Bolha imobiliária no Brasil?

Autor Mensagem
J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10 · Editado por: J. S. Coltrane


Será que estoura? Ou os preços dos imóveis vão subir ad infinitum?


discorram, sempre lembrando da apropriação capitalista da terra e do eminente colapso da civilização ocidental.

Devil Boy
Veterano
# nov/10
· votar


Tags: BNDES; Caixa Econômica Federal; social-democracia; credit expansion; structure of production; marginal malinvestment; inflation; Austrian business cycle theory; cooperative game-theoretical modelling; anti-statism; laissez-faire's jihad.

_Dio
Veterano
# nov/10
· votar


fail

Cavaleiro
Veterano
# nov/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


ABSTRACT: Karl Marx is fucking awesome. Fuck you capitalism.

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


laissez-faire's jihad

huahauhauahaua

Cavaleiro

fuck yeah!

Dylan Thomas
Veterano
# nov/10
· votar


                                                  Hegel - O Pai
                                                           ||
                                                           \/

                                                  Marx - O Filho (Filho bastardo de Hegel)
                                                           ||
                                                           \/

                                                  Coltrane - O Neto (Filho bastardo da Técnica)

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


Dylan Thomas
achei digno

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


Quero que tudo se exploda.

Kensei
Veterano
# nov/10
· votar


Segundo minhas observações, os preços começaram a descolar da realidade no segundo semestre de 2007. Em 2009 a inclinação aumentou ainda mais. Lá por 2015 a coisa melhora.

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


Kensei

profético. Vou morar na favela até 2015

raf.pp
Veterano
# nov/10
· votar


Lá por 2015 a coisa melhora.

Na verdade piora, bancos falindo, gente sem emprego e mercado estagnado...

Provavelmente o governo (nós) paguemos pelos erros dos banqueiros e depois de 3 anos tudo volta para a mesma direção...

MatheusMX
Veterano
# nov/10
· votar


O m² aqui em Brasília está por volta dos R$8mil. Será que existe uma bolha ? haha

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


Kensei

alguma chance do estouro dar problema na economia?

dibass
Veterano
# nov/10
· votar


J. S. Coltrane

Axo que o problema seria mais pra quem é do ramo ne?!
Porém, com reflexos na ecomia geral, porém duvido que seja muito..

Em todo caso axo que essa bolha vai encher mais um booom tanto ainda. Pelo menos com relação à realidade da minha região.

russobass
Veterano
# nov/10
· votar


J. S. Coltrane

tudo mto caro!!

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Mas isso é uma característica comum do imóvel, na verdade faz parte do ciclo de vida de qualquer produto.

O imóvel com alta valorização atinge um ponto ápice de mercado em função das expectativas e do crescimento no local, que é a hora ideal pra vender, depois vai atingir a maturidade onde pra quem investe vai pesar nosso custo de oportunidade do Brasil de 10,75% da SELIC + pelo menos 4% para assumir riscos = 14,75% a.a.

Depois, além do custo de oportunidade vai ter a depreciação do imóvel e a desvalorização até atingir o equilíbrio.

A racionalidade econômica em imóveis geralmente é o aluguel, o problema é que nós brasileiros, temos um forte sentimento de pertencimento.

Kensei
Veterano
# nov/10
· votar


J. S. Coltrane
Nao creio em problemas, acho que não vai ocorrer um estouro característico, nos últimos anos, no Brasil as coisas ocorrem mais de forma gradual, ceteris paribus, os precos vão cair lentamente. Agora, se a Dilma baixar mesmo a taxa de juros (ouvi um papo bem agressivo) pode ser que isto demore um pouco mais para ocorrer.

Cara, fique no aluguel e saia da favela, de fato esse negocio de ccaa própria é bem irracional em cenário desses, aliás, que sempre Existiu no brasil

seek n destroy
Veterano
# nov/10
· votar


esses dias fui ver uns apartamentos no Pq da Moóca
e havia empreendimentos onde o preço do m² era de mais ou menos R$8500.
E olha que a localização ali nunca foi tradicionalmente nobre;
E agora se vê preços de Perdizes.
O próximo boom vai para o Belém. seguindo a sequencia do Tatuapé e do Jd. Anália Franco.

kiki
Moderador
# nov/10
· votar


J. S. Coltrane
sempre lembrando da apropriação capitalista da terra
é o contrário né, um dos fundamentos do capitalismo é a instituição da propriedade da terra.


Cavaleiro
o problema é que nós brasileiros, temos um forte sentimento de pertencimento.
e um histórico de economia instavel que ninguem bota fé em viver só de aluguel...

Kensei
Agora, se a Dilma baixar mesmo a taxa de juros (ouvi um papo bem agressivo) pode ser que isto demore um pouco mais para ocorrer.
não entendi, discorra...

guschard
Veterano
# nov/10
· votar


kiki
Agora, se a Dilma baixar mesmo a taxa de juros (ouvi um papo bem agressivo) pode ser que isto demore um pouco mais para ocorrer.
não entendi, discorra...


Juros mais baixos facilitam o crédito. Com isso, mais gente compra casa, o que sustenta os preços.

J. S. Coltrane
Não sei se chega a ser uma bolha, porque houve um aumento real da demanda por casas, e não apenas especulação. O que pode acontecer é o surgimento de problemas com o crédito concedido à classes mais baixas da sociedade.

Animal Mother
Veterano
# nov/10
· votar


se a Dilma baixar mesmo a taxa de juros (ouvi um papo bem agressivo) pode ser que isto demore um pouco mais para ocorrer.

Se isso for feito liberando crédito barato pelo banco central, é a receita perfeita pra uma bolha.

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro

interessante. Esse mito da casa própria eu acho meio ridículo mesmo.14,75% a.a é coisa pra caraleo!


Kensei
nem moro na favela e nem tenho grana para comprar nenhum teto. Aluguel é nozes

seek n destroy
ZL tá bombando. o mesmo vai ocorrer com a Barra funda

kiki
É que o Brasil já nasce como expansão do sistema-mundo, e a apropriação vai preceder a formalização legal da propriedade.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Animal Mother
Se isso for feito liberando crédito barato pelo banco central, é a receita perfeita pra uma bolha.

Exato.

Não duvido nada, isso e a taxação para grandes fortunas sem atualizações anuais do limite de renda.

J. S. Coltrane

É sim. A SELIC é muito alta.

Isso é uma merda, porque faz com que qualquer projeto para ser aprovado no Brasil dê uma TIR de pelo menos 14,75%, isso normalmente envolveria projetos com alto valor agregado e utilização de tecnologia, coisa que não tem mão de obra especializada.

Na China qualquer 5% de TIR em um projeto já é negócio.

Minow
Veterano
# nov/10
· votar


Eu tava pensando em me mudar.
Desisti, né.
Reajuste de 45% no Rio.

Kensei
Veterano
# nov/10
· votar


guschard
A demanda real sempre existiiu, o problema é que o déficit habitacional ainda é muito alto, o que mudou, é que conseguiram botar na cabeça do pessoal que esse crédito atual é barato. Nós sabemos que não, se comparado as economias sólidas, só no Brasil mesmo que possui um dos capitalismos mais perversos.

Mas os especuladores estão aí de monte, pode acreditar, eu mesmo conheço conheço alguns. O negócio é fortalecer de vez o mercado de capitais, fazer a turma da bufunfa migrar para lá de forma sólida.

J. S. Coltrane
hehe vc q disse q ia morar lá até 2015, esquema é morar no centro de aluguel..




Agora, quem mora no Rio, com 2016, a coisa vai apertar ainda mais...

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Em São Paulo já falam em bolha imobiliária desde que eu me conheço por gente.

O negócio é que se for noticiada uma possível bolha imobiliária aí é que a coisa vai feder mesmo.

O mercado trabalha com expectativas e os ocidentais reagem muito mal a notícias negativas.

Tem um estudo interessante sobre investimento na bolsa que mostra os rendimentos das pessoas comuns, não day traders, que investiram relacionando o tempo e as cotações.

Muitos brasileiros a primeira vez que vê uma porrada de cotação em vermelho se desespera, porque pouco mais de 50,1% das cotações em média ao dia sobem enquanto o restante desce e uma notícia negativa impacta 3 vezes mais que uma notícia positiva.

Quem verifica seus investimentos em uma periodicidade maior já diminui o problema, no relatório anual os resultados são em gerais bem agradáveis (exceto períodos de recessão/crise econômica).

Claro, que isso baseando em uma pessoa que não investe através de análise técnica/fundamentalista.

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro

ou seja: os brasileiros são como o slash -- cheios de feeling

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


J. S. Coltrane

E sem um chapéu estiloso :(

seek n destroy
Veterano
# nov/10
· votar


J. S. Coltrane
ZL tá bombando. o mesmo vai ocorrer com a Barra funda

Pois é.

Já tão até falando de "Jardins da Barra" ali naquela região da Marquês. Uns amigos que trabalham com construtora,me disseram que aquele terreno ali da Marquês que opõe o CT do São Paulo foi comprado pela Tecniza por,se eu não me engano, 2 Bilhões.

guschard
Veterano
# nov/10
· votar


Kensei
A demanda real sempre existiiu, o problema é que o déficit habitacional ainda é muito alto, o que mudou, é que conseguiram botar na cabeça do pessoal que esse crédito atual é barato. Nós sabemos que não, se comparado as economias sólidas, só no Brasil mesmo que possui um dos capitalismos mais perversos.

Mas os especuladores estão aí de monte, pode acreditar, eu mesmo conheço conheço alguns. O negócio é fortalecer de vez o mercado de capitais, fazer a turma da bufunfa migrar para lá de forma sólida.


Bom, posso estar bem enganado, até porque nunca pesquisei nada sobre isso, mas a minha impressão é que classes mais baixas estão demandando mais imóveis por causa do crédito mais fácil e do aumento real da renda que vem ocorrendo nos últimos anos. E é claro que especuladores existem, mas o que eu disse é que esse aumento dos preços não foi puxado por eles, mas sim pelo aumento da demanda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bolha imobiliária no Brasil?