Ateus e usuários de drogas são os mais odiados pelos brasileiros

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# set/12 · Editado por: Cavaleiro


Embora sejam minoria até mesmo entre os grupos que se colocam com tal, os ateus estão empatados com os usuários de drogas no topo de uma lista das pessoas pelas quais os brasileiros têm repulsa.

Tentativa de imagem

Pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo constatou que, das pessoas consultadas, 17% afirmaram ter repulsa/ódio aos descrentes em Deus, 25% declararam antipatia e 29%, indiferença.

No item antipatia, os usuários de drogas aparecem com um ponto percentual a menos (24%).

À pergunta sobre quais as pessoas que menos gostam de encontrar, 35% responderam que são os usuários de drogas, seguidos pelos descrentes (26%) e ex-presidiários (21%).

O elevado grau de repulsa aos dependentes químicos, na pesquisa, não chega a surpreender porque são considerados pelo senso comum como geradores de problemas, na família e na sociedade, e, por isso, estão na pauta da mídia.

A repulsa aos ateus surpreende porque, em contraposição aos usuários de drogas, eles não causam problemas, são discretos e não existem para a imprensa.

As possíveis explicações para a rejeição passam pelo fato de os ateus continuarem sendo visto como pessoas não confiáveis, embora nos últimos anos tenha se ampliado o discurso pela tolerância, religiosa ou não.

Apenas 5% dos entrevistados declararam ter repulsa/ódio às pessoas muito religiosas. Mas curiosamente o percentual de antipatia é alto (17%).

A Fundação Perseu Abramo realizou a pesquisa em parceria com a ong alemã Rosa Luxemburg Stiftung com o objetivo de levantar dados sobre a intolerância sexual. Em junho de 2008, foram ouvidas 2.014 pessoas acima de 16 anos de 150 municípios do Sudeste, Nordeste, Sul, Norte e Centro-Oeste. Os resultados estão sendo divulgados agora.

Sobre os ateus, há carência de dados. Pelo IBGE, eles são em torno de 2% da população, mas o índice pode ser maior porque os descrentes não gostam de se revelar, e é fácil entender por que diante dessa pesquisa, cuja íntegra está disponível no site da fundação.

Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2009/05/ateus-e-usuarios-de-drogas-sao-os-m ais.html#ixzz27PpFuDaO

Cadê a bolsa ateísmo e as cotas nas universidades?

Dissertem, ou não.

O poder é de vocês

Spect
Veterano
# set/12
· votar


Gente com Aids
[7%] Satisfação/alegria

Como assim?

The Laughing Madcap
Veterano
# set/12
· votar


o que mais me surpreende é o ódio pela comunidade lgbt e putas/putos ainda tão altos

quero uma pesquisa destas no bible belt pra eu me sentir melhor

Snakepit
Veterano
# set/12 · Editado por: Snakepit
· votar


The Laughing Madcap
o que mais me surpreende é o ódio pela comunidade lgbt e putas/putos ainda tão altos

Não tenho nada contra gls, mas sim contra as tais "comunidades".

Eta coisa chata, quer ser gay tudo bem, mas não enche o saco!

Mesmo coisa evangélicos e ateus. Quer ser tudo bem, mas não me encha o saco!

Vick Vaporub
Veterano
# set/12
· votar


Olha a minha cara.

The Laughing Madcap
Veterano
# set/12
· votar


outra coisa que me surpreende é o uso do termo repulsa/ódio

: ( só eu num odeio ngm?

brunohardrocker
Veterano
# set/12
· votar


Sobre os ateus, há carência de dados. Pelo IBGE, eles são em torno de 2% da população, mas o índice pode ser maior

Apenas 5% dos entrevistados declararam ter repulsa/ódio às pessoas muito religiosas.

E então?

TimRiddley
Veterano
# set/12
· votar


Não é a toa. Na internet pelo menos, esses ateus militantes são tremendamente mais chatos que evangélicos...

Cavaleiro
Veterano
# set/12
· votar


E então?

Qual a dúvida?

Spect
Veterano
# set/12
· votar


The Laughing Madcap
outra coisa que me surpreende é o uso do termo repulsa/ódio

: ( só eu num odeio ngm?


Mas você (sei lá, acho que foi você) já falou do seu ódio contra que usa sapatênis e camisa polo várias vezes por aqui.

The Laughing Madcap
Veterano
# set/12
· votar


Spect

mas falo isso brincando po.

neologist_
Veterano
# set/12 · Editado por: neologist_
· votar


Spect
Guardou mágoa. :(

Spect
Veterano
# set/12
· votar


The Laughing Madcap
mas falo isso brincando po.

Mas tem razão.

TimRiddley
Veterano
# set/12
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=SYSdaZhz89U

Tomaz.
Veterano
# set/12
· votar


Lembro de ter visto essa notícia por meados de 2008/2009.
Com a migração pro Facebook e páginas como ATEA, hoje a "comunidade" ateísta é 133.8% da população brasileira.

Cavaleiro
Veterano
# set/12
· votar


TimRiddley

Pior que são mesmo.

brunohardrocker
Veterano
# set/12 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Cavaleiro
Qual a dúvida?

É um comparativo. O índice de quem odeia religiosos é maior que o proprio número de ateus.

Logo... se os religiosos apenas retribuem o ódio dos ateus, eu não vejo problema algum na notícia.

Podem se odiar a vontade, desde que não se matem.

The Laughing Madcap
Veterano
# set/12
· votar


brunohardrocker

perdeu a aula sobre os ensinamentos jedi-budistas?

Cavaleiro
Veterano
# set/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar


brunohardrocker

Sim, mas a comparação não é sobre o número da população. Na verdade a constatação é que 17% da população total declaram ódio a uma população de 2% enquanto 5% declararam ódio a uma população de x% (não sei qual é, mas provavelmente maior, suponhamos 20, por baixo).

Seria 34 milhões declarando ódio para uma população de 4 milhões de pessoas contra 10 milhões declarando ódio para uma população de 40 milhões de pessoas, não vejo uma proporcionalidade para descrever como uma reação.

Não que eu esteja de mimimi em relação a isto, mas a característica no caso é cultural, não uma reação.

brunohardrocker
Veterano
# set/12
· votar


The Laughing Madcap

por que man? Não entendi.

Não faço parte das pessoas que nutrem o ódio :[
Só não me solidarizo com ninguém se o ódio vem dos dois lados.

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


Cavaleiro

1. A pesquisa confunde Ateus com agnósticos
2. 99% da população brasileira usa drogas

Cavaleiro
Veterano
# set/12
· votar


tambourine man


1. A pesquisa confunde Ateus com agnósticos

Acho que não, pelos 2% que foram auferidos ao final, mas depende da forma como a pergunta foi formulada, para isto, teríamos que ter acesso ao questionário.

Mas pelo que foi colocado, descrente em Deus = ateu. Acredito que uma pergunta deste tipo seria perguntando diretamente se a pessoa é atéia, agnóstica ou religiosa, mas as próprias pessoas confundem-se em suas definições.

2- E 99% das estatísticas são inventadas na hora.

brunohardrocker
Veterano
# set/12
· votar


Cavaleiro

Eu sei que não é reação, é claro que não. Afinal os religiosos estão aí há milênios de hegemonia.

Mas não é nesse sentido que eu falo e sim de que se é de fato que as pessoas (independente de proporcionalidade) não se toleram, eu pouco ligo se alguém está em desvantagem com isso.

tambourine man
Veterano
# set/12 · Editado por: tambourine man
· votar


Cavaleiro

1. as próprias pessoas confundem-se em suas definições.

claro, a própria pesquisa tá confusa

2. É que chocolate, açucar, café, tabaco e álcool são drogas bem populares (além daquelas da indústria farmacêutica). 99% é uma estimativa deveras digna

The Laughing Madcap
Veterano
# set/12
· votar


tambourine man

isso é irrelevante, o que interessa é que não curtem quem usa o que
colocam num nome de drogas (maconha, coca e crack pro brasileiro médio)

se o cara toma aspirina e café enquanto expele seu veneno é outra fita

Cavaleiro
Veterano
# set/12
· votar


brunohardrocker

Mas quando envolvem assuntos mais polêmicos de ódios mútuos e minorias as pessoas tendem a proteger o lado "mais fraco" - aka com menor representação.

Apesar de que ainda acho que esse movimento um dia ocorrerá com o ateísmo também, só vai demorar mais tempo.

E ciclicamente vão mudando as minorias (ou ao menos as protegidas), ou em forma de CVP como você colocou outro dia.

guizimm
Veterano
# set/12
· votar


o mais legal é que gente rica entra na lista

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


brasileiro médio

figura mítica habitante das partes mais gordas das gaussianas

Cavaleiro
Veterano
# set/12
· votar


tambourine man

Cigarro já não é tão popular, diferentemente de charuto e narguilé (e substituição pela legalização da maconha em futuro próximo em contrapartida à proibição implícita do cigarro).

guizimm
Veterano
# set/12
· votar


1. A pesquisa confunde Ateus com agnósticos
até hoje eu n sei a diferença direito

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ateus e usuários de drogas são os mais odiados pelos brasileiros