Monismo, dualismo e religião

Autor Mensagem
Codinome Jones
Veterano
# fev/11
· votar


Skider
Eu não disse que era só ciência. Ok.

Cavaleiro
Veterano
# fev/11
· votar


mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
AA


Bíblia dos alcoólicos anônimos.

Codinome Jones
Veterano
# fev/11
· votar


Cavaleiro
Considerando o assunto, diria que é dos acéfalos anônimos.

Codinome Jones
Veterano
# fev/11
· votar


kkkk

Gourmet Erótico
Veterano
# mar/11
· votar


UP depois do "apagão" do forum

Skider
Veterano
# mar/11
· votar


Codinome Jones
Ah sim, então interpretei mal, perdão;

Zebreiro
Veterano
# mar/11
· votar


J. S. Coltrane
seríamos animais e não estaríamos aqui discutindo o bem e o mal, pois só viveríamos segundo nossos instintos, incapazes de pensar por conta própria
Cavaleiro
Vida eterna seria ainda mais entediante.
Imagina vida sem Diablo 2 e sexo por prazer, sem poder desistir dela.
Cavaleiro
Deus não quer que façamos escolhas.

Desculpem se não são, mas isso me xeira a fanatismo pelo ateísmo.

O sujeito lá escreveu uma crítica à crença das pessoas, porque ele não admitie em sua "sociedade ideal" pessoas que acreditam em Deus. Aí eu apontei onde ele tropeçou. E você vem com esse papo desviado do curso principal do assunto.

Eu por exemplo consigo escutar um budista falando as coisas sob sua concepção sem impor a minha. Não sei porque é tão difícil para ateus do ocidente escutar quem pensa diferente.

Dylan Thomas
Veterano
# mar/11
· votar


Zebreiro

Bakunin viveu na sociedade supostamente emancipada, depois de Adão ter comido a fruta proibida. Mas Bakunin não gostava dessa sociedade, via ela com muito ódio e desprezo. É paradoxal vê-lo dizendo que Adão fez a melhor opção. Talvez se Adão não tivesse comido a fruta, Bakunin não seria tão enrustido e negador de si mesmo assim.

Ele descreve Satã como o primeiro livre-pensador e emancipador do homem por ter feito Eva (desculpem, eu disse Adão) comer a fruta por primeiro.
Ele supõe que a desobediência a Deus foi um avanço para a humanidade. Que avanço? Levou tudo a se tornar uma sociedade de reis, imperadores, gananciosos, ditadores... tudo o que um anarquista tanto odeia?
Pelas escrituras essa simples desobediência é que levou a imperfeição da humanidade. O que quero dizer é que ele não levou em cionsideração que se Eva e Adão não tivessem comido a fruta, tudo seria diferente do que é. Poderia ser melhor.

E ele errou, a árvore não é "a árvore da ciência", é "a arvore da ciência do bem e do mal". Como seria uma sociedade sem o mal pra você?
O homem não viveria como um animal autômato por não ter o conhecimento do mal. Agora compare a crítica dele (mesmo que seja somente uma paródia daquilo que ele não acredita)com a sociedade em que você vive, a qual precisa de guerras para evoluir.

O sujeito lá escreveu uma crítica à crença das pessoas, porque ele não admitie em sua "sociedade ideal" pessoas que acreditam em Deus. Aí eu apontei onde ele tropeçou. E você vem com esse papo desviado do curso principal do assunto.

Eu por exemplo consigo escutar um budista falando as coisas sob sua concepção sem impor a minha. Não sei porque é tão difícil para ateus do ocidente escutar quem pensa diferente.


Bakunin aborda a questão do pecado original de forma idealista ao invés de meramente política. A fábula aproxima Adão de um Fausto primordial, o qual venderia a própria alma ao Diabo a fim de saciar sua sede pelo conhecimento. Não é "Bakunin, o anarquista" que fala, mas apenas um livre pensador influenciado por parte do idealismo alemão do século XIX. Logo, as implicações do pecado original tem pouca ou nenhuma relação com reis, imperadores, ditadores, anarquistas e essas besteiras todas.

Em suma, o conhecimento da realidade derivaria da ciência de todos os fatores imersos no ambiente e se o Mal é um desses fatores, então o homem não poderia ignorá-lo se seu objetivo fosse essa busca pelo conhecimento. Afinal, nada assegura que o conhecimento da verdade seja agradável ou prazeroso e se o Mal que cerca as portas do paraíso de Jeová é um fator real, então a negação ou ocultação do conhecimento do mesmo é uma covardia.

Lembra-se do príncipe Sidarta Gautama que vivia isolado na riqueza de seus domínios desconhecendo por completo a dor, o sofrimento e a morte? Afinal, não foi ele que renegou toda a sua riqueza em busca do conhecimento? E o deus Odin, Ele mesmo sacrificado a Si Mesmo, pende da árvore nove noites a fio, ferido por um lança, a fim de obter pura e simplesmente o conhecimento. Ao passo que Buda e Odin são dotados de características essencialmente humanas como honra, bravura e coragem, Jeová é aquele que cria um impedimento à ânsia humana, oculta a verdade privando aquele que foi criado à sua imagem e semelhança do conhecimento pleno. Eis o verdadeiro inferno.

Zebreiro
Veterano
# mar/11
· votar


Dylan Thomas

Mas então ele teria que parodiar uma outra escritura.

Porque a idéia do Jardin do Éden é exatamente a de não-existência das adversidades.

Se pra você é ruim ficar sem conhecer o mal, pior é conhecê-lo e assumir todas as suas consequências.

Codinome Jones
Veterano
# mar/11
· votar


Bakunin era materialista.

Gourmet Erótico
Veterano
# mar/11
· votar


Bakunin era um pensador idiota criado a leite com ovomaltine e pedaços de pera na geladeira

Cavaleiro
Veterano
# mar/11
· votar


O apego ao ateísmo é um reflexo de uma sociedade pseudolaica.

J. S. Coltrane
Veterano
# mar/11
· votar


a ciência se tornou a religião de um mundo dominado pela técnica

Zebreiro
Veterano
# mar/11
· votar


Vocês tem que manter o foco no cerne da discussão.

Cavaleiro
Veterano
# mar/11
· votar


J. S. Coltrane
a ciência se tornou a religião de um mundo dominado pela técnica

Vou fazer questão de morrer depois de você só pra escrever isso na sua lápide.

Cavaleiro
Veterano
# mar/11
· votar


Zebreiro

O cerne da discussão se foi 4 páginas atrás.

Zebreiro
Veterano
# mar/11
· votar


J. S. Coltrane

Não viver esse mundo é uma arte.

Kobberminer
Veterano
# mar/11 · Editado por: Kobberminer
· votar


Zebreiro
Vocês tem que manter o foco no cerne da discussão.

Este foco ainda existe?
É impossível discutir religião sem exaltar alguns pontos e ignorar outros. Igual futebol:

Palmeirense:
- E aí... Libertadores? Voces tem?

Corinthiano:
- Mundial? Voces tem?

Ou seja... cada lado vai tratar suas glórias como se fossem as maiores, e os erros como se fossem "problemas de interpretação"

Zebreiro
Veterano
# mar/11
· votar


Cavaleiro

Como dizem por aí, só as discussões do YouTube conseguem se manter no assunto principal. Isso evita essas saídas pela tangente.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# mar/11
· votar


O apego ao ateísmo é um reflexo de uma sociedade pseudolaica.

a ciência se tornou a religião de um mundo dominado pela técnica

O efeito transistor ocorre quando a junção coletor-base é polarizada reversamente e a junção base-emissor é polarizada diretamente.

Cavaleiro
Veterano
# mar/11
· votar


Kobberminer

Pelo menos quando discuto religião, o propósito não é comprovar que o meu ponto de vista é o correto, até porque esta tarefa é impossível, mas sim a discussão em si como fim e não como meio.

Zebreiro
Veterano
# mar/11
· votar


Kobberminer

Isso é preocupante, pois uma discussão, ao invéz de seguir a lógica de um funil, segue a de um leque.

J. S. Coltrane
Veterano
# mar/11
· votar


Cavaleiro
Zebreiro

o/

Zebreiro
sso é preocupante, pois uma discussão, ao invéz de seguir a lógica de um funil, segue a de um leque.

por isso o OT é bom

ZakkWyldeEMG
Veterano
# mar/11
· votar


Isso é preocupante, pois uma discussão, ao invéz de seguir a lógica de um funil, segue a de um leque.


Aí é só escolher a aba que mais te agrada para discutir sério e seguir trollando de leve e amigavelmente as outras =)

Kobberminer
Veterano
# mar/11
· votar


Cavaleiro
Zebreiro

Por isso gosto do método socrático de discussão: faça a si mesmo questionamentos seguidos e lineares até chegar no clássico "Só sei que nada sei"

Muita gente nunca nem tentou isso...

Codinome Jones
Veterano
# mar/11
· votar


Discussões que terminam amigavelmente são um saco.

Gourmet Erótico
Veterano
# mar/11
· votar


Codinome Jones
vc gosta de ver o pau cumê né

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Monismo, dualismo e religião