Economia ou Psicologia ?

Autor Mensagem
Dogs2
Veterano
# mai/09
· votar


Psico-economia

Bog
Veterano
# mai/09
· votar


Aced

Heheh, mas eu não manjo de direito e nem de administração. Meu mundo só tem cientistas e engenheiros. Por isso, acho que o que eu poderia te dizer é só o que eu disse antes: procure pensar mais nos 40 anos que vêm depois da faculdade do que nos 4 que você passa nela; converse com profissionais que trabalham com coisas diferentes na área; fazer com gosto e bem feito não implica necessariamente em sucesso profissional, mas fazer sem gosto e mal feito implica necessariamente em fracasso; e outras dicas bobocas que qualquer pessoa com uma carreira bem direcionada poderia dar. =P

r2s2
Veterano
# mai/09
· votar


Pourra, excepcional esse tópico, ss Devil Boy acerta na mosca sempre, apesar de eu concordar bem pouco com ele em alguns assuntos. Muito legal.

EnrickAlves
Veterano
# jun/09
· votar


Alessandra
1) Não tiver medinho de laboratórios, seja de biologia, anatomia humana, neuroanatomia, neuropsicofarmacologia, de ver corpos mortos e mexer em cérebros e espetar alfinetes em estruturas com menos de 2 mm que tenha o nome de "Comissura Inversa das Habênulas", dentro do lobo límbico do cérebro. E ratos, não pode ter medo de ratos.
Talvez eu tenha "medinho" disso ai.

7) Se gostar de crianças. É Imprescindível o contato com crianças em algum determinado momento do curso.
Não gosto muito de crianças.


Mesmo assim, queria fazer psicologia. E ai?

MajorKong
Veterano
# jun/09
· votar


Não tiver medinho de laboratórios, seja de biologia, anatomia humana, neuroanatomia, neuropsicofarmacologia, de ver corpos mortos e mexer em cérebros


Isso aí eu discordo. Todo mundo perde o medo desse tipo de coisa. E rápido.

Rough
Veterano
# jun/09
· votar


Rangel_Fraga

Eu faço Engenharia Química, não parta para esse curso se acha que vai ver muita química.. A engenharia química se trata de processos industriais!

Carlos Henrique 2
Veterano
# jun/09
· votar


Eu prefiro melão.

Carlos Henrique 2
Veterano
# jun/09
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=bePGmLskIk8

Guguminator
Veterano
# jun/09
· votar


Eu odeio economia, acho uma farsa, faria Psicologia sem nem pensar 2 vezes.

Cheap Trick
Veterano
# jul/09
· votar


to pensando em fazer psicologia tbm....
estava afim de fazer veterinaria....ai andei lendo, e me passou pela cabeça fazer psicologia....

mas a ideia da veterinaria, é daqui uns anos abrir um super hospital veterinario e ficar rico fazendo oq eu gosto.

e na psicologia, ficarei rico um dia?


dissertem mais ai

=)

thigsm
Veterano
# jul/09
· votar


The Blue Special Guitar

Eu tinha um amigo que estava em dúvida entre esses dois cursos e foi fazer moda.

sei, sempre o amigo...

MajorKong
Veterano
# jul/09
· votar


Guguminator


Eu odeio economia, acho uma farsa, faria Psicologia sem nem pensar 2 vezes.


Eu odeio psicologia, acho uma farsa, faria Economia sem nem pensar 2 vezes.

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09
· votar


Eu odeio psicologia, acho uma farsa, faria Economia sem nem pensar 2 vezes.[2]

Psicologia nem é ciência.

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Eu odeio economia, acho uma farsa,

Fiquei curioso agora hehe

MajorKong
Veterano
# jul/09 · Editado por: MajorKong
· votar


The Root Of All Evil
Teoricamente é. Várias escolas são científicas, mas as dominantes são puro ou semi misticismo.

Bog
Veterano
# jul/09
· votar


The Root Of All Evil
Psicologia nem é ciência.

Verdade. Mas engenharia também não é ciência, e nem por isso é uma farsa. ;)

luckseven
Veterano
# jul/09
· votar


Antes de começar um curso superior vc tem que ver as matérias que irão ser estudadas durante o curso.
Economia eu não sei muito bem, mas deve ter algo de exatas e tal. Já psicologia parece ir um pouco para área da genética e estudo do corpo humano, se vc se dá bem com biologia vc vai gostar do curso.

É importante ver o mercado de trabalho, afinal, hj em dia é dificil fazer o que gosta. Eu prefiro fazer algo que me dê estabilidade e usar as horas vagas para fazer o que gosto (música, viajar e etc).

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09
· votar


luckseven
Já psicologia parece ir um pouco para área da genética

Duvido Toneladas.

Bog
Mas engenharia também não é ciência, e nem por isso é uma farsa. ;)

Verdade. [2] :D

Dogs2
Veterano
# jul/09
· votar


Tarô também

brinks

MajorKong
Veterano
# jul/09
· votar


luckseven
Já psicologia parece ir um pouco para área da genética

Viajou bonito.

e estudo do corpo humano, se vc se dá bem com biologia vc vai gostar do curso.

Tem uma neuroanatomia básica e alguns raríssimos se enveredam pela neurociência, mas é basicamente um curso de humanas.

E é como disseram. As matérias que você tem afinidade são o que menos importa, e sim a profissão que você deseja exercer.

Eu, por exemplo, gostava de física, português e geografia e to fazendo medicina.

luckseven
Veterano
# jul/09
· votar


MajorKong
é que eu conversei com uma acadêmica de psicologia e ela me disse algo assim, mas se vcs dizem que não, então é não.

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


luckseven

Cara, a única matéria de genética que eu já vi pra Psicologia aqui na UFRJ foi "Genética para Psicologia", pode ter outras, mas foi a única que apareceu quando pesquisei por matérias aqui no SIGA, tem 4 horas de aula por semana.

Pelo nome da matéria deve ser um apanhado geral da genética. Não tem como considerar que um Psicólogo pode ir pra área de genética tendo apenas uma matéria sobre o assunto.

Alessandra
Veterano
# jul/09
· votar


Psicologia nem é ciência.

Verdade


Beep, Psicologia é ciência sim.
Desde que o estruturalismo de Titchener começou a ganhar forma e Pavlov condicionou o totó a salivar após a sineta.

E viva Skinner e seu behaviorismo pragmático dos anos 50.


Alguém ali falou que psicologia envereda mais pela genética, dependendo do ponto de vista, até se pode afirmar isso, depende da ênfase da faculdade, que remonta de alguma escola psicológica específica...

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09
· votar


Alessandra
E viva Skinner e seu behaviorismo pragmático dos anos 50.


Usar jargões é uma ótima maneira de convencer as pessoas.

Facchini
Veterano
# jul/09
· votar


Sou estudante de economia, quer saber o que? Se é que eu posso te ajudar...

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09
· votar


Facchini

Como eu faço pra fazer meu dinheiro render mais e comprar tudo que eu quero?

Bog
Veterano
# jul/09 · Editado por: Bog
· votar


Alessandra
Beep, Psicologia é ciência sim.

Um texto curioso, apesar de não ser totalmente concordável:

http://www.arachnoid.com/psychology/

Outro texto, este sim, muito melhor:

http://tsdo.org/CCSFeynman.html

Eu particularmente não vejo "a psicologia" como ciência. Uma parte talvez seja. Para o resto, falta redução, falta refutabilidade.

O maior obstáculo para tornar a psicologia uma ciência de fato é a dificuldade de se ter medidas objetivas diante do sistema ridiculamente complexo - e até hoje irredutível - que é a mente humana. Atualmente, estão sendo dados os primeiros passos nesta direção, na neurociência. Mas no geral, ainda temos uma caixinha insondável. Eu particularmente acredito que a psicologia só se qualificará como ciência quando puder medir objetivamente o processo cerebral, e não apenas os comportamentos.

Claro, tudo depende de qual definição para ciência se está usando. Eu fico com aquela mais confiável e mais restrita, aquela onde valem repetição, redução e refutabilidade. Infelizmente, esta definição também exclui muitas coisas, que simplesmente não podem ser explicadas dentro desses moldes. Mas prefiro ter explicações confiáveis para um subconjunto da realidade do que explicações não-confiáveis para tudo.

Mas isso tudo não quer dizer que a psicologia seja uma farsa. Como eu sempre digo, a ciência vive cercada de não-ciência. Engenharia não é ciência. Ciências sociais não são ciência (!). Uma boa parte da medicina não é ciência. Computação, na sua maior parte, não é ciência. Ter idéias sobre hipóteses a se experimentar cientificamente não é ciência. Escrever e revisar artigos científicos não é ciência. Apresentar trabalhos em conferências científicas não é ciência. Este texto que eu escrevi não é ciência! =P

Obviamente, eu talvez esteja completamente enganado. Você poderia me dar uma boa explicação sobre por que psicologia deve ser tomada como uma ciência? Digo, você poderia exemplificar com alguma teoria (no sentido científico, não de hipótese)?

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Bog

Eu vi você afirmar que ciências sociais não são ciência em outro tópico, e fiquei curioso. Se não é, como se classifica? Ou como deveria se chamar?
Eu compreendo que minha área é muito mais social do que científica mesmo. Mas eu queria entender, se usam tanto o termo "ciencias" sociais, "ciências" humanas, isso está errado? Deveriam usar outro termo?

Bog
Veterano
# jul/09 · Editado por: Bog
· votar


brunohardrocker
Se não é, como se classifica? Ou como deveria se chamar?

Eu particularmente acho que devia se chamar "estudos sociais" (sociologia?) ou "pesquisa social". Ciência, no seu sentido mais estrito, não é. Infelizmente.

Dê uma olhada no texto do Feynman que eu coloquei ali no outro post, ou assista ao vídeo abaixo:



isso está errado?

Existe muita discussão. De um lado, estão aqueles que defendem uma ciência mais restrita, mas mais confiável. Do outro, aqueles que defendem uma idéia de ciência mais maleável, mas ao mesmo tempo muito menos confiável.

Ao meu ver, é mais produtivo ficar com a definição mais confiável. Mas note que - ironicamente - a própria discussão sobre o que é ciência não é ciência. Por exemplo, você não pode comprar a opinião do Feynman só porque ele é o Feynman. Apelo à autoridade também não é ciência. =P

Mas como eu sempre tenho que lembrar: isso não quer dizer que as ciências sociais ou humanas estejam erradas, ou sejam dispensáveis. ;)

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Bog
"estudos sociais" ou "pesquisa social"

Tenho que concordar que seria mais convincente. Até porque depois que você falou em refutação, pelo menos na minha área isso não acontece. Existem as teorias mas elas não são tratadas dessa forma, uma refutando a outra se tornando a mais provável. Elas mudam conforme o tempo, conforme a evolução da sociedade, época por época.

Mas como eu sempre tenho que lembrar: isso não quer dizer que as ciências sociais ou humanas estejam erradas, ou sejam dispensáveis. ;)

Perfeitamente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Economia ou Psicologia ?