O que afinal os índios querem?

Autor Mensagem
snowwhite
Veterano
# jul/12


Os índios sofrem de duplipensar? Ou são safados mesmo como tantos brasileiros? Eles têm dois discursos a meu ver totalmente contraditórios. Alegam que o homem branco está acabando com eles em sua cultura e tradições e está tomando suas terras. Ao mesmo tempo querem o direito de cursar universidades, usam roupas de grife, tem carro importado, trabalhar com carteira assinada, votar, usufruir do sistema de cotas e tudo o que o homem branco tem. Índios se declaram diferentes, mas querem ser iguais. Eles dizem que ensinam suas línguas a seus filhos porque foram reprimidos muitas vezes, mas depois que os filhos crescem precisam do Português para concorrer em concursos públicos e para ter vida de branco.O que eles querem afinal?
Se eles querem conviver com a civilização, porque colocam a culpa no homem branco? Mais uma destas manias de vitimização que assolam o povo brasileiro? Mais uma destas manipulações políticas que mistura o politicamente correto com favorecimento de cidadãos em troca de votos? E a Funai? Joga de que lado?

Eu não gosto de índios. Seu discurso é desonesto.

Podem jogar pedras. A carcaça é dura.

brunohardrocker
Veterano
# jul/12
· votar


Quanto a estas questões eu nem ligo, acho que não faz diferença. E da minha parte, acho legal que existam índios.
(Gostar ou não gostar deles não vem ao caso.)

Só acho que eles servem de manobra para:

-ONGs contrárias ao desenvolvimento econômico que os fazem de coitadinhos e que não devem ser remanejados dos seus 49239887 km² utilizados para pescar;
-Safados que trocam qualquer trocados ou camioneta velha por terras.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/12
· votar


Quem me dera, ao menos uma vez, provar que quem tem mais do que precisa ter quase sempre se convence que não tem o bastante.

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


Fora que os Direitos Humanos deveriam abrir o olho pra cima deles. Tem uns ritos de passagem que são desumanos com crianças inocentes.
Assiti um destes rituais em que o menino de uns 6 anos era obrigado a enfiar a mão numa luva de raízes cheia de vespas e aguentar por um bom tempo as picadas na mão. Isto faria dele um homem. O menino berrava. Depois a reportagem mostrou que não é raro os meninos entrarem em estado de choque ou morrerem de choque anafilático.
Cadê os Direitos Humanos e a Lei? Tem que respeitar este tipo de ignorância?

GuitarHouse
Veterano
# jul/12
· votar


Tem uns ritos de passagem que são desumanos com crianças inocentes.

Já vi um que formigas picam partes do rosto, como ritual de passagem tb.

paulinho pc
Veterano
# jul/12
· votar


indio gosta mesmo é de óculos escuro e cachaça,assim como outros vagabundos.

Bob Mauley
Veterano
# jul/12
· votar


indio quer cachimbo indio quer fazer fumaça

dibass
Veterano
# jul/12
· votar


querem se fazer de coitados, em grande parte.

Gus79
Veterano
# jul/12
· votar


snowwhite
Os índios sofrem de duplipensar?

George Orwell detected.

Gus79
Veterano
# jul/12
· votar


O que afinal os índios querem?

Índio quer apito/ se não der pau vai cumê

Strato_Master
Veterano
# jul/12
· votar


snowwhite

concordo com tudo que falou no 1º post....

quanto aos rituais... se há consentimento de todos os envolvidos, o estado não tem nada que se meter...

QUARESMA
Veterano
# jul/12
· votar


Ué não seria duas vertentes diferentes?

Os que querem ficar la na cultura deles, na tribo deles e reclama do homi branco, e os que querem direitos na nossa sociedade...?

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


Strato_Master
quanto aos rituais... se há consentimento de todos os envolvidos, o estado não tem nada que se meter...

Crianças estão envolvidas. Crianças estão protegidas por leis específicas para elas e deveriam ser protegidas por seus responsáveis também. Inflingir dor e sofrimento a quem não pode se defender é tortura. E como eu disse, já houve mortes por conta disto. O Estado tem que se meter. Mas não tem coragem porque índios são cheios de mimimi no que tange ao homem branco.

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


QUARESMA
Os que querem ficar la na cultura deles, na tribo deles e reclama do homi branco, e os que querem direitos na nossa sociedade...?

Não, são os mesmos. Além do mais, as leis são iguais para todos que estão sob o mesmo território e Constituição.

Strato_Master
Veterano
# jul/12
· votar


snowwhite

tortura

não é o caso... pelo que eu entendi as crianças fazem isso para serem "aceitas no bando"... como eu disse... se há consentimento de todos os envolvidos o estado não tem nada que se meter...

snowwhite
Veterano
# jul/12 · Editado por: snowwhite
· votar


Strato_Master
não é o caso... pelo que eu entendi as crianças fazem isso para serem "aceitas no bando"... como eu disse... se há consentimento de todos os envolvidos o estado não tem nada que se meter...

As crianças não FAZEM isto. FAZEM isto com elas. Elas têm medo. E é uma grande covardia condicionar a aceitação de uma criança de 6 anos a uma tortura ou privação.

The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12
· votar


indio quer cachimbo indio quer fazer fumaça



The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12
· votar


o que os índios querem é um mistério, uma vez que não têm voz.

Atom Heart Mother
Veterano
# jul/12
· votar


acho que tem que acabar com essa palhaçada de preservação indígena.



Electric Eye
Veterano
# jul/12
· votar


snowwhite

Talvez justamente pelo fato do homem branco estar acabando com sua cultura e tomando suas terras, que eles se veem sem saída, e por assim sem escolhas, tentam adaptar-se a sociedade urbanizada.

SODAPOP
Veterano
# jul/12 · Editado por: SODAPOP
· votar


a generalização desse tópico não comporta o complexo assunto
Tem várias tribos muito diferentes vários interesses diferentes, tem a Funai que não consegue ser porta-voz de interesses tão (por vezes) contraditórios, tem a dinâmica territorial... além de ser algo sociologicamente complexo, ainda exige uma diplomacia mais intrincada ainda
Agora, isso levando em conta que a intenção do tópico é discutir sério sobre o assunto
Se for só pra fazer show mesmo, malz ae

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


The Laughing Madcap
o que os índios querem é um mistério, uma vez que não têm voz.

mimimi tem voz demais.

Electric Eye
Talvez justamente pelo fato do homem branco estar acabando com sua cultura e tomando suas terras, que eles se veem sem saída, e por assim sem escolhas, tentam adaptar-se a sociedade urbanizada.

No tempo da colonização imposta pelos FDP dos jesuítas este argumento era válido, mas hoje se trata apenas de choramingo, visto que nem impostos eles não pagam. Estão num país que tem uma Constituição, logo precisam se submeter a ela como cidadãos que querem ser e são. Eles querem direitos, mas não querem deveres.

The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


mimimi tem voz demais.

mas são os índios quem falam ou um 'representante'?

o que a Dilma fala que o Brasil quer é o que você quer?

no caso da Dilma ela ainda tem compromisso com as urnas.

agora no caso dos índios, qualquer zé boceta pode falar que fala pelos índios e defender os próprios interesses

Electric Eye
Veterano
# jul/12
· votar


Eles querem direitos, mas não querem deveres.

Aí eu não sei né, ja que nao conheço nenhum índio para que eu possa confirmar isso.

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


The Laughing Madcap
mas são os índios quem falam ou um 'representante'?

o que a Dilma fala que o Brasil quer é o que você quer?


Estou falando do que os índios falam que querem e esperam que a Funai faça por eles. Mas como eu disse, eles me parecem não saber o que querem, são contraditórios em suas reivindicações.

The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


os índios falam que querem e esperam que a Funai faça por eles


agora no caso dos índios, qualquer zé boceta pode falar que fala pelos índios e defender os próprios interesses

e é o que acontece.

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


Electric Eye
Eles querem direitos, mas não querem deveres.

Aí eu não sei né, ja que nao conheço nenhum índio para que eu possa confirmar isso.


Em tudo que é documentário, programa, reportagem, manifesto etc onde tem índio, eles querem direitos em ter acesso a tudo os brasileiros têm, mas ao mesmo tempo querem ser deixados em paz para levar o estilo genuíno de vida deles. Por sito é contraditório e me parece ser um discurso desonesto.

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


The Laughing Madcap
e é o que acontece.

Mas e quando são eles que falam?

Atom Heart Mother
Veterano
# jul/12
· votar


Sou a favor da venda do Acre também.

The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12
· votar


Mas e quando são eles que falam?

não confio nos supostos índios que falam, duvido da autonomia das declarações.

e de qualquer forma, o termo índio é mais heterogêneo que o termo brasileiro.

pra saber o que os índios querem no geral, só descobrindo in loco fazendo uma giro por diversas tribos. tá cheio de sociólogo que faz isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que afinal os índios querem?