Monismo, dualismo e religião

Autor Mensagem
J. S. Coltrane
Veterano
# fev/11 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


pag. 4



FIGHT!

Codinome Jones
Veterano
# fev/11 · Editado por: Codinome Jones
· votar


malandrinho..

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/11
· votar


what is the point on fighting?

Skider
Veterano
# fev/11
· votar


seríamos animais e não estaríamos aqui discutindo o bem e o mal, pois só viveríamos segundo nossos instintos, incapazes de pensar por conta própria

Ãm? Nós não somos animais? Então antes de comer a "fruta" Adão e Eva não eram racionais?

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/11
· votar


Skider
são muitas as contradições em apenas um período

Cavaleiro
Veterano
# fev/11
· votar


Skider

Racionais sim, mas sem livre arbítrio.

Cavaleiro
Veterano
# fev/11
· votar


Isso tudo adotando hipoteticamente o criacionismo.

Skider
Veterano
# fev/11
· votar


Cavaleiro
Racionais sim, mas sem livre arbítrio.

Considerando a história narrada, essa afirmação é completamente sem nexo brow;

Codinome Jones
Veterano
# fev/11
· votar


Skider
Então antes de comer a "fruta" Adão e Eva não eram racionais?

Eles não tinham consciência que estavam nus, por exemplo.

Não é? Gênesis 3,4-5 "Vós não morrereis! Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal."

Isso lhe parece racional? O que ele quis dizer com "vossos olhos se abrirão e sereis como deuses"? Não seria estar se equiparando em termos de racionalidade ou até inteligência ao sujeito que os criou?

Cavaleiro
Veterano
# fev/11
· votar


Skider

Não sou um grande conhecedor da teologia, mas ele foi expressamente proibido de comer a maçã, não foi?

Algo como uma versão do cristianismo para o Prometeu e o fogo do conhecimento.

Os deuses pediam que fossem contra a sua natureza, que por sinal eles mesmo criaram, segundo a bíblia. Se eles são os criadores, porque criaram a curiosidade e sede de conhecimento no ser humano?

Só para se divertir vendo cometer um ato por eles proibido e ser condenado?

Codinome Jones
Veterano
# fev/11
· votar


Alias, porque a arvore proibida tinha ciência no nome?

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/11
· votar


Cavaleiro
Racionais sim, mas sem livre arbítrio.

mas será que vcs estão ignorando a história da bíblia?

terem eles escolhido comer do fruto não foi uma escolha?

vcs estão simplesmente citando uma parte da bíblia que lhes contradiz

Skider
Veterano
# fev/11
· votar


Codinome Jones

Vocês está querendo ligar o conceito de "bem e mal" com racionalidade? Uma criança de 10 anos que é dependente de seus pais e ainda não tem um conhecimento total de bem e mal, pode ser considerar irracional? Então se um elefante comesse tal fruta se tornaria como somos hj?

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/11
· votar


Codinome Jones
Alias, porque a arvore proibida tinha ciência no nome?

não tinha ciência no nome, não sei quem te disse isso

é a árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau

Skider
Veterano
# fev/11
· votar


Cavaleiro
Os "por ques" eu nem ouso responder;
Mas, exatamente; Houve uma proibição junta a narrativa de uma consequencia, o ato de ir contra essa proibição e arcar com as consequencias é demonstração clara de um livre arbítrio, direito de escolha;


Gên 2:16-17 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Gên 3:6 E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

/LivreArbítrio mode OFF


"Somo livres pra escolher, mas presioneiros das consequências"

Cavaleiro
Veterano
# fev/11
· votar


Codinome Jones

Porque a ciência iria trazer a ruína da igreja com o passar dos anos, e portanto o conhecimento era proibido.

Quem desfrutasse dele seria excomungado pela igreja, e morto há alguns anos atrás, pra mim essa é a verdadeira alegoria da maçã.

O conhecimento é restrito a igreja, busque a ciência e será condenado.

Sabe-se lá quantos concílios, versões bíblicas e tudo mais tiveram desde os tempos da baixa idade média até hoje.

/teoria da conspiração

Cavaleiro
Veterano
# fev/11
· votar


Skider

Existiria o livre arbítrio se não houvesse uma intervenção de uma divindade onipotente sobre a escolha a ser feita.

Skider
Veterano
# fev/11
· votar


Codinome Jones

ciência (do Latim scientia, significando "conhecimento")

Não ter o conhecimento de algo, não significa irracionalidade;


Adão e Eva eram dependentes de Deus, obecia os Seus preceitos; Ao desobederem, optaram pela independência; Conhecimento do Bem e do Mal; conhecimento de definições morais, voce define o que é certo ou errado;

Skider
Veterano
# fev/11
· votar


Cavaleiro
Se houvesse intervenção direta de Deus o homem não comeria o fruto, se houvesse intervenção direta da serpente, a fruta lhes seria enfiada guela abaixo, não foi o caso;


Sua mãe lhe diz:
Cavaleiro, não encoste a panela no fogo, caso contrário você se queimará;
Caleiro: Aiiii, queimei!

Você optou pela ordem da sua mãe ou foi sua própria escolha?

Cavaleiro
Veterano
# fev/11
· votar


Skider

Sim, lógico que ele teve escolha, senão não tinha nem porque ter maçã.

Mas o que eu quis dizer é que o livre arbítrio só é pleno quando ele não sofre influências, no caso de uma coação verbal.

Vou fazer outro diálogo:

Assaltante: Skider, assina esse cheque ou vai morrer.

Quando você recebe esse tipo de ordem, seu julgamento para a tomada de ação é diferente, você pode não assinar devido a seus julgamentos morais, acreditar que seja um blefe, e por outro lado se sente compelido a assinar para preservar a sua vida.

Não existe livre arbítrio com coação, o próprio direito reconhece isso.

Codinome Jones
Veterano
# fev/11
· votar


Gourmet Erótico
não tinha ciência no nome, não sei quem te disse isso

gênesis 2,16-17 "Deu-lhe (Deus) este preceito: Podes comer do fruto de todas as arvores do jardim; mas não comas do fruto da arvore da ciência do bem e do mal."

Skider
Uma criança de 10 anos é irracional desde o momento em que não pensa por si mesma, mas tem o potencial de tornar-se racional, coisa que o elefante não tem.

A descrição que ocorre nesta parte da bíblia, acredito eu, mostra a formação do que é considerado a natureza humana, como Adão e Eva foram levados a comer do fruto, e todo o bla bla sobre conhecimento aconteceu, antes disso não havia tal consciência, não havia portanto a capacidade de chegar a conclusões usando premissas, de causa e efeito, definição de racionalidade.

Skider
Veterano
# fev/11
· votar


Cavaleiro
Entendi; Caso ele fosse coagido e levando em consideração essa analogia, teoricamente escolheria não comer (não morrer);



Codinome Jones
e todo o bla bla sobre conhecimento aconteceu ... conhecimento?
antes disso não havia tal consciência ... de?
não havia portanto a capacidade de chegar a conclusões usando premissas, de causa e efeito, definição de racionalidade.

E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.



Repito, o tal conhecimento adiquido eram os valores morais; não a racionalidade;
Antes os valores que o homem obedecia eram ditados por Deus, o conhecimento causou a independenia do homem em relação á Deus e seus preceitos;
Teologicamente falando, é o que vivemos hoje; O homem que não segue as leis de Deus, segue "seus" próprios valores morais, ele independe de Deus ou de seus julgamentos para tomar uma decisão; O homem que segue os preceitos de Deus, suas ações são conforme Ele dita, conforme suas leis morais explicitas, ele é DEPENDENTE de Deus, nem por isso este é irracional;

Skider
Veterano
# fev/11
· votar


Vou trabalhar; Amanhã se este tópico estiver vivo, discutimos mais;
abç

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/11
· votar


Codinome Jones
na minha bíblia está do conhecimento do que é bom e do que é mau

J. S. Coltrane
Veterano
# fev/11
· votar


Gourmet Erótico

e nas notas de rodapé?

Cavaleiro
Veterano
# fev/11 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Pelo menos a Bíblia não é comentada pelo Napoleão Bonaparte, aquele baixinho tem o dom de estragar ainda mais qualquer livro que comente.

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/11
· votar


J. S. Coltrane
na minha bíblia não tem

mas no salão das TJs talvez tenha na bíblia grande, só que eu nunca reparei

Skider
Veterano
# fev/11
· votar


mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
ARC

mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
ARA

Mas não pode comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, com certeza você morrerá"".
CATOLICA

But of the tree of the knowledge of good and evil, thou shalt not eat of it: for in the day that thou eatest thereof thou shalt surely die.
KJ

menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá.
NTLH

mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá".
NVI

mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
AA

menos a fruta da Árvore do Conhecimento do bem e do mal. Isso porque essa fruta abrirá os seus olhos e você ficará com a consciência despertada para o certo e o errado, para o bem e para o mal. Se comer essa fruta, você estará condenado a morrer"".
VIVA

Nem nas versões mais esdrúxulas eu encontrei "ciência";

Mas, pra mim é indiferente, ter "ciência de" ou "conhecimento de", são sinônimos; e NÃO significa irracionalidade;

Agora fui mesmo... hehehe

Codinome Jones
Veterano
# fev/11
· votar


Skider
mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
ARC



Nem nas versões mais esdrúxulas eu encontrei "ciência";


O__O

Skider
Veterano
# fev/11
· votar


Codinome Jones

ciência do bem e do mal Não só ciência;
Ja deixei claro que "ciência do bem e do mal" ou "conhecimento do bem e do mal", pra mim, são equivalentes;

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Monismo, dualismo e religião