Sobre a relação entre música e inteligência

Autor Mensagem
g.wilhelms
Veterano
# mai/12 · Editado por: g.wilhelms
· votar


snowwhite
Então TODO som é música

Quando que disse isso? Ah por favor. No fórum de guitarras tem um usuário (graduado na melhor escola de música do mundo), que criou um mecanismo (na falta de palavra melhor) de improvisação, baseado no serialismo de Shoenberg, isso que você resume a apenas barulho. Parei por aqui, se já não compensaria discutir esse assunto em um fórum relacionado a música, no OT muito menos.

Scrutinizer
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite
Cara, mas você também ignora que os músicos atonais também procuram sonoridades agradáveis pra eles mesmos, eles pegam todas as coisas aleatórias possíveis e tentam reorganizar e refinar o material para se tornar arte, eles tem um grande trabalho pra isso. Pra você pode ser algo aleatório, mas não se esqueça de que música é algo completamente subjetivo e pra eles todos os detalhes podem ser ouvidos como em uma sinfonia.

Scrutinizer
Veterano
# mai/12
· votar


alguma coisa organizada e não caótica
Pô, faltou sabedoria aí, fi. Serialismo é tão organizado quanto qualquer música tonal.

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


Scrutinizer
Serialismo é tão organizado quanto qualquer música tonal.

Com certeza, tem toda uma regra por trás.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite
Mas deve haver outras vertentes ou definições, suponho eu. Algo que considere como música alguma coisa organizada e não caótica.

Mas se formos realmente rigorosos, buscando a coerência e a ausência de arbitrariedades, não existe uma definição capaz de diferenciar "som" de "música". Eu só uso a palavra pra me comunicar mesmo.

E outra coisa, ao contrário do que você possa pensar ao ouvir, o dodecafonismo do Schoenberg é um método de composição organizado, sistematizado, não é caótico.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


g.wilhelms

Quando que disse isso? Ah por favor. No fórum de guitarras tem um usuário (graduado na melhor escola de música do mundo), que criou um mecanismo (na falta de palavra melhor) de improvisação, baseado no serialismo de Shoenberg, isso que você resume a apenas barulho. Parei por aqui, se já não compensaria discutir esse assunto em algum outro fórum relacionado a música, no OT, muito menos.

Ok vou me recolher a minha falta de academicismo. =)


Scrutinizer

Cara, mas você também ignora que os músicos atonais também procuram sonoridades agradáveis pra eles mesmos, eles pegam todas as coisas aleatórias possíveis e tentam reorganizar e refinar o material para se tornar arte, eles tem um grande trabalho pra isso. Pra você pode ser algo aleatório, mas não se esqueça de que música é algo completamente subjetivo e pra eles todos os detalhes podem ser ouvidos como em uma sinfonia.

O que eu posso fazer se é agradável a eles? Pra mim isto como arte moderna que se vê aos montes como no Pompidou de Paris. Se você já foi lá sabe do que estou falando. O cara tem uma parede enorme pra expor a arte dele e optou por ficar lá se jogando no chão com uma roupa suja, de um lado para outro. Ele deve gostar daquilo. Deve ter gente que gosta também. É curioso mesmo. E deve dar trabalho ter chegado aquele resultado excepcional e inquestionável. Tem muita coisa louca lá que agrada aos autores. Eu sou muito naturalista. Sou mais para a teoria de que música não é apenas ruído desorganizado ( ou organizado sei lá). Temque ter notas musicais, harmonia, ritmo e melodia.
É a minha opinião.


Pô, faltou sabedoria aí, fi. Serialismo é tão organizado quanto qualquer música tonal.

Bom, mas eu não disse que basta organização.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite

Mas ae, estamos falando do Schoenberg e do atonalismo dele, mas não vi se te mostraram alguma música pra você ouvir, talvez você esteja pensando que estamos falando do noise que o Scrutinizer poste.

Ouve ae um pouco pra saber do que estamos falando:



snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Mas se formos realmente rigorosos, buscando a coerência e a ausência de arbitrariedades, não existe uma definição capaz de diferenciar "som" de "música". Eu só uso a palavra pra me comunicar mesmo.

O que eu acho que esta é uma discussão assaz subjetiva. Pra mim música é baseada num sistema tonal e minimamente isto. Mas isto é pra mim. Depois aind atem ritmo, harmonia e meldia, Mas eu sou totalmente leiga. Sou só consumidora.

E outra coisa, ao contrário do que você possa pensar ao ouvir, o dodecafonismo do Schoenberg é um método de composição organizado, sistematizado, não é caótico.

Eu não quis dizer neste sentido de organização. Eu quis dizer algo que tivesse uma melodia. Preciso ver este dodecafonismo aí pra dar palpite.
Eu falo de forma muito leiga sobre isto. Não sei se me faço entender.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Mas ae, estamos falando do Schoenberg e do atonalismo dele, mas não vi se te mostraram alguma música pra você ouvir, talvez você esteja pensando que estamos falando do noise que o Scrutinizer poste.

Ouve ae um pouco pra saber do que estamos falando:


hahaha pensamos ao mesmo tempo!
Mas então. Isto aí é uma coisa muito diferente do noise lá. É meio tedioso, mas isto é outra discussão. Já ouvi isto ( se não era era outra composição dele ou algo muito semelhante) em museus por aí.
Bom, se isto é atonal,preciso rever meus conceitos quanto à tonalidade.

TG Aoshi
Veterano
# mai/12
· votar


Minha contribuição ao tópico. [parte 2 - tributo a Rute]

Atom Heart Mother
Veterano
# mai/12
· votar


reggae > noise

Atom Heart Mother
Veterano
# ago/12
· votar


Quase nada
Alguem alguma vez na vida já pensou: "nossa, que vontade de ouvir A saucerful of secrets" ??

Juro que já.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a relação entre música e inteligência