Sobre a relação entre música e inteligência

Autor Mensagem
g.wilhelms
Veterano
# mai/12 · Editado por: g.wilhelms
· votar


Embora eu não tenha como provar, eu acredito que tem uma certa relação sim. Penso que pessoas mais inteligentes, tem uma maior tendência a ter gostos atípicos, diferentes dos da maioria. Generalizar sempre pode ser falho, mas noto que normalmente quem curte sertanejo, e sons nessa linha, ou seja, músicas que não apresentam grande novidade rítmica ou harmônica, também são pessoas que curtem aqueles filmes de ação (ou outro gênero) bem clichês, que também não apresentam nada de novo. Sobre essa relação Clássica > Jazz > Prog rock, ela é bastante discutível: tem muito jazz que está num nível qualidade/complexidade (não que as duas palavras sejam sinônimas), muito maior do que muita obra clássica, ainda mais quando se leva em consideração, de que a maior parte do que se houve numa música de jazz é pura improvisação. Quanto ao Prog Rock, já ouvi muita coisa de qualidade duvidosa, e muito coisa boa é claro, mas ainda prefiro psicodélico.

snowwhite
Pode ser no século que for. Aquilo não é música.

Certamente não é o que há de mais agradável aos ouvidos, mas não deixa de ser música. O próprio funk carioca, por mais tosco que seja, não deixa de ser música. Lembrando que existe a música boa, e a música ruim, mas mesmo definir qual é qual, gera muita controvérsia.

Cavaleiro
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Um sério:
http://www.ifvll.ethz.ch/people/sterne/Grabner_Stern_Neubauer_Acta_200 6.pdf

Um legal:
http://garthzietsman.blogspot.com.br/2012/03/chess-intelligence-and-wi nning.html

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


Cavaleiro

Olha onde ficou Shakespeare, O conde do Monte Cristo, Um conto de duas cidades, Hamlet e Harry Potter.

=P

ps: Jonas vai gozar com o Crime And Punishment.

A idéia do cara é boa, mas acho que essa pesquisa aí podia ser feita de uma maneira mais séria e com métodos melhores.

Cavaleiro
Veterano
# mai/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Die Kunst der Fuge

Precisaria de recursos, ele fez somente com a escola, baixa amostra e a partir de correlação que não demonstra necessariamente a causa-efeito (e que necessitaria de amostra suficiente para verificar de fato a correlação), deveria ser feito por meta itens, a frequencia de cada um dos itens deve ter sido baixíssima.

Quase nada
Veterano
# mai/12
· votar


E isso aqui:



Alguem alguma vez na vida já pensou: "nossa, que vontade de ouvir A saucerful of secrets" ??

Alexander DeLarge
Veterano
# mai/12
· votar


Um único powerchord T5 vindo do amplificador sujo de uma banda de Punk tem mais qualidade que qualquer excremento desses que vocês chamam carinhosamente de Música Clássica, Jazz e Progressivo. Da escarrada que o garoto ali insiste em chamar de música não preciso nem falar, não é?

SODAPOP
Veterano
# mai/12
· votar


Dental Floss Tycoon
pô eu achei que o tópico era de brincadeira... nego tá levando a sério mesmo

Cavaleiro
Veterano
# mai/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Die Kunst der Fuge

Já leu Freakonomics?

Fala bem sobre correlação estatística e causa-efeito.

Quando se há uma correlação, há uma tendência, que só pode ter sua causa-efeito provada por um evento exógeno, um comportamento inesperado que mudasse o cenário.

Tem uma parte que fala do efeito da legalização do aborto nos EUA e diminuição da criminalidade, por exemplo, é bem interessante. A maior parte dos abortos eram de mulheres pobres, adolescentes e solteiras. Estima-se que a legalização foi responsável por cerca de metade da queda da criminalidade entre 1990 e 2000 (eles já conheciam os efeitos das outras variáveis apesar de estudos há décadas da sua influência como quantidade de policiais nas ruas, diminuição da taxa de desemprego e etc).

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


Cavaleiro

Me interessei, vou botar na lista!

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


Um único powerchord T5 vindo do amplificador sujo de uma banda de Punk tem mais qualidade que qualquer excremento desses que vocês chamam carinhosamente de Música Clássica, Jazz e Progressivo.

Ai as minhas bolas....
Resposta incontestável para a pergunta do tópico. Eis a origem dos inteligentes posts do Alexander DeLarge.

CindyFerrari
Veterano
# mai/12
· votar


http://www.testedeqi.net/

Sem mais para o momento.

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


Frank Aguiar é o compositor do séc XX.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


g.wilhelms

Certamente não é o que há de mais agradável aos ouvidos, mas não deixa de ser música. O próprio funk carioca, por mais tosco que seja, não deixa de ser música. Lembrando que existe a música boa, e a música ruim, mas mesmo definir qual é qual, gera muita controvérsia.

Funk carioca é um lixo de música, mas sem sombra de dúvida é múisca. Não estou discutindo estilo nem gosto músical. Até porque tem coisa de muito ruim a excepcional dentro de todos os estilos, basta que a pessoa goste do estilo. Mas estes barulhos caóticos sem harmonia, sem uma nota musical, sem melodia alguma, são apenas um amontoado de barulho ( no caso da tal harsh noise, claro). É o que eu penso e sinto.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Alexander DeLarge

Um único powerchord T5 vindo do amplificador sujo de uma banda de Punk tem mais qualidade que qualquer excremento desses que vocês chamam carinhosamente de Música Clássica, Jazz e Progressivo.

Eu nunca ouvi este powerchord T5 a que você se refere. Deve ser mesmo muuuuito bom para fazer frente ao excremento que nós chamamos de música.
Só por curiosidade, o que você ouve? Punk apenas?

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Quase nada
Alguem alguma vez na vida já pensou: "nossa, que vontade de ouvir A saucerful of secrets" ??

Nunca. Ainda bem que eles sabiam fazer coisa melhorzinha né? É por isto que eu me pergunto: uma cois acheia de barulhos dá prazer e causa desejo am alguém a ponto de fazer ouvir mais de uma vez? Duvido muito.

Dental Floss Tycoon
Veterano
# mai/12
· votar


Revolta de Atlas e Freakonomics ftw

\o/

Villts
Veterano
# mai/12
· votar


Animei ao ver o título mas desanimei ao ver o post.

Villts
Veterano
# mai/12 · Editado por: Villts
· votar


Eu acho q vcs deviam parar de competir com o gênero da música e entender que conseguir fazer música com a alma e conseguir se expressar pela arte tem uma relação de inteligência, não a quantia de acordes ou quebras de tempo ou mudanças de harmonia.

qew
Veterano
# mai/12
· votar


CindyFerrari
http://www.testedeqi.net/

fiz essa porra e não apareceu o resultado =P

Wanderer on the Offensive
Veterano
# mai/12
· votar


Isso não tem nada a ver. Eu sou mais inteligente que todos vocês e escuto Hard Rock, Punk, Metal, Blues e alguma coisa de pop. :P

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


Wanderer on the Offensive

Deixem eles discutirem. Nós somos superiores.

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite
Eu nunca ouvi este powerchord T5 a que você se refere

Não sei se você tem algum conhecimento de teoria musical, então vou tentar te explicar de uma forma simples: um acorde na sua forma básica é formado a partir de três notas, a primeira nota que é a tónica (T), a terça e a quinta. O powerchord T5 não possui a terça, ou seja, tem somente duas notas (a tônica e a quinta). A harmonia do punk rock, é isso basicamente, os caras pegam o desenho do powerchord, e só mudam o lugar do braço que executam (o desenho é o mesmo), e então você pode imaginar a complexidade de se fazer isso, pegar um único desenho, e tocar em 3 ou 4 lugares diferentes. Se mostrar uma harmonia do Tom Jobim pro gênio que fez esse comentário, é capaz dele dizer que o Tom só queria se exibir.

Scrutinizer
Veterano
# mai/12
· votar


tambourine man
Qual você acha que é a idéia mais atual? Só por curiosidade.

Scrutinizer
Veterano
# mai/12
· votar


uma cois acheia de barulhos dá prazer e causa desejo am alguém a ponto de fazer ouvir mais de uma vez?
Dá uma olhada no meu last.fm.

http://www.last.fm/user/oieusouogui

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


g.wilhelms

Mas se mede qualidade musical através da complexidade? Como?

Scrutinizer
Veterano
# mai/12
· votar


Eu acho que muita gente tá envergonhando a família aqui.

snowwhite
Veterano
# mai/12 · Editado por: snowwhite
· votar


Villts
Eu acho q vcs deviam parar de competir com o gênero da música e entender que conseguir fazer música com a alma e conseguir se expressar pela arte tem uma relação de inteligência, não a quantia de acordes ou quebras de tempo ou mudanças de harmonia.

Então qualquer barulho é música. Sei lá viu...

g.wilhelms

Não sei se você tem algum conhecimento de teoria musical, então vou tentar te explicar de uma forma simples: um acorde na sua forma básica é formado a partir de três notas, a primeira nota que é a tónica (T), a terça e a quinta. O powerchord T5 não possui a terça, ou seja, tem somente duas notas (a tônica e a quinta). A harmonia do punk rock, é isso basicamente, os caras pegam o desenho do powerchord, e só mudam o lugar do braço que executam (o desenho é o mesmo), e então você pode imaginar a complexidade de se fazer isso, pegar um único desenho, e tocar em 3 ou 4 lugares diferentes. Se mostrar uma harmonia do Tom Jobim pro gênio que fez esse comentário, é capaz dele dizer que o Tom só queria se exibir.
Não manjo naaaaaaaaaaada! Meu marido toca baixo, mas eu não entendo nadica.
Eu entendi a "complexidade anatômica" do movimento hahahha.
Música pra mim é ouvir e sentir um certo fluir que parece andar compassado com a mente. Não consigo entender de outra forma. Posso não gostar de certos gêneros ou bandas enfim, mas música tem que ter harmonia. E tem muita coisa simplesmente maravilhosa! Como é que vou colocar tudo sob o mesmo prisma? Não dá.
Agora, o fato de algum movimento ser complicado de fazer em algum instrumento não significa que eu considere aquilo como musicalmente agradável.
E quanto ao Tom, particularmente não morro de amores. Mas aí é gosto musical.

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


brunohardrocker
Mas se mede qualidade musical através da complexidade? Como?

Eu não disse isso, e não acho isso, mas aparentemente alguém ai em cima acha, só que de maneira contrária, e foi pra ele que respondi.

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


Scrutinizer

Deixa rolar miguxo, não se pode mais nem querer complicar a situação ¬¬

g.wilhelms
Veterano
# mai/12 · Editado por: g.wilhelms
· votar


snowwhite
Agora, o fato de algum movimento ser complicado de fazer em algum instrumento não significa que eu considere aquilo como musicalmente agradáve

Eu digo o mesmo, mas só quis mostrar a dimensão da estupidez daquele comentário. De fato que ser difícil de executar não é sinônimo de ser bom, embora eu obviamente considere Tom Jobim muito superior a Ramones, mas ai é uma questão pessoal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a relação entre música e inteligência