Ateus e usuários de drogas são os mais odiados pelos brasileiros

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# set/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Todo mundo se acha alguns sigmas distante da média/moda.

O brasileiro médio gaussiano é só discurso, a maioria está bem próxima do desvio padrão zero. (isso é óbvio, mas isso inclui a maioria dos que se acham distantes :D)

The Laughing Madcap
Veterano
# set/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


tambourine man

em algumas questões dá para avistar este ser no horizonte

não somos tão heterogeneos

brunohardrocker
Veterano
# set/12
· votar


Cavaleiro

Eu compreendo todos os motivos que os ateus, como minoria, alegam por ser "odiados".
Conheço muito bem a reação que as pessoas tem quanto a isso (já fui "chamado" de ateu na faculdade), mas também compreendo a falha de comunicação que existe entre as pessoas que faz com que essa porra toda exista. Na verdade uma boa parte das pessoas que a gente vê no dia a dia, não "odeiam" ateus, esse termo é pesado demais. Elas só são desinformadas, tendem a se espantarem com as diferenças (de qualquer espécie) e claro, existem os motivos culturais.
A diferença é que eu não boto fé em conscientização não. Ela acontece, mas em apenas uma fatia seleta da sociedade. De resto, fatalmente vai ser sempre assim: ou o seu grupo avança em números ou será uma minoria esquecida. Não acredito numa sociedade tolerante.

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


eu não odeio ateus, mas tenho pena deles e da sua inocência em achar que podem negar deus (isso quando não trocam a religião pela ciência, confundindo a porra toda)

Cavaleiro
Veterano
# set/12
· votar


tambourine man

Na verdade é uma crença na não-existência, a princípio não pode-se negar, é tão extremo quando a crença.

Por isto que se for levado em consideração o campo da validação e do método, o mais honesto racionalmente é tornar-se agnóstico.

A ciência é devido ao método trabalhar em cima da falseabilidade, a verificação. Quando não há evidências que se sustentem para assumir uma premissa, ela é automaticamente falsa.

É o ônus da prova na mão da pessoa que deseja provar a vericidade, mesmo quando não há qualquer embasamento para provar a falseabilidade.

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


Cavaleiro

o método científico não pode ser aplicado nesse caso e vira um lero-lero risível quando sai do seu campo

Bizet
Veterano
# set/12 · Editado por: Bizet
· votar


Nunca me trataram mal por ser agnóstico, no máximo me olharam torto uma vez ou ficaram atônitos em ver alguém que não acredita em doidice.

eu não odeio ateus, mas tenho pena deles e da sua inocência em achar que podem negar deus

Só não esquece que pelo menos lá fora eles usam a palavra "atheist" pra descrever alguém que não crê em deus, em vez de alguém que crê em sua inexistência (ou que de alguma forma tenha chegado à conclusão de que ele não existe). Daí ficarem misturando termo e falando coisa como agnostic atheist, agnostic theist e outras loucuras que fazem o huxley se cagar na cova.

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


Cavaleiro
Bizet
crença na não-existência

véi, na boa, isso é metafísica para mim

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


Bizet
não acredita em doidice

doidice? Na boa cara, vai estudar filosofia e larga esse palavreado

Benva
Veterano
# set/12
· votar


Sei lá qual é minha visão. Talvez algo próximo ao agnosticismo.

Não sei definir.

brunohardrocker
Veterano
# set/12
· votar


Benva

Giletão.

The Laughing Madcap
Veterano
# set/12
· votar


ps: é óbvio que deuses existem por aí, uma vez que sua existencia reflete na sociedade

Benva
Veterano
# set/12
· votar


brunohardrocker

Que é isso?

Bizet
Veterano
# set/12 · Editado por: Bizet
· votar


tambourine man
véi, na boa, isso é metafísica para mim

O quê? Crer na inexistência seria metafísica? Se sim, com certeza, até onde eu sei qualquer hipótese, por mais absurda que seja, pode ser verdadeira, exceto em um campo puramente lógico (ou seja, quase nada).

Eu só não gosto quando levam hipótese X mais a sério que hipótese Y quando as duas têm a mesma qualidade na fundamentação.

doidice? Na boa cara, vai estudar filosofia e larga esse palavreado

Mal aí, mas pra mim é doidice acreditar mais na bíblia que no corão. Não acho doidice coisas como o deísmo e o panteísmo, são hipóteses válidas (mas prefiro ser agnóstico a deísta/panteísta, assumir uma das duas posições sem um jogo semântico pesado é doidice também).

Benva
Veterano
# set/12
· votar


brunohardrocker

Alguma palavra de beesha para definir viados?

brunohardrocker
Veterano
# set/12 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Benva

corta para os dois lados / indefinido
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070412114006AAGkFq1

The Laughing Madcap
Veterano
# set/12
· votar


swoosh, usei o termo 'reflete na sociedade'

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


Bizet
Crer na inexistência seria metafísica?

é uma crença dentro de um campo onde nada pode ser provado.

TimRiddley
Veterano
# set/12
· votar


tambourine man

Bom mesmo é quando eles falam, como já vi recorrentemente no facebook, que "é o mesmo que dizer que careca é cor de cabelo", um raciocínio assim tipo, impressionante.

Bizet
Veterano
# set/12
· votar


tambourine man
é uma crença dentro de um campo onde nada pode ser provado.

Sim. Na maior parte das vezes eu me declaro ateu mais por achar ridículo isso de ter que dizer que sou agnóstico pra alguma opção abraâmica, mas poder tranquilamente me referir às outras opções como mitologia sem ninguém me incomodar. Ou seja, é uma observação de que todas essas hipóteses são igualmente válidas, não uma rotulação sincera. Mesma coisa com afirmações como "deus não existe" (daí também eu usar jeová/javé em vez de Deus - pra contestar essa idéia de que o deus cristão é especial, a única opção).

Bizet
Veterano
# set/12 · Editado por: Bizet
· votar


TimRiddley
Bom mesmo é quando eles falam, como já vi recorrentemente no facebook, que "é o mesmo que dizer que careca é cor de cabelo", um raciocínio assim tipo, impressionante.

Mas esse raciocínio é válido pra definição que eles usam de ateísmo, que é simplesmente não crer na existência. Só tão confundindo essa merda toda mesmo, misturando agnosticismo/gnosticismo com ateísmo/teísmo, basicamente existem 4 classificações combinando essas 4 palavras (agnóstico teísta e tal). Acho bem tosco.

Cavaleiro
Veterano
# set/12
· votar


tambourine man

Você só pode crer naquilo que pode ser provado?

Provado como?

Bizet
Veterano
# set/12
· votar


tambourine man
Outra coisa, eu já te vi falando que dawkins quer provar a inexistência de deus, insinuando que ele é o ateu no termo que a gente conhece... mas no próprio god delusion ele não se classifica como tendo certeza de que deus não existe (se eu não me engano se classifica 6 numa escala de 1 a 7, algo assim). Gringo usa o termo atheist de uma forma diferente - essas comparações que o TimRiddley citou ali mesmo, todas são traduções de imagens que saem em site tipo /r/atheism. O de "não colecionar selos não ser um hobby", que sai o tempo todo na atea, é tradução de uma coisa que o Penn Jillette falou, por exemplo.

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


Cavaleiro

Você só pode crer naquilo que pode ser provado?

não, você pode crer no que você quiser, crer é um ato íntimo

Provado como?

existem várias formas de provar as coisas, ou você acha que o método científico detém o monopólio da verdade?

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


Bizet
mas no próprio god delusion ele não se classifica como tendo certeza de que deus não existe (se eu não me engano se classifica 6 numa escala de 1 a 7, algo assim)

véi, essa escala é outra metafísica sem sentido. A parada é 0 ou 1

Bizet
Veterano
# set/12 · Editado por: Bizet
· votar


tambourine man
véi, essa escala é outra metafísica sem sentido. A parada é 0 ou 1

Pra você, pra ele não, porque pra ele a "crença" tem que ser baseada em razão/evidência/lógica. Quando mais bem fundamentada/mais coerente a hipótese, maior a "crença" dele - justamente por ele não acreditar em certezas absolutas além da lógica pura (igualzinho a ciência - seja qual for a idéia, as "crenças" vão no máximo a 99,9999999%, dependendo de sua fundamentação).

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


Bizet
a "crença" tem que ser baseada em razão/evidência/lógica

isso se chama cegueira dogmática, típica de quem quer deter o monopólio da verdade. É impossível falsear logicamente/empiricamente/racionalmente a ideia de deus, logo ele não pode ser descartado logicamente/empiricamente/racionalmente

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


Bizet

lógica pura não tem nenhuma existência física, btw

The Laughing Madcap
Veterano
# set/12
· votar


ventos a 200 km/h

Bizet
Veterano
# set/12 · Editado por: Bizet
· votar


tambourine man
É impossível falsear logicamente/empiricamente/racionalmente a ideia de deus, logo ele não pode ser descartado logicamente/empiricamente/racionalmente

Mas é justamente por isso que ele se classifica como 6 em vez de 7, ué. Ele acha a hipótese tosca, inferior a outras. Mas não diz ser necessariamente falsa.

lógica pura não tem nenhuma existência física, btw

Conversa relativista eu tendo a evitar, mesmo quando trollagem (até porque é sempre trollagem, só muda o nível).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ateus e usuários de drogas são os mais odiados pelos brasileiros