Monismo, dualismo e religião

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# fev/11


O monismo é um conceito metafísico da Grécia clássica e que admite que existe o corpo físico e a alma (ou mente), e ambos são inseparáveis, de tal modo que constituem a chamada "substância", que é indissociável.

Há três tipos básicos de monismo:

"O monismo que reduz o corpo à mente é conhecido como imaterialismo, e foi defendido por George Berkeley e pelos behavioristas.

O monismo que reduz a mente ao corpo é conhecido como materialismo, e foi e continua sendo defendido por diversos filósofos, psicólogos e cientistas cognitivos.

Outra variante de monismo é o chamado monismo neutro, defendida inicialmente por W. James e, depois, por B. Russell (embora não por muito tempo). Segundo esse tipo de monismo, há uma substância indeterminada, nem física nem mental, que tem, entretanto, propriedades físicas e mentais. Quando Russell defendeu essa posição ele considerou que a mente e a matéria não são espécies últimas de entidades, mas construções lógicas de um base metafisicamente neutra."

No monismo, toda existência seria uma mesma essência e as variações seriam como estados físicos (sólido, líquido e gasoso) desta substância indissociável.

Já o dualismo crê na separação do corpo e mente.

"A ideia aparece na filosofia ocidental já nos escritos de Platão e Aristóteles, que afirmam, por diferentes razões, que a inteligência do Homem (uma faculdade do espírito ou da alma) não pode ser assimilada ao seu corpo, nem entendida como uma realidade física"

Você é mais propenso ao monismo, dualismo, ou nenhum dos dois?

Dissertem, ou não.

O poder é de vocês.

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/11
· votar


"a alma que pecar, ela é que morrerá"

Kobberminer
Veterano
# fev/11
· votar


Eu acredito em plano material, astral e mental

Não daria pra expor aqui mais detalhes sobre cada um, mas no link abaixo (para quem interessar) tem um excelente esclarecimento sobre cada umas das três capas que cobrem a alma humana :)

http://www.bardonista.com/2008/08/anatomia-oculta.html

Zebreiro
Veterano
# fev/11
· votar


Dualista.

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# fev/11
· votar


duelista

aiá

Cavaleiro
Veterano
# fev/11
· votar


Mas vocês crêem em Deus, na concepção cristã?

No caso não seria um Monismo imaterial a concepção de um Deus fora do mundo material?

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/11 · Editado por: Gourmet Erótico
· votar


Cavaleiro
Mas vocês crêem em Deus, na concepção cristã?

Sim

No caso não seria um Monismo imaterial a concepção de um Deus fora do mundo material?

só posso traduzir o que disse antes:

"... e Deus inspirou nas narinas de Adão o fôlego da vida, e ele veio a ser uma alma."

Cavaleiro
Veterano
# fev/11
· votar


Gourmet Erótico

Você não era agnóstico? :O

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/11
· votar


Cavaleiro
euu?

tá se confundindo com alguém

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/11
· votar


Não importa o que somos e de onde viemos, o que importa é o que fazemos e para onde vamos.

Cavaleiro
Veterano
# fev/11
· votar


Gourmet Erótico

Provável.

Excel Lion
Veterano
# fev/11
· votar


Monista

Ui Mona!

Codinome Jones
Veterano
# fev/11
· votar


Acredito em David Gilmour.

Cavaleiro
Veterano
# fev/11 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Codinome Jones

Ámen

Vick Vaporub
Veterano
# fev/11
· votar


Só há corpo.

pulgadopc
Veterano
# fev/11
· votar


Acredito em David Gilmour.

prefiro o slash

/troll

Facchini
Veterano
# fev/11
· votar


"... e Deus inspirou nas narinas de Adão o fôlego da vida, e ele veio a ser uma alma."

Se não me engano, a versão do Almeida pra essa tradução não é a "melhor". Já vi como "alma vivente" e na NVI e na Bíblia de Jerusalém vi como "ser vivente", e coisas assim.... Nesse pensamento, foca-se a palavra "vivente" e não "alma", seria legal alguém que falasse aramaico pra ler o original aeohohaeohea...
Só tentando salientar alguma coisa. =D

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/11 · Editado por: Gourmet Erótico
· votar


Facchini
Se não me engano, a versão do Almeida pra essa tradução não é a "melhor". Já vi como "alma vivente" e na NVI e na Bíblia de Jerusalém vi como "ser vivente", e coisas assim.... Nesse pensamento, foca-se a palavra "vivente" e não "alma", seria legal alguém que falasse aramaico pra ler o original aeohohaeohea...
Só tentando salientar alguma coisa. =D


isso só comprova o que eu quero dizer:

alma = ser vivente

Cavaleiro
Veterano
# fev/11
· votar


Gourmet Erótico
alma = ser vivente

Com essa afirmação você aponta o monismo como crença?

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/11 · Editado por: Gourmet Erótico
· votar


Cavaleiro
não sei quais são todas as implicações do monismo...

mas se o simples fato de afirmar que alma = ser vivente é ser monista, então talvez eu seja

Cavaleiro
Veterano
# fev/11
· votar


Gourmet Erótico

É que essa é uma concepção mais espírita no meu ponto de vista.

Sammy Page
Gata OT 2011
# fev/11
· votar


Dualismo

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/11 · Editado por: Gourmet Erótico
· votar


Cavaleiro
É que essa é uma concepção mais espírita no meu ponto de vista.

mas os espíritas não acreditam justamente no contrário???

Que eu saiba a crença dos espíritas é que a pessoa TEM uma alma e a mesma sai do corpo material da pessoa e fica vagando por aí até renascer em um novo corpo.

Cavaleiro
Veterano
# fev/11
· votar


Gourmet Erótico

Posso estar errado, minha noiva é Kardecista, mas acho que pra eles tudo faz parte da mesma essência, e quando você morre, é como se seu corpo fosse para um lugar paralelo "a la nosso lar" em corpo e alma.

Só muda o plano de existência.

Vou até perguntar, fiquei em dúvida.

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/11
· votar


Cavaleiro
Bem, sei lá

o kardecismo é meio que uma mistura do espiritismo com o catolicismo

só que eu acredito que quando a pessoa morre ela deixa de ser uma alma e não vai pra nenhum lugar.

morreu, acabou

Devil Boy
Veterano
# fev/11
· votar


Você é mais propenso ao monismo, dualismo, ou nenhum dos dois?

Sou agnóstico.

Facchini
Veterano
# fev/11 · Editado por: Facchini
· votar


Gourmet Erótico

Não não,
Isso aponta uma interpretação diferente... alma não é ser vivente, alma, em outros trechos da bíblia se aponta como "coração", ou seja, aquilo que seria nossas vontades, sentimentos, expressões, etc...
O que eu disse foi que a versão que diz "alma" não é a versão mais adequada, porque o enfoque está em que Adão passou a ser um ser VIVO, que possui alma.
Há um estudo tricotomista que diz que se somos criados a imagem e semelhança de Deus, somos corpo, alma e espírito, assim como Deus é três, corpo (Jesus), alma (Deus Pai) e espírito (Espírito Santo). Mas é claro, eu não posso me aprofundar nisso, não estudei em fundo isso, só ouvi falar. Mas não acredito que eu seja uma alma, acredito que possuo uma alma, assim como possuo um corpo e um espírito.

Tanto que já me disseram que no dia em que a igreja for arrebatada, e os salvos serão ressuscitados e tudo mais, isso não será no aspecto do corpo e da alma, mas só do espírito, como se somente o espírito for eterno, os outros não. Mas eu sinceramente, já li a bíblia, e não estudei esse tipo de coisa, porque não me convém hoje em dia, mas num futuro próximo, eu caço isso na bíblia.

Kobberminer
Veterano
# fev/11
· votar


Gourmet Erótico
o kardecismo é meio que uma mistura do espiritismo com o catolicismo

O kardecismo tal como nós brasileiros conhecemos é uma mistura de espiritismo com catolicismo, isso devido a massa de católicos que se tornaram espíritas e levaram para esta doutrina consigo alguns dogmas e crenças católicas. O espiritismo europeu é bem diferente do praticado aqui...

Em termo, o que se conhece aqui como espiritismo é quase que uma religião "euro-brasileira", nos mesmos conceitos de religiões afro-brasileira tal como o candomblé :)

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/11
· votar


Facchini
então, as testemunhas de Jeová já realizaram diversos estudos sobre os escritos originais da bíblia em hebraico e aramaico e a tradução mais correta mesmo é:

Adão veio a SER uma alma.

é que agora estou no trampo, mas quando chegar em casa eu vejo se eu acho essa pesquisa.

Zebreiro
Veterano
# fev/11
· votar


Gourmet Erótico
só que eu acredito que quando a pessoa morre ela deixa de ser uma alma e não vai pra nenhum lugar.

morreu, acabou


Por esse raciocínio, qual seria a diferença entre ser teísta ou ateu?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Monismo, dualismo e religião