Monismo, dualismo e religião

Autor Mensagem
Gourmet Erótico
Veterano
# fev/11 · Editado por: Gourmet Erótico
· votar


Kobberminer
só depois que vc me disser aonde que a bíblia está dizendo isso que os caras falaram

Codinome Jones
Veterano
# fev/11
· votar


"...eis que chega satã, o eterno revoltado, o primeiro livre- pensador e o emancipador dos mundos!"

Kobberminer
Veterano
# fev/11
· votar


Gourmet Erótico

Não posso, porque no final das contas na Bíblia tudo depende da interpretação.

Não há o porque de se acreditar fielmente em um livro que depende totalmente de interpretação. Os que não o leem assim o leem na base da fé, o que também não diz nada

No mais, a Bíblia é um mero livro mitológico com alguma informação histórica.

Abraços

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/11
· votar


Kobberminer
Não posso, porque no final das contas na Bíblia tudo depende da interpretação.

na bíblia tudo pode ser interpretado da forma correta se TODO O SEU CONTEXTO for levado em pauta.

Não há o porque de se acreditar fielmente em um livro que depende totalmente de interpretação. Os que não o leem assim o leem na base da fé, o que também não diz nada

bem, um livro que 200 anos antes de Babilônia ter sido tomada pelos persas, profetizou corretamente como que eles o fariam, e ainda revelou o nome do Rei persa que o faria, merece o meu crédito

Kobberminer
Veterano
# fev/11
· votar


Gourmet Erótico
na bíblia tudo pode ser interpretado da forma correta se TODO O SEU CONTEXTO for levado em pauta.

Não existe "interpretação correta", existe apenas interpretação. E levar em conta "todo o seu contexto" não transforma nada em fato.

bem, um livro que 200 anos antes de Babilônia ter sido tomada pelos persas, profetizou corretamente como que eles o fariam, e ainda revelou o nome do Rei persa que o faria, merece o meu crédito

Cite as passagem que dizem isso, e as provas que dizem que tais passagem foram escritas antes do evento acontecer

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/11
· votar


Kobberminer
agora estou no trampo, não vou ter como pesquisar isso

quando estiver em casa eu te mostro

Codinome Jones
Veterano
# fev/11
· votar


A Bíblia, que é um livro muito interessante, e aqui e ali muito profundo, quando o consideramos como uma das mais antigas manifestações de sabedoria e da fantasia humanas, exprime esta verdade, de maneira muito ingênua, em seu mito do pecado original.
Jeová, que, de todos os bons deuses adorados pelos homens, foi certamente o mais ciumento, o mais feroz, o mais injusto, o mais sanguinário, o mais despótico e o maior inimigo da dignidade e da liberdade humanas, Jeová acabava de criar Adão e Eva, não se sabe por qual capricho, talvez para ter novos escravos.
Ele pôs, generosamente, à disposição deles toda a terra, com todos os seus frutos e todos os seus animais, e impôs um único limite a este completo gozo: proibiu-os expressamente de tocar os frutos da árvore da ciência. Ele queria, pois, que o homem, privado de toda consciência de si mesmo, permanecesse um eterno animal, sempre de quatro patas diante do Deus "vivo", seu criador e seu senhor.
Mas eis que chega satã. O eterno revoltado, o primeiro livre-pensador e o emancipador dos mundos! Ele faz o homem se envergonhar de sua ignorância e de sua obediência bestiais: ele o emancipa, imprime em sua fronte a marca da liberdade e da humanidade, levando-o a desobedecer e a provar do fruto da ciência.


Bakunin, em Deus e o Estado.

Filcrow
Veterano
# fev/11
· votar


Codinome Jones
Intrigante, mas perigoso.

Filcrow
Veterano
# fev/11
· votar


Não existe ciência que possa provar se existe ou não um plano espiritual.
A fé, por ela mesma, não busca provar nada...

O que existe após a morte, só os mortos saberão!
Portanto...
peguem a fila e enjoy...

/close topic

Zebreiro
Veterano
# fev/11
· votar


Gourmet Erótico
Zebreiro
e quanto à vida eterna?

os ressuscitados teriam vida eterna...


Para vc, os ressuscitados irão para o paraíso no pós morte ou voltarão a vida aqui mesmo na terra? (esta ultima se encaixa mais no espiritismo).

Mas não foi isso que vc afirmou antes, vc havia dito que uma pessoa só tem alma enquanto vive, depois de morta, tudo se acaba. Isso entraria em contradição com a sua afirmação de que "os ressuscitados teriam vida eterna".

vc não entendeu, o que eu quis dizer é que os ateístas não acreditam na ressureição e até hoje os estudos na medicina não permitiram a reanimação de uma pessoa morta....

Isso é lógico. Mas depois da morte? Afinal, a "pessoa boa" acaba ou vai para o paraíso?

os que fizeram coisas ruins que serão ressucitados receberão uma segunda chance para agradar a Deus e consequentemente ganhar a vida eterna tb.

Semelhante ao espiritismo? Ou a pessoa volta no seu mesmo corpo, como Jesus Cristo?

e até agora não entendi aonde vc quer chegar, só tá fazendo perguntas e perguntas, mas ainda não falou a sua posição sobre o assunto

Não leve a mal. São apenas perguntas a fim de conhecimento.

Zebreiro
Veterano
# fev/11
· votar


Codinome Jones

Bakunin viveu na sociedade supostamente emancipada, depois de Adão ter comido a fruta proibida. Mas Bakunin não gostava dessa sociedade, via ela com muito ódio e desprezo. É paradoxal vê-lo dizendo que Adão fez a melhor opção. Talvez se Adão não tivesse comido a fruta, Bakunin não seria tão enrustido e negador de si mesmo assim.

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/11
· votar


Zebreiro
Para vc, os ressuscitados irão para o paraíso no pós morte ou voltarão a vida aqui mesmo na terra? (esta ultima se encaixa mais no espiritismo).

pra mim eles vão para o paraíso que será justamente aqui na Terra.

Terra esta que reformaremos durante o reinado milenar de Cristo, deixando de existir "morte, clamor e dor"

todos os seres humanos alcançarão a perfeição, e ao contrário do que acontece hoje, a nossa inclinação será fazer o que é certo!

Mas não foi isso que vc afirmou antes, vc havia dito que uma pessoa só tem alma enquanto vive, depois de morta, tudo se acaba. Isso entraria em contradição com a sua afirmação de que "os ressuscitados teriam vida eterna".



não vai contra. e eu não disse que a pessoa tem uma alma.

eu disse que todo ser vivo É uma alma, e o deixa de ser quando morre.

porém as pessoas boas que morrerem permanecerão "com os seus nomes assentados por escrito no livro de Jeová".

Ou seja, Deus se lembrará destas pessoas e as trará de volta a vida.
No período entre a morte e a ressureição a pessoa simplesmente deixa de existir, isso que eu quis dizer com o "morreu, acabou".

os que fizeram coisas ruins que serão ressucitados receberão uma segunda chance para agradar a Deus e consequentemente ganhar a vida eterna tb.

Semelhante ao espiritismo? Ou a pessoa volta no seu mesmo corpo, como Jesus Cristo?


não, não é reencarnação.
é ressureição. Nesse caso a pessoa seria ressucitada exatamente como ela era, já com perfeição, sem os efeitos da velhice, se lembrará nitidamente de seus atos enquanto estavam vivos, e eles não terão noção do tempo passado, será como se tivessem ido dormir numa noite e acordado no dia seguinte.

Codinome Jones
Veterano
# fev/11
· votar


Zebreiro
Talvez se Adão não tivesse comido a fruta, Bakunin não seria tão enrustido e negador de si mesmo assim.

Poderia ser mais claro?

Cavaleiro
Veterano
# fev/11
· votar


Poderia ser mais claro?

Codinome Jones

Bom texto.

Zebreiro
Veterano
# fev/11
· votar


Codinome Jones

Ele descreve Satã como o primeiro livre-pensador e emancipador do homem por ter feito Eva (desculpem, eu disse Adão) comer a fruta por primeiro.
Ele supõe que a desobediência a Deus foi um avanço para a humanidade. Que avanço? Levou tudo a se tornar uma sociedade de reis, imperadores, gananciosos, ditadores... tudo o que um anarquista tanto odeia?
Pelas escrituras essa simples desobediência é que levou a imperfeição da humanidade. O que quero dizer é que ele não levou em cionsideração que se Eva e Adão não tivessem comido a fruta, tudo seria diferente do que é. Poderia ser melhor.

E ele errou, a árvore não é "a árvore da ciência", é "a arvore da ciência do bem e do mal". Como seria uma sociedade sem o mal pra você?
O homem não viveria como um animal autômato por não ter o conhecimento do mal. Agora compare a crítica dele (mesmo que seja somente uma paródia daquilo que ele não acredita)com a sociedade em que você vive, a qual precisa de guerras para evoluir.

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/11
· votar


Zebreiro
ISSO SIM é um ótimo texto!

J. S. Coltrane
Veterano
# fev/11
· votar


Zebreiro
se Eva e Adão não tivessem comido a fruta

seríamos animais e não estaríamos aqui discutindo o bem e o mal, pois só viveríamos segundo nossos instintos, incapazes de pensar por conta própria

Cavaleiro
Veterano
# fev/11
· votar


Ia ser um saco uma sociedade somente com o bem definido pela igreja católica.


O índice de suicídio seria maior, quer dizer, não teríamos suicídio, é um ato "mal"

Zebreiro
Veterano
# fev/11
· votar


J. S. Coltrane
seríamos animais e não estaríamos aqui discutindo o bem e o mal, pois só viveríamos segundo nossos instintos, incapazes de pensar por conta própria

Eu diria que não teríamos vergonha de nos vermos nus, vejo que sociedade bizarra a gente vive. Os animais convivem naturalmente estando nus, e nós, os mais inteligentes, temos que esconder os órgão sexuais uns dos outros.

Não se encontra nada sobre não pensarmos, não raciocinarmos. Somente que teríamos vida infindável. Pra você, o quanto a humanidade poderia evoluir se não existisse a morte?

Zebreiro
Veterano
# fev/11
· votar


Cavaleiro
Ia ser um saco uma sociedade somente com o bem definido pela igreja católica.

Existiria igreja católica?

O índice de suicídio seria maior, quer dizer, não teríamos suicídio, é um ato "mal"

Seres com vida eterna se suicidariam?

J. S. Coltrane
Veterano
# fev/11
· votar


Zebreiro

releia o livro do gênesis, bem como suas notas. Recomendo a edição da ed. Paulus

J. S. Coltrane
Veterano
# fev/11
· votar


o mito da maçã é o do início do homem enquanto ser pensante

Cavaleiro
Veterano
# fev/11
· votar


Zebreiro

Não existiria igreja católica, estou falando com base no que diz a Igreja católica atualmente.

Vida eterna seria ainda mais entediante.

Imagina vida sem Diablo 2 e sexo por prazer, sem poder desistir dela.

Skider
Veterano
# fev/11
· votar


Kobberminer

Isaíais 13 e 21; 45 complementa;

Ciro conquistou a babilônia em 539 a.c e libertou o povo judeu do cativeiro;

Essa parte do livro de Isaías que profetiza a destruição da Babilônia foi escrita provavelmente no tempo do cativeiro, por volta dos anos 598 a.c, o capítulo 21 talvez tenha sido escrito pelo próprio Isaías histórico 2 séculos antes ;

Skider
Veterano
# fev/11
· votar


o mais ciumento, o mais feroz, o mais injusto, o mais sanguinário, o mais despótico e o maior inimigo da dignidade e da liberdade humanas,

Nossa, que drama ein?!

Codinome Jones
Veterano
# fev/11
· votar


J. S. Coltrane
seríamos animais e não estaríamos aqui discutindo o bem e o mal, pois só viveríamos segundo nossos instintos, incapazes de pensar por conta própria

Exatamente.

Gostaria de registrar esse momento de pura concordância entre nós.

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/11
· votar


J. S. Coltrane
Codinome Jones

Isso não faz nenhum sentido já que Adão e Eva pensavam por si mesmos, tanto que preferiram desobedecer a Deus só pela falsa perspectiva de se igualarem a Ele

J. S. Coltrane
Veterano
# fev/11
· votar


Codinome Jones

que lindo

Codinome Jones
Veterano
# fev/11
· votar


Zebreiro
Deixando de lado toda essa baboseira de bem e mal e o que é cada um, o avanço é muito anterior à qualquer formação de qualquer tipo rudimentar de sociedade, anterior a qualquer possibilidade de bem ou mal, é a própria capacidade de pensar, da consciência sobre si mesmo. Esse não é o maior avanço de todos? Não viver imerso na mais completa ignorância, não de não saber qualquer coisa, mas de deixar que outros pensem por você?

Esta é a libertação.

Cavaleiro
Veterano
# fev/11
· votar


Deus não quer que façamos escolhas.

Como dizia o Root, é o fascismo.

Agora sim está com cheiro de discussão.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Monismo, dualismo e religião