Ateus e usuários de drogas são os mais odiados pelos brasileiros

Autor Mensagem
Hawklord
Veterano
# set/12
· votar


heideggeriano, um tanto budista, wittgensteiniano. Minha resposta definitiva será entregue daqui uns anos na minha tese de doutorado em que eu resolvo todos os problemas existenciais da humanidade

respeito pessoal, o cara é um guru

yield
Veterano
# set/12 · Editado por: yield
· votar


Bizet

Obrigado pelas belas palavras meu amigo. Infelizmente, como diria Paulo Coelho, o vencedor está só! Evidentemente, eu desprezo Paulo Coelho, nunca li a literatura do populacho, mas vi esse título hj na livraria, enquanto relia o Tratactus, em lágrimas de êxtase.
A revelação não pode ser transmitida na linguagem. É como diz o próprio Wittgenstein nesse sopro de bem-aventurança: há certas coisas das quais não se pode falar, e sobre essas é necessário guardar um respeitoso silêncio. Por isso ainda estudo métodos de transmitir a minha tese sem a necessidade das palavras. Que por definição e conceito esbarram sempre em denotações e referências que não alcançam a coisa em si, o vazio e a luz. O máximo que eu posso fazer por enquanto é mostrar as portas da Matrix: Budismo, não-eu, vacuidade, Wittgenstein, Heidegger e Tantra. O caminho é a felicidade. E o melhor arqueiro é aquele que acerta o alvo sem mirar.

yield
Veterano
# set/12 · Editado por: yield
· votar


Cavaleiro

Vamos por partes, como diria Jack

A quebra da sequencia se deu pós Aristóteles, quando o foco do iluminismo voltou-se para a pura lógica e validação, sendo que o próprio Descartes, "criador" do método, tentou em seu mesmo livro provar a existência de Deus de forma racional.

Descartes foi obrigado a provar a existência de Deus ou era morto pela igreja e nao publicaria seu livro. É bastante evidente isso nas Meditações. É o argumento final do Ego Cogitum. Pós o gênio maligno enganador. Ele "prova" a existência de Deus com uma tautologia barata e baseada ainda no ideal platônico de um mundo de ideias se contrapondo a realidade. É infantil. A importancia de Descartes está justamente no caminho q ele abre simplesmente ao pensar que a única verdade q de fato pode ser comprovada é a de que "penso, logo existo".

A fenomenologia e a dialética se perderam no meio do caminho em uma corrente de oposição, como ocorre na política.

A Fenomenologia, como conhecemos hj, surgiu mto depois disso. Com Husserl, quase em 1900, séculos depois de Descartes. A dialética é apenas um método, o que vc diz não tem nenhum sentido, me dá preguiça de continuar, mas vamos em frente...


Regurgitar velhos (e até novos) filósofos só vai fazer você se deparar com os mesmos problemas dentro da filosofia, principalmente se for o lero-lero pós Aristóteles e te dar uma masturbação mental, porque do resto mais vale ler uma revista nacional de periodicidade semanal ou o jornal do dia.


Ser e Tempo, A fenomenologia do espírito e Assim Falou Zaratustra, Tratactus.... nada disso se compara a seção de autoajuda da Marie Claire, é isso mesmo q vc tá dizendo? Se existisse um Deus justiceiro, vc logicamente já tinha q ter morrido. Logo Deus não existe (salvo um Deus no sentido spinoziano)

O verdadeiro questionamento crítico é pessoal, e as pessoas que não as buscam dentro da filosofia mofada e manjada provavelmente estão mais próximos da "verdade", ou no caso das verdades.
E na verdade é ingenuidade pensar que uma teoria ou uma corrente de teorias linear vai resolver um problema com milhões de variáveis, isto não se chama pensar, chama-se desperdício de energia.


A questão é que o homem é um animal metafísico, para citar aristóteles, q vc parece ainda ter a dignidade de respeitar. Então a pergunta é comum e inevitável a todo ser humano. Alguns tem uma capacidade cognitiva maior de indicar caminho a outros, não tão aptos a isso. Mas todos procuram as respostas. Alguns na religião, no conforto dos dogmas. E ai sim eu diria que são mofados e me dão náusea (não no sentido sartriano). E outros na filosofia, que pode ser sinônimo de compreensão, poder, paz e serenidade. Mas sempre algo em movimento, pois a existência precede a essência.

Filosofia só gera questionamentos e em geral os filósofos são um tanto contraditórios, esta linha que o yield tentou desenhar é inexistente e houve um desvio no caminho.

Não há uma linha meu amigo, na verdades são duas. Uma delas vai para frente e a outra para trás, nunca ninguem foi até o fim de nenhuma delas, mas aqui, exatamente nesse lugar elas se encontram e há um pórtico. Nele está escrito "Agora". O próprio tempo é um círculo.

Viciado em Guarana
Veterano
# set/12
· votar


yield
hahahahahaha! resolver todos os problemas da humanidade? é mermo?

Ah! vá pro raio que o parta!
Pare de se achar tão importante, pedaço de carbono!

Black Fire
Gato OT 2011
# set/12
· votar


post pra ver os posts

-Dan
Veterano
# set/12
· votar


Eu achava que todo homem passava por aquela fase de achar que sabe tudo no mundo, que tem respostas para tudo.

Agora eu noto o quão imbecil isso é, e estou aliviado por isso.

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


o Cavaleiro perdeu a chance de ficar calado ao se referir à fenomenologia ou à dialética (que ele não faz a menor ideia do que seja)

One More Red Nightmare
Veterano
# set/12
· votar


A fenomenologia e a dialética se perderam no meio do caminho em uma corrente de oposição, como ocorre na política

calha calar a boca.

Tomaz.
Veterano
# set/12
· votar


Só complementando, espirrar de olho aberto não é utopia, é bastante possível.

Atom Heart Mother
Veterano
# set/12
· votar


comprem meus livros num futuro não muito distante.

Konrad
Veterano
# set/12
· votar


Ler os posts do yield me fez relembrar a razão de ter abandonado a Filosofia.

Levá-la a sério é algo quase patológico.

Konrad
Veterano
# set/12
· votar


Alguns tem uma capacidade cognitiva maior de indicar caminho a outros, não tão aptos a isso.

Ah sim....

"Epistemic arrogance: take a measure of the difference between what someone actually knows and how much he thinks he knows. An excess will imply arrogance, a deficit humility"

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# set/12
· votar


Pra falar a verdade, eu acho que os ateus no Brasil já passaram os 10% faz é muito tempo. É que muitos deles tem certo receio em se assumir, mais pelo lado familiar mesmo, não é nem por medo dos pais, mas sim por querer evitar o sofrimento dos mesmos. Tem muitas histórias em que o filho se declara ateu e a mãe por ser fanática religiosa entra em depressão, chega a dar dó.

CindyFerrari
Veterano
# set/12
· votar


Eu até ia comentar, mas vi que o assunto descambou pra filosofia...
u.u

Atom Heart Mother
Veterano
# set/12
· votar


yield

a ideia de que Descartes não seria teísta vem totalmente da sua interpretação ou você tá considerando a opinião de algum autor?

Rock With Salad
Veterano
# set/12
· votar


[M]@a.[K]!ller

Você é o lendário peidinho ? :o
Hehe, concordo com o que você disse.
Eu, por exemplo, sou ateu. Porém, para meus avós, serei sempre cristão...

Elkinho
Veterano
# set/12
· votar


vocês acham que ateus são odiados? Expermentem serem satanistas(seita que busca elevação do espirito por meios proprios ao inves de o buscar atraves de um Deus) por duas horas, mesmo n tendo nada ha ver com cultismo (adoração a satã, lucifer etc) é incrivel o numero de pessoas que te descriminam por sua opção filosofica/religiosa

kami_hiey_bakura
Veterano
# set/12
· votar


u acho que os ateus no Brasil já passaram os 10% faz é muito tempo
[M]@a.[K]!ller
é que já virou modinha desde 2010.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# set/12
· votar


kami_hiey_bakura
Rock With Salad
Também sou ateu, meus amigos todos sabem, mas minha família não sabe. Imagina se meu avô, que é pastor (e muito gente boa) ficasse sabendo disso, ele não iria tentar me exorcizar, mas ia mudar a postura dele diante de mim, e quero ser tratado igualmente dentro da minha família, por isso só penso em assumir depois que eles se forem.

yield
Veterano
# set/12 · Editado por: yield
· votar


Atom Heart Mother

Cara, sinceramente eu não sei. Pode ser que ele acreditasse em Deus, mas a ideia que ele tinha de Deus mesmo assim seria platônica. Como se a verdade existisse na forma de um ideal pronto e estabelecido, o que jáé completamente ultrapassado pra filosofia.

Mas toda a argumentação das Meditações vai contra essa ideia, tanto que Descartes é considerado um precursor da fenomenologia. Parece muito que ele forçou o resultado final da análise, porque toda ela faz sentido lógico, menos esse final, que é totalmente dogmático. E que de fato o livro não poderia ser publicado se não tivesse esse final. Com certeza ele seria morto. Essa ideia não deve ser original, mas não sei quais autores concordam com ela

Konrad

Você pode abandonar a filosofia, mas ela nunca te abandona. As perguntas continuam, não tem como o ser humano fugir delas. Então existem dois caminhos, acreditar nos dogmas religiosos ou tentar compreender o que for possível. Muita gente dedicou a vida a tentar compreender e o trabalho de algumas dessas pessoas é maravilhoso. Descartes, Hume, Nietzsche, Buda, Sartre, Heidegger, Wittgenstein... Mas compreender esses trabalhos exige uma dedicação que só vale a pena se realmente vc necessitar dessas respostas e não se contentar com a religião. Nesse caso o patologico é vc fugir disso.

A filosofia é um caminho pra felicidade, liberdade, amor e poder. Que no fim são os ideais de todas as pessoas. Quem consegue encontrar por si esse caminho merece os parabéns, mas outras realmente precisam de ajuda. Eu precisei muito, ainda preciso, porque não é um caminho q vc simplesmente chega. É infinito. As possibilidades de estados da mente, alguns que a linguagem ainda sequer é capaz de expressar.

Enfim, agora falando pra todos que comentaram sobre a minha pessoa:
Desculpem as ofensas, juro q eu posso ser uma criatura adorável. Não existe essência, não existe personalidade, não existe nada. Nós simplesmente escolhemos máscaras e as vestimos. Mas na verdade vc representa pras pessoas exatamente o que vc transmite. As vezes eu gosto de transmitir desprezo pra chocar opiniões que eu considero muito equivocadas. Mas é obvio que é muito melhor transmitir (na falta de outra palavra menos clichê) amor. Seja lá o que isso signifique pra vc.

A maioria parece ter um repertório muito baixo: desejo, paixão, alegria, falta, remorso, ciúme, ódio e principalmente medo. Esses todos conseguem sentir, e a linguagem alcança quase a possibilidade de compreensão universal.

Outros como o amor já são completamente diferentes. A linguagem pode apenas denotar um sentido equivocado de referência. Esse é o papel da filosofia, apresentar possibilidades de referência que os excluídos do seu domínio sequer podem imaginar e nos conduzir a estados mentais elevados. Por isso um livro de Heidegger é tão dificil de ser compreendido e tanta gente dedica anos pra entendê-lo. O resultado compensa.


E aqui eu sou um personagem :)

Cavaleiro
Veterano
# out/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar


tambourine man

Não seria isso?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/245075/

E pra dialética a minha visão é baseada em Kant.

brunohardrocker
Veterano
# out/12
· votar


Você pode abandonar a filosofia, mas ela nunca te abandona. As perguntas continuam, não tem como o ser humano fugir delas. Então existem dois caminhos, acreditar nos dogmas religiosos ou tentar compreender o que for possível.

...

tambourine man
Veterano
# out/12 · Editado por: tambourine man
· votar


Cavaleiro

ainda não entendi como isso se articula com a sua frase, pois ao meu ver a fenomenologia é aplicada em muitas áreas do conhecimento humano, inclusive em psicologia clínica. Já li muita coisa consistente nesse sentido (muito embora esteja repleto de picaretagem, sem dúvida).

Quanto à dialética, em sua forma marxista-crítica que se quer herdeira de kant e hegel, ela não tem nenhuma pretensão se explicar o mundo, mas de criticá-lo e negá-lo pura e simplesmente (para poder vislumbrar a sua superação para além dos seus próprios pressupostos -- a negação da negação que não é uma afirmação)

A fenomenologia e a dialética se perderam no meio do caminho em uma corrente de oposição, como ocorre na política.

tambourine man
Veterano
# out/12
· votar


Cavaleiro

enfim, eu fui para linha do konrad e também estou parando com isso

Cavaleiro
Veterano
# out/12
· votar


tambourine man

Eu também btw

Foi só um momento de insanidade causada pela tpm.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ateus e usuários de drogas são os mais odiados pelos brasileiros