Fotografia - Aprenda, Ensine, Compartilhe, Exponha

Autor Mensagem
Minow
Veterano
# dez/10
· votar


Kensei
Não, qual efeito pop? Hahaha

Kensei
Veterano
# dez/10
· votar


Minow
hahah nem sei se tem isso em fotografia, os caras lá que são tarados por alta definição que usam esse termo. É aquela imagem crisp, que salta os olhos, (no caso de filmes, com uma baita profundidade) mas ao mesmo tempo sem saturação... enfim, na máquina tô achando que as imagens estão meio flats, dá uma clicada ali no link que eu coloquei do flickr. (Certamente 75% deve ser erro meu)

iHate Comunismo
Veterano
# dez/10
· votar


pra quem quiser dar uma conferida

http://www.nationalgeographic.com/

ghostbastard
Veterano
# dez/10
· votar


alguem pode me dar alguma dica de lojas em curitiba? vou sair amanha pesquisar os preços e modelos.

Igão
Veterano
# dez/10
· votar


Bizet
Só faltou uma musiquinha de entrada pro capitão óbvio :p

hehehe, sei lá, achei que ficou mais interessante assim. : P

BruRoma
Veterano
# dez/10
· votar


ghostbastard
To precisando tbm..mas pelo jeito eh dificl..
eu sei que tem uma grande no palladium..
mas os preços nunca entrei pra ve =X soh fui naquele shopping uma vez e de passagem.
Andei pelo centro inteiro ali e não achei nd!
Sei que existem duas lojas bem comentadas mas as duas é mais revelação e acessorios tipo bolsas e tripés equipamente me pareceu dificil comprar.

ghostbastard
Veterano
# dez/10
· votar


BruRoma

acho que vou apelar pro ML

Kensei
Veterano
# dez/10
· votar


ghostbastard
Velho, simplesmente sensacional aquele primeiro retrato em P/B no seu flickr, poderia me explicar o processo de edição?

ghostbastard
Veterano
# dez/10
· votar


Kensei


da senhora com lenço na cabeça?

Na verdade não foi muito dificil, o rosto dela que fez quase tudo.

Tirei a foto em raw e na verdade tudo acontece na edição do Camera Raw, que é aquele plugin da adobe pra esse formato. Ajustei a exposição, dei uma suavizada nos detalhes, tirei a saturação e trabalhei bastante com o contraste pra reforçar a luz legal que tava no rosto dela.

A imagem já tava com um certo bokeh, mas como usei uma 18-55mm, ainda assim dava pra perceber que o fundo não era muito bonito. Então usei um plugin do Ps pra melhorar o desfoque do fundo e dar uma pequena vinheta.

Ao todo não foi uma hora de edição, isso porque gosto de ficar experimentando varias combinações pra ver qual combina mais com o clima da foto.

Mas legal mesmo seria se eu tivesse feito quase tudo isso direto na camera né, ao tirar a foto.

Kensei
Veterano
# dez/10
· votar


ghostbastard
Mas legal mesmo seria se eu tivesse feito quase tudo isso direto na camera né, ao tirar a foto.


Exato! é que eu não tenho experiência nisso, mas uma hora achei bastante. Mas enfim, vc conseguiu um efeito que eu chamo de "pop", deve ser esse bokeh que vc está falando, no manual da minha cam até tem essa palavra, mas não entendi, vou pesquisar.

O esquema é sempre ser raw então?

ghostbastard
Veterano
# dez/10
· votar


Kensei


até onde eu sei 'bokeh' é uma palavra oriental que ninguem sabe como pronuncia. Basicamente é o objeto principal sobre um fundo desfocado. Você faz isso usando uma lente zoom, com uma profundidade de campo bem rasa e com a abertura da iris geralmente no máximo.

Quanto mais fechada estiver a iris, mais funda será sua profundidade de campo e mais detalhes serão capturados.

Você pode ter uma ideia de como funciona esse desfoque olhando pro ceu em dia claro. Quando vc fizer isso, verá algumas pequenas manchas flutuando. São particulas no humor aquoso do olho que ficam mais nítidas quando a pupila de fecha. Já quando você olha pra outro lugar, a pupila abre, os detalhes diminuem e as particulas ficam tão desfocadas que não se ve mais.

ghostbastard
Veterano
# dez/10
· votar


O esquema é sempre ser raw então?


Raw é sem compressão, é tudo aquilo que chega ao sensor da camera.

Enquanto com jpg vc tem 8 bits de informação, uma imagem em raw possui 16. Uma HDR teré 32 bits.

Kensei
Veterano
# dez/10
· votar


ghostbastard
Mas ao exportar de raw para jpg, não se perde essas "propriedades" ?

Minow
Veterano
# dez/10 · Editado por: Minow
· votar


Kensei
Só pra constar, o bokeh nao tem a ver com o raw.
Basta tirar uma foto com a abertura máxima que como o ghostbastard disse, já vai diminuir a profundidade de campo. Macro ajuda bastante, e é claro, uma grande profundidade (física).

O legal do raw, nem tanto pela qualidade em si, é o fato de ser uma foto não processada, não é bem um formato como jpeg ou tiff. Ou seja, você pode mexer bastante nela ainda.
É como uma música ainda em pistas separadas, você pode mudar antes de exportar. Depois de exportar ainda dá pra mexer, mas com muito mais limitações.
Vale salientar que uma foto em raw é seu direito autoral sobre a foto. Quem tem a foto raw tem os direitos sobre ela, então guarde com você.

Kensei
Veterano
# dez/10
· votar


Minow
O lance da abertura eu tinha entendido man, e acho bem legal esse lance bokeh. O que eu queria saber mesmo, é se vcs percebem alterações significativas ao escolher raw (hehehe lossless).

ghostbastard
Veterano
# dez/10
· votar


Kensei

olhando não dá pra perceber a diferença, na minha opinião. Mas ninguem usa o formato raw para uma foto finalizada. Ate, um tempo atras procurei arquivos em raw pra baixar e não achei.

A vantagem desse formato é que você pode quase 'refazer' a fotografia no pc hehe. Corrigir exposição, detalhes, nivel de preto, contraste fino, saturação e luminosidade por cor, nivel de nitidez, distorção da lente, vinheta e mais uma porrada de coisas. Fora as capacidades de edição por canal RGB. Dá até pra fazer uma fake hdr só com as opções de edição.

Com um formato processado você pode até conseguir fazer isso, mas sem tanta qualidade e facilidade.

Depois que você termina de editar é só exportar em jpg, tiff ou, como eu prefiro, png. É semelhante ao processo de editar um video e mandar renderizar ou o como o Minow disse, uma musica em processo de mixagem.

fill.zanchez
Veterano
# dez/10
· votar


Kensei

Eu comprei a minha aqui em SP, na galeria 7 de abril, local especializado no assunto, se vc puder comprar fora do país, com certeza vai conseguir preço bem melhor.

Se os preços são bons mesmo na Galeria 7 de Abril eu poderia comprar lentes lá, já que nem sempre tenho a oportunidade de trazer de fora. A minha T1i chega nesse Domingo! Paguei 1.240,00 com cartão de 8GB, aqui no Brasil não sai por menos de R$ 1.900,00.

iHate Comunismo

Boas fotos, gostei principalmente dessas:

http://farm3.static.flickr.com/2505/4224272320_ba0448e7aa_b_d.jpg
http://farm5.static.flickr.com/4015/4224272316_f8041ba822_b_d.jpg
http://farm4.static.flickr.com/3552/3410954012_b9a7be77c4_b_d.jpg

Kensei
Veterano
# dez/10
· votar


fill.zanchez
Acho que pra comprar lentes é uma boa, comprei nessa loja http://photonews.com.br/vt/

ghostbastard
velho, muito obrigado pelas explicações, deu pra pegar a ideia.

ghostbastard
Veterano
# dez/10
· votar


Kensei


de nada. Sou prova de que se aprende fazendo. Até o final da faculdade eu não entendia nada de fotografia, até que comecei a trabalhar no projeto e me obriguei a pesquisar e ir na base do erro e acerto.

J. S. Coltrane
Veterano
# jan/11
· votar


fill.zanchez
Qual a Nikon que você tem aí?

nem sei qual é o modelo, mas ele é simples, robusto e sem mimimi. Até onde eu sei nenhuma digital é assim, e as tops da nikon são muito caras

ghostbastard
Veterano
# jan/11
· votar


BruRoma
eu sei que tem uma grande no palladium..


andei atras de lojas aí. Passei por umas 4, duas delas eram só de acessórios. Aí tinha uma perto do paço da luz que era meio cara e o tiozinho que atendeu nem dava muita bola pra gente. Eles trabalham apenas com nikon, tinha uma D3000 e uma D5000 lá.


Depois me falaram de uma loja, numa galeria ali perto do Teatro Guaíra. A loja era bem grande e me falaram que o cara parcela em 10X. Quando cheguei na loja, estava fechada. Mas é uma boa você dar uma passada lá. Aí você aproveita e me repassa os preços hauahau.

BruRoma
Veterano
# jan/11
· votar


ghostbastard
Haha pena q eu não ando por aqueles lados..vou comprar a minha camera em abril só =P uma t1i ou uma t2i..não sei ainda.
Mas o dia que eu passa por la eu vejo pra vc...q q vc precisa de preço ?
lembra o nome da loja ?

ghostbastard
Veterano
# jan/11
· votar


BruRoma


Não lembro o nome da loja agora, mas tenho o cartão deles em casa. Amanhã eu te passo.

Não precisa ir lá só por causa de mim, o meu caso é mais complicado. To querendo uma D90, mas tava afim de pegar uma dessas T2i na mão pra ver qualé. Além do mais, minha tia quer uma pra ela tambem, então eu preciso conversar com o cara da loja e tentar conseguir um desconto ou condição melhor no cartão, já que comprarei duas câmeras.

To afim de pegar uma D90, ou D5000 pra mim e uma T2i pra ela.

fill.zanchez
Veterano
# jan/11
· votar


J. S. Coltrane
nem sei qual é o modelo, mas ele é simples, robusto e sem mimimi. Até onde eu sei nenhuma digital é assim, e as tops da nikon são muito caras

Mas máquinas que são difíceis de mexer não são ruins, isso não é um ponto negativo, não pra mim que adoro ler manuais, até os complexos. Mas cada um tem seu gosto né.
Como você disse, a maioria das digitais DSLR tem várias opções de configuração avançadas, mas no geral dá pra se adaptar muito bem pra quem veio do mundo 35mm.

fill.zanchez
Veterano
# jan/11
· votar


Galera peguei minha EOS 500D ontem, é bem robusta, acabada e tem recursos de sobra. Li num blog que a lente do kit, uma 18-55 IS não era nítida... Putz, tá louco quem falou isso! A máquina faz fotos com uma nitidez monstro até com essa lente que é bem baratinha.
A única coisa que pode ser um problema é a velocidade do autofoco, é um pouco lento, tentei fotografar minha gatinha (animal mesmo :P) mas como ela não parava quieta a máquina não conseguia o foco e não disparava, conclusão, pus no MF e mandei a ver... Ficou ótimo! :)

Fotos no Flickr em breve.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jan/11
· votar


http://www.flickr.com/photos/57847854@N06/

Headstock invertido 2
Veterano
# jan/11
· votar


acho que já postei por aqui, mas vai novamente: http://www.flickr.com/photos/dan_santos :)

fill.zanchez
Veterano
# jan/11
· votar


Headstock invertido 2
Levou ban cara?

Headstock invertido 2
Veterano
# jan/11
· votar


fill.zanchez
por causa de um mal entendido não pude mais usar a conta antiga ;/
mas nem foi ban não

BruRoma
Veterano
# jan/11
· votar


ghostbastard
Po ontem eu fui faze o teste de vista do detran e acabei passando por ali..eu procurei e procurei e não achei..da uma explicada ai onde fica por favor pq eu fiquei interessada =D
Vo no ortodentista daqui a alguns dias e é la por perto aproveito e do uma passadinha ;)
ai vejo os preços pelo menos..vc entende de camera então neh ?
Vc acha q vale a pena pegar a t2i em vez da t1i ? pelo o q eu pesquisei a diferença esta em torno de 300 reais.
abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fotografia - Aprenda, Ensine, Compartilhe, Exponha