Mesa Virada – Futebol (STJD) e debate: o Fluminense escapou e os antis se contorcem igual lacraia

Autor Mensagem
Will Bejar
Veterano
# jan/14
· votar


RafaelValeira
Ah, mas ele tá indo bem naquelas... bom reserva e olhe lá. Se der sequencia pro J. Schmidt acho que ele manda melhor!!!

locaosks
Nem zoa, mano... se chegar em janeiro e não pintar novidade vai ser foda... ou então, se os caras ficarem (de novo) confiando na galera da Copinha. Igual o B. Uvini, jogou pacaraio contra outra molecada, já no jogo de gente grande foi só mais um perdido na noite... não que ele seja ruim, mas o cara não tem oportunidade pra pegar uma sequencia firmeza... aí fica foda.

Rafael Walkabout
Veterano
# jan/14
· votar


http://esportes.terra.com.br/portuguesa/jornal-lusa-e-avisada-sobre-vi rada-de-mesa-e-brasileiro-com-24-times,fbee3e93b9c63410VgnVCM4000009bc ceb0aRCRD.html

makumbator
Moderador
# jan/14
· votar


Snakepit
Falem o que quiser torcedores do Flu, mas não existe NENHUMA base legal para a condenação do STJD pois ela vai contra o Estatuto do Torcedor.

A base legal seria a legislação desportiva em vigor, que realmente prevê esses casos e dá as punições devidas. A questão é que ela se choca em alguns pontos com outras legislações (coisa comum no Brasil, terra das mil e uma leis). Seria preciso um tribunal superior para avaliar o choque entre as diferentes legislações e determinar o que vale.

Entretanto, mesmo com esse problema eu não considero que as punições foram TOTALMENTE sem base legal. Base havia, e inclusive o tribunal foi frio no cumprimento das regras e legalista até demais. Claro que é possível cumprir a lei e ser injusto ao mesmo tempo.

Lembro de artigos de vários juristas com posições diferentes sobre a questão do estatuto do torcedor nesse caso. Alguns indicando que ela se sobreporia e não foi seguida, outros alegando que ela não cabe nesse caso e terceiros dizendo que ela cabe, mas nas filigramas do caso ela não teria sido quebrada.

Resumindo, há opiniões fundamentadas de todas as posições.

JJJ
Veterano
# jan/14
· votar


Rafael Walkabout

Eu sou a favor e já disse isso antes. Não pelo rebaixamento ou não de quem quer que seja, mas porque enchi o saco dos pontos corridos.

Aliás, é uma discussão legal que podíamos voltar a falar.

Alguém lá no outro tópico disse que era pontos corridos em todo lugar e por isso é melhor (ou algo assim). Só que a realidade brasileira é MUITO diferente de outros lugares onde tem meia dúzia de times e, normalmente, um só por cidade (no máximo dois).

Acho muito pouco ter só 20 clubes na "elite" para um país do nosso tamanho e com tantos clubes.

Sinceramente, qual o benefício (a não ser a gozação efêmera dos "anti") em ter um Vasco, Fluminense, Corinthians, Palmeiras, Grêmio ou qualquer outro time grande numa série inferior? Que bem isso faz ao futebol brasileiro?

makumbator
Moderador
# jan/14
· votar


JJJ
Aliás, é uma discussão legal que podíamos voltar a falar.

Alguém lá no outro tópico disse que era pontos corridos em todo lugar e por isso é melhor (ou algo assim). Só que a realidade brasileira é MUITO diferente de outros lugares onde tem meia dúzia de times e, normalmente, um só por cidade (no máximo dois).


Ah, já tem a Copa do Brasil no sistema mata mata (e que é uma competição que acho muito legal), então não me incomoda que o campeonato brasileiro seja por pontos corridos.

Eu acho 20 clubes uma quantidade boa, mas considero 4 rebaixamentos muito. Nesse caso prefiro 22 clubes com 4 caindo.

Sinceramente, qual o benefício (a não ser a gozação efêmera dos "anti") em ter um Vasco, Fluminense, Corinthians, Palmeiras, Grêmio ou qualquer outro time grande numa série inferior? Que bem isso faz ao futebol brasileiro?

Eu acho que faz bem, primeiro que é uma questão de meritocracia (algo quase alienígena na sociedade brasileira) segundo que a proteção eterna aos grandes clubes leva à acomodação.

RafaelValeira
Veterano
# jan/14
· votar


Will Bejar
Tem acompanhado os jogos da copinha?

To ouvindo a entrevista do Ricardo Luís... o cara é são paulino mesmo! hehehe! Vamos ver se vinga, né....

Will Bejar
Veterano
# jan/14
· votar


RafaelValeira
Tava vendo o Luis Ricardo... vamvê, o cara jogou bem!!!

Sobre a copinha, tô achando que vou no jogo na quinta...

MauricioBahia
Moderador
# jan/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


"Parabéns" ESPN:



Nota de repúdio a Mauro Cezar Pereira
http://www.flusocio.com.br/nota-de-repudio-a-mauro-cezar-pereira/

:/

Snakepit
Veterano
# jan/14 · Editado por: Snakepit
· votar


makumbator
A base legal seria a legislação desportiva em vigor, que realmente prevê esses casos e dá as punições devidas. A questão é que ela se choca em alguns pontos com outras legislações (coisa comum no Brasil, terra das mil e uma leis). Seria preciso um tribunal superior para avaliar o choque entre as diferentes legislações e determinar o que vale.


Estatuto do Torcedor > outras legislações e regulamentos da CBF.

Eu falo isso baseado no que foi postado no blog do Juca, ele postou a posição de alguns advogados e juristas que mostram direitinho que a argumentação do STJD não se sustenta, ou seja, na justiça comum vão levar pau.

Concordo que é uma bagunça, mas nesse caso a bagunça vai contra a CBF, simplesmente pelo fato de que ela não pode esperar o julgamento de todas essas ações na justiça muito menos ter um campeonato sustentado por liminares.

A Portuguesa não vai cair.

makumbator
Moderador
# jan/14 · Editado por: makumbator
· votar


Snakepit
Estatuto do Torcedor > outras legislações e regulamentos da CBF.

Eu falo isso baseado no que foi postado no blog do Juca, ele postou a posição de alguns advogados e juristas que mostram direitinho que a argumentação do STJD não se sustenta, ou seja, na justiça comum vão levar pau.


Mas aí que está, em direito nada é matemático como o Juca e outros querem. Para isso existem tribunais superiores, que nesse caso nem seria análise do mérito da questão e sim se a lei X se sobrepõe a lei Y, e principalmente se cabe seu uso naquele caso.

Na Folha por exemplo saíram artigos de outros juristas "provando" o contrário, e aí? Quem está certo? Se fosse algo tão automático como querem seria tão fácil...

A Portuguesa não vai cair.

Ela não vai cair não é por causa da justiça mandar em decisão final, pois é impossível em tempo hábil ter uma decisão sobre isso (se nem de primeira instância, quanto mais final). Não vai cair pois a CBF deve recriar o campeonato para evitar discussões, e com isso cumprir liminares que eventualmente sejam emitidas (liminares essas que não ditam a solução do caso, apenas protegem o querelante de prejuízos maiores).

Mas judicialmente (não na prática) a Portuguesa só não cairá após decisão FINAL da justiça, coisa simples, de uns 10, 15 anos de processo...até lá, para todos os fins, ela está rebaixada na justiça desportiva (mesmo que não fique rebaixada na prática).

Will Bejar
Veterano
# jan/14
· votar


MauricioBahia
O vídeo tem toda a razão!!! Mas que o mano que editou o vídeo tem sérios problemas de interpretação, tem sim!!! euehuehueuehuehu

RafaelValeira
Veterano
# jan/14
· votar


Will Bejar
Pois é, também achei que o cara da edição bem ruizinho!

MauricioBahia
De boa velho... O cara do vídeo tá colocando a culpa de outras torcidas serem hostis ao Flu em cima do Mauro Cezar? O loco cara.... Ele tá falando que o COMPORTAMENTE é desprezível.

Tinha visto uns tempos atrás de um diretor/cartola/sei lá o que de um clube chamando pra violência, aquilo era apologia. Pena que não acho mais o video....

Will Bejar
Veterano
# jan/14
· votar


MauricioBahia
E não viu o finalzinho desse vídeo...
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/311867/#8851666

makumbator
Moderador
# jan/14 · Editado por: makumbator
· votar


Will Bejar
O vídeo tem toda a razão!!! Mas que o mano que editou o vídeo tem sérios problemas de interpretação, tem sim!!! euehuehueuehuehu

Verdade. O cidadão torceu um tanto as palavras do Mauro para fazer com que pareça que ele está incitando o ódio e violência. Não tem nada disso na fala dele. Dizer que o Flu será o mais odiado é observar o óbvio, e relatar isso não é compactuar com essa observação. Quer dizer que se isso acontecer não se pode noticiar?

Dizer que os torcedores do Flu precisam tomar cuidado me parece um conselho bastante prudente, em virtude de alguns atos de violência já noticiados. E isso não quer dizer que o Mauro esteja concordando com a pancadaria. Tenho um grande amigo torcedor do Flu que decidiu ficar pianinho, sem camisa do clube pela rua, sem falar do time com desconhecidos...isso é a prudência.

Após o Mauro dizer que prefere não ter contato com os torcedores desprezíveis (que segundo ele são os que comemoraram efusivamente a salvação) o cara do vídeo distorce e coloca um texto dizendo que o Mauro acha TODOS os torcedores do Flu desprezíveis. Definitivamente NÃO foi isso que ele falou...

locaosks
Veterano
# jan/14 · Editado por: locaosks
· votar


Will Bejar
Cara o São Paulo passa por uma ERA de manipulação ridícula por parte da Diretoria... dá a impressão de que o que o time tem (em sua história) já basta e pronto acabou! Se o time se "mantem" pra eles ou melhor pra ele, o JJ, tá mais que ótimo; Tem o da pinga né...


E não viu o finalzinho desse vídeo...
Bem lembrado, apesar de na maioria dos comentários ele não usar essa mesma sensatez...

MauricioBahia
Triste a situação hein... uma coisa é aparecer comentários como o PVC, outra é aparecer um idiota que quando falta argumentos ele parte para a agressão verbal.
Lamentável.
PS: ele é irmão do Neto?

TWT ICE
Veterano
# jan/14
· votar


po, vai falar que o flu não é o rei do tapetão?

Snakepit
Veterano
# jan/14
· votar


makumbator
Ela não vai cair não é por causa da justiça mandar em decisão final, pois é impossível em tempo hábil ter uma decisão sobre isso (se nem de primeira instância, quanto mais final). Não vai cair pois a CBF deve recriar o campeonato para evitar discussões, e com isso cumprir liminares que eventualmente sejam emitidas (liminares essas que não ditam a solução do caso, apenas protegem o querelante de prejuízos maiores).

Exatamente. E foi isso que eu disse aqui:

Concordo que é uma bagunça, mas nesse caso a bagunça vai contra a CBF, simplesmente pelo fato de que ela não pode esperar o julgamento de todas essas ações na justiça muito menos ter um campeonato sustentado por liminares.

No fim a gente acabou concordando em alguma coisa. hehehe

MauricioBahia
Moderador
# jan/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Will Bejar: E não viu o finalzinho desse vídeo...
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/311867/#8851666


Esse vídeo foi antes dele "surtar" e eu vi ao vivo e pensei: "Poxa, até o Mauro Cezar", ehehe Fiquei espantado. Depois foram, no meu entender, só ataques de todos os lados desse cara. Isso é jornalismo?

locaosks

A questão é simples: esse fulano do vídeo não soube ser imparcial. Jogou toda sua raiva de forma absurda. Destemperou. Eu não concordo com isso. Acho que não é jornalismo esportivo. Virou outra coisa que mais parece uma discussão de boteco da pior qualidade.

Imagina se ele estivesse se dirigindo ao seu time e sua torcida... Infelizmente, não dá pra levar numa boa.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jan/14
· votar


TWT ICE: po, vai falar que o flu não é o rei do tapetão?

Não tem problema falar, mas o modo de falar e de quem vem a palavra, pode causar um estrago! E aí que mora a questão.

Eu não achei profissional a abordagem dele. Achei passional e irresponsável até.

Abs

makumbator
Moderador
# jan/14 · Editado por: makumbator
· votar


MauricioBahia
A questão é simples: esse fulano do vídeo não soube ser imparcial. Jogou toda sua raiva de forma absurda.

Mas você concorda que tem umas distorções feitas por quem editou o vídeo? Há textos explicativos que contradizem as falas a que se referem (e em alguns casos até não contradizem, mas fazem associações não exatamente verdadeiras).

O vídeo sofre do mesmo mal que pretende combater: a paixão clubística cegante e a manipulação da informação.

locaosks
Veterano
# jan/14
· votar


MauricioBahia
Imagina se ele estivesse se dirigindo ao seu time e sua torcida... Infelizmente, não dá pra levar numa boa.

concordo plenamente com seu argumento e usei dessa empatia pra comentar.

A situação mostrada no vídeo, da menininha com a camisa do Flu e a hostilidade dos outros para com ela e o pai, realmente é assustadora e absurda.

MauricioBahia
Moderador
# jan/14
· votar


E digo mais, se esse jornalista estivesse num boteco, esbravejando como fez, dizendo o que disse, não sei se a noite acabaria bem.

O.o

MauricioBahia
Moderador
# jan/14
· votar


makumbator: Mas você concorda que tem umas distorções feitas por quem editou o vídeo?

Sim. Concordo que o o cara que editou deixou de exibir explicações sobre o que foi dito pelo Mauro Cezar. Eu percebi isso.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jan/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


makumbator

Aqui está o post do Mauro Cezar com o vídeo na íntegra 17/12/2013):

"Flluminense com dois eles. Como Sérgio Mallandro. Tricolor que hoje festeja tem o meu desprezo"
http://www.espn.com.br/post/376971_flluminense-com-dois-eles-como-serg io-mallandro-tricolor-que-hoje-festeja-tem-o-meu-desprezo

Gostou do título?

makumbator
Moderador
# jan/14
· votar


locaosks
A situação mostrada no vídeo, da menininha com a camisa do Flu e a hostilidade dos outros para com ela e o pai, realmente é assustadora e absurda.

Mas esse é um dos pontos de manipulação. O vídeo editado leva o espectador a acreditar que as hostilidades foram resultado direto da fala do Mauro, e isso definitivamente não é exatamente a verdade. Eu assisti o programa nesses dias (o do sportscenter do início do vídeo e a parte mais longa em um bate bola), e me lembro que já havia atos de violência isolados (como o com a menina) rolando bem antes de qualquer fala dele e de qualquer outro.

makumbator
Moderador
# jan/14 · Editado por: makumbator
· votar


MauricioBahia
Aqui está o post do Mauro Cezar com o vídeo na íntegra:

Flluminense com dois eles. Como Sérgio Mallandro. Tricolor que hoje festeja tem o meu desprezo

Gostou do título?


Eu vi o vídeo ao vivo no dia. E não concordo com tudo que ele diz (e nem com a forma), mas tem uma edição pesada e manipuladora no link lá do youtube hein...isso tem.

A questão dos torcedores desprezíveis é outro ponto de distorção da edição, que faz o espectador pensar que o Mauro se referiu a todos os torcedores do Flu, e isso não é verdade. E pra mim isso também é incitar o ódio contra o jornalista (que assim como no caso dos torcedores, pode terminar em violência).

Olha, não gosto dessas incitações de violência de parte a parte, mas estão exagerando e torcendo coisas no link do youtube.

locaosks
Veterano
# jan/14 · Editado por: locaosks
· votar


makumbator

Sim, sim, entendo isso. Não estou dizendo que foi ocasionado pelos comentários dele, mas sim por babacas como ele, que comentaram antes sem analisar a situação - mais ainda fora do que dentro da mídia - o Mauro Cezar só serviu de exemplo (diga-se de passagem, muito mal exemplo).

No entanto convenhamos que esse tipo de atitude por parte das torcidas é ridículo.

JJJ
Veterano
# jan/14
· votar


makumbator
Eu acho 20 clubes uma quantidade boa, mas considero 4 rebaixamentos muito. Nesse caso prefiro 22 clubes com 4 caindo.

Acho muito pouco. Não dá pra comparar o Brasil com países europeus, com meia dúzia de times grandes e fim de papo. Uma cidade grande para os padrões europeus, como Roma, por exemplo, tem Roma e Lazio. Fim. Dois times. Barcelona tem UM time. Só o Rio tem QUATRO ditos "grandes"! Ficarem só 16 sem cair na elite é muito, muito pouco, na minha opinião.

Eu acho que faz bem, primeiro que é uma questão de meritocracia (algo quase alienígena na sociedade brasileira) segundo que a proteção eterna aos grandes clubes leva à acomodação.

Veja como está ficando a nossa mentalidade... Reflita, caro makumba: o que é mais importante para um time num campeonato?

Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe... ok... GANHAR!!!

Pra GANHAR, não dá pra ficar "acomodado"... A gente está mais preocupado em NÃO CAIR do que GANHAR! Veja as manchetes! Quem liga pro Cruzeiro campeão? Ninguém (além dos próprios). Isso é totalmente bizarro, na minha opinião.

locaosks
Veterano
# jan/14
· votar


JJJ
Se tem time grande na zona de rebaixamento: vai dar audiência... é a mídia...
Sendo assim eles se dividem pra cobrir as duas pontas da tabela.
Só que quando um grande cai, gera mais audiência, isso é fato!

MauricioBahia
Moderador
# jan/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


makumbator

Só lembrando que o Mauro Cezar é comentarista da ESPN e, segundo está escrito em seu blog, foi professor universitário de jornalismo!

Eu fico admirado ver um ex professor "ensinar" a desprezar pessoas em rede nacional. Eu me senti atingido e fiquei muito desapontado pois foi uma ATAQUE desnecessário.

Enfim, pra mim, foi desmedido. Olha a dimensão que isso tem!

Abs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Mesa Virada – Futebol (STJD) e debate: o Fluminense escapou e os antis se contorcem igual lacraia