Redução da Maioridade Penal

Autor Mensagem
Chespirito
Veterano
# mai/11
· votar


14 anos.

renansena777
Veterano
# mai/11
· votar


Sou a favor da reduçao da maioridade penal, mas tem que mudar muita coisa pra dar certo, o sistema carcerario brasileiro é uma bosta

JulianaJenner
Veterano
# mai/11
· votar


tem que mudar muita coisa pra dar certo, o sistema carcerario brasileiro é uma bosta [2]

Exato, não recupera ninguem.

Mensonstratosx
Veterano
# jun/13
· votar


Slash_1989
No caso, vc ta falando mal da reintegração que os presídios brasileiros fazem sem exito, teria que ser uma reforma em vários âmbitos sociais para dar certo

Slash_1989
Veterano
# jun/13
· votar


Mensonstratosx
Sim, e com essa reforma, se bem feita, talvez nem tenha que reduzir a maioridade penal.
O problema não é nem a reintegração em si, o problema são os anos passados na cadeia.
Se sua idade no perfil esta certa, você tem 18 anos. Imagine você com 8 anos de idade. Quanta coisa aconteceu na sua vida de lá pra cá? Quanta coisa vai acontecer na vida de um presidiário em 10 anos?
Eu não sei, mas eu continuo achando muito arriscado confiar no sistema penitenciário para corrigir algo que já esta, por própria natureza, corrompido.

Pedro_Borges
Pode ser que a curto prazo isso seja verdade. Mas num pais com o tamanho do Brasil, com a desigualdade social atingindo níveis altíssimos, será que essa seria a solução? (e outra, acredito que a quantidade de menores no mundo do crime é ainda muito pequena)
É como piratear um software, não interessa o mecanismo desenvolvido pela empresa para proteger, sempre vai haver uma forma de piratea-lo. Depois do lançamento da Steam, onde você pode comprar jogos originais por 12 reais, ao invés dos 120 cobrados nas lojas, o Índice de pirataria reduziu absurdamente. Pelo menos nesse caso, o que funciona são politicas que beneficiam o comprador ao invés das que fodem o "pirateador". Acredito que com os problemas sociais, a lógica deve ser mais ou menos parecida.

Mensonstratosx
Veterano
# jun/13
· votar


Slash_1989
interessante como as coisas acontecem no nosso pais :-)

amador_ssa
Veterano
# jun/13 · Editado por: amador_ssa
· votar


Acho que a cadeia não foi feita para recuperar alguém, e sim para punir. Prisão é penalidade. Claro que o sistema atual não comporta tantos presos e, mesmo muitos deles sendo desumanos, eles têm que ser tratados de forma humanitária.

Eu acho o seguinte:

Secretarias de "Assistência Social" devem promover políticas sociais para todos, inclusive presidiários

Cadeia é privação de liberdade, punição por crime.

Policia Militar é policia ostensiva, que está na rua pra evitar que o crime aconteça e, caso aconteça intervir. Embora aqui na Bahia algumas Bases Comunitárias façam importantes serviços sociais, tem Soldado dando aula de karate, Bases promovendo festas de 15 anos pra jovens carentes, pra mim isso não é papel da PM e sim das Secretarias de "Assistência Social". Outra coisa é a P2. Claro que deve ter "Inteligência", mas investigação é atribuição da PC, mas esta tem sempre menor efetivo.

Policia Civil é policia judiciária, incubida de cumprir madados judiciais e investigações. No carnaval de Salvador, além dos PM's que vêm do interior a PC age ostensivamente também. Justifica-se por ser uma das maiores festas do mundo mas não é função constitucional. Policial civil não é carcereiro, mas na prática por falta de agentes penitenciários ocorre tal desvio. A PC precisa de apoio da PM pra operações perigosas, e diante da "mistura" de funções acho que deviam unificar policias.

É saudável e até mais eficaz o trabalho em conjunto, mas acho que deveria ser pelo menos cada um no seu quadrado. É, não tem muito a ver com o tópico, mas só pq queria frizar que para mim Cadeia é pra quem foi punido, e terá a assistência do estado, mas tem gente que quer que a cadeia vire "Pai e Mãe". Hoje tem aluno que não respeita prof. que dirás

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/13
· votar


http://noticias.band.uol.com.br/cidades/noticia/?id=100000605628

Maioridade penal: 92,7% apoiam redução

Pesquisa foi feita com 2.010 pessoas entrevistadas entre o dia 1º e 5 de junho deste ano e tem margem de erro de 2,2%

Nove em cada dez brasileiros são a favor da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, segundo uma pesquisa encomendada pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes) e feita pelo Instituto MDA. A pesquisa foi feita com 2.010 pessoas entrevistadas entre o dia 1º e 5 de junho deste ano e tem margem de erro de 2,2% para mais ou para menos. Do total, 92,7% disseram ser a favor da redução da maioridade penal, outros 6,3% são contra e 0,9% não opinaram.

O resultado é semelhante ao da pesquisa feita pelo Datafolha no mês passado, que entrevistou 600 paulistanos. Nela, 93% se mostraram à favor da redução. Ainda sobre a pesquisa encomendada pelo CNT, 69,1% dos entrevistados acreditam que os crimes cometidos por menores aumentaram muito nos últimos anos.

O apoio da população é diferente quando considerada a maioridade civil, que representa a emancipação do menor e permite a ele responder pelos danos que causar. A pesquisa mostra que 69,7% concordam com a redução da maioridade civil, ou seja, querem que o menor responda legalmente como adulto.

Desde o Código Civil de 2002 as maioridades civil e penal no Brasil são iguais, aos 18 anos. Antes disso, a maioridade civil era atingida somente aos 21.

Se a maioridade penal for reduzida, qualquer adolescente com idade superior a 16 anos, que cometer um crime, passaria a responder criminalmente como um adulto. Além disso, se condenado, iria para as prisões e não teria direito a ir para a Fundação Casa (antiga Febem). Entretanto, com 16 anos o adolescente ainda não poderia, concluir nenhum ato na vida civil, por exemplo, assinar contratos, pois não teria atingido a maioridade civil.

GuitarHouse
Veterano
# jun/13 · Editado por: GuitarHouse
· votar


Maioridade penal: 92,7% apoiam redução
Isso é porque são leigos. A certeza pode ser maléfica. A discussão desse tema é muito abrangente.

A imensa maioria acha que isso resolve, masnão conhece os 2 lados da moeda. Quais os contras da diminuição? Não seria PIOR?

Eu não sei. Mas a dúvida é bastante razoável.

Eu não sou estudioso de criminologia, mas acho interessantes os pontos de vista que não diminuem a maioridade penal, mas aumentam as penas dos "menores infratores". A internação do menor hoje é de até 3 anos.

Aumentar a punição do MENOR, sem juntá-los nas celas com maiores.

Acho que 'crimes" contra a vida e outros hediondos mereçam ter especial tratamento.

Insufferable Bear
Membro
# jun/13
· votar


Eu sou a favor da política baseada em evicência.
http://www.bbc.co.uk/programmes/b01phhb9

Slash_1989
Veterano
# jun/13
· votar


GuitarHouse
Cara, um professor meu trabalha em situações de risco, seja na rua ou nas favelas, atendendo todo tipo de população por lá.

É impressionante os relatos do trabalho dele sobre o caos que é a vida por lá. O nível de violência que nós vivemos por aqui é basicamente o café da manhã que eles tomam por lá

Pensar por esse lado explica muita coisa

Viciado em Guarana
Veterano
# jun/13
· votar


Se a maioridade penal for reduzida, qualquer adolescente com idade superior a 16 anos, que cometer um crime, passaria a responder criminalmente como um adulto. Além disso, se condenado, iria para as prisões e não teria direito a ir para a Fundação Casa (antiga Febem). Entretanto, com 16 anos o adolescente ainda não poderia, concluir nenhum ato na vida civil, por exemplo, assinar contratos, pois não teria atingido a maioridade civil.

Olha essa palhaçada!
Querem tratar igual a um adulto, mas somente na parte ruim.

PQP! Vamos ser coerentes!
Se você diz que um zé ruela já pode ir para uma prisão e votar, obviamente esse zé ruela já tem plena capacidade de decisão para com os seus atos.
Então por que não poder exercer a vida civil?

É adulto pra poder ir para cadeia, mas não é adulto pra poder assinar um contrato?

brunohardrocker
Veterano
# mar/15
· votar


http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/03/31/propo sta-que-preve-a-reducao-da-maioridade-penal-avanca-na-camara.htm

JJJ
Veterano
# jul/15 · Editado por: JJJ
· votar


Resultado:

http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/07/saiba-como-votou-cada-dep utado-na-sessao-da-maioridade-penal.html

Ou seja: "dimenor" pode assaltar, roubar, estuprar, matar... que não vai pra cadeia mesmo.

A nossa esquerda "inteligentíssima" está jogando o país nas mãos da direita mais troglodita que há. Acho que já vi esse filme antes...

sallqantay
Veterano
# jul/15 · Editado por: sallqantay
· votar


malditos reacionários que mantém tudo como está e atropelam a maioria da população (antidemocráticos)

One More Red Nightmare
Veterano
# jul/15 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


As pessoas tratam a matéria como o nó górdio de toda a questão da violência urbana. A esquerda tem razão em dizer que a redução não é a solução e melhor seria educar a pivetada? Tem. A direita tem razão em dizer que é necessário responsabilizar seres humanos por suas cagadas? Tem. Não estão dois esquizofrênicos concordantes com a necessidade de mudanças (independentes e complementares) a querelar inutilmente?

sallqantay
Veterano
# jul/15
· votar


One More Red Nightmare

eu vou te cobrir de porrada até que pare de escrever desse modo

One More Red Nightmare
Veterano
# jul/15
· votar


sallqantay
famoso "seje menas"

editei pra ficar pedante o suficiente

megiddo
Membro
# jul/15
· votar


One More Red Nightmare
A esquerda tem razão em dizer que a redução não é a solução e melhor seria educar a pivetada?

Solução pra qual problema?

One More Red Nightmare
Veterano
# jul/15 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


megiddo
Para a violência urbana.

sallqantay
Veterano
# jul/15 · Editado por: sallqantay
· votar


nas quebradas do brazil existem dois tipos de pessoas: do crime ou da igreja (não há meio termo). Os primeiros se alistam numa guerra e sabem que vão morrer, colhendo os frutos: fama, dinheiro, novinhas e adrenalina.

Os demais vivem uma vida austera e correta, aguentando o pior que uma sociedade de elite lhes oferece (poucas oportunidades, péssimos serviços públicos, salários baixos, etc).

A causa é moral, essencialmente. Educação é a panaceia jacobinista de sempre, aquele lero lero de gente que nunca percorreu as quebradas da sua própria cidade e nem sabe como o barato funciona

brunohardrocker
Veterano
# jul/15
· votar


303 deputados votaram a favor do texto, mas eram necessários 308.

pqp, cara!
Teve um que não foi porque tava doente. Faltou pouco.

One More Red Nightmare
Veterano
# jul/15
· votar


sallqantay
Você está sugerindo que já que o malandro é apanágio brasileiro devemos aceitar viver sob o risco da coisa sair do controle e morrermos todos incendiados no busão?

sallqantay
Veterano
# jul/15
· votar


One More Red Nightmare

eventualmente sim. Ou todos eles morrem e sobram só os mano de boas. Vai saber

sallqantay
Veterano
# jul/15
· votar


viver sob o risco da coisa sair do controle e morrermos todos incendiados no busão?

isso já tá valendo, BTW

john s mill
Membro
# jul/15
· votar


vou ali dar um role nas quebradas de floripa

malditos reacionários que mantém tudo como está e atropelam a maioria da população (antidemocráticos)

hahahaah, pior que foi justamente o que aconteceu

brunohardrocker
Veterano
# jul/15
· votar


Devo ter contado apenas uma mulher que votou sim. Só da mulher votando contra, mesmo dos partidos que não são linhas auxiliares do PT.

JJJ
Veterano
# jul/15
· votar


brunohardrocker

Peninha de bandido... nas vítimas não pensam... porra de lógica invertida do caralho...

makumbator
Moderador
# jul/15
· votar


Mas esse era o projeto de redução para crimes graves e hediondos não é? Ainda tem a proposta de redução de maioridade por completo, sem especificação de crime (e que era a proposta inicial).

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/15
· votar


Sei lá, véi. Deviam trabalhar pra passar a proposta pra aumentar o tempo de internação e tentar acabar com a possibilidade de liberação a cada seis meses, já estaria de bom tamanho. A redução não vai passar, é muito voto, pra uma parada tão polêmica. Mas parece que ninguém mais quer o caminho do meio.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Redução da Maioridade Penal