Cutrale devolve terras griladas.

Autor Mensagem
lovehatelove_fe
Veterano
# nov/09 · Editado por: lovehatelove_fe


Cutrale devolve terras griladas.

Roberto Malvezzi (Gogó):

Num gesto único na história brasileira, a Cutrale vai devolver as terras públicas que grilou para plantar laranja. Segundo uma pessoa que ocupa cargo decisivo, "mais importante que sete mil pés de laranja derrubados, são as cem mil famílias de brasileiros que estão na beira das estradas". O único condicionante da empresa é que as terras sejam destinadas à reforma agrária, dando preferência às famílias que ocuparam o lugar dias atrás.

Para maior surpresa, admitiu que é inconcebível que, "num país de 8,5 milhões de Km2, haja tantas pessoas sem um lugar para trabalhar e até mesmo para morar".

Com esse gesto, continuou, "contribuiremos para fazer uma justiça histórica nesse país, já que desde a chegada dos portugueses, a terra tornou-se um pesadelo para nossos índios, negros e pequenos camponeses. Queremos, de uma vez por todas, superar essa injustiça histórica, criar a paz no campo e que essa paz se estenda também por nossas cidades".

Para concluir, afirmou que "espero que todas as pessoas e empresas que grilaram terras públicas, como aquelas do Pontal do Paranapanema, ou na Amazônia, ou em qualquer outro canto do Brasil, repliquem o nosso gesto, devolvendo ao país o que é do país. Afinal, todos os brasileiros têm direito a um lugar digno para viver, sem precisar de favores governamentais. Além do mais, uma vez feita a justiça no campo, não vamos mais precisar de ocupações de terras".

O gesto da Cutrale, sem dúvida, é histórico e pegou de surpresa todos aqueles que querem criar uma CPI para investigar o MST. Afinal, ao reconhecer que o primeiro crime cometido foi a grilagem das terras, não há mais porque buscar culpados onde eles não existem.

Um abraço terno. Frei Gilvander Moreira

Eu tinha que gastar meu tópico hoje pra isso!
=D

\o_ palmas, palmas, palmas!

lula_molusco
Veterano
# nov/09
· votar


É fake? Não acredito em notícia boa sobre reforma agrária aqui no Brasil.

lovehatelove_fe
Veterano
# nov/09
· votar


lula_molusco
Eu acho que não é fake não. Se a fonte foi o MST né... eles nunca fariam isso se fosse mentira.

Será que passa na globo?
Se passasse ia quebrar a cara de muita gente por ai.

ghostbastard
Veterano
# nov/09
· votar


Podem falar o que quiser, mas eu apoio o MST.

Não acredito que pessoas ainda hj repitam as mesmas frases que seus pais repetiam, defendendo os grandes latifundios. É muita paga pauzisse.

E eu era contra o MST ate um ano atras. Mas a partir do momento em que entrei no projeto que trabalho e comecei a estudar a Agricultura Familiar e os movimentos agrarios envolvidos, e vi a realidade, não o que nos é mostrado a partir dos meios de comunicação, mudei de opinião completamente.

palavra de publicitario hehe

ghostbastard
Veterano
# nov/09
· votar


lula_molusco


existe bastante distribuição de reforma agraria por aí, mas ninguem divulga. O ITCG ate fornece mapas com as areas de reforma agrarias demarcadas.

lula_molusco
Veterano
# nov/09
· votar


ghostbastard
só tô dizendo que não acredito que a Cutrale tenha tanta 'boa vontade' assim. Aliás, acho que nenhuma empresa mestre em dumping tem.

Bog
Veterano
# nov/09 · Editado por: Bog
· votar


ghostbastard

Engraçado que comigo foi quase o contrário. Eu me dava o direito da dúvida até ver de perto um "latifúndio"* invadido... Comentei no outro tópico sobre o assunto.

Não defendo os "grandes latifúndios". Mas sou a favor da posse garantida para terras adquiridas legalmente, também sou totalmente contra o que eu vi.

*Era um sitiozinho que deu o azar de ficar bem ao lado de uma fazenda maior.

lovehatelove_fe

Heheh, sendo isso verdade, resta saber se a empresa vai continuar sendo considerada "o inimigo" até sumir, junto com todas as outras empresas do mundo...

ghostbastard
Veterano
# nov/09
· votar


lula_molusco


ah, isso sim. Pode ser que isso aí seja só uma estrategia para parecerem os bons moços. Mas oque eles disseram é verdade.

Outra coisa que nunca é levada em conta é que um grande ponto levantado pelo MST é a Agroecologia, antes chamada de Agricultura Alternativa.

Seminarios, palestras sobre o assunto sempre são feitos, mas isso também não é divulgado, por que? A agroecologia luta por uma produção sem agrotóxicos e usando sementes crioulas. Pergunta pra Monsanto o que ela acha disso...

lovehatelove_fe
Veterano
# nov/09
· votar


Bog

Heheh, sendo isso verdade, resta saber se a empresa vai continuar sendo considerada "o inimigo" até sumir, junto com todas as outras empresas do mundo...


Bog, a empresa não está sendo considerada "o inimigo" por ninguem. Aliás, se você for fazer uma pesquisa... "o inimigo" é o MST. ;)
E até com isso você está se preocupando? Com a reputação da empresa??
=O

Bog


Era um sitiozinho que deu o azar de ficar bem ao lado de uma fazenda maior.

Esclarecimento sobre os últimos episódios veiculados pela mídia.

7. Nós lamentamos muito quando acontecem desvios de conduta em ocupações, que não representam a linha do movimento. Em geral, eles têm acontecido por causada infiltração dos inimigos da Reforma Agrária, seja dos latifundiários ou da policia.

Se quiser que eu te mande o esclarecimento por completo, avisa. =D

Carlos Henrique 2
Veterano
# nov/09
· votar


\o_ palmas, palmas, palmas!

não priêmos cânicos

lovehatelove_fe
Veterano
# nov/09
· votar


ghostbastard
Você faz qual curso?

ghostbastard
Veterano
# nov/09
· votar


Bog


sabe o que acontece.

Imagine que vc é um filho de agricultores familiares que por muitos motivos acabaram vendendo ou perdendo as terras e foram pra cidade grande. Sem emprego, sem estudo para conseguirum, vc vive uma vida marginal que é muito comum aqui no Brasil.

Aí aparece um movimento que te dá a oportunidade de ganhar um pedaço de terra e fazer aquilo que seus pais faziam: tirar o sustento da propria terra.

Vc se une ao movimento e lá aprendende toda a ideologia do mesmo. Ganha comida e um lugar para ficar. As pessoas não te tratam mal, vc é aceito como é.

Até que um dia vcs invadem uma fazenda, ou então ganham um pedaço de terra. "Ótimo, agora eu posso produzir".

Aí vem o grande problema: vc não tem ideia nenhuma sobre agricultura, nunca trabalhou nisso. Nãotem conhecimento sobre gestão de propriedade e atualmente um pequeno produtor precisa ser um gestor com muito jogo de cintura. Não há saída.



Esse é grande problema. O cara que entrou no movimento e ganhou um pedaço de terra não tem capacidade pra cuidar de sua nova propriedade. Não é culpa dele, ele simplesmente não consegue.

É nesses casos que acabam acontecendo essas destruições extrativistas.

Mas a ideia do movimento não perde seu valor por causa disso, só não funciona direito porque outros fatores são envolvidos.

Abigobaldo
Veterano
# nov/09
· votar


ainda acho sacanagem o que fizeram com os pés de laranja e os tratores...

mas é isso ae, se ela for parar nas mãos dos que realmente precisam tá ótimo

ghostbastard
Veterano
# nov/09
· votar


lovehatelove_fe


sou formado em publicidade. Trabalho em um projeto dentro de uma ONG, que pretende levantar a história da agricultura familiar campesina em dois territórios da cidadania aqui no PR.

lovehatelove_fe
Veterano
# nov/09
· votar


ghostbastard
Poxa, que legal.
Dia 13 to indo pra um assentamento aqui no ES pra produzir um curta.

ghostbastard
Veterano
# nov/09
· votar


ainda acho sacanagem o que fizeram com os pés de laranja e os tratores...


isso tambem acho. Mas acredito que nesses casos seja um reflexo de uma raiva reprimida do povo que se manifesta como uma vontade de destruir tudo o que representa o 'causador de suas desgraças'.

ghostbastard
Veterano
# nov/09
· votar


lovehatelove_fe


então, não trabalho apenas com o MST. O movimento é uma pequena parte do projeto.

Recentemente estive no encontro estadual do MST aqui, comemorando os 25 anos e pude entrevistar várias pessoas, desde agricultores anonimos envolvidos até lideranças nacionais.

Lucas Borlini
Veterano
# nov/09
· votar


O gesto da Cutrale, sem dúvida, é histórico e pegou de surpresa todos aqueles que querem criar uma CPI para investigar o MST. Afinal, ao reconhecer que o primeiro crime cometido foi a grilagem das terras, não há mais porque buscar culpados onde eles não existem.

Essa parte estrago o texto.


Mas ai, a CUTRALE ja tinha ganho essas terras na justiça contra o MST varias vezes, na minha opinião eles cederam por causa de encheção de saco ja que o MST vinha em processo de invasão nessas terras a 14 anos.


lovehatelove_fe

Mas ai, ouvi outra coisa muito triste sobre o MST essa semana.
Tava conversando com a galera aqui ai o meu cunhado me disse que tem gente que o governo tira do barraco, e coloca numa casa pronta (casa construida em terras legais pra pessoas que antes morava em locais onde não podia construir, mas era isso ou não ter casa). Ai ele me disse que após serem colocados nas casinhas a galera vendia a casa (ou a terra) e voltava a ser desabrigado (voltava pro barraco) e ficava com a grana da casa (que não é pouca).

ghostbastard
Veterano
# nov/09
· votar


Lucas Borlini


dá uma olhada no meu texto lá em cima. Se me dessem uma pequena propriedade agora, no meio do nada, eu tambem não saberia o que fazer. E olha que sou letrado e sei muito bem me virar atras de conhecimento. Imagine um pobre coitado que viveu a margem a vida toda.

lovehatelove_fe
Veterano
# nov/09
· votar


Abigobaldo
O MST é o mais interessado em fazer com que terras agrícolas produzam alimentos. Mas não tem como se calar com o fato de que milhares de famílias estão desabrigadas enquanto empresas utilizem as terras públicas em benefício privado. A produção de laranjas não pode escoder o fato das terras serem griladas. Por mais impactantes que sejam as imagem, esse é um fato que não pode ser desconsiderado. Além de esclarecer os fatos, existe todas uma complexidade histórica que envolve as lutas do MST, e o MST está aberto pra você conhecer e tirar suas próprias conclusões. Iclusive nessa ocupação eles declararam que estavam dispostos a receber a população para mostrar os reais fatos.

ghostbastard
Veterano
# nov/09
· votar


e o MST está aberto pra você conhecer e tirar suas próprias conclusões


nem sempre.

Algumas lideranças até podem ser abertas ao publico, mas me parece que o resto, principalmente os militantes são MUITO fechados com quem é de fora do movimento.

Nesse encontro que fui passei tres dias acampado com eles, nos dois primeiros dias parecia que eu não existia. As vezes eu falava com alguem e era ignorado.

Parece ser uma atitude de proteção, eu estava com cameras e gravadores, mas tive a impressão que o MST tbm não faz muita questão de se mostrar fora da imagem de 'o inimigo'.

Mila Turunen
Veterano
# nov/09
· votar


parece brincadeira uma notícia dessas. mas ainda bem que não é.


dou dois segundos pra alguma coisa terminar em desgraça.

lovehatelove_fe
Veterano
# nov/09
· votar


Lucas Borlini
Mas ai, a CUTRALE ja tinha ganho essas terras na justiça contra o MST varias vezes, na minha opinião eles cederam por causa de encheção de saco ja que o MST vinha em processo de invasão nessas terras a 14 anos.

Não são EXATAMENTE nessas terras, mas nas terras do governo proximas a essa ocupação. E a CUTRARLE chegou lá há alguns anos, e plantou laranjas, achando que porque o MST tava ganhando terras próximas dali, eles também podiam. E então o MST não deixou, claro né?!
Eu tenho minhas dúvidas de que a CUTRARLE esteja sendo "boazinha" com o MST tbm. Mas ta ai... não cederam a pressão, é mais fácil pra eles obterem terras legais do que ficar lutando contra o MST. QUE BOM QUE DEU CERTO!

ghostbastard
Uhum, esse video vai ser sobre o MST. Mas também participo de grupos de discussão sobre vários outros grupos, dentre eles Indígenas e Quilombolas. E além do processo de arrecadação de terras, tbm me interesso por educação no campo, pedagogia da alternância e permacultura. Eu faço Eng. Elétrica, não tem muito a ver com a minha área, mas me interesso bastante por tecnologia social, então estou tentando me envolver pra ver se não surge uma idéia legal.

lovehatelove_fe
Veterano
# nov/09
· votar


ghostbastard
Mas nesse caso o MST divulgou que estava aberto à população.

maggie
Veterana
# nov/09
· votar


Não existem inocentes nessa história.

ghostbastard
Veterano
# nov/09
· votar


maggie


na da CUTRALE ou no MST em geral?

lovehatelove_fe
Veterano
# nov/09
· votar


maggie
Mas ninguém está dizendo que existe. Onde existem inocentes, afinal?

Abigobaldo
Veterano
# nov/09
· votar


lovehatelove_fe

ainda sim achei aquilo um vandalismo, mesmo que a terra fosse grilada, tava produzindo alimento ali, gerando empregos, etc e tal. devia ter um jeito melhor de resolver o problema

maggie
Veterana
# nov/09
· votar


ghostbastard
De um lado existem agricultores honestos, grandes latifundiários, grileiros.

Do outro temos gente que nunca plantou nada e quer terras, pequenos agricultores falidos, politicagem.

Tudo isso misturado num caldeirão onde a imprensa mostra só partes de cada história conforme seu interesse no momento, pessoas morrem e outros ganham muito dinheiro.

lovehatelove_fe
Veterano
# nov/09
· votar


Abigobaldo
devia ter um jeito melhor de resolver o problema
Deixando as terras em posse da CUTRARLE.
Cara, os empregados a empresa não pode despedir, afinal, precisam produzir. Aliás, acho que o que pode até acontecer é eles obterem outras terras de forma legal e contratarem mais empregados ainda pra plantar laranjas ;).

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Cutrale devolve terras griladas.