (ou no mínimo contra o formato atual que o programa tomou), mas o próprio candidato assegurou que não cortaria o programa e ainda se comprometia a ampliar em outras áreas (como uma bolsa de estudo que há aqui em Minas). Obviamente ele sabe que só em pensar em cortar um programa desses um candidato já perderia muitos votos (como no fim perdeu, no nordeste)

cafe_com_leite
Veterano
# nov/14
· votar


makumbator

Acho que a grande diferença entre as propostas de continuação do PT e do PSDB é que o primeiro apenas quer manter o programa, enquanto que o segundo quer que o benficiado cresça economicamente a ponto de não precisar de tal benefício. Pelo menos foi o que o mano aécio disse nos debates.

A questão é: O beneficado quer não ser dependente do bolsa?

One More Red Nightmare
Veterano
# nov/14
· votar


http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,maioria-dos-ministros-do -tse-critica-psdb-e-deve-negar-pedido-de-auditoria,1586371

Esses ministros são tudo uns filho da puta. Antidemocrática é essa empáfia nojenta que esses caras usam pra tratar a matéria.

brunohardrocker
Veterano
# nov/14
· votar


O PT fez um trabalho de marketing no territorio inimigo, em Minas Gerais. E isso é coisa de nego esperto, no mínimo há 4 anos já vem fazendo um trabalho desse. Não só nas eleições.

Contratar o Joao Santana seria como fazer um wololo pra cima do Willian Walace. Mas pra quem já trabalhou pra Hugo Chavez e Maduro...

Conquistar 48,3 % dos votos validos ainda foi um grande mérito. Cuidasse dos votos em MG, teria levado.

Pedro_Borges
Veterano
# nov/14
· votar


brunohardrocker

Acho que o Aécio tinha quer ter escolhido um vice do nordeste.

Pedro_Borges
Veterano
# nov/14
· votar


Foi dada a largada no "fora Dilma". Participei da manifestação de hoje em Goiânia. É o começo, mas promete. Todas as pessoas nas ruas e nos apartamentos sinalizam em apoio. Sábado que vem, tem mais e vejo muita gente que não sabia e por isso não foi, agora estão dizendo que irão.

One More Red Nightmare
Veterano
# nov/14
· votar


Isso ai, fora Dilma!

One More Red Nightmare
Veterano
# nov/14
· votar


post dedicado ao usuário Bizet

Paul Young
Veterano
# nov/14
· votar


Esse é o bananão! Se num foi na eleição, vai na marra.

Pedro_Borges
Veterano
# nov/14
· votar


O movimento que nasce, tem diferenças em relação as manifestações de 2013, mas também vejo uma semelhança.

Aquele não tinha um objetivo declarado, entretanto, passou como uma mensagem da insatisfação do povo com a política e com os políticos de forma geral, isso foi interpretado por quem o observou. Não tinha lideranças.

Este, por sua vez, tem um objetivo específico, que é destituir Dilma da presidência, e leva-la a responder por seus crimes, juntamente com seu idealizador, Lula. Também vem muito bem organizado, pelo menos de início, pois já chega com lideranças e segue orientações de intelectuais, tais como Olavo de Carvalho, entre outros e também conta com o engajamento de artistas de renome nacional.

O ponto que vejo convergir é que, apesar de contar com lideranças na parte de organização, agendamentos, carro de som e puxadas de refrões que embalam todos em uma só voz, mantêm-se desapegados ou desvinculados a partidos políticos, embora é desejo de todos que Aécio, logo mais, assuma o papel de catalisador.

Paul Young
Veterano
# nov/14
· votar


Este, por sua vez, tem um objetivo específico, que é destituir Dilma da presidência, e leva-la a responder por seus crimes, juntamente com seu idealizador, Lula.

Por favor, o PSDB, junto com o PMDB possuem várias quadrilhas embutidas no próprio partido, tanto quanto o PT. O legislativo sempre manipulou o executivo na armação de esquemas de corrupção. FHC negociava com o congresso já preparado pra abrir as pernas, sem falar do grande Geraldo Brindeiro, o engavetador-geral da república.

O PT é q foi incompetente em dividir o PMDB, de não engavetar uma pá de investigações e acusações, pra não transparecer a fragilidade da integridade moral do nosso corpo político. Com isso, qualquer oposição ganha força.

O que eu me questiono é se o Yousseff já poderia estar morto se fosse na época do PSBD+PMDB (PC Farias).

Se tem uma coisa q a direita e nem a esquerda pode falar um do o outro é de corrupção e maniqueísmo, pq isso é ingenuidade ou calhordagem.

Snakepit
Veterano
# nov/14 · Editado por: Snakepit
· votar


Eu tenho uma leve impressão de que a Dilma esta prestes a perder o controle do Congresso.

Sei que tem muita "fazeção" dos deputados querendo mais dinheiro para votar de acordo com o Governo, mas to achando a situação muito pior do que era nos últimos anos.

Acho que tem muita gente do meio politico que realmente desacreditou e desistiu do modo PTista de governar, e estão dispostos a infernizar a vida do PT nesse 4o mantado.

Existem dados concretos que o PT perdeu a linha na economia tmb, isso vai pesar muito.

Veremos.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Mesa oval - Eleições e dabate: Cai, Dilminha, cai e leve o Lula e o PT consigo.