Uma ideia sobre o racismo.

Autor Mensagem
One More Red Nightmare
Veterano
# ago/14


Há duas possibilidades de reagirmos a um ato racista (sejamos a vítima ou testemunha): Ou nos irritamos e clamamos por justiça, ou nos calamos e assentimos, como que tolerando o "racismo velado" que todos conhecemos, ou algum meio termo.

Olhando pra esse caso do jogo do Grêmio agora, fiquei numa posição inquietantemente contraditória: de uma lado, há o desejo de uma sociedade que expurgue de uma vez por todas esses fantasmas que nos assombram desde sempre, de outro, o temor de delegar ao Estado a função de nos dizer o que é um comportamento ético e saudável e o que deve ser repreendido, e a consciência de que podemos estar mais a serviço de alguma agenda sectarista revanchista do que qualquer outra coisa.

Quem é do sul sabe como o racismo é presente na cultura diária, seja numa piada contada em algum boteco, seja assistindo algum jogo de futebol entre amigos. Mas é importantíssimo que se faça a distinção entre uma ideia discriminatória com intenções perversas destarte e o racismo residual que subsiste numa cultura que, a despeito do seu passado, não mais permite segregações de nenhuma maneira.O primeiro serve a um propósito deletério qualquer, o segundo não passa de tolice, inconsequência. Creio piamente que a menina que chamou o Aranha de macaco não acredita que negros sejam seres inferiores que merecem viver em condição pior aos brancos. É aquilo que conscientemente repudiamos, internamente consentimos e inocentemente endossamos.

É claro, não será nessa distinção simplória que os racistas encontrarão sua defesa, é importante que prestemos conta aos injuriados e que expurguemos as ideias canalhas. Mas sei la, é tudo muito tênue e toda tentativa de implantar uma diretriz única, parece-me, esbarra em inverdades.

makumbator
Moderador
# ago/14 · Editado por: makumbator
· votar


One More Red Nightmare
Creio piamente que a menina que chamou o Aranha de macaco não acredita que negros sejam seres inferiores que merecem viver em condição pior aos brancos

Não tenho tanta certeza disso. Conheci pessoalmente gente que acredita realmente nisso, e nem tentam esconder muito (o que alguns enxergam até como mais "honesto" do que o racismo velado ou "envergonhando").

Mas obviamente é bem possível que dentro do estádio, no meio do incentivo da turba, e com os freios morais afrouxados a moça grite isso sem o menor pudor sem ser necessariamente uma pessoa racista. Mas é difícil dizer com absoluta certeza.

de uma lado, há o desejo de uma sociedade que expurgue de uma vez por todas esses fantasmas que nos assombram desde sempre, de outro, o temor de delegar ao Estado a função de nos dizer o que é um comportamento ético e saudável

É, tenho a mesma dúvida em uma série de questões. É difícil balancear.

Pedro_Borges
Veterano
# ago/14
· votar


One More Red Nightmare

Olhando o seu texto vejo uma grandeza incomensurável basilar de caráter e não tão menos grandiosa é a clareza e a objetividade da forma de expressão. Parece que te vejo agora em dois mundos. Outrora usara um termo elementar a me adjetivar de imbecil. Isso mesmo. Mas fico com a altivez deste momento a despeito daquele.

Quanto a essas manifestações racistas que ocorrem com frequência nos estádios de futebol em todo mundo, apesar de meu repúdio a qualquer forma desse tipo manifestação, penso que há de se considerar duas circunstâncias, a meu ver ambas apassivadoras.
A primeira delas é que, se observarmos o comportamento do ser humano em grupos veremos que este se desfaz de muitos de seus princípios aos quais se apega enquanto indivíduo. A possibilidade da famosa prática de "dá o tapa e esconder a unha" é tentadora. Poder soquear um desafeto e se misturar à multidão ou mesmo invocar a força do grupo em sua defesa, confere um grau de conforto que anestesia boa parte das faculdades cognitivas.

Somando-se a primeira e como segunda circunstância há o fato do diminuto tempo e oportunidade e também os baixos decibéis que cada pessoa da multidão dispõe para estabelecer um diálogo com seu interlocutor (no caso, o ofendido).

Uma pessoa numa torcida não conseguirá dizer, por exemplo, ao juiz que "o senhor errou na marcação daquela infração ou ao não marcar... etc." No trânsito, também, apesar de não se comportar no conceito de multidão, mas a velocidade com que um carro se distancia do outro, somando se ao fato de que para ambos condutores retornarem ao mesmo local, demandaria muitas voltas até encontrar os respectivos retornos. Isso faz com que esse propenso diálogo se resuma apenas a "FDP você me fechou.....". O outro, também seguro de que não será alcançado pelo seu contenta dor, solta outra pérola: "FDP é você, seu vagabundo."

Portanto, no caso do futebol, o que o torcedor de fato deseja é fragilizar emocionalmente seu oponente e estando ancorado pelo grupo, então não hesita.

Snakepit
Veterano
# ago/14 · Editado por: Snakepit
· votar


One More Red Nightmare
Quem é do sul sabe como o racismo é presente na cultura diária

Fale por voce meu caro Nightmare. Racismo não é algo intrínseco na sociedade gaúcha.

É preciso que haja uma distinção entre racismo é injuria racial. Injuria é o que foi feito hoje. Não duvido que aquela menina não era racista, assim como os outros também não devem ser homofobicos por chamarem ele o jogo inteiro de veado, e muito menos que todos acreditem que a senhora mãe do Aranha seja de fato uma put*, apesar de isso sim ter sido cantado por milhares e não por meia duzia.

Isso que estamos falando do Aranha, e não do senhor juiz que de fato é um fanfarrão filho de uma... égua.

A intenção é meramente ofender sem pé nem cabeça, seja qual for a qualidade ou característica da pessoa e usa-la de modo a ofende-la. Baixo, gordo, negro, argentino, gaucho, nordestino, brasileiro, cone, homosexual, baladeiro, ladrão, careca, cachaceiro, judeu, evangélico, católico, e por aí vai, e nos estádios e com o sentimento coletivo afloram os mais pesados palavrões. Modernizando, é bullying coletivo.

Nesse caso, nem tão coletivo assim, pois não foi um canto da torcida, mas sim uma ofensa praticada diretamente por aquela torcedora e mais uns 3 ou 4 que estavam no muro. Tal fato que resultou em brigas na torcida e vaia estrondosa do resto do estádio.

Tem algo mais inacreditável do que essa menina estar cercada de torcedores negros, que não apenas não fizeram nada, mas que juntos xingaram o cara?

Porém não defendo ela, até pq injuria é crime e espero que role aquele processo criminal. De tudo que esta acontecendo com ela, vai ser o de menos. O "linchamento virtual" é inacreditável, comentários, ameaças e insultos no mínimo do mesmo nível do que foi proferido por ela, seja contra gauchos, brancos, sulistas, gremistas, generalização absurdas que me levam a crer que essa repercussão pode até ser negativa para a sociedade, algo já defendido por muitos jornalistas. A repercussão dessa ofensa é maior que quando assassinaram um torcedor atirando um vaso sanitário em sua cabeça em Recife...

makumbator
Moderador
# ago/14 · Editado por: makumbator
· votar


Snakepit
É preciso que haja uma distinção entre racismo é injuria racial. Injuria é o que foi feito hoje.

Sim, apesar que essa é a noção legal dos termos. O racismo obviamente não precisa ser visto unicamente pela ótica jurídica. Então, em termos legais o que houve foi injúria racial (na legislação brasileira), mas em uma concepção mais ampla pode-se chamar e discutir esse tipo de caso dentro do racismo.

Isso que estamos falando do Aranha, e não do senhor juiz que de fato é um fanfarrão filho de uma... égua.

Hashshsah!


O "linchamento virtual" é inacreditável, comentários, ameaças e insultos no mínimo do mesmo nível do que foi proferido por ela

Ah, mas isso era esperado. Quando vi essa notícia (não assisti ao jogo) imaginei que estivessem caçando a identidade da moça e que ela sofreria todo tipo de ofensa.

Lembrei de um caso recente envolvendo o Santos:

Naquele jogo histórico do Flamengo contra o Santos na Vila Belmiro(os 5 X 4 do Ronaldinho gaúcho) aconteceu algo um pouco parecido, mas que não teve nem um décimo da repercussão.

Um jogador (negro) do Flamengo (não lembro quem era) estava fazendo aquecimento, e alguns torcedores do Santos (naquelas cabines sociais com vidro mais ao nível do gramado) fizeram esse mesmo tipo de ofensa racial diretamente ao jogador. Ele reclamou com o quarto árbitro e com a imprensa. Mas o jogo foi tão cabuloso que isso foi totalmente "esquecido".

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/14
· votar


Há duas possibilidades de reagirmos a um ato racista (sejamos a vítima ou testemunha): Ou nos irritamos e clamamos por justiça, ou nos calamos e assentimos, como que tolerando o "racismo velado" que todos conhecemos, ou algum meio termo.

Ou a gente pode se unir a zoeira e ir pra cadeia também.

sallqantay
Veterano
# ago/14
· votar


recomendo a postura do Morgan Freeman: nao se fala de racismo

One More Red Nightmare
Veterano
# ago/14
· votar


Snakepit
Não que seja algo intrínseco, afinal a sociedade é um organismo vivo que, com algum esforço, consegue desatar os mesmos laços que se amarrara no passado. Eu sou do interior (caxias), origem italiana e tal, tu pega o pessoal mais antigo, é impossível negar o alto teor racista nas conversas e ideias.

É obvio que é impossível dizer quais eram tolos e quais eram mal intencionados, mas eu tenho pra mim que, mesmo aqueles que de fato digam "eu não gosto de negros" (como eu conheço) o dizem por tolice; digo, não teriam capacidade para articularem-se em alguma militância racista, ou numa seita new age da KKK. Não acho que o racismo residual tenha força.
Mas também não discordo da ideia de punição, só não sei qual o limite de tudo isso.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/14
· votar


l a sociedade é um organismo vivo que, com algum esforço, consegue desatar os mesmos laços que se amarrara no passado

Chega de OT pra sempre.

brunohardrocker
Veterano
# ago/14 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Diante dos fatos (10 racistas fazem mais barulho que 90 que vão se solidarizar com a vitima) os discursistas deveriam arrancar de seu vocabulário a "sociedade" e dirigir suas palavras a coisas mais pontuais e objetivas. Discursistas de qualquer espécie, desde a feminista que culpa a sociedade pela mulher estuprada, depois conta com a complacencia de todos os setores da mesma sociedade contra o estuprador.

A tal "sociedade" parece ser bem mais objetiva que aqueles que dão chute no vento a criticando.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# ago/14
· votar


Não sei se eu vou acrescentar algo útil ao tópico, mas esses dias atrás, uma mulher brigou com o pai do meu amigo por uma vaga no estacionamento e chamou-o de "preto viado". Se lascou, tinha um cara filmando na hora.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: Thiago Livgren que toca mais ou menos
· votar


Deep Purple.

brunohardrocker
Veterano
# ago/14
· votar


Então quer dizer que os jornais estão estampando o rosto de uma torcedora gremista que mandou insultos racistas ao goleiro?

Aí o exame de vespa dos conscientes sociais metralharam seus perfis em redes sociais chamando-a de v4dia e falando que 'sulista é racista'?

Ta serto.

One More Red Nightmare
Veterano
# ago/14
· votar


A única solução satisfatória é o STJD punir o Grêmio com perda do mando de campo.
Você pode argumentar que a torcida independe do clube e este não deve ser responsabilizado.
Primeiro, com uma inclinação totalmente pragmática, o desejo é acabar com esse tipo de manifestação. Como o STJD é o orgão máximo dentro do futebol, é mister que ele se pronuncie, a despeito da justiça comum ir atrás dos criminosos. E sendo necessária essa manifestação, nada como lembrar aos torcedores que eles representam o clube quando dentro do estádio, e punir os torcedores com a perda do mando, algo que teoricamente prejudica o time e pune aqueles que torcem por ele. E mesmo que você discorde que a torcida representa o clube, eu acho que mesmo assim deve-se punir com mandos; que os advogados inventem desculpas, que façam o que for, é preciso que a própria torcida em eventuais ocorrências futuras policie a si mesma, que atue como frio às manifestações racistas (e, para isso, nada como a associação da punição em casos passados).

A justiça comum também deve se pronunciar. Mas dado o caráter moroso dos processos, a manifestação do STJD é mais necessária por ser mais próximo ao futebol e surtir efeito mais rápido.

ACIDO LISERGICO
Veterano
# ago/14
· votar


One More Red Nightmare
Ta treinando as dissertações pro enem?

sallqantay
Veterano
# ago/14
· votar


Jones para o STF

One More Red Nightmare
Veterano
# ago/14
· votar


Perdoem-me, acordei mais prolixo e verboso do que o normal

brunohardrocker
Veterano
# ago/14
· votar


Ainda bem que temos o STJD para dizer ao Gremio para que diga a sua torcida que é errado ser racista.

_Excelion
Veterano
# ago/14
· votar


Quando eu for presidente, Jones estará no STF. Sozinho.

brunohardrocker
Veterano
# ago/14
· votar


com uma inclinação totalmente maquiavélica*

One More Red Nightmare
Veterano
# ago/14
· votar


brunohardrocker
Você acha que a justiça não deve intervir?

brunohardrocker
Veterano
# ago/14
· votar


One More Red Nightmare

Sim, deve. Identificando os racistas e punindo-os.

Assim como caçar o enxame de vespa que invadiu os perfis da menina insultando-a e responsabilizando a imprensa por essa irresponsabilidade.

sallqantay
Veterano
# ago/14
· votar


Poderia aproveitar e criminalizar o futebol, instituindo o ciclismo e a pelota basca como esportes nacionais

One More Red Nightmare
Veterano
# ago/14
· votar


pelota basca
teru cripto-fag

brunohardrocker
Veterano
# ago/14
· votar


Não existe racismo velado. Existe o crime de racismo. E pra ser crime, precisa ser declarado. Ninguém pode ser acusado de uma mera “impressão” por que o “discurso da classe incorporou o ódio racial”. Isso é difuso. E a vagueza desse tipo de acusação nunca resolverá de fato o problema. Ou você desclassifica alguém pela cor de sua pele ou não. Ter impressões difusas não passa de ressentimento, um sentimento igualmente difuso. O ato público de desclassificar uma pessoa específica por ser negra, branca, amarela, parda, vermelha consiste em racismo. Não existe “a torcida do Grêmio é racista”, “povo é racista”, “há racismo no futebol”, o “brasileiro é racista”. Há pessoas singulares responsáveis por praticaram atos de discriminação racial. E, por isso, são criminosas. A única campanha efetiva contra pessoas racistas é botá-las na cadeia. Criminoso tem de pagar pelo crime que cometeu e não simplesmente “tomar consciência de que ofendeu alguém”. Racismo é crime previsto na Constituição. E diz respeito aos Direitos e Garantias Fundamentais: “a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei”. A maluca que aparece chamando o goleiro de “macaco” não representa uma cultura racista incorporada e cristalizada, pelo contrário, ela representam ela mesma, e é só ela deverá pagar pelo que fez. Não existe culpa coletiva, pois se todos são racista, então ninguém é racista. (Francisco Razzo)

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/14
· votar


Olhando o seu texto vejo uma grandeza incomensurável basilar de caráter e não tão menos grandiosa é a clareza e a objetividade da forma de expressão.

Adeus mundo.

landlord
Veterano
# ago/14
· votar


o temor de delegar ao Estado a função de nos dizer o que é um comportamento ético e saudável e o que deve ser repreendido

Nossa, parem de viajar...
Estado é reflexo de uma sociedade que não é homogenia, porém diante dos representantes é entendido que racismo é errado.
Se o estado fosse bom mesmo, mandava nessa maioria da população xucra e atrasada.

Agora concordo que injuria é uma coisa e preconceito é outro, no caso da mina é a primeira opção.

Bizet
Veterano
# ago/14 · Editado por: Bizet
· votar


Esse coroa sofre de algum distúrbio, só pode.

One More Red Nightmare
Veterano
# ago/14
· votar


itt:reklq

Snakepit
Veterano
# ago/14 · Editado por: Snakepit
· votar


Sobre o caso do jogo, não foi a torcida inteira, não foi um canto da torcida, mas sim daquela menina e de alguns torcedores que estavam no muro, haviam inclusive negros no muro. O que eles falavam não sei, mas no mínimo não se importaram com os insultos.

O arbitro não relatou e ao ficar sabendo pela imprensa fez um adendo dizendo que jogadores do santos reclamaram disso, mas que nem ele nem ninguém da arbitragem ouviram nada.

http://espn.uol.com.br/noticia/436163_procuradoria-confirma-que-vai-de nunciar-gremio-ao-stjd-por-racismo-de-torcedores

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uma ideia sobre o racismo.