Sobre a eutanásia para crianças

Autor Mensagem
Viciado em Guarana
Veterano
# fev/14
· votar


guizimm
mas quem vai sofrer com isso?
Tocou no ponto G, cara!

O problema é que também tem isso:
Elas (crianças) são influenciadas pela autoridade dos pais e dos médicos.

Pilatos Impertinente Senhor do Mundo
Membro Novato
# fev/14
· votar


landlord
Cara, não vou discutir isso pela milésima vez, ainda mais com um bando de candidatos a seminarista.
Só tenho inveja de lugares mais tolerantes.


A questão é: seu mimimi é porque quem é contra a eutanásia são os "religiosos". Você enxerga o cunho moral religioso na contra-argumentação como base de sua opinião.
Quer dizer que se um "não-religioso" fosse contra a eutanásia seria uma posição tolerante e inteligente? É isso?

landlord
Veterano
# fev/14
· votar


Pilatos Impertinente Senhor do Mundo
Quer dizer que se um "não-religioso" fosse contra a eutanásia seria uma posição tolerante e inteligente? É isso?

Eu seria mais tolerante em ouvir sua ideia, pelo menos o mimimi ia ser outro.
Os dos lideres religiosos, eu já conheço.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/14
· votar


landlord
Ué, dizer que uma criança de 5 anos não está capacitada para tomar decisões sobre a própria vida e que deixar esta decisão nas mãos de terceiros é uma afronta a sua liberdade individual, nada tem a ver com uma posição religiosa, estou esperando seu desmentido, com base na ciência, provando que crianças são seres totalmente autônomos, capazes de qualquer decisão, inclusive no que concerne à morte.

landlord
Veterano
# fev/14
· votar


Black Fire

A decisão não está nas mãos da criança, ela participa do processo. Você esta causando um viés a discussão.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/14 · Editado por: Black Fire
· votar


landlord
Se não é autônoma, como pode participar do processo? Se não est[a nas mãos dela, está nas mãos de terceiros?

dibass
Veterano
# fev/14
· votar


provando que crianças são seres totalmente autônomos, capazes de qualquer decisão, inclusive no que concerne à morte.
à propósito, dizer que crianças doentes que sofrem dores "são mais maduras" outros não-doentes é um conceito ridículo.

landlord
Veterano
# fev/14 · Editado por: landlord
· votar


Black Fire

O projeto diz que o paciente precisa estar consciente da decisão e do signficado da eutanásia para seguir em frente.
Também é necessária a aprovação dos pais e de uma equipe de médicos. A doença precisa ser terminal e causadora de grande sofrimento, sem tratamento efetivo


Pelo que entendi da reportagem, você tem que ter uma avaliação médica e a autorização dos pais.
Logo se os Pais não quiserem a eutanásia, mesmo a criança querendo isso não vai acontecer.

No fim das contas, não muda nada para quem tem a motivação religiosa. O pai pode vetar e ponto.
Agora quem não tem essa motivação, e acha a melhor solução é livre para faze-lo.

Assim como a própria criança pode vetar, por isso ela participa da decisão.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/14
· votar


landlord
O projeto diz que o paciente precisa estar consciente da decisão

Então a criança é plenamente capaz?

landlord
Veterano
# fev/14
· votar


Black Fire
Então a criança é plenamente capaz?

Não, se fosse não haveria necessidade de autorização dos pais.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/14 · Editado por: Black Fire
· votar


landlord
Então a eutanásia deve ser autorizada, tendo como base a opinião de alguém que não está capacitado a tomar decisões?

landlord
Veterano
# fev/14
· votar


Black Fire

Você sabe que vai ter todo um processo por trás disso... não vão sair dando injeções letais em cada criança que pedir para morrer.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/14
· votar


landlord
Como é o processo?

Pilatos Impertinente Senhor do Mundo
Membro Novato
# fev/14
· votar


landlord

Você entendeu que "oposição religiosa" foi usado como termo genérico, certo?
Você está sendo categórico ao afirmar que se a pessoa tiver religião será contra a eutanásia e a que não tem motivação religiosa será a favor.

Qual é o seu parecer? Independente da religião, uma criança, na sua opinião, pode ter liberdade de decidir acerca da interrupção de sua própria vida por conta de doença terminal?

Você está obturando sua opinião.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/14
· votar


O que impediria um pai, que não aguenta mais o filho doente, de fazer a criança acreditar que vai para um lugar melhor após a eutanásia? Como poderia ser tomada alguma decisão com base na opinião de alguém que está legalmente desqualificado até para decidir se vai ou não pra escola?

landlord
Veterano
# fev/14 · Editado por: landlord
· votar


Black Fire
Pilatos Impertinente Senhor do Mundo

Eu não sei qual é o processo, em detalhes... mas está escrito na reportagem que terá uma junta médica além da autorização dos pais. A criança não decide nada sozinha.

Eu entendo de usar a religião de forma generalista, talvez porque provavelmente 99% da oposição venha com essa motivação. Tanto que na reportagem citam: Apesar da oposição de líderes religiosos, 50 senadores votaram a favor, e 17 contra.

Na minha opinião a criança não deve decidir, mas acho que ela deva participar do processo.
Com certeza ela terá um acompanhamento médico, psicológico e da família, no fim das contas é uma decisão feita com a família.

Melhor do que simplesmente os pais mandarem fazer o procedimento, sem consentimento do filho.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/14
· votar


landlord

Na minha opinião a criança não deve decidir


Então quem deve decidir sobre a vida alheia são terceiros?

mas acho que ela deva participar do processo.

Como alguém incapaz participa de um processo? Você sabe o que significa "incapacidade"?

landlord
Veterano
# fev/14
· votar


Black Fire
O que impediria um pai, que não aguenta mais o filho doente

Esse cara não deveria me impedir te ter uma conversa franca com o meu filho.
Acredito que os médicos e psicólogos que provavelmente acompanhariam o processo, acabariam por perceber isso.

Esse é o modelo que eu imagino sustentável.

landlord
Veterano
# fev/14
· votar


Black Fire

Cara ela participa do processo, é o que eu acho correto. Não vou discutir semântica e teoria sem aplicabilidade no mundo real.

Nem tudo é preto no branco, não dá para conduzir relações humanas falando que incapaz é incapaz, ou que apenas terceiros podem definir sobre outra pessoa.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/14
· votar


landlord
Bom, então os psicólogos só deveriam autorizar a morte de crianças que demonstrassem ser plenamente capazes de apreender por completo a ideia da morte, conceitos de auto-aniquilação, eternidade, irreversibilidade e ainda sem terem sido coagidas psicologicamente pelos pais a tomarem a decisão?

megiddo
Membro
# fev/14
· votar


landlord
Acredito que os médicos e psicólogos que provavelmente acompanhariam o processo, acabariam por perceber isso.

Você acredita que provavelmente acabariam? Haja fé, irmão.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/14
· votar


landlord
Ué, nós estamos discutindo sobre o mundo real, me explique como alguém incapaz participa de um processo. Porque no mundo real ninguém com uma interdição médica, que o caracterize como incapaz, participa de nada.

landlord
Veterano
# fev/14
· votar


Black Fire

Eu gostaria de conhecer alguma pessoa que realmente compreende tudo isso que você falou.

megiddo
Membro
# fev/14
· votar


landlord
Nem tudo é preto no branco, não dá para conduzir relações humanas falando que incapaz é incapaz, ou que apenas terceiros podem definir sobre outra pessoa.

Leia-se: "minha posição não é apresentável a não ser sob uma curtina de obscurantismo e relativismo; tentar jogar luz à questão e chamar as coisas pelo nome é usar a lógica e o bom senso como instrumentos de opressão."

landlord
Veterano
# fev/14
· votar


megiddo

Explique de outra maneira, talvez faça algum sentido.

guizimm
Veterano
# fev/14
· votar


Viciado em Guarana
Elas (crianças) são influenciadas pela autoridade dos pais e dos médicos
duvido muito que os pais vão induzir a criança a querer morrer, sei lá né

dibass
Veterano
# fev/14
· votar


guizimm
duvido muito que os pais vão induzir a criança a querer morrer, sei lá né
não me estranharia pais induzirem criança a esta decisão só para não se incomodarem..

Ticoty
Veterano
# fev/14
· votar


BlackFire você é engenheiro(a)?

Insufferable Bear
Membro
# fev/14 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


A idéia de que uma vida de sofrimento é "mais moral" que ter uma morte controlada pela mão de profissionais pela própria vontade é loucura...

Vocês entendem o que são doenças terminais?

Edit: sallqantay, não transforme minha piada sobre os posts sobre livros do BF em um meme, por favor, véi, você é melhor que isso.

sallqantay
Veterano
# fev/14
· votar


Insufferable Bear
você é melhor que isso

eu queria, mas não li livros suficiente para isso

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a eutanásia para crianças