Economia ou Psicologia ?

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# jul/09
· votar


brunohardrocker

Hehe, exatamente aí que entram os 3 rzinhos da ciência: repetição independente, refutabilidade e redução. Sem um desses 3, não tem como fazer boa ciência.

Mas tanto quanto a mania de chamar tudo de ciência, me incomoda a mania de achar que tudo o que não é ciência está errado, por definição. Acho que aí, entramos em um excesso, e como dizia vovó (de maneira absolutamente não-científica), tudo o que é demais faz mal.

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Bog
me incomoda a mania de achar que tudo o que não é ciência está errado, por definição.

Achar que está errado é complicado mesmo.

Mas pelo menos não é comum, ou inexiste, alguém da área de humanas ou sociais, que seja chamado de cientista.
Ou é um estudioso, pesquisador ou simples profissional da área.

Alessandra
Veterano
# jul/09
· votar


The Root Of All Evil
Usar jargões é uma ótima maneira de convencer as pessoas.
Jargão em Psicologia é "Freud explica".

Sigo a Psicanálise e nem por isso uso.

Devil Boy
Veterano
# jul/09 · Editado por: Devil Boy
· votar


Bog
Mas é por essas e outras que eu defendo que não existem "ciências humanas". Neste ponto, fico com Feynman.

So vi o que voce escreveu agora. Eu concordo em parte.

Nos ramos das Humanas(pelo menos os que eu conheco), o que se entende por "pensamento mainstream" nao passa de retorica de sustentacao para politicos e burocratas.

Acho-me no direito de dizer inclusive, que ate o momento, nessas areas, quanto mais aceita e uma "teoria", menor e o seu rigor logico e maior o apelo politico. Se a Fisica Teorica fosse uma "Ciencia Humana", eu apostaria todas as minhas fichas que a gravidade quantica em loops e uma hipotese mais robusta do que as teorias de cordas. Digo... se voce quer leis e nao relativismo vulgar, procure na periferia.

Nao tem como comparar um McCloskey com um Morgenstern.

Em Sociologia, muitas das coisas que sao ensinadas raramente passam de misticismo. Esse cara, um dos pioneiros do "metodo" conhecido como imaginacao sociologica, e idolatrado no Brasil:

"Se nos podemos dizer que, em certo sentido, as representacoes coletivas existem fora da consciencia individual, e porque elas emergem nao dos individuos analisados um a um, mas de sua interacao, o que e muito diferente. Sem duvida que cada um tem sua participacao na elaboracao do resultado comum; mas sentimentos individuais tornam-se sociais somente no momento em que se combinam mediante a pressao de forcas sui generis as quais esta associacao desenvolve. Seguindo estas combinacoes e alteracoes mutuas que resultam de si, eles se tornam algo mais. Uma sintese quimica ocorre de tal maneira que concentra e une os elementos sintetizados e, por conta de tal processo, os transforma. Uma vez que esta sintese e o trabalho de um todo, cada estagio do processo tambem o sera. O resultado final se estende, portanto, para alem de cada espirito individual, como o todo se estende para alem das partes. (...) E neste sentido que nos podemos dizer que ele existe fora das consciencias individuais (...) Para realmente entender o que isso significa, nos temos que levar em consideracao o agregado das partes como um todo. E o agregado que pensa, sente e deseja, embora ele so possa fazer isso atraves de suas consciencias individuais. E dessa forma tambem pela qual podemos ver que o fenomeno da sociedade nao depende da natureza pessoal dos individuos."

Traducao de: DURKHEIM, Emile. Sociologie et Philosophie (Paris: Presses Universitaires de France, 1963), pp. 35-36.

Troquem "agregado" por "karma" e verao que isso e tao cientifico quanto o Espiritismo.

Devil Boy
Veterano
# jul/09 · Editado por: Devil Boy
· votar


Aqui tem uns artigos que focam nessa problematica:

http://ifile.it/pt65gbr

http://ifile.it/c7wf6d8

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Devil Boy

Você tá falando de misticismo em sociologia, sociologia mesmo, né?
Ou se refere às ciencias sociais em geral? Aí eu acho exagero.

Eu tive Sociologia em Administração e achei um cú. Agora, economia, direito, administração e ciências contábeis é outra coisa.

Machine Gun Man
Veterano
# jul/09
· votar


Devil Boy

Em Sociologia, muitas das coisas que sao ensinadas raramente passam de misticismo. Esse cara, um dos pioneiros do "metodo" conhecido como imaginacao sociologica, e idolatrado no Brasil:

Ouvi muita coisa sobre Durkheim ter errado bastante, enquanto sociólogo. Eu já li, mas ainda não tenho base pra concordar ou não com isso.
Já nessa parte epistemológica da Sociologia, como no parágrafo que você citou, acho que ele foi brilhante. Ainda mais levando em conta a época e o método da ciência corrente..

Não li "Sociologia e Filosofia", mas concordo com o que você disse sobre o trecho. Acho que as palavras remetem a algo não tão científico, mas não a idéia. Em "As Regras do Método Sociológico", ele faz essa mesma definição de um jeito menos "comprometedor", e, pra mim, passa longe de qualquer misticismo. Apesar dos termos como "alma coletiva".. haha
De resto, do que conheço, acho que não há muito de Durkheim que possa ser aproveitado hoje. =|

Agora, me diz uma coisa: você não concorda com essa idéia básica do método de Durkheim? Falo mesmo dessa relação "fato social - exterioridade - poder de coerção - consciência coletiva". Até porque não conheço nada além disso, e fiquei curioso.

Cheap Trick
Veterano
# jul/09
· votar


Alessandra
como é sua vida de psicologa?
diariamente e talz?
to pensando em fazer, mas queria conversar diretamente com alguem q fez pra esclarecer algumas coisas....

=)

Headstock invertido
Veterano
# jul/09
· votar


Isso é muito pessoal. Eu faria psicologia.

Cheap Trick
Veterano
# jul/09
· votar


Headstock invertido
Eu faria psicologia.

porq?

Alessandra
Veterano
# jul/09
· votar


Cheap Trick
como é sua vida de psicologa?
É normal, hahaha

Mas eu entedi tua pergunta.
Depende muito do foco que tu dá pra tua carreira, tem aquela lenda de que psicólogo só atende, tem psicólogo que foca só em empresa, tem psicólogo que vai pra área da educação, etc...

Eu tenho um consultório, foco em Psicoterapia Psicanalítica (Não Psicanálise, há diferenças) e fazendo pós em Psicologia Hospitalar, pra mais pra frente passar mais tempo em hospital do que em clínica.
Ocasionalmente alguma empresa contrata pra fazer algum treinamento, aplicação de algum teste projetivo específico...

Mas tenho colegas de profissão que meteram a cara e tão trabalhando na equipe do Goiás (time de futebol) como psicólogo esportivo, e outros que estão na Polícia, por exemplo.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jul/09
· votar


Economia ou Psicologia ?

Vai de batatas-fritas.

Cheap Trick
Veterano
# jul/09 · Editado por: Cheap Trick
· votar


Alessandra
vlw
e tipo financeiramente? R$ e tranquilo?
outra pergunta, vc fez a facu 5 anos, e depois como foi? terminou a facu e ja arrumou trampo?
ja trabalhava na area antes?

porq quis fazer psicologia? oque queria fazer antes?

se vc responde tudo depois te pago um pastel da feira la da quebrada do Rato. =)

abraço

Alessandra
Veterano
# jul/09
· votar


Cheap Trick
e tipo financeiramente? R$ e tranquilo?
Onde eu moro o custo de vida é bem alto, o que acaba fazendo com que não seja nossa senhora como a grana é boa, mas eu digo que dá pra manter um padrão legal.
O preço de uma consulta normal é R$ 145,00. Em geral quando uma pessoa, ou pais chegam pra procurar ajuda se fecha um pacote mensal com tantas sessões por mês, há casos de uma sessão por semana, duas e em casos mais específicos, 3 ou 4.
Então o preço acaba caindo em função da quantidade de consultas mensais...

outra pergunta, vc fez a facu 5 anos, e depois como foi assim q acabou a facu?
ja trabalhava na area?

O último ano é só estágios, então tu acaba por criar um vínculo por exemplo com um supervisor que pode te abrir campo pra atender na clínica que ele atende (meu caso), ou cria um vínculo empregatício com alguma Instituição, escola ou hospital, por ter estagiado naquele lugar e feito um bom trabalho...

porq quis fazer psicologia? oque queria fazer antes?
Quando fui fazer a inscrição pro vestiba, fiz pra Engenharia Mecânica. Parei no portão na hora de ir embora e implorei pra trocar, auhauhaua
Eu hoje posso dizer que escolhi Psicologia porque tenho habilidades natas que me ajudam a ser uma boa terapeuta, e que foram lapidadas durante o curso, e também porque eu achava que seria um curso fácil. O que acabou se tornando um obstáculo logo de início, porque de fácil não tem nada....

Headstock invertido
Veterano
# jul/09
· votar


Cheap Trick
Prefiro humanas a exatas.
Não sei se economia entra em exatas, mas chega mais perto =)

Machine Gun Man
Veterano
# jul/09
· votar


Headstock invertido
Eu faria psicologia.
Prefiro humanas a exatas.
Não sei se economia entra em exatas, mas chega mais perto =)


É nada...

Dogs2
Veterano
# jul/09
· votar


Headstock invertido
tem muito cálculo chato (não que seja difícil mas sim chato) em Economia

Bizet
Veterano
# jul/09
· votar


escolhi Psicologia porque tenho habilidades natas

Quais seriam?

Alessandra
Veterano
# jul/09
· votar


Bizet
escolhi Psicologia porque tenho habilidades natas

Quais seriam?

Há um teórico que fala sobre as habilidades de um bom terapeuta:
Amor à verdade, desprendimento, empatia, intuição, amor ao conhecimento, paciência, capacidade de interpretação, capacidade de recepção, liberdade e autonomia.

Dizem que a mais importante é a intuição, que não pode ser ensinada...

E tem aquilo de 'gostar do que faz', não importando se é um gari ou médico...

Headstock invertido
Veterano
# jul/09
· votar


Dogs2
tem muito cálculo chato (não que seja difícil mas sim chato) em Economia

Exatamente por isso. Odeio matematica do fundo da alma.
A maior burrice da minha vida foi ter feito engenharia, era 101% de chances que eu ia trancar =/

guschard
Veterano
# jul/09
· votar


tem muito cálculo chato (não que seja difícil mas sim chato) em Economia
tem mto calculo dificil em economia tbm
huahauauahuahuahuahuahuahuhuauhauhau

Quase nada
Veterano
# jul/09
· votar


Alessandra
Faça psicologia se:
pults.. moh vontade de fazer esse curso.. Já cheguei a procurar bibliografias do curso, e ir até a biblioteca da faculdade de psico procurar..

Quase nada
Veterano
# jul/09
· votar


Alessandra
Quando fui fazer a inscrição pro vestiba, fiz pra Engenharia Mecânica. Parei no portão na hora de ir embora e implorei pra trocar, auhauhaua
huahauhauahuhauhauh, eu faço eng. mecânica

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09
· votar


Quem ai não ama o Bog ?

Cheap Trick
Veterano
# jul/09
· votar


Alessandra
obrigado em, foi de grande ajuda sua opiniao...
acho q vo comecar a facu no meio do ano...

espero q de certo
=)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Economia ou Psicologia ?