Uma ideia sobre o racismo.

Autor Mensagem
One More Red Nightmare
Veterano
# ago/14 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


Snakepit
Não sei se isso vai ser tão importante, a espn mostrou a filmagem da menina chamando o aranha de macaco, é só o tribunal solicitar as imagens.

-Dan
Veterano
# ago/14
· votar


Mas é importantíssimo que se faça a distinção entre uma ideia discriminatória com intenções perversas destarte e o racismo residual que subsiste numa cultura que, a despeito do seu passado, não mais permite segregações de nenhuma maneira.

Como fazer essa distinção?

-Dan
Veterano
# ago/14
· votar


Snakepit
Sobre o caso do jogo, não foi a torcida inteira, não foi um canto da torcida, mas sim daquela menina e de alguns torcedores que estavam no muro, haviam inclusive negros no muro. O que eles falavam não sei, mas no mínimo não se importaram com os insultos.

O arbitro não relatou e ao ficar sabendo pela imprensa fez um adendo dizendo que jogadores do santos reclamaram disso, mas que nem ele nem ninguém da arbitragem ouviram nada.


Bem irrelevante isso tudo.

Que a punição seja exemplar. Infelizmente, para muitos, punição ainda é a forma mais prática de educar. Para uma pessoa racista, nao me surpreenderá se for eficaz.

sallqantay
Veterano
# ago/14
· votar


-Dan

A distinção é caso a caso e depende do juiz.

putz, não elegemos nosso juízes, eles sao uma casta autoproclamada. Que lixo

Snakepit
Veterano
# ago/14 · Editado por: Snakepit
· votar


Amigos negros defendem jovem que ofendeu Aranha: "Ela não é racista"

Exatamente como foi discutido nos primeiros posts.

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/14
· votar


Ela é gente boa, vai em roda de samba com preto, gosta de preto, fica com preto.

Se eu fazer piada sobre aquele velho esteriótipo de loiras gostarem de negão, vou ser taxado de racista?
huahauahauhuahahuahua!

brunohardrocker
Veterano
# ago/14
· votar


Pelo visto a exaltação da guria causa mais comoção nacional que qualquer outro tipo de racismo mais violento.

sallqantay
Veterano
# ago/14
· votar


já que ninguém postou ainda:

eu comia a guria

Snakepit
Veterano
# ago/14 · Editado por: Snakepit
· votar


http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2011/07/d iego-mauricio-ouviu-ofensas-racistas-na-vila-me-chamaram-de-macaco.htm l

Excluir o Gremio da CB será a maior dor de cabeça que o STJD já inventou, pior do que os tapetões.

PguitarMaxx
Veterano
# ago/14
· votar


"A gente ve se uma pessoa é racista se na hora da raiva ela apela para a cor da pele"

Um amigo meu costuma dizer isso e eu acredito, viu

Snakepit
Veterano
# ago/14
· votar


PguitarMaxx
Vish, é a mesma coisa de dizer que vc só descobre as pessoas que voce odeia na hora da raiva.

Quem nunca xingou um amigo, parente, brigou com irmão que atire a primeira pedra...

PguitarMaxx
Veterano
# ago/14
· votar


Snakepit
Olha cara, eu sinceramente acho uma pena pelos Gresmistas de bem,

Mas ainda acho pouco.

Caso aconteça, que sirva de exemplo para TODOS os outros clubes e seus respectivos torcedores

PguitarMaxx
Veterano
# ago/14
· votar


Snakepit
É obvio que todos nós ja brigamso com amigos ou parentes e até o chingamos. Mas eu posso dizer com toda a certeza que eu nunca, de alguma forma, tentei insultar alguém com base em sua cor da pele. Eu acho isso uma idiotice de verdade e quem me conhece pode comprovar. Eu tenho um amigo que o apelido é Nego, mas é algo que ele não se importa, até gosta. Vem de familia e tals

Snakepit
Veterano
# ago/14 · Editado por: Snakepit
· votar


PguitarMaxx
Dai acho que mais varia do "escalão" da pessoa, no nível de baixaria que ele ta acostumado a falar, mas a intenção é ofender... Mas claro que cada um tem que ser responsabilizado, afinal ofensa é crime, mas não vejo ligação direta entre a injuria e o racismo. De cabeça quente falamos as maiores irresponsabilidades.

Mas essa é outra discussão já...

Mas ainda acho pouco.

Mas daí entra a questão se os clubes são responsáveis por problemas da sociedade. O futebol não é o fim, mas sim o meio. Na questão da violencia até podem imputar alguma culpa nos clubes pois alguns favorecem e financiam torcidas organizadas, e não tomam atitudes para prevenir as confusões.

Mas no caso de ofensas racistas a coisa muda, como o Gremio pode impedir, prevenir, ou simplesmente prever que essa torcedora ia falar merda dentro do estádio?

Sem falar que é um mero palavrão. É ofensa sim, mas ninguém matou ninguém, não atiraram uma pedra no Aranha, não tentaram bater nele, ninguem invadiu pra quebrar o cara. Acho que as cosas estão meio desproporcionais no Brasil. Espancar torcedor, matar dentro de estádio pode, não recolher impostos tmb, mas ofender alguém não, e com isso teremos a maior penalidade já vista da historia desportiva. Ou seja, o maior crime da historia do futebol.

makumbator
Moderador
# ago/14
· votar


Snakepit
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2011/07/ d iego-mauricio-ouviu-ofensas-racistas-na-vila-me-chamaram-de-macaco.htm l

Foi justamente esse caso que comentei na outra página do tópico, Lembro bem desse episódio, que ficou abafado pelo jogo magistral.

quaresma2
Veterano
# ago/14
· votar


Primeiro que o Grêmio não tem nada a ver com isso, os gaúchos tão pouco, não precisa ser uma maioria branca pra ser racista, aliás ouvi histórias que os negros e morenos fazem muito sucesso com as minas quando descem o país.

Aranha parece que escutou e se sentiu ofendido, ele que processe ela, ou quem mais for que ele tenha ouvido e tenha sido identificado, ponto final.

Outra coisa, só o link da matéria me irrita "amigos negros blablabla", nunca chamei ninguém de macaco ou sei la o que, eu que não sou racista, não essa menina ou quem mais que o tenha feito com a justificativa de estar no estádio, e ela não é uma criança para repetir um xingamento novo que tenha ouvido.

E é lógico que é diferente do que qualquer outro xingamento no estádio, justamente por ser racista, no estádio você xinga por ser do outro time, mas esse xingamento é muito mais pelo fato de ele ser negro a não ser que ela prove que chama negros e brancos de macaco.

'Se esta frágil e coitadinha menina que enfrenta agora uma sociedade opressora' não fosse racista, essa ofensa nunca nem teria passado pela cabeça dela. Ainda bem que vivo numa sociedade em que o babaca é repudiado, bom seria que todos fossem filmados.

Antoine Roquentin
Membro
# ago/14
· votar


ô galera que frito é esse meu deus

.

El_Cabong
Veterano
# set/14 · Editado por: El_Cabong
· votar


Eu acho muito estranho a atitude de algumas pessoas que são ofendidas.
Se no meio de uma briga alguém me xingar, mas depois do ocorrido vier e me pedir desculpas sinceras. dizendo que está envergonhado e arrependido, e o que foi falado foi num momento de explosão e sem pensar.

Eu aceitaria tranquilamente o pedido de desculpas.

Não entendo porque alguém não aceita pedido de desculpas, não perdoa, e quer processar.
_______________________________

Neste caso específico, eu nem sei se esta torcedora do Grêmio se retratou, etc... Só sei que gente que não tem nada haver com isso está até tentando apedrejar a casa desta torcedora. Coisa que o goleiro do Santos certamente jamais faria.
_______________________________

Ao invés de perdão. Uns querem processar, e outros querem até sangue !!
Que mundo sem virtudes esse !!

sallqantay
Veterano
# set/14
· votar


Só o sangue há de lavar essa terra impura

/jihadista

El_Cabong
Veterano
# set/14 · Editado por: El_Cabong
· votar


sallqantay
eu comia a guria

- Vem ordinária !
...
- Me xinga !

kkkkkkkkkk

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


me chama de macaco que eu te mostro a banana

PguitarMaxx
Veterano
# set/14 · Editado por: PguitarMaxx
· votar


Snakepit
Mas no caso de ofensas racistas a coisa muda, como o Gremio pode impedir, prevenir, ou simplesmente prever que essa torcedora ia falar merda dentro do estádio?

Então, cara, acho que o problema é que não foi só a aquela torcedora e nem foi a primeira vez que isso aconteceu em um jogo do Gremio, e provavelmente não será a ultima. Isso vai acontecer novamente, seja em um jogo do Corinthians, do Gremio ou do Barcelona, por isso acho que esse tipo de atitude deve ser punida com todo o rigor, para que sirva de exemplo. E repito, ainda acho pouco, não tenho pena dessa menina, fez merda, agora aguenta uai!

Snakepit
Veterano
# set/14 · Editado por: Snakepit
· votar


PguitarMaxx
Sim cara, e o que fazer?

O Gremio não é um fim, mas um meio.

O Gremio tenta, já fez diversas campanhas contra o racismo, é provavelmente o clube que mais fez no Brasil. Existe uma campanha chamada "Gremio azul preto e branco" desde 2005, constante, e sempre no telão!

Se o Gremio falhou, o Estado falhou. Falta educação, falta cultura, falta investimento. O Gremio NUNCA concordou com racismo. Pode ter sido omisso, mas nunca foi favorável.

O procurador na acusação usou cenas e outros jogos e inclusive falou do canto "Fernandão Morreu" do Grenal pra fazer a caveira da torcida do Gremio. Mas o que diabos isso tem a ver com racismo? Não que eu aprove cantar isso, mas são coisas desconexas.

Colocaram a culpa de todo racismo, de tudo que é problema, do Brasil inteiro, de diversos casos separados, tudo na mesma sacola, jogaram nas costas do Gremio e descem o sarrafo numa sentença sem precedentes!

Se querem achar um culpado pra descer o sarrafo que façam isso com quem praticou o crime, essa guria e mais aqueles dois ou tres!

De acordo com essa sentença, uma ofensa verbal foi o maior crime já cometido na história esportiva brasileira. Maior que os diversos homicídios e brigas que já ocorreram nos estádios. Se tivessem atirado a privada nele a sentença seria menor.

Esse foi o 3o caso de ofensas raciais feitas por torcedores julgado pelo STJD esse ano. Parana e Mogi Mirim receberam a pena de multa.

_Excelion
Veterano
# set/14
· votar


aranha troll do ano

Snakepit
Veterano
# set/14 · Editado por: Snakepit
· votar


A sentença foi tão absurda que condenaram também o juiz por não ter relatado o que não ouviu!

E o cara ainda é negro...

PguitarMaxx
Veterano
# set/14
· votar


Snakepit

O Gremio tenta, já fez diversas campanhas contra o racismo, é provavelmente o clube que mais fez no Brasil. Existe uma campanha chamada "Gremio azul preto e branco" desde 2005, constante, e sempre no telão!
Não sei com certeza, não acompanho estaticas, mas acredito que é um dos clubes brasileiros que torcida mais comete esse tipo de ato, não? Se não for, me desculpe. Mas se for, é o minimo que se espera do time e prova também que todos esses esforços não deram em nada já que voltou a acontecer, necessita uma reação mais drastica.


Se o Gremio falhou, o Estado falhou. Falta educação, falta cultura, falta investimento. O Gremio NUNCA concordou com racismo. Pode ter sido omisso, mas nunca foi favorável.

E por isso vamos deixar pra lá? Não concordo, deve ser punido com todo o rigor independente de quem seja. Acho uma pena para os gremistas de bem, mas se isso for servir de exemplo, tá valendo.



Se querem achar um culpado pra descer o sarrafo que façam isso com quem praticou o crime, essa guria e mais aqueles dois ou tres!

Não foram mais 2 ou 3, Talvez sejam apenas esses que foram pegos, mas todos sabemos que muito mais torcedores agem agiram e agem dessa forma. Se o problema fosse só esses..

.
De acordo com essa sentença, uma ofensa verbal foi o maior crime já cometido na história esportiva brasileira. Maior que os diversos homicídios e brigas que já ocorreram nos estádios. Se tivessem atirado a privada nele a sentença seria menor.

Que as leis daqui são falhas todos nos sabemos, mas não podemos compensar um erro com outro.

Do meu ponto de vista, não acho excessiva essa punição, e sim severa, se fosse com o meu time aceitaria tranquilo. Uma pena pro pessoal que é inocente, mas a vezes é necessario

Não tenho nada contra o Gremio além da rivalidade natural, todos meus amigos Gremistas não agem dessa forma e todos também ficaram dingnados com essa punição, é natural.

Abç

Snakepit
Veterano
# set/14
· votar


PguitarMaxx
Casos exatamente iguais a esse passaram em branco pelo STJD. Agora pegaram o do Gremio e resolveram fazer de exemplo. Isso não é justiça.

Proporcionalidade é justiça. Faltou bom senso, faltou equilibrio.

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2014/03/aro uca-e-chamado-de-macaco-apos-goleada-do-santos-bom-nem-ouvir.html

O Mogi Mirim foi condenado a MULTA por esse caso.

Do meu ponto de vista, não acho excessiva essa punição, e sim severa, se fosse com o meu time aceitaria tranquilo. Uma pena pro pessoal que é inocente, mas a vezes é necessario

Enfim, matar, brigar, fazer tudo que é merda ta na boa, mas uma mera ofensa é o maior crime imaginável, o crime mais hediondo. Perderam completamente a noção e entraram na onda da mídia, que fez o escambau com um caso de agressão verbal. O principio da razoabildiade e proporcionalidade foram jogados no lixo, a balança saiu completamente do lugar com uma sentença dessas.

Quero ver manter essa jurisprdencia.

Os árbitros vão botar até suspiro nas sumulas, pois esse arbitro foi suspenso por 45 dias por não relatar o que não ouviu. Sim, ele repetiu veementemente que não ouviu nada, nem ele nem os bandeirinhas.

makumbator
Moderador
# set/14 · Editado por: makumbator
· votar


Snakepit
Os árbitros vão botar até suspiro nas sumulas, pois esse arbitro foi suspenso por 45 dias por não relatar o que não ouviu.

O problema não foi ele relatar o que não ouviu, e sim não relatar que o Aranha o comunicou sobre as ofensas. Por isso ele foi punido. Corretamente a meu ver. Não era para ele escrever na súmula que ouviu (sem ter ouvido), mas não podia omitir o fato da acusação grave do goleiro.

Bastava escrever que o goleiro o comunicou sobre sofrer ofensas raciais de parte da torcida do Grêmio e então anotar também que nem ele ou os demais membros da arbitragem ouviram os gritos ofensivos. Aí estaria 100%.


Casos exatamente iguais a esse passaram em branco pelo STJD. Agora pegaram o do Gremio e resolveram fazer de exemplo. Isso não é justiça.

Proporcionalidade é justiça. Faltou bom senso, faltou equilibrio.


Eu achei a pena dura demais (apesar de possível na legislação), mas contesto a questão de casos iguais. No fundo não existe isso. cada caso é um caso, com suas filigramas e repercussões particulares. A jurisprudência é um balizador e não uma camisa de força absoluta.

Eu diria que há casos muito parecidos.

Mas compreendo sua revolta. Eu apoiaria a exclusão se os cantos racistas viessem da maioria do estádio (e principalmente se eles continuassem a gritar mesmo após o árbitro paralizar o jogo e mandar o sistema de som avisar a torcida sobre as consequências). Aí seria um cenário bem mais grave, e em que caberia a exclusão sem muita celeuma.

El_Cabong
Veterano
# set/14 · Editado por: El_Cabong
· votar


Eu sou colorado, e até poderia estar festejando a retirada do Grêmio da competição, ...

Mas na minha opinião isso foi injusto! A culpa não é do Grêmio, a culpa é dos torcedores !!

Pune quem foi identificado. Pune a torcida organizada que gritou as frases racistas, e só.

PguitarMaxx
Veterano
# set/14
· votar


Snakepit
Cara eu não tiro sua razão, de jeito nenhum. Também entendo sua indgnação, mas é necessario uma medida drastica.


Quando o garoto Kevin morreu vitima do sinalizador nos estadio BOLIVIANO eu fui a favor da eliminação do Corinthians da competição e estamos falando de uma libertadores, e mesmo que tivesse sido, eu acho que seria pouco. E ali foi um caso em que o Sport Club Corinthians realmente não tinha culpa, o estadio não era dele, e a policia local cometeu o erro ao permitir aquele criminoso de entrar com o sinalizador no estadio. Não acho que que as ofensas cometidas pelos torcedores sejam mais graves do que todos os crimes cometidos em estadios e tudo mais, mas isso não justifica deixar pra lá. Não é por que erram tanto em julgar outros crimes que devemos aliviar esse, pelo menos eu penso dessa forma. Não foi uma mera ofensa, foi racismo. Além do mais, a punição está dentro "da lei"


E o arbitro foi suspenso por 90 dias, cara


makumbator
Também achei a pena dura, cheiguei a me assustar, mas não acho excessiva, ao contrario acho que foi bem aplicada

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uma ideia sobre o racismo.