É racista. Mas porque?

Autor Mensagem
NoAlarms
Veterano
# out/09
· votar


Poucas coisas movimentam tanto o ot como um tópico do Bob Esponja do Recife e um post do MajorKong..

Paul Young
Veterano
# out/09
· votar


Stonebreaker
obs: direitos iguais é pura ideologia e o que é ideologia? é o discurso da classe dominante para manter tudo no eixo.

Que merda de pensamento, se fosse assim, ideologia não causava mudança, Martin Luther King, Gandhi e Mandela deviam ser da elite.

Discurso da elite pra manter tudo nos eixos, se chama populismo, levar com a barriga, e isso nós devemos saber, pois são mais de 500 anos nessa ladainha.

Stonebreaker
Veterano
# out/09 · Editado por: Stonebreaker
· votar


Paul Young
muito bonito o discurso desses homens e podemos observar o quão significativas foram as mudanças superfíciais observando esses países... uau!

Tratando-se de justiça/igualdade/política social, ninguém contesta que EUA, Africa do Sul e Índia, são as nações mais avançadas do mundo.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# out/09
· votar


Stonebreaker
Tratando-se de justiça/igualdade/política social, ninguém contesta que EUA, Africa do Sul e Índia, são as nações mais avançadas do mundo.

Não são as mais avançadas, mas vc não pode negar a guinada que elas tiveram a partir das ideologias desses senhores...

Stonebreaker
Veterano
# out/09 · Editado por: Stonebreaker
· votar


Stonebreaker
da mesma forma que as cotas tb podem dar uma guinada no brasil nesse sentido

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# out/09
· votar


Stonebreaker
da mesma forma que as cotas tb podem dar uma guinada no brasil nesse sentido

Não deixa de ser uma ideologia, assim,como toda forma de discriminação... Sempre baseado nos ideais de alguém.

Rato
Veterano
# out/09
· votar


Me loguei so pra responder este topico.
Porque voces sao contra as cotas? As cotas para mim sao um sistema completamente justo. Elas vem ai para tentar reparar, minimamente ainda por cima, o dano causado ao negro na sociedade brasileira desde que ele foi introduzido aqui. O desamparo, o abandono apartir do fim da escravidao e a consequente marginalizacao da etinia negra. Se o brasil hoje tem uma divida, é com essa população negra que temos hoje, que arrancamos do outro lado do atlantico para trazer para cá para uma vida de sofrimento, de miseria.
Divida sim, porque nunca foi dado a oportunidade ao negro de ingressar de uma forma justa na sociedade brasileira, ele foi deixado de lado, sem possibilidade nenhuma de entrar na cidadania do brasil.
Se hoje o brasil tem os problemas que tem, tenham certeza que sao decorrentes duma injustica historica, comecada lá atras e que perdura até hoje, e que essa elite BURRA e IMEDIATISTA nao tem feito nada para resolver. Faz-se é muito pelo contrario, isso sim, farinha pouca meu pirao primeiro.
Voces me dizem que as COTAS sao RACISTAS? porque racistas hein? voce acha que no brasil, COR e condição SOCIAL nao se confundem nao? com certeza? Se são idealizadas principalmente pro afro-brasileiro (e outros, mais esse ultimo principalmente) voce acha que nao se tem uma razao por tras disso? ou vai me dizer que é mentira que o negro nesse pais nasce a maioria das vezes condenado a porcaria do ensino publico sucateado para depois terem suas vagas de DIREITO tomadas no ensino superior sobrando para pagar faculdade particular?
Pelo motivo dito acima, fica CRISTALINO que o negro no brasil nao tem condicoes de concorrer de igual para igual com o branco num exame de vestibular, fazendo-se nescessario o uso das cotas.
"Nao devo nada a negro nenhum, nunca tive escravos" alguem falou num post ai emcima. Amigo, voce deve sim, a conta do problema lá de trás e de nos todos, brasileiros, nao tente se eximir de nada, voce deve tanto quanto cada um de nos. O outro que falou "que que tem o negro ter sido escravo no passado? nao estamos no periodo colonial" VAI ESTUDAR antes de abrir a boca cara, antes de se manifestar assim ve se pega num livro! O mesmo vale pro MajorKong
E por ultimo ainda vem gente me falando que "o branco tambem pode reclamar de racismo" é pra dar risada. Olhe pra tras amigo, racismo no brasil SEMPRE foi do branco pro negro, nunca ao contrario e voce ainda me fala uma coisa dessas.

Depois de ler tanta coisa que escreveram nesse topico eu me senti obrigado a me pronunciar. Boa noite e vao refletir..



discurso de professor de Sociologia ...

Fuggz
Veterano
# out/09 · Editado por: Fuggz
· votar


Está na desigualdade e vai continuar assim por um bom tempo MajorKong. Voce nao nasceu negro, e dai? só porque voce nao é negro nao se pode ter o beneficio para alguns? Nao existem mais escravos vivos mas a desigualdade crua continua ai, nas nossas caras até hoje.
E para os que até agora nao leram, tambem vou fazer uso do caps lock: "NO BRASIL, OS CONCEITOS DE COR E CONDIÇÃO SOCIAL SE CONFUNDEM". Querendo eu ou não, voce ou não, o negro INFELIZMENTE é na maioria das vezes mais POBRE.
Depois de tanto discutir, a minha felicidade é que voce, querendo ou nao, vai ter que "engolir" os cotistas, seu egoista.

P.S: so para constar, também nao tenho direito as cotas, mas apoio assim mesmo.

EDIT: rato, oque voce quer dizer com isso? que meramente copiei oque alguem falou? isso é fruto das inumeras discussoes sobre o assunto das quais ja ouvi ou participei.

Stonebreaker
Veterano
# out/09
· votar


Carlos_Souza_Jr
tentei reformular, não deu tempo

estavamos falando sobre ideologia, o que digo é que ideologia está sempre ilustrando algum interesse maior, por trás, ou então ela é emprestada em favor desse interesse, portanto ideologia é o discurso da classe dominante...

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# out/09
· votar


Stonebreaker
estavamos falando sobre ideologia, o que digo é que ideologia está sempre ilustrando algum interesse maior, por trás, ou então ela é emprestada em favor desse interesse, portanto ideologia é o discurso da classe dominante...



Concordo até o portanto...

Ideologia é defender seus ideais, e eu acredito em mudanças vindas de quem não tem o poder, é mais difícil, sim, é, mas não é impossível... E aí se encaixa os exemplos do Paul Young.

Stonebreaker
Veterano
# out/09
· votar


Carlos_Souza_Jr
no senso comum sim, mas a ideologia sustenta uma relação de dominação

Paul Young
Veterano
# out/09 · Editado por: Paul Young
· votar


Stonebreaker
muito bonito o discurso desses homens e podemos observar o quão significativas foram as mudanças superfíciais observando esses países... uau!

Obama é presidente, acabou o apartheid, e a Índia é um país livre da Inglaterra.

Stonebreaker
Veterano
# out/09
· votar


Paul Young
e daí, lula tb é presidente

Stonebreaker
Veterano
# out/09
· votar


A ideologia



A alienação social se exprime numa "teoria" do conhecimento espontânea, formando o senso comum da sociedade. Por seu intermédio, são imaginadas explicações e justificativas para a realidade tal como é diretamente percebida e vivida.

Um exemplo desse senso comum aparece no caso da "explicação da pobreza, em que o pobre é pobre por sua própria culpa (preguiça, ignorância) ou por vontade divina ou por inferioridade natural. Esse senso comum social, na verdade, é o resultado de uma elaboração intelectual sobre a realidade, feita pelos pensadores ou intelectuais da sociedade - sacerdotes, filósofos. cientistas, professores, escritores, jornalistas, artistas -, que descrevem e explicam o mundo a partir do ponto de vista da classe a que pertencem e que é a classe dominante de sua sociedade. Essa elaboração intelectual incorporada pelo senso comum social é a ideologia. Por meio dela, o ponto de vista, as opiniões e as idéias de uma das classes sociais - a dominante e dirigente - tornam-se o ponto de vista e a opinião de todas as classes e de toda a sociedade.

A função principal da ideologia é ocultar e dissimular as divisões sociais e políticas, dar-lhes a aparência de indivisão e de diferenças naturais entre os seres humanos. Indivisão: apesar da divisão social das classes, somos levados a crer que somos todos iguais porque participamos da idéia de "humanidade", ou da idéia de "nação' e "pátria", ou da idéia de "raça", etc. Diferenças naturais: somos levados a crer que as desigualdades sociais, econômicas e políticas não são produzidas pela divisão social das classes, mas por diferenças individuais dos talentos e das capacidades, da inteligência, da força de vontade maior ou menor, etc.

A produção ideológica da ilusão social tem como finalidade fazer com que todas as classes sociais aceitem as condições em que vivem, julgando-as naturais, normais, corretas, justas, sem pretender transformá-las ou conhecê-las realmente, sem levar em conta que há uma contradição profunda entre as condições reais em que vivemos e as idéias.

Por exemplo, a ideologia afirma que somos todos cidadãos e, portanto, temos todos os mesmos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais. No entanto, sabemos que isso não acontece de fato: as crianças de rua não têm direitos; os idosos não têm direitos; os direitos culturais das crianças nas escolas públicas é inferior aos das crianças que estão em escolas particulares, pois o ensino não é de mesma qualidade em ambas; os negros e índios são discriminados como inferiores; os homossexuais são perseguidos como pervertidos, etc.

A maioria, porém, acredita que o fato de ser eleitor, pagar as dívidas e contribuir com os impostos já nos faz cidadãos, sem considerar as condições concretas que fazem alguns serem mais cidadãos do que outros. A função da ideologia é impedir-nos de pensar nessas coisas.



Marilena Chauí, "Convite à filosofia" – Ed. Ática, p.172-5

Paul Young
Veterano
# out/09
· votar


Stonebreaker

Ah é, Lula é negro... malz.

Stonebreaker
Veterano
# out/09 · Editado por: Stonebreaker
· votar


Paul Young
mas era pobre, isso não quer dizer que a pobreza está diminuindo, da mesma forma pelo presidente dos eua ser negro não quer dizer as condições dos negros melhoraram...o obama reforça o madeselfman

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# out/09
· votar


Stonebreaker
mas era pobre, isso não quer dizer que a pobreza está diminuindo, da mesma forma pelo presidente dos eua ser negro não quer dizer as condições dos negros melhoraram...o obama reforça o madeselfman

http://www.alem-mar.org/noticias/EEVAFVlulklxFdReMN.html

Stonebreaker
Veterano
# out/09
· votar


Carlos_Souza_Jr
vc é literal até que ponto? a pobreza diminui mas não ao ponto dos pobres ascenderem obtendo representação significativa

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# out/09
· votar


Stonebreaker
vc é literal até que ponto? a pobreza diminui mas não ao ponto dos pobres ascenderem obtendo representação significativa

:-)

Cara, eu aceito que ideologias não tornam o mundo perfeito, mas pelo menos conseguem mudar alguma coisa. Mesmo que numa população de 200 milhões, só melhorou pra 1 milhão, com certeza eu acho melhor do que nada, e pra esse 1 milhão, te garanto que a mudança foi significativa.

maggie
Veterana
# out/09
· votar


Continuo com a minha opinião de que cotas não são a solução, cotas para negros é uma medida racista e cotas para populações de baixa renda remediam mas não resolvem.

Espero que o pessoal não se empolgue, até agora a discussão até que esteve num nível legal. Ninguém precisa provar nada pros outros.

Stonebreaker
Veterano
# out/09 · Editado por: Stonebreaker
· votar


maggie
claro que precisa! :P

tb achei que a discussão está legal, somos leigos e podemos aprender bastante uns com os outros, mas todos podemos pensar por conta própria

MajorKong
Veterano
# out/09
· votar


Stonebreaker


A ideologia



A alienação social se exprime numa "teoria" do conhecimento espontânea, formando o senso comum da sociedade. Por seu intermédio, são imaginadas explicações e justificativas para a realidade tal como é diretamente percebida e vivida.

feita pelos pensadores ou intelectuais da sociedade - sacerdotes, filósofos. cientistas, professores, escritores, jornalistas, artistas -, que descrevem e explicam o mundo a partir do ponto de vista da classe a que pertencem e que é a classe dominante de sua sociedade

hahaha

o que dizer disso? Mais um cegado pela religião do comunismo.
Não adianta nem discutir. Como todo mundo sabe, contra fé não há argumentos.

Paul Young
Veterano
# out/09
· votar


Stonebreaker

Só porque o título é 'A Ideologia' você vai generalizar? A questão do racismo é simples desde o início.

Medo dos brancos, brancos massacram e escravizam, orgulho da vitória, luta e libertação dos negros, resistência branca, luta por igualdade, orgulho branco x orgulho negro. A marginalização do negro foi causada pela resistência branca, o que dificulta a luta pela igualdade e alimenta o orgulho negro que consequentemente aumenta o orgulho branco e acaba gerando ódio.

Ideologia dizendo que somos todos iguais, é uma faísca de sabedoria perante a estupidez humana, desprezá-la é dar crédito ao discurso da elite, já que a realidade não muda, tudo fica no eixo.

ju_flor
Veterano
# out/09
· votar


Eu não concordo com as cotas para negros.

primeiro que a cor é uma mera expressão genética, assim como a cor dos olhos ou cabelos, e devido a tantas misturas que já ocorreram não existem negros ou brancos puros...praticamente todos tem descendência negra e branca.

Bom, minha mãe é negra e meu pai é branco
no caso, eu (adquirindo a mera caracteristica 'cor' do meu pai) sendo branca não teria direito a cotas.
em outro caso, eu (adquirindo a mera caracteristica 'cor' da minha mãe) sendo negra, teria o direito a cotas.
Sendo que meu grau de pobreza, o fato de ter estudado em escola pública ou qualquer outro fato, seria o mesmo tendo eu herdado a cor do meu pai ou da minha mãe.

não sei se deu p entender.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# out/09
· votar


ju_flor
não sei se deu p entender.


Entendi... vc não sabe se a quantidade de pixels pretos que vc tem são suficientes pra vc ser considerada negra.

Stonebreaker
Veterano
# out/09 · Editado por: Stonebreaker
· votar


MajorKong
religião do comunismo?

hahahahahahahah

eu me considero apolítico, 1/2 anarquista

Stonebreaker
Veterano
# out/09
· votar


Paul Young
sim, que todos são filhos de deus...essa idéia de igualdade é velha, mas só a usaram num momento oportuno, quando as nações eram colonizadas e surgia o capitalismo e precisavam aumentar o mercado consumidor etc... é pura religião comunista hahaha

MajorKong
Veterano
# out/09
· votar


Stonebreaker

eu me considero apolítico


Lendo gente como Marilena Chauí, luta de classes, etc?

Stonebreaker
Veterano
# out/09 · Editado por: Stonebreaker
· votar


MajorKong
e daí? só sou contra qualquer tipo de Estado :P

luta de classes é fato

Paul Young
Veterano
# out/09
· votar


Stonebreaker
sim, que todos são filhos de deus...essa idéia de igualdade é velha, mas só a usaram num momento oportuno, quando as nações eram colonizadas e surgia o capitalismo e precisavam aumentar o mercado consumidor etc... é pura religião comunista hahaha


Então você concorda que o problema não está na ideologia, e sim na hiporisia?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É racista. Mas porque?