Teorias sobre planetas habitáveis e vida inteligente fora da terra.

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# abr/12


"Bilhões de planetas potencialmente "habitáveis" existem na Via Láctea, onde está a Terra.

O anúncio foi feito nesta semana por um grupo de cientistas do Observatório de Ciências do Universo de Grenoble, na França.

Em apenas um conjunto de 102 estrelas do tipo "anãs vermelhas" foram descobertas nove 'super Terras'. Essa é a maneira como são chamados os planetas rochosos com massa um pouco maior que a da Terra.

Já "anãs vermelhas" é o apelido das estrelas que são relativamente frágeis e frias se comparadas com o Sol. Elas são muito comuns nas galáxias e representam 80% de todas as estrelas na Via Láctea.

"Nossas novas observações significam que mais ou menos 40% de todas as anãs vermelhas têm uma 'super Terra' em sua zona habitável, onde a água líquida pode existir na superfície do planeta", explicou Xavier Bonfils, coordenador da equipe de pesquisadores.

Existindo água, é possível que existam formas de vida.

"Mas as anãs vermelhas são conhecidas por estarem sujeitas a erupções estelares que podem submergir o planeta em uma onda de raios X ou de radiações ultravioletas, tornando a vida menos provável na região", disse Stéphane Udry, do Observatório de Genebra.

Portanto resta muito caminho a percorrer para detectar uma hipotética forma de vida extraterrestre."

Em nosso "cone de luz" há aproximadamente um bilhão de galáxias e somente nesta, já há bilhões de planetas potencialmente habitáveis.

Se for considerar a quantidade, a quantidade de planetas "potencialmente habitáveis" tem limite em infinito.

Esta ideia é suportada pelo paradoxo de Fermi

"O paradoxo de Fermi é um conflito entre um argumento de escala e probabilidade e a falta de evidências. Uma definição mais completa poderia ser apresentada como
:
Os aparentes tamanho e idade do universo sugerem que muitas civilizaçõs extraterrestres tecnologicamente deverim existir.

Entretanto, esta hipótese parece inconsistente com a falta de evidência observacional para suportá-la
.
O primeiro aspecto do paradoxo, "o argumento de escala", é uma função dos números envolvidos: há aproximadamente 200-400 (2 - 4 x 1011) estrelas na Via Láctea[9] e 70 sextilhões (7 × 1022) no universo visível.[10] Mesmo que a vida inteligente ocorra em uma minúscula porcentagem de planetas, ainda haveria um grande número de civilizações existentes na Via Láctea.

Este argumento também assume o princípio da mediocridade, que afirma que a Terra não é especial, mas simplesmente um planeta típico, submetido às mesmas leis, efeitos e resultados prováveis que qualquer outro planeta.

A segunda pedra angular do paradoxo é uma resposta ao argumento de escala: dada a capacidade da vida inteligente de superar a escassez e sua tendência a colonizar novos habitats, parece provável que pelo menos algumas civilizações seriam tecnologicamente avançadas, procurariam por mais recursos no espaço e então colonizariam primeiro seu próprio sistema estelar e, posteriormente, os sistemas em seu entorno.

Como não há provas conclusivas ou certificáveis da existência de outras formas de vida inteligente mesmo após 13,7 bilhões de anos de história do universo, várias hipóteses foram feitas na tentativa de explicar a questão. Pode ser que a vida inteligente seja mais rara do que se pensa ou mesmo que nossas suposições sobre o comportamento geral das espécies inteligentes sejam erradas."

Existem algumas tentativas de explicações para o paradoxo:

1- Poucas civilizações existem atualmente: São poucas as manifestações de vida inteligente no universo e nenhuma ainda teve capacidade tecnológica para realizar viagens espaciais pelo universo.

2- Só há vida inteligente na Terra

3- A vida inteligente tende a se autodestruir: Esta teoria vem do Argumento do Juízo final, toda vida inteligente chega a um ápice tecnológico com bombas nucleares, atômicas e acaba se autodestruindo

4- Há uma civilização mais avançada que as outras e as está colonizando e destruindo - neste cenário, ainda não teriam vindo para a terra

5- Juventude - Os planetas mais velhos não ultrapassam em muito o conhecimento atual da Terra e dos planetas mais novos

6- Eles estão aqui mas nós não os vemos.

O que você acha sobre o tema? Concorda com qual(is) das preposições acima?

Dissertem, ou não.

O poder é de vocês

brunohardrocker
Veterano
# abr/12
· votar


Matéria bem escrita, destacando todas as possibilidades.
Não tinha certas informações daí.

brunohardrocker
Veterano
# abr/12
· votar


3- A vida inteligente tende a se autodestruir: Esta teoria vem do Argumento do Juízo final, toda vida inteligente chega a um ápice tecnológico com bombas nucleares, atômicas e acaba se autodestruindo

4- Há uma civilização mais avançada que as outras e as está colonizando e destruindo - neste cenário, ainda não teriam vindo para a terra


Projeções para o universo com amostragem na Terra.

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


brunohardrocker

Na verdade não foi uma matéria, ela só ia até aqui

"Nossas novas observações significam que mais ou menos 40% de todas as anãs vermelhas têm uma 'super Terra' em sua zona habitável, onde a água líquida pode existir na superfície do planeta", explicou Xavier Bonfils, coordenador da equipe de pesquisadores."

O resto foi comentários meus, resumo e wikipedia

brunohardrocker
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro

Hm. Mas parabens pelo trabalho, espero que o tópico seja proveitoso.

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


legal isso, só acho estranho esperarem que exista vida em outros lugares igual a que tem na terra

LeandroP
Moderador
# abr/12 · Editado por: LeandroP
· votar


Isso falando apenas da vida como conhecemos. Sobre os planetas em zonas que não são consideradas habitáveis, penso que podem existir também outros tipo de vida, com matéria menos densa, mais sutil, em conformidade com o seu orbe.

Bizet
Veterano
# abr/12
· votar


O Carl Sagan era bem confiante em/curioso por essa possibilidade, apesar de obviamente não levar a sério os absurdos de ovni, abdução e todo esse besteirol de history channel.

http://www.bigear.org/vol1no2/sagan.htm

http://www.youtube.com/watch?v=sZt3Zg2y8ks

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


Acho muita presunção do ser humano considerar que não há vida mais inteligente que ele no universo (entes não metafísicos).

E não acreditar em vida fora da Terra é meio que lutar contra as probabilidades.

Agora, não acho que cheguem ao nível de viagem interestelar e sequer tenham vindo a terra, tenho maior propensão em acreditar na teoria de autodestruição, mas isto somente com a nossa amostra bem limitada da Terra.

Nos encaminhamos para este fim.

laerte_a7x
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro

Vai morar lá! Traz um asteróide pra mim!

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


laerte_a7x

Pode deixar.

laerte_a7x
Veterano
# abr/12
· votar


Não existem alienígenas!

Isso é coisa do Spielberg.

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


laerte_a7x

Disserte.

Eu não penso em vida fora da terra como Spielberg, na verdade não dou qualquer imagem, só penso de forma racional e em relação a física/estatística.

É cientificamente provável.

brunohardrocker
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro

Eu acredito que antes de descobrirmos vida inteligente (civilizações já desenvolvidas), seremos capazes de manipular algum planeta que ofereça condições para que seja possível a nossa colonização.

Ex: enviarmos sondas com sementes de plantas para gerar oxigênio.

Já vi um "projeto" de como seria possível colonizarmos Marte, modificando a sua atmosfera durante séculos. Ao menos fazia sentido.

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


brunohardrocker

Eu acho que vamos nos destruir antes disso tudo.

brunohardrocker
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro

Certamente. E se sobrarem almas vivas, essas viverão novamente o séc. XVI em meio as ruínas do séc XXI.

"Não sei como será a Terceira Guerra Mundial, mas poderei vos dizer como será a Quarta: com paus e pedras." — Albert Einstein

Essa frase é dele mesmo?

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


brunohardrocker

Essa frase é dele mesmo?

Não sei, mas já ouvi esta frase atribuída a ele também.

Pedro_Borges
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro

Eu acho que o ser humano classifica inteligência apenas aquilo que lhe é perceptível no mundo consciente e que faz parte do seu modus de viver. Essa classificação logo será derrotada aqui mesmo na terra quando se descobrir que todos os animais são inteligentes segundo sua visão consciente e aderente ao seu modus de viver.

Obviamente que deve existir outras formas de vidas que não por constituição molecular e celular, como também outras formas de ver e sentir que não pelas nossas faculdades de consciência.

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


Acho muita presunção do ser humano considerar que não há vida mais inteligente que ele no universo (entes não metafísicos).

Me considero um cético, no entanto acho que é perfeitamente possível que exista vida inteligente fora da Terra. Na verdade, acho que é muito mais possível que exista extraterrestres do que algum tipo de divindade, ou outros seres metafísicos.

Não existem alienígenas!

Isso é coisa do Spielberg.


Spielberg expõe uma visão humana e um tanto fantasiosa de como seriam os extraterrestres. Na maior parte dos filmes, eles são os violões, e eles são os feiosos, pois ser o ser humano tem uma certa resistência a negar sua imperfeição. Eu considero esse lance de ovnis, abdução, e insetos gigantes, uma puta besteira, o que não quer dizer que não exista vida além-terra.

Pedro_Borges
Veterano
# abr/12
· votar


g.wilhelms
Na maior parte dos filmes, eles são os vilões, e eles são os feiosos, pois ser o ser humano tem uma certa resistência a negar sua imperfeição.

Fico pensando como os animais na savana africana pensam quando vêem seres humanos. Deve pensar: que coisa feia, andando em pé com se fosse um toco móvel. Deve morrer de rir (na sua forma de rir, é claro).

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


Fico pensando como os animais na savana africana pensam quando vêem seres humanos. Deve pensar: que coisa feia, andando em pé com se fosse um toco móvel. Deve morrer de rir (na sua forma de rir, é claro).

Te juro que já pensei nisso também, rsrs

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/12
· votar


Odeio essa subestimação da humanidade por parte de integrante dela mesma.

Vocês envergonham a sua própria espécie!

Cavaleiro
Eu acho que vamos nos destruir antes disso tudo.
Duvido muito.
Você está ignorando nossa capacidade de adaptação e reprodução.

laerte_a7x
Veterano
# abr/12
· votar


Viciado em Guarana

Concordo.

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


Odeio essa subestimação da humanidade por parte de integrante dela mesma.

Por isso que deposito minha fé na humanidade, apesar de tudo.

Pedro_Borges
Veterano
# abr/12
· votar


Odeio essa subestimação da humanidade por parte de integrante dela mesma.

Por outro lado, odeio essa superestimação. A realidade seria melhor.

laerte_a7x
Veterano
# abr/12 · Editado por: laerte_a7x
· votar


g.wilhelms
deposito minha fé na humanidade

Isso é um erro.

Em Provérbios, diz:

"Não estribe-se o homem em seu próprio entendimento."

Quando você acha que sabe de alguma coisa, não sabe de nada.

Quando dizemos que somos sábios, somos muito burros.

Esse mundo vai passar, mas a verdade é eterna. Deus é o dona da sabedoria, e sem ele, não somos nada.

Pensa nisso.

Abraço!

Edit: Meu milésimo post! =D

Diablo Branco
Veterano
# abr/12
· votar


Existe sim vida fora desse nosso planeta perdido!!! Eu tenho várias células que compões meu corpo e dentro de cada uma existe um universo com seres que não podemos nem imaginar seu formato e estilo de vida!!! Talvez sejam até mais inteligentes que nós.

Vick Vaporub
Veterano
# abr/12
· votar


Aliens.

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


Deus é o dona da sabedoria, e sem ele, não somos nada.

Começou.

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


Viciado em Guarana
Odeio essa subestimação da humanidade por parte de integrante dela mesma.

Vocês envergonham a sua própria espécie!


Os humanos deveriam se envergonhar da sua própria espécie.

Duvido muito.
Você está ignorando nossa capacidade de adaptação e reprodução.


Ok, quero ver adaptar-se a uma guerra nuclear.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teorias sobre planetas habitáveis e vida inteligente fora da terra.