Sobre os imigrantes que colonizaram o sul do país

Autor Mensagem
Codinome Jones
Veterano
# jun/11 · Editado por: Codinome Jones


Pra quem é do sul, seus pais e avós que acham que só quem é italiano é gente, esquece que os pais e avós deles foram enxotados da Itália, provavelmente porque os pais ou eles mesmos eram ou comunistas, anarquistas, ou prostitutas, desempregados, enfim..

Quem ja frequentou uma festa de colonia entende o que eu digo.

Dissertem.

Loola
Veterano
# jun/11
· votar


É exatamente isso. Tenho um certo nojo dos 'alemães' daqui :P

jimmy vandrake
Veterano
# jun/11
· votar


Codinome Jones

Belo tópico. Sou descendente de italianos. Meu avô paterno chegou ao Brasil no começo do século XX. Desembarcou no porto de São Francisco do Sul SC, quando deveria ter desembarcado em Santos.
Ele faleceu quando eu tinha 5 anos, e acho que o vi pessoalmente umas 2 vezes apenas. Sua verdadeira história infelizmente se perdeu ao longo dos anos. Não sei quais motivos ele teve para se mudar para o Brasil. Mas arrisco que a situação economica e politica da Italia não deviam ser das mais favoráveis. Acho que naquela época o Brasil demonstrava ser um país rico em oportunidades para quem quisesse trabalhar. Terras férteis em abundância num país imenso e de pequena população eram suficientemente atrativos para aqueles que visualizavam melhores oportunidades através do trabalho.

McBonalds
Veterano
# jun/11
· votar


Codinome Jones
Pra quem é do sul, seus pais e avós que acham que só quem é italiano é gente, esquece que os pais e avós deles foram enxotados da Itália, provavelmente porque os pais ou eles mesmos eram ou comunistas, anarquistas, ou prostitutas, desempregados, enfim..

A informação não procede. Como a Itália passava por uma crise grave, gerada pelo crescimento demográfico constante e pela unificação do país, muitos italianos vinham ao Brasil buscar melhores condições de vida.

Tanto é que, assim que descobriram que a propaganda que o Brasil fazia de fartura e prosperidade era na verdade um engodo para atrair trabalhadores semi-escravos, o governo proibiu a vinda dos italianos pra cá.

Foram essas pessoas que construíram o pouco de decência que o Brasil tem hoje. Não acho justo falar deles de uma maneira assim tão leviana.

brunohardrocker
Veterano
# jun/11
· votar


Meus avós nasceram ainda na Itália, chegaram aqui no Brasil bebês. Se estabeleceram no Rio Grande do Sul. Mais tarde foram para o Paraná.
Eles me contam que em casa só falavam em italiano, e na escola tinham que aprender o português na marra. Mas nunca demonstraram qualquer traço revolucionário, comuna ou de esquerda. Vieram pra cá pois naquela época passavam por pobreza na Itália. (Como queria que tivessem ficado por lá.)

Meus bisavós (pais deles) eram sim, racistas. Do tipo que preferiam até que seus filhos casassem com outros italianos do que alemães e "mulher pra casar com filho meu tem que arrumar a cama a ponto de deixá-la lisinha, nada de ondinha nos lençóis."

Meu avô ao falar comigo de política, era fã do governo militar até a tampa. Mas ele era manipulado na época como qualquer outro brasileiro comum. Ele não acreditava quando eu falava que estudava sobre as torturas. Para ele, na época não havia tráfico de drogas, violência, e era isso que importava.

Isso era bem comum na época, ainda era bem culturalizado. Mas meus avós se tornaram mais flexíveis, negros estraram na nossa familia sem nenhum problema. Mas a tradição continua firme. (Se meus primos não avacalharem.)

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# jun/11
· votar


Foram essas pessoas que construíram o pouco de decência que o Brasil tem hoje. Não acho justo falar deles de uma maneira assim tão leviana.

Nossinhora... morra.

Zandor
Veterano
# jun/11
· votar


Carcamano sujo NA MINHA CASA N-Ã-O E-N-T-R-A

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/11
· votar


Meu bisavô veio da Sardenha, e tem umas 18 famílias espalhadas por aí, baita velho safado.

Codinome Jones
Veterano
# jun/11
· votar


McBonalds
Se começou a sobrar gente, devido o crescimento demográfico, será que o governo não faria uma força para mandar gente para fora? A ideia de que ''vieram em busca de melhores condições'' pode ser em parte verdade, mas não revele a intenção do governo italiano. A Italia em crise ainda era muito melhor do que vir para cá. Construiram '' o pouco de dignidade que temos'' com o propósito de dar o fora daqui, e mesmo assim, estou falando da posição preconceituosa deles, e do telhado de vidro deles, pois obviamente os imigrantes que aportaram aqui não ocupavam uma posição muito previlegiada por lá.

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/11
· votar


oque ,de forma alguma ,desmereçe o orgulho de ser decendente do imperio romano .

brunohardrocker
Veterano
# jun/11
· votar


Codinome Jones

Se esse imigrantes fossem revolucionários dos anos de chumbo, viriam pra cá e preservariam seus traços "subversivos".
O que não aconteceu. A maioria veio pra conseguir seu pedaço de terra e plantar. Inclusive você mesmo ressaltou a visão conservadora desse povo, que está longe de se comparar com che guevaras.

Sem contar que a imigração italiana existe desde do governo Vargas, nos tempos do café.
Ou seja, pegou dois tempos difíceis na Europa, que eram tanto a 2º GM quanto a Guerra Fria depois.

thebassx
Veterano
# jun/11
· votar


não.. minha vó conta q na casa dela tinha quadro do mussolini na parede, na epoca da segunda guerra...

Codinome Jones
Veterano
# jun/11
· votar


brunohardrocker
Na verdade manteram o carater sim, to cansado e não lembro dos detalhes, mas muitos partidos e conglomerados de subversivos de esquerda eram liderados por imigrantes, tanto que até hoje essa ideia de que o governo nunca ta bom, quer perdura entre os mais velhos, não importa se é o pépe ou o sartori na prefeitura.

E a imigração é antes do Vargas, o brasil nem republica era.

brunohardrocker
Veterano
# jun/11 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Codinome Jones

Po, mas imigrantes italianos de muito antes da era Vargas, nem dá pra considerar os mesmos. Já se miscigenaram, já falaram outra língua há muitas gerações.
Seus descendentes são "brasileiros" há séculos.

Me refiro aos mais recentes, que chagaram aqui de 1920 até antes do golpe militar.

E não há diferença na maneira em que portugueses, espanhóis, italianos e alemães influenciaram a cultura no Brasil. Nesse ponto da política, são tão divididos entre "esquerda" e "direita" quanto PT e PSDB. Ou seja, cultura do interesse próprio. Ideologia nenhuma.

Não importa a etnia, sempre existe anti e pró, Vargas, JK, regime militar e os seguintes.

The Blue Special Guitar
Veterano
# jun/11
· votar


Minha família veio da Itália para o Brasil para trabalhar na agricultura. Depois conseguiram comprar terras.

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/11
· votar


é antes do Vargas, o brasil nem republica era.

vergonha alheia...

Codinome Jones
Veterano
# jun/11
· votar


rhoadsvsvai
O que foi?

Zandor
Veterano
# jun/11
· votar


Sem contar que a itália é a áfrica da europa

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/11 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


Codinome Jones
a republica velha( ou periodo oligarquico) foi antes do vargas...

Zandor
a europa nao eh só alemanha inglaterra frança e italia , tem ums paises muito mais porbres principalmente algumas paises ex-sovieticos os quais hoje estão MUITO piores que a italia.

Codinome Jones
Veterano
# jun/11
· votar


republica velha( ou periodo oligarquico) foi antes do vargas...

Sim e dai? Eu disso que a imigração começou antes do Vargas, e antes também do brasil tornar-se republica, onde ta o erro?

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/11
· votar


Codinome Jones
vc disse que o brasil nao foi republica antes do vargas... ai que ta o erro.

Codinome Jones
Veterano
# jun/11
· votar


rhoadsvsvai
não, a frase ficou mal escrita, quis dizer que a imigração foi antes da republica.. mals.

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/11
· votar


Codinome Jones
ah saquei , blz entao entao...

Bog
Veterano
# jun/11
· votar


Codinome Jones

Teu resmungo é só sobre italianos ou vale para outras etnias também?

PS - Uma coisa que eu acho fantástica quando falam de descendentes de imigrantes é a crença - completamente negada pelos fatos - de que os traços culturais são passados por trocentas gerações, como se estivessem 'no sangue'. E vejo essa crença em gente de dentro e de fora das colônias; valendo tanto para colônias estrangeiras no Brasil quanto para colônias de brasileiros no Japão. Minha experiência mostra que, salvo em casos de isolamento, os filhos dos imigrantes nascidos no exterior se adaptam com alguma facilidade ao país, e os netos já são totalmente assimilados. O máximo de italiano que um neto de italianos nascido e criado no Brasil costuma ter é o sobrenome e o fato de que ele vai comer a 'pasta da nona' no Domingo. E mesmo a 'nona' normalmente tem a lembrança de um país que nem existe mais, com cultura completamente diferente do país atual.

Para certos descendentes de japoneses que vêm trabalhar no Japão, é um choque descobrir que eles sempre foram totalmente brasileiros.

Snakepit
Veterano
# jun/11
· votar


Codinome Jones
Está se referindo apenas aos italianos?

Sou descendente de alemão e eles vieram entre 1820-1840 para o RS, muito antes de haver comunismo ou esses movimentos.

Lamentável o resto que tu escreveu, quem veio foi o povo trabalhador, vieram construir um país novo na terra desconhecida, e fizeram muito bem feito, sendo que isso se reflete até hoje. As melhores condições de vida no Brasil se encontram onde teve forte imigração alemã e italiana: RS e SC.

Isso apesar de que nos últimos 15 anos houve um nivelamento por baixo estrondoso principalmente no Rio Grande do Sul, piorou MUITO comparado com o resto do Brasil.

Pq ter vergonha disso?

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/11 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


Snakepit
essa migração de italianos alemaes , e etc foi entre outras coisas uma medida de embranquecimento da população , nao existe isso de povo heroi e isso vale pra qualquer uma das imgrações de qualquer pais , vieram porque nao tiveram escolha , ninguem deixa sua familia sua vida , sua casa e sua terra pra "construir um país novo na terra desconhecida" achar isso é muita hiprocrisia , ou até mesmo ingenuidade.
e eu falo isso como decendente de italiano

Snakepit
Veterano
# jun/11
· votar


rhoadsvsvai
nao existe isso de povo heroi

Não disse que são heróis. Disse que são trabalhadores, todo mundo que veio foram desempregados em busca de trabalho.

Não acho que eles vieram construir UM país, eles vieram construir o país DELES. Construíram suas cidades onde não tinha nada, isso realmente foi o que aconteceu, sairam praticamente do zero.

Pesadelo
Veterano
# jun/11
· votar


Acho que esses imigrantes foram importantes pra que nós tenhamos a cultura que temos hoje, embora SC não tenha uma cultura própria a não ser as tradicionais festas alemãs e italianas. E sem falar que muitas cidades foram fundadas por esses imigrantes.

Simonhead
Veterano
# jun/11
· votar


Respeito muito todos os imigrantes que vieram para o Brasil ajudar no crescimento do país e na disseminação da cultura deles por aqui. Tenho raízes portuguesas e holandesas e gosto de ambas.

izzystradlin
Veterano
# jun/11
· votar


Pra quem é do sul, seus pais e avós que acham que só quem é italiano é gente, esquece que os pais e avós deles foram enxotados da Itália, provavelmente porque os pais ou eles mesmos eram ou comunistas, anarquistas, ou prostitutas, desempregados, enfim..

Quem ja frequentou uma festa de colonia entende o que eu digo.

Dissertem.



tentei fazer a contagem de quanta merda por frase mas me perdi nas contas..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre os imigrantes que colonizaram o sul do país