Bolha imobiliária no Brasil?

Autor Mensagem
KaTy
Miss Simpatia 2012
# nov/10
· votar


MatheusMX
Tá isso não, hein... Aliás, em que lugar de BSB?

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


riba

MatheusMX
Veterano
# nov/10
· votar


KaTy

Tá não ?
kitnets de 26m² na Asa Norte, Asa Sul e Sudoeste a R$220mil
e apartamentos de 110m² a R$750mil
apartamentos de 230m² no Noroeste (ainda na planta) a R$2,2milhões
sem falar de lugares como Lago Sul e Lago Norte, que hoje praticamente não se encontra nada por menos de R$1milhão
Já parou pra pensar em como vai ser difícil alguém que está começando a vida agora comprar um imóvel aqui em Brasília, no futuro, se continuar assim ? Complicado, hehe

Konrad
Veterano
# jun/11 · Editado por: Konrad
· votar


Se o que está acontecendo na minha cidade não é uma bolha, eu não sei o que é.

Tem imóvel que valorizou 500% em +- 3 anos. O número de condomínios subiu assustadoramente, o de empreiteiras também, tem empreiteira usando uma construção para custear o término da outra.....

Financiamentos em que se paga três imóveis ao final do prazo (longo....)

O preço dos aluguéis não subiu na mesma proporção, mas stá acima do que seria esperável.

Nunca senti inclinações fortes à casa própria, agora então, menos ainda.

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/11
· votar


http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/08/brasil-nao-tem -bolha-imobiliaria-diz-estudo-de-entidade-habitacional.html

Agora parem de encher o saco e vão comprar casas, que eu preciso de dinheiro.

Konrad
Veterano
# jun/11
· votar


Black Fire

Ufa. Estou aliviado. Está escrito que não é uma bolha, então não é uma bolha.

Agora parem de encher o saco e vão comprar casas, que eu preciso de dinheiro.

És engenheiro ou filho de empreiteiro? Ou ambos?

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/11
· votar


Konrad
Serei engenheiro em breve.

The Blue Special Guitar
Veterano
# jun/11
· votar


Pobre com dinheiro só traz problemas à sociedade de um modo geral.

Nem Mar
Veterano
# jun/11
· votar


com essa valorização absurda, até a Zona Leste tá bombando..Vila Prudente, Carrão, São Caetano..

Fidel Castro
Veterano
# jun/11
· votar


The Blue Special Guitar

Pobre com dinheiro só traz problemas à sociedade de um modo geral.

O problema não é pobre com dinheiro. É gente sem instrução econômica com dinheiro.

Quando a Dilma ou o Lula falam na dita 'nova Classe Média' que eles criaram, me da um arrepio já. A riqueza dessa 'nova classe' tá pendurada no crédito fácil. Uma hora isso explode escrotamente.

Quero ver agora quantos ali vão saber se despendurar do empréstimo mágico do tio sindicalista e da tia vermelha.

Simonhead
Veterano
# jun/11
· votar


Será que estoura? Ou os preços dos imóveis vão subir ad infinitum?

Interessante o tema.

Aqui na região na qual eu moro, o ritmo da subida de preços para casas e terrenos não para de crescer. Só que as vendas não seguem esse suposto 'boom'. Resultado é que os imóveis não vendem, as imobiliárias estão cheias de pessoas tentando negociar valores e a economia não se movimenta. É estranho: um vizinho construiu uma casa legals (porém com péssimo acabamento), pede cerca de R$ 700.000,00 (Setecentos mil royales) pelo imóvel, recebe proposta de R$ 670.000,00 (Seiscentos e setenta mil royales) e NÃO vende pelo preço sugerido. E diz que o próximo candidato irá pagar o valor combinado. Vai entender!

Kensei
Veterano
# jun/11
· votar


Simonhead
Esse cara aí é ruim de negócio hein, parece que nem conhece a cultura brasileira (e quase mundial) de negociação.

The Fixer
Veterano
# jun/11
· votar


Aqui na minha cidade os preços dos imóveis sempre foram muito altos. Mas de uns tempos pra cá, os preços vem subindo de uma forma muito mais rápida.

Já ouvi falar várias vezes de uma bolha imobiliária brasileira, mas nos últimos tempos to cada dia mais crédulo nela.

Benva
Veterano
# jun/11
· votar


Onde moro os preços também sobem. No condomínio onde moro, pagamos R$ 80 mil quando mudamos. Hoje estão vendendo por mais de R$ 200 mil os apartamentos mais baixos e/ou com algum tipo de problema. Os lá de cima devem estar uns R$ 300 mil.

J. S. Coltrane
Veterano
# jun/11
· votar


Black Fire

tu vai é construir uns muqifos financiados pela caixa para os ex-favelados.

Simonhead
Veterano
# jun/11
· votar


Kensei

Pô, ponha ruim de negociação ai nessa parada.

Já tem 03 meses e nada do cara recuperar o dinheiro investido na construção daquele imóvel. E o mercado NEM está assim ... tão aquecido para se dizer que vai aparecer outro interessado com a mesma grana. Onde eu moro, a gente ainda aguarda o que chamamos de 'regularização dos condomínios', por conta de uma série de fatores de desmando nas terras do DF entre as décadas de 1980 e 1990. Então, sequer espere apoio financeiro da CEF e afins para adquirir o bem. É na grana mesmo ou contar com a extorsão de pedir empréstimo em banco privado.

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/11
· votar


J. S. Coltrane
Assim espero, é o jeito mais fácil de ganhar dinheiro.

fgr
Veterano
# jun/11
· votar


- Brasil com indice de inadimplencia baixo..
- Copa do mundo e olimpiadas..

Os cursos que aumentaram sua procura:
-Engenharia Civil
-Hotelaria

A merda vai feder..

Simonhead
Veterano
# jun/11
· votar


fgr

Inadimplência baixa? Sei não .... .

SuperGeo
Veterano
# jun/11
· votar


Simonhead
pede cerca de R$ 700.000,00 (Setecentos mil royales) pelo imóvel, recebe proposta de R$ 670.000,00 (Seiscentos e setenta mil royales) e NÃO vende pelo preço sugerido. E diz que o próximo candidato irá pagar o valor combinado. Vai entender!

Ja vi esse filme não faz muito tempo.

Enfim, alguém tem algum número em relação aos valores dos aluguéis?

Uma taxa muito baixa dos aluguéis sobre o preço do imóvel dá uma pista clara se os altos preços são justificados ou se é mais uma onda de especulação...

Simonhead
Veterano
# jun/11
· votar


SuperGeo

Então, não tenho todas as informações possíveis acerca de valores para aluguéis na minha região. Um vizinho comentou que um novo morador está pagando algo em torno de R$ 2.500,00 para residir em uma casa razoavelmente nova (área de 140 m2 + lazer) e que o valor estaria 'dentro dos padrões' para o lugar em que eu moro. O valor do condomínio é de R$ 210,00 e o lance custo/benefício está bem equilibrado por aqui.

R. Marcone
Veterano
# jun/11
· votar


Há 15 anos eu comprei uma casa por R$12.000,00. Hoje o valor é R$330.000,00. Tudo bem que eu gastei uns R$80.000,00 pra ela ficar como está. Mas é sem noção. Hoje não teria como comprar outra igual. Isso porque na cidade tem 50.000 habitantes.

EternoRocker
Veterano
# jun/11
· votar


Esse lance de valor de aluguel varia muito... geralmente se cobra por mês um percentual sobre o seu valor venal.

Esse percentual varia de 0,5 a 0,8%.

Por exemplo... se o valor de um imóvel for R$ 250.000,00 seu aluguel será apurado entre R$ 1.250,00 e R$ 2.000,00.

Massssssss... aí vem toda aquela história de o imóvel estar bem localizado, perto de metrô, mercados, centros urbanos, se é de fácil acesso, se vai ser alugado para residência ou comércio... detalhes que o valorizam.

É isso aí...

Simonhead
Veterano
# jun/11
· votar


EternoRocker

Valeu pela info.

brunohardrocker
Veterano
# jun/11 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Aqui existe uma valorização absurda de imóveis também, e é um lugar "no meio do mato". Isso porque o lugar se desenvolve, atrai pessoas de fora, então a procura por imóveis é bastante grande.
Em cidades logo ao lado, a situação é absurdamente contrária.

No entanto, pra quem está começando existe a opção de se comprar terrenos e construir em bairros novos, onde a valorização ainda não chegou.

Quem esteve nesse lugar há uns 15 anos atrás, recebia lotes gratuitamente do governo. Bastava construir algo em cima e morar. Poderia ser um barraco.
Tem terrenos que foram ganhados no passado, que hoje chegam a valer 500 mil. Numa cidade de apenas 50 mil habitantes.

brunohardrocker
Veterano
# jun/11
· votar


EternoRocker

Vale lembrar que muita gente erroneamente reajusta o aluguel com base no salario mínimo, quando o correto é reajustar com base no IGPM (se eu não estiver enganado quanto a esse ultimo índice).

EternoRocker
Veterano
# jun/11
· votar


brunohardrocker

É isso mesmo... os contratos de locação fixam o reajuste pelo IGPM e na falta dele, pelo maior índice que o substituir.

SuperGeo
Veterano
# jul/11
· votar


EternoRocker
Esse percentual varia de 0,5 a 0,8%.

Se for desse jeito, daria um retorno de 10% ao ano no imóvel e, numa análise bem superficial, ainda estaria aceitável.

O problema é se os preços dispararem e os aluguéis não acompanharem para manter os percentuais nesses níveis que vc falou.

-Dan
Veterano
# nov/13
· votar


Upando esse tópico, para uma nova discussão.



Antoine Roquentin
Membro
# nov/13
· votar


PROFETA

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bolha imobiliária no Brasil?