Autor |
Mensagem |
Cavaleiro Veterano |
# fev/11
O monismo é um conceito metafísico da Grécia clássica e que admite que existe o corpo físico e a alma (ou mente), e ambos são inseparáveis, de tal modo que constituem a chamada "substância", que é indissociável.
Há três tipos básicos de monismo:
"O monismo que reduz o corpo à mente é conhecido como imaterialismo, e foi defendido por George Berkeley e pelos behavioristas.
O monismo que reduz a mente ao corpo é conhecido como materialismo, e foi e continua sendo defendido por diversos filósofos, psicólogos e cientistas cognitivos.
Outra variante de monismo é o chamado monismo neutro, defendida inicialmente por W. James e, depois, por B. Russell (embora não por muito tempo). Segundo esse tipo de monismo, há uma substância indeterminada, nem física nem mental, que tem, entretanto, propriedades físicas e mentais. Quando Russell defendeu essa posição ele considerou que a mente e a matéria não são espécies últimas de entidades, mas construções lógicas de um base metafisicamente neutra."
No monismo, toda existência seria uma mesma essência e as variações seriam como estados físicos (sólido, líquido e gasoso) desta substância indissociável.
Já o dualismo crê na separação do corpo e mente.
"A ideia aparece na filosofia ocidental já nos escritos de Platão e Aristóteles, que afirmam, por diferentes razões, que a inteligência do Homem (uma faculdade do espírito ou da alma) não pode ser assimilada ao seu corpo, nem entendida como uma realidade física"
Você é mais propenso ao monismo, dualismo, ou nenhum dos dois?
Dissertem, ou não.
O poder é de vocês.
|
Gourmet Erótico Veterano |
# fev/11
· votar
"a alma que pecar, ela é que morrerá"
|
Kobberminer Veterano |
# fev/11
· votar
Eu acredito em plano material, astral e mental
Não daria pra expor aqui mais detalhes sobre cada um, mas no link abaixo (para quem interessar) tem um excelente esclarecimento sobre cada umas das três capas que cobrem a alma humana :)
http://www.bardonista.com/2008/08/anatomia-oculta.html
|
Zebreiro Veterano |
# fev/11
· votar
Dualista.
|
Arcanjo Lúcifer Veterano |
# fev/11
· votar
duelista
aiá
|
Cavaleiro Veterano |
# fev/11
· votar
Mas vocês crêem em Deus, na concepção cristã?
No caso não seria um Monismo imaterial a concepção de um Deus fora do mundo material?
|
# fev/11 · Editado por: Gourmet Erótico
· votar
Cavaleiro Mas vocês crêem em Deus, na concepção cristã?
Sim
No caso não seria um Monismo imaterial a concepção de um Deus fora do mundo material?
só posso traduzir o que disse antes:
"... e Deus inspirou nas narinas de Adão o fôlego da vida, e ele veio a ser uma alma."
|
Cavaleiro Veterano |
# fev/11
· votar
Gourmet Erótico
Você não era agnóstico? :O
|
# fev/11
· votar
Cavaleiro euu?
tá se confundindo com alguém
|
Viciado em Guarana Veterano |
# fev/11
· votar
Não importa o que somos e de onde viemos, o que importa é o que fazemos e para onde vamos.
|
Cavaleiro Veterano |
# fev/11
· votar
Gourmet Erótico
Provável.
|
Excel Lion Veterano |
# fev/11
· votar
Monista
Ui Mona!
|
Codinome Jones Veterano |
# fev/11
· votar
Acredito em David Gilmour.
|
Cavaleiro Veterano |
# fev/11 · Editado por: Cavaleiro
· votar
Codinome Jones
Ámen
|
Vick Vaporub Veterano |
# fev/11
· votar
Só há corpo.
|
pulgadopc Veterano |
# fev/11
· votar
Acredito em David Gilmour.
prefiro o slash
/troll
|
Facchini Veterano |
# fev/11
· votar
"... e Deus inspirou nas narinas de Adão o fôlego da vida, e ele veio a ser uma alma."
Se não me engano, a versão do Almeida pra essa tradução não é a "melhor". Já vi como "alma vivente" e na NVI e na Bíblia de Jerusalém vi como "ser vivente", e coisas assim.... Nesse pensamento, foca-se a palavra "vivente" e não "alma", seria legal alguém que falasse aramaico pra ler o original aeohohaeohea... Só tentando salientar alguma coisa. =D
|
· votar
Facchini Se não me engano, a versão do Almeida pra essa tradução não é a "melhor". Já vi como "alma vivente" e na NVI e na Bíblia de Jerusalém vi como "ser vivente", e coisas assim.... Nesse pensamento, foca-se a palavra "vivente" e não "alma", seria legal alguém que falasse aramaico pra ler o original aeohohaeohea... Só tentando salientar alguma coisa. =D
isso só comprova o que eu quero dizer:
alma = ser vivente
|
Cavaleiro Veterano |
# fev/11
· votar
Gourmet Erótico alma = ser vivente
Com essa afirmação você aponta o monismo como crença?
|
· votar
Cavaleiro não sei quais são todas as implicações do monismo...
mas se o simples fato de afirmar que alma = ser vivente é ser monista, então talvez eu seja
|
Cavaleiro Veterano |
# fev/11
· votar
Gourmet Erótico
É que essa é uma concepção mais espírita no meu ponto de vista.
|
Sammy Page Gata OT 2011 |
# fev/11
· votar
Dualismo
|
· votar
Cavaleiro É que essa é uma concepção mais espírita no meu ponto de vista.
mas os espíritas não acreditam justamente no contrário???
Que eu saiba a crença dos espíritas é que a pessoa TEM uma alma e a mesma sai do corpo material da pessoa e fica vagando por aí até renascer em um novo corpo.
|
Cavaleiro Veterano |
# fev/11
· votar
Gourmet Erótico
Posso estar errado, minha noiva é Kardecista, mas acho que pra eles tudo faz parte da mesma essência, e quando você morre, é como se seu corpo fosse para um lugar paralelo "a la nosso lar" em corpo e alma.
Só muda o plano de existência.
Vou até perguntar, fiquei em dúvida.
|
# fev/11
· votar
Cavaleiro Bem, sei lá
o kardecismo é meio que uma mistura do espiritismo com o catolicismo
só que eu acredito que quando a pessoa morre ela deixa de ser uma alma e não vai pra nenhum lugar.
morreu, acabou
|
Devil Boy Veterano |
# fev/11
· votar
Você é mais propenso ao monismo, dualismo, ou nenhum dos dois?
Sou agnóstico.
|
Facchini Veterano |
# fev/11 · Editado por: Facchini
· votar
Gourmet Erótico
Não não, Isso aponta uma interpretação diferente... alma não é ser vivente, alma, em outros trechos da bíblia se aponta como "coração", ou seja, aquilo que seria nossas vontades, sentimentos, expressões, etc... O que eu disse foi que a versão que diz "alma" não é a versão mais adequada, porque o enfoque está em que Adão passou a ser um ser VIVO, que possui alma. Há um estudo tricotomista que diz que se somos criados a imagem e semelhança de Deus, somos corpo, alma e espírito, assim como Deus é três, corpo (Jesus), alma (Deus Pai) e espírito (Espírito Santo). Mas é claro, eu não posso me aprofundar nisso, não estudei em fundo isso, só ouvi falar. Mas não acredito que eu seja uma alma, acredito que possuo uma alma, assim como possuo um corpo e um espírito.
Tanto que já me disseram que no dia em que a igreja for arrebatada, e os salvos serão ressuscitados e tudo mais, isso não será no aspecto do corpo e da alma, mas só do espírito, como se somente o espírito for eterno, os outros não. Mas eu sinceramente, já li a bíblia, e não estudei esse tipo de coisa, porque não me convém hoje em dia, mas num futuro próximo, eu caço isso na bíblia.
|
Kobberminer Veterano |
# fev/11
· votar
Gourmet Erótico o kardecismo é meio que uma mistura do espiritismo com o catolicismo
O kardecismo tal como nós brasileiros conhecemos é uma mistura de espiritismo com catolicismo, isso devido a massa de católicos que se tornaram espíritas e levaram para esta doutrina consigo alguns dogmas e crenças católicas. O espiritismo europeu é bem diferente do praticado aqui...
Em termo, o que se conhece aqui como espiritismo é quase que uma religião "euro-brasileira", nos mesmos conceitos de religiões afro-brasileira tal como o candomblé :)
|
# fev/11
· votar
Facchini então, as testemunhas de Jeová já realizaram diversos estudos sobre os escritos originais da bíblia em hebraico e aramaico e a tradução mais correta mesmo é:
Adão veio a SER uma alma.
é que agora estou no trampo, mas quando chegar em casa eu vejo se eu acho essa pesquisa.
|
Zebreiro Veterano |
# fev/11
· votar
Gourmet Erótico só que eu acredito que quando a pessoa morre ela deixa de ser uma alma e não vai pra nenhum lugar.
morreu, acabou
Por esse raciocínio, qual seria a diferença entre ser teísta ou ateu?
|