Sobre a relação entre música e inteligência

Autor Mensagem
snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Scrutinizer
Pelo contrário, o ritmo da música primitiva era bem simples na maioria das vezes, diferente do que existe na música experimental.

Música experimental é quando há música no meio do experimento. Você posta umas coisas barulhentas que não tem música hahaha
Mas claro que eram simples, foi o que eu disse. Ainda assim, sempre houve tendência do ouvido humano se satisfazer com o rítmico.


Mas e você não vê problemas em colocar ruídos sonoros inarmônicos primitivos em músicas tonais? srsly?

Depende dos ruídos e onde eles se encaixam. Muitas vezes ficam bem como intervenção. Mas precisa ter um propósito no desenrolar musical.


Na verdade, a utilização do ruído (percussão) na música clássica apareceu depois, com conseqüência de uma evolução, não seria então o ruído mais sofisticado que um som harmônico comum?

A percussão também demanda algumas características. Não vamos comparar batidas de um martelo num prego enferrujado com a bateria do Neil Peart.

mvrasseli
Veterano
# mai/12
· votar


Scrutinizer
Execução perfeita! Fiquei até com vergonha do meu vídeo, tenho que estudar muito ainda... Me lembrou bastante um ex-colega de FAMES, o Renan Simões.
abre o vídeo e pula pra os 14:00

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


mvrasseli
isso daqui é música:

É.

mvrasseli
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite

o cara domina bem o instrumento e faz uma performance propositalmente anti-musical, como um monte gente pelo mundo afora. Mas ainda dá pra considerar como arte musical. É ruim de ouvir porque não tem harmonia alguma. É caótico. Mas ainda é mais música do que as coisas que vc costuma postar hahaha
Eu gostaria de ver este cara tocando música rsrsrs Tenho certeza de que ele sabe! =)


Por favor não fale isso. Respeito o seu gosto mas isso que você falou me faz me sentir muito mal, pois essa peça tem uma estrutura musical impressionante, talvez você não goste por falta de costume mas comece a ouvir Egberto Gismonte, daqui a pouco você muda de idéia.

mvrasseli
Veterano
# mai/12
· votar


O Egberto Gismonti não tem uma técnica erudita no violão, acredito eu que é pelos anos de piano, o que talvez agrade mais os ouvidos de alguém que não está acostumados com os peças da vanguarda.

mvrasseli
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite
Isso foi um elogio ou foi uma brincadeira comigo? Sério, não entendi.

snowwhite
Veterano
# mai/12 · Editado por: snowwhite
· votar


mvrasseli


Por favor não fale isso. Respeito o seu gosto mas isso que você falou me faz me sentir muito mal, pois essa peça tem uma estrutura musical impressionante,

Mas eu elogiei o cara. Só não gosto da forma caótica da desta "música" que ele tocou.


talvez você não goste por falta de costume mas comece a ouvir Egberto Gismonte, daqui a pouco você muda de idéia.

Já ouvi muito Egberto Gismonti na vida. É bem mais harmônico.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


mvrasseli

O Egberto Gismonti não tem uma técnica erudita no violão, acredito eu que é pelos anos de piano, o que talvez agrade mais os ouvidos de alguém que não está acostumados com os peças da vanguarda.

Eu gosto.

Dental Floss Tycoon
Veterano
# mai/12
· votar


Gosto pessoal =/= critério de qualidade.

Só lembrando a galera mesmo.

Um abraço e boa noite,

captain Obvious.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


Dental Floss Tycoon
captain Obvious.

Parece óbvio, mas o que tem de gente que parece não saber disso, ou age como se não soubesse, não está no gibi.

tambourine man
Veterano
# mai/12
· votar


Scrut

cara, esse seu papo é tão início do séc XX, estamos no XXI agora. Pare de repetir o que leu em livros e jogue alguma ideia nova

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


tambourine man

Cê tinha que ver o conceito de "experimentação" do Scrut.
Digno de uma surra de havaianas com a sola suja de terra.

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


Todos neste tópico escutam Michel Teló escondido,.

tambourine man
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Cê tinha que ver o conceito de "experimentação" do Scrut.
Digno de uma surra de havaianas com a sola suja de terra.


é tudo um remix do início do se´c XX

Cavaleiro
Veterano
# mai/12
· votar


Depende da música, já fizeram estudo a respeito.

Imagem com nota do SAT x gosto musical, a partir de estudo realizado nos EUA

Cavaleiro
Veterano
# mai/12
· votar


Alguns estudiosos fizeram estudos relacionados ao desenvolvimento do cérebro com a música clássica. Um dos estudos feitos foi o do búlgaro Losavov: Ele descobriu que suas folhagens, ele é botânico, estavam verdejantes e belas, porque tinha o costume de ouvir música clássica orquestrada e lente e, num insight, ele resolveu colocar algumas folhagens numa estufa diferente e colocar música com o ritmo de jazz e… as plantas começaram a murchar! Ele então foi fazendo outras experiências e acontecia a mesma coisa. Passou então a fazer testes com animais: vacas e, tocando música clássica e lenta, as vacas davam mais leite e leite com mais gordura e quando tiravam o leite com música jazz, as vacas seguravam o leite e havia uma diminuição bastante significativa de leite. Com isso tudo ele concluiu que havia uma mudança cerebral também muito significativa e resolveu fazer o teste com crianças e percebeu uma grande diferença na aprendizagem.

Em outros casos, várias experiências científicas confirmam o poder terapêutico da música. Pacientes que acabam de ouvir Mozart se saem melhor em alguns tipos de testes de raciocínio que os que não ouviram música alguma ou ouviram música popular simples. O neurologista Oliver Sacks fala de um paciente gravemente retardado, que só era capaz de desempenhar tarefas complexas se ouvisse música. Isso acontece porque, para esse tipo de indivíduo, a música organiza o cérebro de uma forma que a experiência comum, caótica, não consegue fazer. Mas a música só pode ajudar um paciente com Parkinson se for de um tipo que corresponda ao seu gosto, afirma Jourdain. Música clássica poderia fazer maravilhas, num caso, enquanto em outro só um rock teria resultado. Isso mostra, acrescenta o pianista, que a música não funciona de forma passiva como remédio, mas exige que o paciente participe, gerando um fluxo de antecipações musicais. É mais ou menos o processo que acontece com qualquer bom ouvinte.

Jourdain vai além na comparação entre tipo de música e comportamento. Em anos recentes, conta ele, donos de lojas descobriram que transmitir música clássica para a rua afasta traficantes de drogas. E Mozart tem sido tocado em shopping centers europeus para expulsar adolescentes ociosos.

O ritmo mozartiano, segundo alguns pesquisadores, interfere positivamente na forma como os neurônios se comunicam, embora ninguém saiba ainda exatamente a razão de tal fenômeno. Mesmo sendo polêmica, a teoria mais considerada no meio científico argumenta que as ondas cerebrais se parecem muito com a música barroca. Daí, o efeito de “turbinamento” no poder cerebral, comprovado por testes de Q.I. feitos logo depois que o sujeito escuta Mozart.

O mesmo desempenho nunca foi repetido posteriormente em outros estudos, embora a professora Lois Hetland, da Faculdade de Educação da Universidade Harvard, tenha notado benefícios em uma parte dos ouvintes de Mozart. Ela concluiu que o som pode ajudar algumas pessoas. Tudo depende do gosto musical, de habilidades inatas e da bagagem cultural de cada um.

http://www.xalmer.com/?p=403

Cavaleiro
Veterano
# mai/12
· votar


Provado que música clássica > outras

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


Cavaleiro

Psicologicamente comprovado!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Cavaleiro

Po, efeito Mozart já foi refutado várias vezes.

E no outro post ali, analisando só o gráfico ali não dá pra estabelecer uma relação de causalidade.

Cavaleiro
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Eu sei que não :O

Cavaleiro
Veterano
# mai/12
· votar


brunohardrocker

Filosoficamente

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


Cavaleiro

Nice \o\

Então tá filosoficamente comprovado.

Cavaleiro
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge

An enhancement of spatial-temporal reasoning performance after listening to Mozart's music for 10 minutes has been reported by several, but not all, researchers. Even in the studies with positive results the enhancement is small and lasts about 12 minutes. The effect varies between individuals and depends upon the spatial tasks chosen; general intelligence is not affected. Rather more impressively, there is a beneficial effect on some patients with epilepsy. The results are not specific to Mozart's compositions but the exact musical criteria required have not been completely defined.
The practical use of such observations is as yet uncertain, especially since many of the experiments relate only to short listening periods to Mozart's piano sonata K448. More studies are necessary, involving longer-term exposure to Mozart and to a wide selection of other composers, before the effect can be fully assessed.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1281386/

Cavaleiro
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Já viu das relações entre o ELO do xadrez e o QI?

tambourine man
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Cavaleiro
brunohardrocker

estatisticamente comprovado!

Cavaleiro
Veterano
# mai/12
· votar


tambourine man

Pior que não, a amostra é insuficiente (uma escola dos eua) e não há qualquer premissa tomada, antes fosse.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


Cavaleiro

Essa porra é velha. Já vi coisa mais recente, depois procuro.

By the way, dependendo do período das composições, eu tenho dificuldade pra diferenciar algumas composições [só as sinfônicas] do Mozart, do Joseph Haydn, do Michael Haydn e até algumas do Boccherini.

Às vezes eu até fico com uma na cabeça, sem saber qual e não sei em qual deles procurar a música.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


Cavaleiro
Já viu das relações entre o ELO do xadrez e o QI?

Não!
Show me.

Alexander DeLarge
Veterano
# mai/12 · Editado por: Alexander DeLarge
· votar


[editado]

Cavaleiro
Veterano
# mai/12
· votar


Essa já faz mais sentido :O

Revolta de Atlas e Freakonomics ftw \o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a relação entre música e inteligência