Sobre os imigrantes que colonizaram o sul do país

Autor Mensagem
wild.man
Veterano
# jun/11
· votar


Respeito e tudo mais...
Mas essa idéia que eles têm de que trouxeram civilidade para o país é de uma mediocridade sem tamanho.

Nem Mar
Veterano
# jun/11
· votar


izzystradlin
tentei fazer a contagem de quanta merda por frase mas me perdi nas contas..

hahahahah

pois é, tem gente que é carente de atenção.
o jeito é deixar cair.

Insinity
Veterano
# jun/11
· votar


wild.man
"mediocridade" não é bem a palavra que eu usaria, mas concordo contigo.

DrStrangelove
Veterano
# jun/11
· votar


essa idéia que eles têm de que trouxeram civilidade para o país

Mandaram trazer pela brasfrete, porque, até agora, nada.

Volunteer
Veterano
# jun/11 · Editado por: Volunteer
· votar


Mas essa idéia que eles têm de que trouxeram civilidade para o país é de uma mediocridade sem tamanho.

Essa de sair dizendo que o Sul tem boas estatísticas hoje por causa deles também é uma idéia bem superficial.

BOREU
Veterano
# jun/11
· votar


McBonalds

Boa tarde.

Foram essas pessoas que construíram o pouco de decência que o Brasil tem hoje. Não acho justo falar deles de uma maneira assim tão leviana.

Concordo contigo, em parte. Falar mal dos descendentes italianos está errado, é claro.

Atribuir a esse povo exclusivamente status de decência ou não do povo brasileiro, discrimina. Está errado.

Somos frutos de misturas étncas das mais variadas, desde os tempos do Brasil Colônia., leia-se domínio português.

No nordeste há descendentes de franceses e holandeses (Rio Grande do orte e Pernambuco já formavam, à época a Nova Holanda)

A chegada dos italianos ao rasil, nada tem a ver com pessoas de má índole e sim com um golpe dos fazendeiros (escravocatas) que, ao perceber a iminência da assinatura da Lei Áurea, cometeu esse ato de má fé contra o povo italiano.

Além dos africanos, povos de outros países imigraram para o Brasil (Armenos, espanhois, alemães, etc.) e mais recentemente os japoneses.

Esse é o Brasil. Um povo plural. Com pessoas decentes e indecentes, como em qualquer em outro país. A diferença é que o povo brasileiro é pacato - e isso é bom em certo sentido - sem guerras civis dignas de registro ao longo de sua história.

E num país que não passa as privações de uma guerra, nada se aprende em relação aos direitos e deveres de cada cidadão.

O Brasil foi colônia, tornou Império, República (velha e nova), duas ditaduras citáveis - uma civil e outra militar - e atuamente vivemos numa democracia plena. Sem guerras. O povo sempre aceitou opressão sem chiar e talvez este seja o nosso maior erro.

Minha opinião, OK?

Valeu!

McBonalds
Veterano
# jun/11
· votar


wild.man
DrStrangelove
BOREU

Favor notar a palavra Decência precedida pelo quantitativo Pouco na minha postagem.

Quanto falei em decência, eu estava pensando principalmente em cultura.

Quem mora em cidades colonizadas por alemães sabe da contribuição que esse pessoal deu à cultura local, com grupos folclóricos, corais, bandinhas e festas típicas, orquestras e teatros.

Eles podem não ter influenciado o país como um todo, mas eles tranformaram os lugares onde estiveram em lugares melhores para viver.

A campanha de imigração foi uma manobra do governo brasileiro da época, para conseguir escravos e para "branquear" a população? Sim, foi. Mas isso não tira o valor das pessoas que vieram para cá.

Até concordo quando foi dito que as pessoas que vieram para cá eram pobres, já que, quem era rico tinha muito o que fazer no seu país de origem e não teria nem por que abandonar tudo pra vir para cá. Agora, dizer que eram prostitutas? Ah, fala sério, o que uma puta iria vir fazer aqui? Prestar seus serviços aos índios? Porque era só o que tinha aqui nessa época: índio, mato e poucas cidades. Na Europa tinha muito mais gente e mais campo de trabalho para elas.

BOREU
Veterano
# jun/11
· votar


McBonalds

Boa noite, meu caro. Não quero fazer "enxame" por uma frase infeliz. Mas releia o que você mesmo escreveu:

Foram essas pessoas que construíram o pouco de decência que o Brasil tem hoje.

Usando sua lógica: o Brasil é pouco decente. E só não é totalmente indecente em função da vinda dos imigrantes italianos para esta nação.

Desculpa, mas foi o que eu entendi, por isso discordei. Acho que há descendentes de africanos, alemães, holandeses, japoneses, espanhois, portugueses, armênios, franceses e outras nações que são tão descentes quanto os italianos.

Como há brasileiros, que descendem de índios e também são descentes.

Asssim como há pilantras e indescentes descendentes de qualquer país. Eu posso até ser chato, mas me considero um cara descente, da mesma maneira que você deve se considerar, estou certo?

E não sou descendente de italianos. Meus antepassados eram holandeses, do estado de Pernambuco.

Entendeu agora porque discordei, em parte, do seu post?

Valeu!

Chespirito
Veterano
# jun/11
· votar


Por aqui até hoje tem festa das colônias alemães, italianos e poloneses... e nos rádios sempre tocam esses tipos de músicas.

Eu particularmente nunca curti. :S

McBonalds
Veterano
# jun/11
· votar


BOREU
Sim. Só que eu não me referi apenas aos imigrantes italianos. Me referi a todos os grupos de imigrantes que chegaram.

E o Brasil é um país pouco decente sim. Infelizmente.
Veja, por exemplo, quem foi o nosso primeiro poeta: Gregório de Matos Guerra, o Boca do Inferno.

E entendo que os escravos africanos e os índios também sofreram muito enquanto foram escravos. Mas o Brasil começou a se desenvolver de verdade com a chegada dos imigrantes europeus.

Você consegue imaginar o Brasil sem o polo financeiro e industrial de São Paulo, por exemplo, sem as empresas criadas por descendentes de italianos?

Anderson Eslie
Veterano
# jun/11 · Editado por: Anderson Eslie
· votar


Gostei do tópico. É bom pra gente analisar certos traços que (querendo ou não) ainda permanecem, mesmo eu concordando com o post do Bog.
Mas o melhor é ver os descendentes das populações européias citadas aqui procurando desculpar os seus antecessores. Eu acho legal essa demosntração de orgulho, mas alguns posts em que dizem que construíram um país é pegar um pouco pesado hahaha...

Bom, já que tão sendo tão ufanistas pelos seus, serei pelos meus. Na verdade as etnias que são os grandes alicerces do país com certeza são as etnias indígena e africana. Mesmo que muitos fiquem no mimimi de que é filho de italiano, alemão e construiu o país e blá blá blá, todos têm que convir que a importância dessas populações são grande valia pra compreender o desenvolvimento político-cultural do país, e todas as lutas destes contra o regime de exploração que estes tiveram ao longo de suas histórias em terras brasileiras.


\o/

Anderson Eslie
Veterano
# jun/11
· votar


wild.man
Respeito e tudo mais...
Mas essa idéia que eles têm de que trouxeram civilidade para o país é de uma mediocridade sem tamanho.

DrStrangelove
Volunteer

Fui positivar vcs e deu voto não computado.
:S

brunohardrocker
Veterano
# jun/11
· votar


Anderson Eslie

Eu não me orgulho nem um pouco do que a história me conta. Não tenho orgulho por ser branco, não tenho orgulho do império romano, de Mussolini, de dizer que os países da Europa hoje são exemplos de desenvolvimento, nem nada.

Mas se tem coisas das quais eu me orgulho sim, é da lasanha, da macarronada, da pizza, do churrasco (gaúcho), de certos costumes e todas essas coisas. Nem de longe penso que me orgulhar disso é pensar que estou acima dos outros, apenas tenho minha identidade cultural, como qualquer outro.

E não acredito que a história seria diferente se as primeiras nações mais avançadas tecnologicamente fossem as africanas. Acha mesmo que eles seriam exemplos de tolerância e que nunca iriam usar os brancos como escravos? Não é questão de julgar quem é melhor quem é pior, é questão de entender o ser humano. Desde que o mundo é mundo, o maior come o menor. Quem tem o poder na mão, causa estragos. Não tenho orgulho nenhum disso, mas não penso que aqueles que foram vítimas, reagiriam diferente se estivessem no lugar dos culpados.

EternoRocker
Veterano
# jun/11
· votar


Tópico baseado no "achismo"...

Mas vamos em frente....

Anderson Eslie
Veterano
# jun/11
· votar


brunohardrocker
Mas se tem coisas das quais eu me orgulho sim, é da lasanha, da macarronada, da pizza, do churrasco (gaúcho), de certos costumes e todas essas coisas. Nem de longe penso que me orgulhar disso é pensar que estou acima dos outros, apenas tenho minha identidade cultural, como qualquer outro.

Pow man, na boa, tbm me orgulho disso, pq são comidas muito saborosas e combinou com o gosto de todos, independente de etnia.

E não acredito que a história seria diferente se as primeiras nações mais avançadas tecnologicamente fossem as africanas. Acha mesmo que eles seriam exemplos de tolerância e que nunca iriam usar os brancos como escravos? Não é questão de julgar quem é melhor quem é pior, é questão de entender o ser humano. Desde que o mundo é mundo, o maior come o menor. Quem tem o poder na mão, causa estragos. Não tenho orgulho nenhum disso, mas não penso que aqueles que foram vítimas, reagiriam diferente se estivessem no lugar dos culpados.

Quanto a isso, não expus no meu post nenhum tipo de superioridade étnico-racial. Nem ao menos disse que os grupos por mim citados eram superiores. Apenas expus o quanto importante foi a contribuição deles para o que conhecemos hoje como nação, embora a discussão sobre nação seja repleta e idas e vindas.
Quanto ao acesso dos grupos ao poder, concordo contigo. O poder cega as pessoas, e não duvido que se um grupo como esse estivesse no poder, não fariam diferente do que aconteceu com eles no passado, mas no caso dos grupos por mim citados, não passarão de exemplos, já que no poder eles nunca estiveram. Agora temos exemplos, como os judeus (por mais que os seus descendentes venham me crucificar por isso) que estão promovendo uma guerra particular com os palestinos, e que a cada dia vem se acirrando. Os judeus, que sabemos, foram perseguidos, principalmente, no período da 2ª Guerra.
Se acho justo?! Não, não acho.

brunohardrocker
Veterano
# jun/11
· votar


Anderson Eslie

Sim. Eu entendo perfeitamente, todos as etnias hoje presentes no Brasil deixaram a sua contribuição, seja ela positiva ou negativa. Inclusive, no estágio a que chegamos, acho que não devemos falar em etnias, visto que hoje somos brasileiros, séculos de miscigenação e fusão de culturas, que nos diferem tanto de europeus quanto de africanos. O que restou foram as influências. Sem esquecer da cultura americanizada a qual todos nós estamos sob influência atualmente.

Eu só quero dizer que é muito complicado se o assunto requer que você ressalte pontos da história dos seus antepassados, maiores influentes da sua cultura, sem que você seja interpretado como se estivesse se orgulhando dos seus maiores erros históricos, que foram a opressão, o racismo e etc. Lembro de uma professora no ensino médio, que vivia se lamentando pelos povos africanos, indígenas, mas não deixava de dar suas indiretas ao "terrível homem branco", como se ali na sala estivessem os descendentes da coroa portuguesa, os netos de hitler e mussolini. Era muito discurso de coitadismo.

Eu ainda defendo que se hoje temos essa discriminação, essa diferença social entre brancos e negros, é fruto do histórico de escravidão. Mas também não podemos responsabilizar o brasileiro branco (que de branco é só a cor da pele), por tudo isso.

Então, eu não tô desculpando meus antepassados. Se eles eram a favor da ditadura militar, é apenas um fato. Se os primeiros eram racistas, é apenas um fato.

Alice-fenix
Veterano
# jun/11
· votar


deixa esses pregos pra lá... mas se eles vieram algum dia com lance de formar nação independente de novo agente senta o pau neles e expulsa do país.... eles que vão procurar independencia no quinto dos infernos....

izzystradlin
Veterano
# jun/11
· votar


Alice-fenix
agente

pelo menos aqui a gente sabe falar a língua certa do país de vocês aí pra cima..

//bairrista

Sam Keat
Veterano
# jun/11
· votar


Codinome Jones

topico de bosta hein
euhsuhsuheushuhesuhe


eu vou fazer uma proposta irrecusavel pra vc, capiche?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre os imigrantes que colonizaram o sul do país