Cutrale devolve terras griladas.

Autor Mensagem
lovehatelove_fe
Veterano
# nov/09
· votar


maggie
Do outro temos gente que nunca plantou nada e quer terras, pequenos agricultores falidos, politicagem.

Você não pode generalizar, Maggie.. é como eu já disse... tem muita politicagem sim, mas tem muita família que precisa de terra, e muita família que quando ganha as terras, produz nela.

ghostbastard
Veterano
# nov/09 · Editado por: ghostbastard
· votar


lovehatelove_fe


esse documentario que vc vai participar é aquele dos 25 anos?

conheci um pessoal que tava produzindo, eles tinham equipamentos bem bons hehe. E eram legais tbm.



maggie
esse é o problema, mas aí a gente acaba indo pra origem de todo o mal que reina no mundo: o espirito humano.

maggie
Veterana
# nov/09
· votar


lovehatelove_fe
Não generalizei de modo algum.

Só que infelizmente o MST deixou de ser um movimento, faz muito tempo.

E tem muita gente que é usada como massa de manobra nessas "manifestações" populares em geral.

Bog
Veterano
# nov/09
· votar


lovehatelove_fe
E até com isso você está se preocupando? Com a reputação da empresa??

Er... você não entendeu o meu post.

Estou dizendo que resta saber se PARA O MST, a empresa deixou de ser "o inimigo". É óbvio que PARA O MST, "o MST" não é o inimigo, né!!! Digo isso porque, cedendo ou não as terras, a empresa continua sendo uma legítima representante do agronegócio. Não estou preocupado com a reputação da empresa ou seja lá o que for veiculado na imprensa.

ghostbastard
É nesses casos que acabam acontecendo essas destruições extrativistas.

Também não estava falando disso. Estava falando de um sitiozinho que cometeu o infeliz pecado de estar no meio do caminho dos sem-terra. Por conta de tamanha afronta, o dono foi espancado na frende do filho pequeno, as terras foram tomadas, um acampamento foi montado enquanto o grupo esperava o resto da turma chegar para invadir a fazenda vizinha. Quando saíram, deixaram um trator depenado, uma casa saqueada e destruída, animais mortos....

Enfim, são histórias que volta e meia pipocam nos ouvidos de alguém cujos pais, sogros e noiva cresceram em pequenos sítios no interior do Paraná, todos descendendo de imigrantes que chegaram no Brasil com uma mão na frente e outra atrás - ou seja, se não estou falando de assentamentos (e sim de invasões), também não estou falando de latifúndios mantidos por coronéis de tradicionais famílias "do mal".

Abigobaldo
Veterano
# nov/09
· votar


lovehatelove_fe

mas a empresa tomou um baita dum prejuízo

emfim, destruir algo que não te pertence é crime aqui e em qualquer lugar

ghostbastard
Veterano
# nov/09
· votar


E tem muita gente que é usada como massa de manobra nessas "manifestações" populares em geral.


penso que muita gente se ilude por uma versão 'romantica' de toda a história.

lovehatelove_fe
Veterano
# nov/09
· votar


maggie
Só que infelizmente o MST deixou de ser um movimento, faz muito tempo.

E tem muita gente que é usada como massa de manobra nessas "manifestações" populares em geral.


Ah cara, não concordo com você não. Porque você acha isso?
Acho que não existe nada que comprove o que você está dizendo.

ghostbastard
Não, é só um curta. Tem o EIV todo ano, e a galera que participa se envolve com isso. Não participo de nada muito grande.

lovehatelove_fe
Veterano
# nov/09
· votar


Abigobaldo
mas a empresa tomou um baita dum prejuízo


Eu vejo por outro ângulo. Estavam era pegando boi, tirando grana daqueles terras enquanto ninguém não via a irregularidade. O dinheiro que eles tiraram dali com certeza dá pra comprar muitas outras terras.

ghostbastard
Veterano
# nov/09 · Editado por: ghostbastard
· votar


Bog

aí é outro problema.

num movimento como esse não exite uma forma de selecionar quem vai participar de uma manifestação ou não. Muita gente ruim acaba entrando no meio que influenciam outros.

Uma turba se movendo como uma onda sedenta por justiça, influenciada por algumas mentes maldosas causa estragos.

O espirito humano corruptivel faz o resto. Olha lá o video da menina do vestido curto.



edit pra responder o post de baixo: mas e 'oportunidade ao miseráveis de poderem mudar de vida'

Bog
Veterano
# nov/09
· votar


ghostbastard

Aí vem o grande problema: vc não tem ideia nenhuma sobre agricultura, nunca trabalhou nisso.


A propósito, tal sujeito não poderia ser chamado de agricultor ou trabalhador rural. É tão estranho quanto eu querer ser chamado de engenheiro sem saber fazer uma soma.

Digo, ter pais que vieram da roça não dá ao cara o direito de reinvidicar terras para plantar. Se for assim, eu também quero o meu! Afinal de contas, meu pai plantava café, meu avô tinha 2 vaquinhas, e minha noiva cresceu em um distrito de um município que tem o sugestivo nome de "Sertaneja"...

lovehatelove_fe
Veterano
# nov/09
· votar


Bog
Ah sim, recebi muitos e-mails do MST aplaudindo o ato da empresa, que além de devolver as terras, ainda instigou o apoio ao movimento. O texto mesmo (que foi divulgado pelo MST) deixa isso bem claro.

maggie
Veterana
# nov/09
· votar


lovehatelove_fe
Acho que não existe nada que comprove o que você está dizendo.

Já vi bandeiras do MST / CUT / Whatever em diversos comícios, só pra citar um exemplo.

A discussão da Reforma Agrária em si não pode ficar em segundo plano, só não sei se essas ações de guerrilha que o MST promovem são a melhor (ou talvez única) maneira de chamar a atenção.

Abigobaldo
Veterano
# nov/09 · Editado por: Abigobaldo
· votar


Só que infelizmente o MST deixou de ser um movimento, faz muito tempo

a ideia do movimento é super legal, pegar terras ilegais/improdutivas pra fazer reforma agraria, e isso tá na constituição, o governo tem obrigação de fazer isso, mas já que não faz... ae tem que rolar movimentos pra exigir a reforma

mas acho que o movimento "desvirtou" de tempos pra cá... parece mais um partido politico e uma gangue do que um movimento a favor da reforma agrária

lovehatelove_fe
Veterano
# nov/09
· votar


Bog
Digo, ter pais que vieram da roça não dá ao cara o direito de reinvidicar terras para plantar. Se for assim, eu também quero o meu! Afinal de contas, meu pai plantava café, meu avô tinha 2 vaquinhas, e minha noiva cresceu em um distrito de um município que tem o sugestivo nome de "Sertaneja"...

Não é bem assim, cara. Muitas famílias que lutam pela terra foram injustiçados no passado, sendo expulsos de suas terras. Isso não envolve só o MST, mas indígenas, e outros diversos grupos.

lovehatelove_fe
Veterano
# nov/09
· votar


Abigobaldo
mas acho que o movimento "desvirtou" de tempos pra cá... parece mais um partido politico e uma gangue do que um movimento a favor da reforma agrária

Isso é o que você vê na TV. Com certeza o movimento cresceu muito, e tem muita fruta podre no meio. Mas não tem como não dizer que muitas famílias que precisam também estão lá lutando.

Bog
Veterano
# nov/09
· votar


ghostbastard
num movimento como esse não exite uma forma de selecionar quem vai participar de uma manifestação ou não

Eu sei.

Para demonstrar que sei, vou te contar 2 mini-historinhas:

1. No remoto ano de 1992, o pessoal do 2o grau da minha escola foi fazer um protesto pelo impeachment do Collor. Eu estava na 6a série, que não estava incluída na turma. Tentando chamar pessoas para participarem do protesto, ouvi muitos 'eeeba, vamos matar aula'.

2. Anos depois, vi algumas greves e manifestações. Aliás, eu até já fui para Brasília participar de uma. Em todos os casos, vi gente agredindo qualquer pessoa que não estivesse de acordo com bloqueios, gente quebrando carros sem nenhuma razão aparente, gente transformando tudo em uma festa, com direito a cerveja e outras coisinhas mais...

Até teve uma vez em que um cara fez um discurso inflamado, que recebeu palmas e deixou todos empolgados. Eu tinha escapado para ir ao banheiro, e cruzei com o cara depois que ele tinha descido do carro de som. Dava risada e falava como era fácil motivar o pessoal falando qualquer besteira, era só ser "contra" que todos aplaudiam.

lovehatelove_fe
Veterano
# nov/09
· votar


Enfim, não vou ficar partindo pra mesma discussão do outro tópico... sobre quem é malzão e quem é o bomzão. Mas curti muito eles terem devolvido essa terra.

Bog
Veterano
# nov/09
· votar


lovehatelove_fe

Não é bem assim, cara. Muitas famílias que lutam pela terra foram injustiçados no passado, sendo expulsos de suas terras. Isso não envolve só o MST, mas indígenas, e outros diversos grupos.


Não misture as coisas. Estou falando exclusivamente daquilo que o ghostbastard disse. Vou repetir aqui para você me dizer se tem algo sobre indígenas:

Imagine que vc é um filho de agricultores familiares que por muitos motivos acabaram vendendo ou perdendo as terras e foram pra cidade grande.
(...)
Aí aparece um movimento que te dá a oportunidade de ganhar um pedaço de terra e fazer aquilo que seus pais faziam: tirar o sustento da propria terra.


Abigobaldo
Veterano
# nov/09
· votar


lovehatelove_fe

o que eu vi na tv é o que realmente acontece, aquela destruição lá na fazenda dos pés de laranja

tem familias ali que realmente precisam, mas quando tem os "podrera" no meio fica muito complicado. por isso que o movimento perdeu organização, talvez porque cresceu muito

lovehatelove_fe
Veterano
# nov/09
· votar


maggie
Já vi bandeiras do MST / CUT / Whatever em diversos comícios, só pra citar um exemplo.

É o que eu disse sobre não generalizar o movimento, assim como no passado tem muita gente que precisa. E não nego que tem muita politicagem mesmo... mas o movimento precisa de apoios, oras... é a vida... se formos criticar todo e qualquer tipo de aliança... é melhor nem votar, né? Porque não existe ninguém independente disso.

só não sei se essas ações de guerrilha que o MST promovem são a melhor (ou talvez única) maneira de chamar a atenção

Eu sinceramente não imagino qual seria, cara... porque se for depender do sentimento puro do governo pra das as terras à quem precisa, ninguém ia ganhar terra nenhuma.

lovehatelove_fe
Veterano
# nov/09
· votar


Bog
Imagine que vc é um filho de agricultores familiares que por muitos motivos acabaram vendendo ou perdendo as terras e foram pra cidade grande.
(...)
Aí aparece um movimento que te dá a oportunidade de ganhar um pedaço de terra e fazer aquilo que seus pais faziam: tirar o sustento da propria terra.


Sim, mas tem muita gente no MST que foi injustiçado tbm...
Não são só os indígenas e descendentes que sofreram injustiças nesse país.

lovehatelove_fe
Veterano
# nov/09 · Editado por: lovehatelove_fe
· votar


Abigobaldo

Sim, eu só estou dizendo que os fins justificaram os meios, nesse caso. As laranjas que estavam ali não tinham nem que ter sido plantadas pela CUTRALE.

Mila Turunen
Veterano
# nov/09
· votar


o que eu vi na tv é o que realmente acontece
hehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehe

Bog
Veterano
# nov/09
· votar


lovehatelove_fe

Mas o que eu falei para o ghostbastard não tem a ver com a tal da empresa das laranjas. Tem a ver com o que ele falou. Papai vendeu as terras, foi para a cidade, se ferrou, filhinho se acha no direito de exigir terras. O que eu estou falando não tem nada a ver com as laranjas, com índios ou com injustiçados. Não misturemos laranjas com maçãs, hahaha

ghostbastard
Veterano
# nov/09 · Editado por: ghostbastard
· votar


Bog


então, mas muitos desses vendem por se sentirem iludidos de que na cidade terão vida melhor.

Mas essas discussões são um tanto quanto inuteis. A maior parte disso acontece por falta de educação, de conhecimento. Esse é o gerador dos problemas do Brasil.

o outro restinho é a podridão intrinseca. Não adianta, o ser humano é uma praga que deveria ser destruida.

Abigobaldo
Veterano
# nov/09
· votar


Mila Turunen

ah para, num vem falar que "aaa tv manipuladora blabla" não. to querendo dizer que vi os pés de laranja destruidos e os tratores cheios de areia no motor, se aquilo não aconteceu é porque é montagem...

eu sei o que tá por trás, mas mesmo assim não achei justo o que eu vi nas imagens

lovehatelove_fe
Veterano
# nov/09
· votar


Bog
;) ok!
entendi.

Mila Turunen
Veterano
# nov/09
· votar


Abigobaldo
eu sei... :)

mas é uma parte da história, um ângulo da questão. mas eu achei a frase engraçada =P

Bog
Veterano
# nov/09
· votar


ghostbastard
mas muitos desses vendem por se sentirem iludidos de que na cidade terão vida melhor.

Problema deles. É assim que é as coisas funcionam. Se eu vender tudo que tenho na ilusão de que fazendo uma fogueira com o dinheiro vou ganhar na loteria, o culpado sou eu.

A maior parte disso acontece por falta de educação, de conhecimento.

Com esta parte eu concordo totalmente. Por isso mesmo eu acredito que o melhor caminho para a mudancá é a eduacação. É o lado mais idealista da minha decisão por seguir a carreira docente.

Abigobaldo
Veterano
# nov/09
· votar


mas é uma parte da história, um ângulo da questão. mas eu achei a frase engraçada =P


=P

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Cutrale devolve terras griladas.