Será que desta vez o último dos comunistas se vai?

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite

Inovação forçada.

Atom Heart Mother
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite

posta um pouco menor aí, vlw?

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


brunohardrocker
Inovação forçada.

Eu não vejo nada de mais em inovações e formas diferentes. Mas acho que tem que ter alma na coisa, algo que se dobre à função e que seja atemporal. Esta fase modernista, que eu chamo de modernosa tem um pouco do uso da forma reta e rígida ( que Niemeyer assumidamente não gostava) e a fase da curva. Ele se apegou nisto e repetia as curvas em tudo, até onde não deveria ou não cabia. Uma vez vi um documentário dele rabiscando uns projetos numa folha de papel com uma caneta. Simplesmente ele lascava curvas aleatórias para todos os lados e tava pronto o projeto. Uma fixação na fase curvilínea da era espacial, onde tudo tinha forma de disco voador. Ele nunca saiu dela.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Atom Heart Mother
posta um pouco menor aí, vlw?

As fotos né? Desculpa.

Atom Heart Mother
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite
As fotos né? Desculpa.

É.
Se o capitalismo ainda permitisse a todos a compra de uma tela 42 polegadas, estaria de boa.

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite
Eu não vejo nada de mais em inovações e formas diferentes.

Vejo diferença nas inovações que vem de forma natural (como aconteceu em toda a história) e aquelas que vem como um "ah, precisamos inovar! vamos renegar tudo o que vem de antes, vamos abalar as estruturas, precisamos fazer algo novo urgente!"
Tipo, a ânsia pela inovação vem antes do objeto em si.
Ao meu ver, isso tá explícito nos projetos desses caras.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Atom Heart Mother
É.
Se o capitalismo ainda permitisse a todos a compra de uma tela 42 polegadas, estaria de boa.


Ninguém precisa disto, em sendo ainda luxo. Mas todo mundo parace querer desesperadamente. Pelo menos no capialismo o cara tem opções menores, mais baratas, concorrência, cartão de crédito, crediário, promoção, pode comprar em conjunto com alguém e usar coletivamente, pode fazer qualquer negócio. No comunismo, não. O Estado esconde do cara que aquilo existe no resto do mundo, ou faz propaganda negativa a respeito, obriga o cara a ter em casa no máximo um rádio do tempo da Primeira Guerra, onde passam apenas programas produzidos pelo Governo. Em alguns lugares, como na China, o povo produz para ser vendido fora de lá, mas em casa não pode ter. Mas a elite governante rica tem acesso a tudo.

Atom Heart Mother
Veterano
# mai/12 · Editado por: Atom Heart Mother
· votar


snowwhite
Ninguém precisa disto, em sendo ainda luxo.

Você também não precisa do seu computador pessoal.

A não ser que trabalhe usando-o.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


brunohardrocker

Vejo diferença nas inovações que vem de forma natural (como aconteceu em toda a história) e aquelas que vem como um "ah, precisamos inovar! vamos renegar tudo o que vem de antes, vamos abalar as estruturas, precisamos fazer algo novo urgente!"
Tipo, a ânsia pela inovação vem antes do objeto em si.
Ao meu ver, isso tá explícito nos projetos desses caras.


Sim, só que eu não critico nem que isto pode ocorrer. Eu só acho que carregar uma bandeira destas por tanto tempo é muita falta de capacidade de se reciclar, de inovar novamente, de se adaptar à novas funções ( que é a função primeira da arquitetura). Eles fizeram arquitetura como se a forma estivesse a frente de tudo, o que é um contrasenso.
E mais: este tipo de "arte" contraria a simplicidade que os comunas defendem. Morar assim quem é que pode? Isto aí custa milhões.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Atom Heart Mother

Você também não precisa do seu computador pessoal.

A não ser que trabalhe usando-o.



A decisão sobre o que uma pessoa necessita ou não deve ser unica e exclusivamente dela e de suas condições de adquirir.
Mas o que eu qero dizer é que todo ser humano deseja ter coisas, deseja experimentar, deseja trocar, deseja vivenciar, deseja ter acesso. E deseja em intensidades e preferências variadas. Não somos todos iguais nesta ânsia. Isto é do ser humano,e é importante que as pesquisas feitas através do mundo e o desenvolvimento que traz conforto e prazer possam estar a disposição de todos. Mas não é o Estado que vai dizer o que eu posso ter ou não ( e geralmente ele nivela por baixo, muito baixo).
No comunismo estas coisas só estão disponíveis para uns poucos. O resto tem apenas o minimamente necessário, que é muito pouco e igual para todos ( o que é cruel e não bom como querem e fantasiam na utopia).

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite
E mais: este tipo de "arte" contraria a simplicidade que os comunas defendem.

Sim, contraria os padrões também. Já que eles querem padronizar, propondo que o vizinho que passa o dia inteiro alisando a barba deve possuir o mesmo que você, que rala pra ter.
Esse sistema minaria a propria criatividade e capacidade de inovação do ser humano, cortando as asas dos mais capacitados a criar para igualá-los aos incapazes.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


brunohardrocker

Sim, contraria os padrões também. Já que eles querem padronizar, propondo que o vizinho que passa o dia inteiro alisando a barba deve possuir o mesmo que você, que rala pra ter.
Esse sistema minaria a propria criatividade e capacidade de inovação do ser humano, cortando as asas dos mais capacitados a criar para igualá-los aos incapazes.


Morte lenta e dolorosa do espírito humano.

TASIVA
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite
acho suas criticas posteriores válidas...mas dizer que ele copia Le Corbusier num desce...se for assim o diga de todos os modernistas...acho que ele ta longe de ser um copiador...foge totalmente de princípios principais do modernismo..como o da forma/função. Quanto ao resto estou de total acordo.

Kensei
Veterano
# mai/12
· votar


tambourine man
Conheço essa casa, não acho muito moderna por essa cobertura que dificulta a entrada de luz. Mas do outro lado dessa mesma rua tem uma do Paulo mendes da rocha:

http://g.co/maps/z9xc3



Essa casa é bem legal, pensei em citá-la tb, coisas que me fazem gostar ainda mais dela: 2 porches e 2 Labradores que ficam no vão, eles ficam malucos quando eu passo com meu cachorro por ali.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


TASIVA
foge totalmente de princípios principais do modernismo..como o da forma/função.

Mas NESTE quesito ele perde minha consideração porque defende algo absurdo porque insiste em formas que apenas satisfazem a repetição da fórmula que ele copiou do movimento modernista através de quem estava mais perto dele, mas é visto como se fosse original. E nunca se reciclou neste tempo todo. Repetiu-se fazendo sempre das curvas a principal características de sua obra ( em detrimento da função).

TASIVA
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite
eu fiz um trabalho sobre ele também...essa questão das curvas é a marca e o discurso (comprado) dele, não tem como separar e isso se vê presente em diversos arquitetos....seja em aspectos formais ou tectônicos...eu ainda acho ele gênio...muito mais por convencimento do que por mérito em si hehehe

TASIVA
Veterano
# mai/12
· votar


Kensei
não sei se chega a ser modernista (as casas modernistas se deram em exemplos mais por projetos do Warchavchik) me parece que essa talvez tenha pelo menos referências do modernismo...

- janela em fita (ok)
- planta livre (me parece que pode ter)
-fachada livre (ok)
- pilotis (ok mais ou menos, considerando esse térreo elevado...)

me lembra até da villa savoye...

Atom Heart Mother
Veterano
# jun/12
· votar


fui em brasília, o cara é foda demais.


/reacendendo a chama da discórdia

TASIVA
Veterano
# jun/12
· votar


Atom Heart Mother

Rezando aqui, que você não ache que foi ele quem projetou Brasília.

tambourine man
Veterano
# jun/12
· votar


Kensei
2 porches e 2 Labradores

kit yuppie meia idade

tambourine man
Veterano
# jun/12
· votar


TASIVA
Rezando aqui, que você não ache que foi ele quem projetou Brasília.

Não foi o JK?

/lá vamos nós

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jun/12
· votar


Acabou de morrer a filha dele, aos 82 anos. E o véio tirando ondaaaa!

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


Nusssa. Será que era seguidora da causa tb? Se era, já vai tarde.

Rebuke
Membro Novato
# abr/21
· votar


aaaaaaaaaaaa

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Será que desta vez o último dos comunistas se vai?