Engenharia, quem cursa?

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Jaum_Paulo
Duvido que você ganhe menos que R$2500 quando recém formado. Só se você se formar numa UNI-X...

Quase nada
Existe uma escala de "cargos" na área acadêmica: professor doutor, livre docente, professor titular e qualquer coisa acima disso que eu não lembro o nome. Você começa como professor doutor ganhado lá pelo seus R$4000, e talvez chegue nos R$6500 ou R$7000 como titular.

Lembrando que, para você ser doutor, você passa uns 2 anos no mestrado e uns 4 no doutorado, sendo que durante este período você tem duas opções de vida: ou você tenta conciliar de uma maneira desumana um emprego numa empresa e a tese/dissertação, ou você consegue uma bolsa para o mestrado e doutorado, bolsa esta que não passa de R$2000.

Lucas_fms
Veterano
# set/08 · Editado por: Lucas_fms
· votar


PanthFinder

Cara, meu pai se formou em engenharia civil e já trabalhou com mecânica, hoje em dia ele trabalha com planejamento.

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


Jaum_Paulo
Brincadeiras a parte, existe MUITA diferença entre as engenharias mais tradicionais (eletrica, mecanica, civil e quimica)
Em termos de salário e mercado?

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


Lucas_fms
Muito contraste de salário?

Lucas_fms
Veterano
# set/08
· votar


Uma das coisas que me incentiva a estudar economia. e estudar muito é saber que os estágiarios do banco pactual ganharam 30 mil de bonus de fim de ano. Mas pra entrar pro pactual você tem que ser fodão.

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


Lucas_fms
Nossa...economia é outra área q eu gosto.

Lucas_fms
Veterano
# set/08
· votar


PanthFinder

Cara, contraste de salário não sei te dizer porque meu pai foi crescendo muito ao longo dos anos na profissão. e ele ta há tipo vinte anos na mesma empresa.

crazy frog
Veterano
# set/08
· votar


Lucas_fms
bônus bem gordo esse hein.

: )

Lucas_fms
Veterano
# set/08
· votar


crazy frog

Obeso eu diria hahhaha

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


Lucas_fms
Vc faz economia?

Jaum_Paulo
Veterano
# set/08
· votar


PanthFinder
Em termos de salário e mercado?
Olha, não da pra dizer quem ganha mais ou menos. Vão existir os que se dão bem e mal em qualquer um deles.
Mas é aquilo que eu disse, não tem como escolher entre esses cursos pelo que você pode vir a ganhar depois de formado.

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


Jaum_Paulo
Vc faz elétrica?? e ai? como eh?
Principais matérias?
vlw!

Jaum_Paulo
Veterano
# set/08 · Editado por: Jaum_Paulo
· votar


PanthFinder
Vc faz elétrica?? e ai? como eh?
Faço. Eu gosto, e não não faria nunca civil nem mecanica nem química.

Principais matérias?
Na matemática: Funções. Números complexos. Na física: Elétrica (obviamente). Magnetismo. E ondas.

Lucas_fms
Veterano
# set/08
· votar


PanthFinder

Faço sim!

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


Lucas_fms
Faz elétrica tbm? O q vc acha das outras e pq escolheu el[etrica?

Jaum_Paulo
Faço. Eu gosto, e não não faria nunca civil nem mecanica nem química.
hehe..pq?

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


- Existem empregos militares para engenheiros? alguém saberia me explicar?
- É foda passar num concurso pra petrobrás?

crazy frog
Veterano
# set/08
· votar


O que é ser engenheiro? Ser engenheiro é ser que nem as putas.

1 - Você trabalha em horários estranhos (que nem as putas);
2 - Te pagam para fazer o cliente feliz (que nem as putas);
3 - Seu trabalho vai sempre além do expediente (que nem as putas);
4 - Você é mais produtivo à noite (que nem as putas);
5 - Você é recompensado por realizar as idéias mais absurdas do cliente (que nem as putas);
6 - Seus amigos se distanciam de você e você só anda com outros iguais a você (que nem as putas);
7 - Quando você vai ao encontro do cliente você precisa estar apresentável (que nem as putas), mas quando você volta parece que saiu do inferno (que nem as putas);
8 - O cliente sempre quer pagar menos e quer que você faça maravilhas (que nem as putas);
9 - Quando te perguntam em que você trabalha você tem dificuldade para explicar (que nem as putas);
10 - Se as coisas dão errado é sempre culpa sua (que nem as putas);
11 - Todo dia você acorda e diz: "Não vou passar o resto dos meus dias fazendo isso" (que nem as putas).

Quase nada
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao
da uma olhada aki>
http://www.poli.usp.br/Organizacao/Administracao/Orgaos_Colegiados/Doc umentos/PME_EditalEP_110.pdf

"as inscrições para provimento de um cargo de Professor Titular, referência MS-6, nº do cargo/claro 1027654, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa - RDIDP, salário R$ 8.536,48"

(matérias q o cara vai estar apto a dar aula:)

Disciplinas:
PME - 2100 Mecânica A.
PME - 2200 Mecânica B.
PME - 2398 Termodinâmica e suas Aplicações.
PME - 2230 Mecânica dos Fluidos I.
PME - 2451 Medição de Grandezas Mecânica
PME - 5001 Vibrações Lineares.
PME - 5002 Análise Estrutural em Eng. Mecânica.
PME - 5007 Dinâmica dos Fluidos e Fenômenos de Transporte.
PME - 5010 Mecânica Analítica.
PME - 5012 Projeto Integrado de Sistemas Mecânicos.
PME - 5013 Sistemas de Controle Modernos.
PME - 5014 Termodinâmica Avançada I.
PME - 5216 Instrumentação e Análise em Medidas de Grandezas Mecânica
PME - 5404 Projeto, Simulação e Otimização de Sistemas Térmicos.

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


- Existem empregos militares para engenheiros? alguém saberia me explicar?
- É foda passar num concurso pra petrobrás?

busterchair
Veterano
# set/08
· votar


eu prestei esse ano concurso da petrobras para engenheiro de petroleo jr.

bom a parte de português, ingles e informática é de boa.. tranquila mesmo para nível superior

agora a parte específica eu achei foda, pois só caiu matemática (tipo de vestibular mesmo) e umas 10 perguntas somente de conhecimento específico da área (eng. química e sobre petróleo).

pretendo prestar pra eng. de meio ambiente no próx. concurso, ou entao eng. química se abrir.

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


PanthFinder
Deve ser foda passar na Petrobrás. No mínimo, é muito concorrido.

Quanto à carreira militar, não sei como funciona, mas existe.

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Quase nada
Nossa, estou desatualizado das cifras...

Deve-se lembrar que professor universitário também dá aula de cursos de pós e orienta mestrado e doutorado.

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


crazy frog
Boa! HUAUAUAUAUUA!

Jaum_Paulo
Veterano
# set/08
· votar


PanthFinder
Por causa do ambiente de trabalho, com o que cada uma mexe. Não gosto de construções, nem de reações químicas, muito menos mecânica... é questão de afinidade mesmo.
Se eu fosse fazer outra engenharia, por exemplo, cogitaria no máximo Eng. da Produção, Automação/Mecatrônica (que não deixa de ser próximo da Elétrica), Eng. da Computação, algo por aí.
Engenharias só são parecidas ali nos dois primeiros anos, depois é cada um pra sua área.

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


Jaum_Paulo
Não gosto de construções, nem de reações químicas, muito menos mecânica
Em elétrica nenhum desses se encaixa?

Jaum_Paulo
Veterano
# set/08
· votar


PanthFinder
No máximo um pouco de construções na parte de Instalações Elétricas Prediais, mas mesmo assim é diferente, uma coisa é ficar se preocupando com estrutura, material, etc., outra é se preocupar se vao ter tomadas suficientes... tanto que essa parte do mercado absorve muito pouco eng. elétrico.
Reações químicas nem perto, no máximo o resultado de algumas pra saber, por curiosidade, de onde vem a energia de baterias... mas é o mínimo mesmo.
E mecanica, bem o basicão também.

Jaum_Paulo
Veterano
# set/08
· votar


Quando eu tava no ensino médio, até pensava em fazer Eng. Mecanica. Mas era por que eu pensava "ah, é tudo ali na área da física e da matemática mesmo"... mas quando você analisa as grades curriculares depois dos ciclos das básicas, e o que cada um faz depois de formado, você ve que tem muita diferença mesmo.

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


Jaum_Paulo
Quando eu tava no ensino médio, até pensava em fazer Eng. Mecanica. Mas era por que eu pensava "ah, é tudo ali na área da física e da matemática mesmo"

Pow cara..pensei que quase td fosse fisica e matematica oO o q tem mais ali? pq eu nao vi nd q fuja disso.


e o que cada um faz depois de formado, você ve que tem muita diferença mesmo.

Minha principal duvida tah ai ;D
Vc poderia me esclarecer?

Jaum_Paulo
Veterano
# set/08
· votar


PanthFinder
Normalmente os sites das prorias universidades nas descrições dos cursos tentam passar um pouco disso. Esse da UFPR ta bem legal:
http://www.ufpr.br/adm/templates/p_index.php?template=1&Cod=148&hierar quia=6.3.2
De uma olhada nas descrições das Eng. Mecanica e Eletrica. Eles enfatizam bem: mecanica é maquinas, elétrica é energia, tecnologia e telecom.

pensei que quase td fosse fisica e matematica
E são. Mas são áreas diferentes dentro da física, e um pouco até dentro da matemática. E meio que não se misturam muito.

Jaum_Paulo
Veterano
# set/08 · Editado por: Jaum_Paulo
· votar


Elétrica:

profissional que atua nessa área está sempre vinculado ao progresso e ao desenvolvimento tecnológico(...)

Gostar de Matemática e Física e ter um grande poder de abstração são as qualidades fundamentais para o estudante de Engenharia Elétrica.(...)


Mecanica:

É ele quem concebe, projeta, constrói, planeja a manutenção e a operação de máquinas, equipamentos, instalações e sistemas mecânicos.

O perfil do acadêmico deve incluir interesse pelo conhecimento científico, facilidade com matemática e física, gosto pelo "fazer"


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Engenharia, quem cursa?