Central dos Concurseiros do OT (CCOT)

Autor Mensagem
dibass
Veterano
# mai/14


Pois é, há um tempo entrei nesta vida de concurseiro. Já fiz alguns concursos (sem muito sucesso) e pretendo fazer outros (com muito sucesso)..

Vamos reunir aqui dicas, conselhos, sugestões, gabaritos, e apostilas (free, por que não pode ir contra direitos autorais hue)..

Enfim... alguém mais aí está nessa lida? Compartilhem suas experiências..

GuitarHouse
Veterano
# mai/14
· votar


Qual concurso?

PGilbert
Veterano
# mai/14
· votar


Mister Universo

dibass
Veterano
# mai/14 · Editado por: dibass
· votar


:)

mvrasseli
Veterano
# mai/14 · Editado por: mvrasseli
· votar


dibass
Boa sorte aí irmãozinho, o importante é continuar tentando. E estudando com disciplina e o mais importante, levar mais de uma caneta no dia da prova, sempre acaba a tinta e o fiscal já perdeu o fim de semana pra ficar ali aplicando prova, então se você falar com ele que sua caneta acabou é capaz dele te dar uma voadora. Outra coisa é ir tentando fazer uns concursos mais fáceis pra ir testando sua capacidade.

amador_ssa
Veterano
# mai/14 · Editado por: amador_ssa
· votar


1 Salve aos manos que tentam um lugar ao Sol na Adm. Pub. de forma honesta!

ompartilhem suas experiências..

Se eu for contar minhas experiências.... Não vai caber nesse tópico. Não cabe na minha memória.

dibass

Perfil - Vc tem perfil pra estudar horas, ser reprovado, decepcionado, e voltar a estudar horas? Esse não é o perfil de 90% dos inscritos.

Nível de escolaridade. Se não tiver Nível Superior, escolha um curso e uma faculdade. As vezes é mais fácil passar em concurso de Nível Superior do que de Nível Médio. A concorrencia Nivel Medio é imensa e mais preparada que a de Nível Superior, tratando-se de área administrativa. Fiz um concurso recente pro IF, fiquei entre os 20º pra Assistente Adm mas pra Nível superior fiquei entre os 5º, com 2 pontos a menos. Mas os cargos "piores" tb são menos concorridos intelectualmente falando.

Preparo físico Vc tem q ter durmido bem antes e não comer porcaria pra não ter uma caganeira. Já encontrei banheiro imundo, com tanta bosta q nem aparecia a água na latrina. Já encontrei tb banheiro sem papel, sem porta. Cague em casa antes da prova rs Vc tb tem q ta preparado pra ficar horas sentado, respondendo uma prova chata, torto na cadeira... Alguns fazem d qlqr jeito e saem assim q podem pra se livrar.

Kit concurseiro - Composto basicamente por Documento de Identificação Original com foto, Caneta Preta de material transparente, que preste para marcar e para escrever), água mineral, algo para comer.

Preparo Intelectual - Vc deve estudar antes do edital sair. É possivel passar estudando depois, mas não provável. Matérias que estão presentes em todos são Português, Informática, Raciocínio Lógico para os municipais e além delas, Direito Adm e Direito Constitucional para os Federais estatutários. Lembre que os Estaduais possuem Constituição e Leis diferentes das Federais. A maioria das Leis vc acha na net.

Escolha da área - Vc pode escolher por área de sua formação, de formação geral como Policial, Segurança, Bancária, TRT's, TRE's, enfim... Foque numa área mas não esqueça que outras áreas podem servir a depender de sua preparação intelectual. Não aconselho apostar em um órgão unicamente, a não ser que seja com um número expressivo de vagas como PM, Guarda Municipal...

Material de Estudo - Não tem jeito. O concurseiro uma hora vai ter que comprar alguma apostila e/ ou livro. Pode dar a sorte de estudar pela net de graça, sem muita fidedignidade, e tb por apostilas que não valem nem 1 real. Geralmente as mais caras são as melhores. Costumo dzr que não existe melhor que a Vestcon, que já foi boa, e hj tá mais ou menos. A depender do autor que elabora. Cursos preparatórios são caros. Fiz um que não valeu a pena. Existem os EAD's tb.

Escolha da UF da vaga: Em concursos Federais, se estiver disposto a morar em outro Estado, observe a concorrência. Te asseguro que a Bahia é o local mais concorrido, pois a grande maioria das seleções Estaduais são pra temporários. Só a PM, o MPE e raras exceções fzm pra efetivos. A Prefeitura faz tempo que não faz, ta meio quebrada. Então a Bahia é muito disputado. Só perdeu pra Pernambuco na PF- Adm. mas já recuperou o 1º lugar em maior candidatos e maior concorrência/vaga agora na PRF-Adm. É só pesquisar.

No mais, é isso. Lembre-se que uma questão pode fazer toda a diferença. Concursos federais só aprovam quem tiver no dobro das vagas. Para menos vagas eles aprovam mais, tipo 1 vaga 5 aprovados, etc. Quem tiver fora é eliminado. Fiz 1 concurso federal pra 2 vagas. Fiquei em 17º, logo eliminado. Se eu acertasse mais 2 questões específicas estaria na 2º colocação, dentro do cadastro e dentro da vaga.

Sangue nos zói

GuitarHouse
Veterano
# mai/14
· votar


dibass
Estou na prova oral para Procurador do Estado.

Tensão total e estudos frenéticos. Quando acabar a maratona, mês que vem, conto minha rotina e algumas dicas.

Gansinho
Veterano
# mai/14
· votar


GuitarHouse
Estou na prova oral para Procurador do Estado.

Porra! Boa sorte aí, cara! Tomara que você passe.

amador_ssa
Veterano
# mai/14
· votar


GuitarHouse

Estou na prova oral para Procurador do Estado.

Issaê, parabéns mermão!

Aproveitando a presença de um Intelecto Homem da Lei no OT, me tire uma dúvida cara.

Servidor Público pode advogar? Sei que não pode contra a Fazenda Pública nem contra o Órgão que o remunere, algo desse tipo, mas tirando essas exceções, servidor público pode advogar? Ouvi dizer que não pode tirar OAB, então só os que se registraram antes do provimento poderá advogar com essas duas exceções?

Vlw

_Excelion
Veterano
# mai/14
· votar


Nada como engrossar as fileiras da âncora econômica do brazil

_Excelion
Veterano
# mai/14
· votar


Sério, a carreira na iniciativa privada é mais desafiadora, melhor remunerada, com mais possibilidades de ascensão e é mais produtiva.

Concurso é pra estagnar na vida.


Ps: meus rants são inválidos para a galera do direito, ignorem.

Pilatos Impertinente Senhor do Mundo
Membro Novato
# mai/14
· votar


dibass
Ignorando o mimimi daqueles desprezam o serviço público, os concursandos, os concursos, bla bla bla etc...

Cara, se você quer concurso, foca com tudo. Duas dicas iniciais eu te dou: escolha uma área (se é área jurídica, faça só os da área jurídica; se for área fiscal, faça só área fiscal; ou tente, no mínimo, concursos com o conteúdo em comum); questões (treine muitas questões).

amador_ssa

Eu sei que a pergunta foi feita a outro, mas posso responder?

http://www.voupassartambem.com/2012/05/etica-incompatibilidades-e-impe dimentos.html

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/14
· votar


Dou meu apoio aos concurseiros, desde que admitam pra si mesmos e pro mundo exterior que querem ganhar mais do que merecem e trabalhar pouco, e não ficar com esse mimimi de "quero servir o país", "trabalhar a sério", "fazer a diferença", "ser a exceção".

Pilatos Impertinente Senhor do Mundo
Membro Novato
# mai/14
· votar


Neguinho vai na prefeitura da cidade pagar o iptu e vê um monte de servidor público morto de preguiça; daí, de forma genérica, mete o pau em todo os setores do serviço público.

landlord
Veterano
# mai/14
· votar


Neguinho tem a cara de pau de se achar salvador da pátria, enquanto faz prova para qualquer função que pague 2x o que recebe hoje.

Pilatos Impertinente Senhor do Mundo
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: Pilatos Impertinente Senhor do Mundo
· votar


Neguinho filosófico hipócrita mete o pau porque não tem a moral de assumir que também gostaria de uma tetinha no serviço público....

st.efferding
Membro
# mai/14
· votar


Joguinho do neguinho?

landlord
Veterano
# mai/14
· votar


Neguinho admite que gostaria, porém não tem moral para assumir tal tetinha.

Xeper
Veterano
# mai/14
· votar


mete o pau porque não tem a moral de assumir que também gostaria de um tetinha no serviço público....

Agora vai!

landlord
Veterano
# mai/14
· votar


st.efferding

Estragou...

Pilatos Impertinente Senhor do Mundo
Membro Novato
# mai/14
· votar


st.efferding

era só continuar

GuitarHouse
Veterano
# mai/14 · Editado por: GuitarHouse
· votar


amador_ssa
Servidor Público pode advogar? Sei que não pode contra a Fazenda Pública nem contra o Órgão que o remunere, algo desse tipo, mas tirando essas exceções, servidor público pode advogar? Ouvi dizer que não pode tirar OAB, então só os que se registraram antes do provimento poderá advogar com essas duas exceções?

O Pilatos Impertinente Senhor do Mundo já respondeu. Mesmo os que tenham OAB, terão de suspender a inscrição para atuar no serviço público. Esse é o entendimento que prevalece.

Poréeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem. O ESTATUTO DA OAB deixa brechas, e conheço muita gente que defende que pode, sim, advogar, de acordo com o art. 30 etc, quando não for dedicação exclusiva. Eu nunca parei para pensar e analisar isso direito....

Mas tem outro viés: a própria lei da carreira (estatuto), em regra veda a advocacia também..

Só o PROCURADOR DO ESTADO (ou o Federal, ou Município) pode advogar e ter OAB tranquilamente, quando a lei local do ente público permitir, sempre excepcionando advogar contra o próprio ente. Exatamente por isso escolhi a carreira rs. Mas, atualmente, a carreira de procurador federal (ou tb de AGU) impede a advocacia externa.

Pilatos Impertinente Senhor do Mundo
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: Pilatos Impertinente Senhor do Mundo
· votar


GuitarHouse

está na oral de qual estado?

Pilatos Impertinente Senhor do Mundo
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: Pilatos Impertinente Senhor do Mundo
· votar


GuitarHouse, só uma correção. Li em sua resposta que o procurador federal pode advogar. Porém, por conta da lei 10480/02, eles ficam impedidos de praticar a advocacia particular, exatamente por serem da estrutura da AGU. Assim, pela lei complementar 73/93, no artigo 28, I, fica reforçada a proibição.

Art. 9o É criada a Procuradoria-Geral Federal, à qual fica assegurada autonomia administrativa e financeira, vinculada à Advocacia-Geral da União.

Art. 28. Além das proibições decorrentes do exercício de cargo público, aos membros efetivos da Advocacia-Geral da União é vedado:
I - exercer advocacia fora das atribuições institucionais;

Porém.... É possível a advocacia em causa própria e pro bono (ON 27/09 AGU)

Abraço.

GuitarHouse
Veterano
# mai/14
· votar


Pilatos Impertinente Senhor do Mundo
Na última linha do meu post eu tinha posto que não pode por causa da vedação existente. Em regra, poderia.

amador_ssa
Veterano
# mai/14
· votar


Nada como engrossar as fileiras da âncora econômica do brazil

_Excelion, vc está se referindo aos políticos que ganham só no contra cheque mais de R$ 20.000,00 de salário, fora os auxílios paletós, transporte, etc e que mesmo assim se envolvem com corrupção e desvio de dinheiro público? Ta falando dos políticos que aumentam e aprovam os próprios salários e a quantidade de eleitos? Ta falando dos Conselhos que os Ministros de Estado participam e ganham muito mais $$$$ concentrando muito dinheiro na mão de poucos e R$ 724 na mão do povo? Ou ta falando do guerreiro qualificado que rala de estudar pra ganhar 10x menos que um Deputado?

Black Fire

Vc errou na classificação. Alguns concurseiros querem de fato "trabalhar certo, fazer a diferença, ser a exceção", porém tal discurso é típico dos Agentes Políticos que tentaram um (re) ingresso como objeto de eleição. Seja a de Presidente, seja a de Diretor de Escola, etc. Só quem fala isso é candidato, a qualquer coisa. Promete que só... Concurseiro não precisa prometer. Chega lá faz e pronto. Falo por mim. Quero ganhar mais. Não mais do que mereço, mas o que dê para SOBREVIVER com DIGNIDADE. Não tenho luxos. Quero trabalhar menos,obvio, quem não quer? Por isso eu observo a carga horária e me dou ao luxo de não me inscrever para cargos de 44h semanais e observo os que são de 30h e 40h semanais.

landlord

Cara, vc nunca vai entender o que é ser concurseiro. Ninguém é salvador da pátria não. Somos lutadores pela sobrevivência. Se vc é sustentado pela família, ótimo, mas não sente na pele oq digo. E outra. Tem gente que sonha com uma carreira, seja na vida pública ou na privada. Um cara que sonha em ser guitarrista é mais digno de um que sonha em ser Policial? Por que o cara que sonha em ser Médico da área pública é pior do que os da área privada, que no geral ganham mais? Vc precisa amadurecer seus conceitos.

Acho engraçado quem critica os concurseiros que concorrem com mais de 20.000 pessoas pra ganhar R$2.000 e acha ótimo sustentar político que ganha R$20.000, 10x mais, e se aposentam com esse salário por cumprir apenas 1 mandato. Quem ta falindo a máquina pública?

amador_ssa
Veterano
# mai/14
· votar


Pilatos Impertinente Senhor do Mundo
GuitarHouse

Muito Obrigado pelo esclarecimento. Vi no site que o Pilatos Impertinente Senhor do Mundopostou isso:

"3.1 Servidores Públicos da Adm Direta ou Indireta (...) só não podem advogar contra a Fazenda Pública que os remunera (...) Ex. Servidor Municipal pode advogar normalmente, salvo contra o Município dele."

É ai que mora minha dúvida. O servidor público comum, que não está nas hipóteses de membro do judiciário, MP, agente fazendário, função de chefia e etc.... Pode advogar normalmente exceto contra seu Município como fora postado no referido site??

Ouvi um servidor concursado do Legislativo que advoga e tem colegas que fazem o mesmo, assegurar que não é ilegal.

????????? Vlw

Pilatos Impertinente Senhor do Mundo
Membro Novato
# mai/14
· votar


amador_ssa

Os servidores do Legislativo podem advogar. Quem não pode são os membros, quais sejam, deputados, senadores, vereadores etc.

Wanderer on the Offensive
Veterano
# mai/14 · Editado por: Wanderer on the Offensive
· votar


Pilatos Impertinente Senhor do Mundo
Os servidores do Legislativo podem advogar. Quem não pode são os membros, quais sejam, deputados, senadores, vereadores etc.

Velho, de onde tu tirou isso? Assim não passa no concurso. :P

amador_ssa
Sobre a sua dúvida, depende de cada cargo. Só não pode se a lei/estatuto do cargo/estatuto da OAB especificamente falar em impedimento ou incompatibilidade com a advocacia. E não, esse não é o caso de vereador, deputado...

Em tempo: a grana de verdade está na iniciativa privada. :D

Pilatos Impertinente Senhor do Mundo
Membro Novato
# mai/14
· votar


Wanderer on the Offensive e amador_ssa

Velho, de onde tu tirou isso? Assim não passa no concurso. :P

Estatuto da OAB
Art. 30. São impedidos de exercer a advocacia:
(...)
II - os membros do Poder Legislativo, em seus diferentes níveis, contra ou a favor das pessoas jurídicas de direito público, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações públicas, entidades paraestatais ou empresas concessionárias ou permissionárias de serviço público.

Mas, na verdade, é que os membros do Legislativo só NÃO podem exercer a advocacia particular em caso de integrarem órgão diretivo dentro da casa legislativa. E, nos casos de não integrarem nada, só ficam impedidos de exercer a advocacia contra ou a favor daquelas pessoas citadas no art. 30, II, Estatuto da OAB.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Central dos Concurseiros do OT (CCOT)