Engenharia, quem cursa?

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


1º Período Ideal
Física Geral e Experimental para Engenharia I
Introdução à Computação para Engenharia
Cálculo Diferencial e Integral para Engenharia I
Álgebra Linear para Engenharia I
Geometria Gráfica para Engenharia
Introdução à Engenharia
Química Tecnológica Geral

2º Período Ideal
Física para Engenharia II
Laboratório de Física para Engenharia II
Cálculo Numérico
Cálculo Diferencial e Integral para Engenharia II
Álgebra Linear para Engenharia II
Representação Gráfica para Engenharia
Mecânica A
Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia

3º Período Ideal
Instituições de Direito
Física para Engenharia Elétrica III
Cálculo Diferencial e Integral para Engenharia III
Fundamentos de Engenharia de Computação I
Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade
Circuitos Elétricos I
Práticas de Eletricidade e Eletrônica I

4º Período Ideal
Física para Engenharia Elétrica IV
Cálculo Diferencial e Integral para Engenharia IV
Fundamentos de Engenharia de Computação II
Introdução à Eletromecânica e à Automação
Circuitos Elétricos II
Práticas de Eletricidade e Eletrônica II
Introdução à Eletrônica

5º Período Ideal
Projeto Lógico Digital
Laboratório Digital I
Introdução às Ciências Térmicas
Eletrônica
Laboratório de Eletricidade I
Sistemas e Sinais I
Eletromagnetismo

6º Período Ideal
Laboratório Digital II
Fundamentos de Mecânica das Estruturas
Laboratório e Aplicações de Mecânica dos Fluídos
Estatística I
Laboratório de Eletricidade II
Eletrônica Experimental I
Sistemas e Sinais II
Programação Matemática Aplicada a Controle

7º Período Ideal
Fundamentos de Engenharia de Software
Fundamentos de Redes de Computadores
Conversão Eletromecânica de Energia
Controle I
Modelagem e Simulação
Modelos Probabilísticos

8º Período Ideal
Engenharia de Sistemas de Energia
Engenharia de Comunicações
Controle Não Linear
Controle Digital
Laboratório de Controle
Controle Multivariável

9º Período Ideal
Princípios de Administração de Empresas
Laboratório de Projeto de Automação e Controle I
Estágio Supervisionado 1
Laboratório de Automação

10º Período Ideal
Princípios de Gestão da Produção e Logística
Laboratório de Projeto de Automação e Controle II

kohler1000
Veterano
# set/08
· votar


Pretendo cursar engenharia eletrônica... na verdade nem sei se é isso que eu quero mesmo, nem sei pq escolhi essa engenharia, acho que é pq sou fascinado em como aparelhos eletrônicos em geral funcionam...

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


OBS.:

1) Notem que as matérias do 1º são iguais para Mecatrônica e para Controle (e para Química, para Civil...), o que não deve mudar muito de uma faculdade pra outra.

2) Cálculos III e IV também são iguazinhos. As Físicas III e IV são mais específicas em Controle.

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Concluindo: o que importa é que se você fizer Mecatrônica, na prática você sai como Mecânico; e se fizer Controle, sai como Elétrico.

Eu tentei explicar um pouco a área versátil de atuação do Mecatrônico. Agora, sobre os "Controleiros", não sei explicar...

kohler1000
Veterano
# set/08
· votar



Pretendo cursar engenharia eletrônica... na verdade nem sei se é isso que eu quero mesmo, nem sei pq escolhi essa engenharia, acho que é pq sou fascinado em como aparelhos eletrônicos em geral funcionam...


É isso mesmo ou eu to viajando quanto ao curso?

crazy frog
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao

sobre quem escolhe engenharias distintas nas faculdades, no primeiro período todos ficam em uma msm sala então? e depois as turmas vão se dividindo?

desculpa se for uma pergunta tola, mas é q eu não sei msm.

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


kohler1000
Pelo menos já sabe distinguir Eletrônica de Elétrica. Aprendi a diferença esse semestre.

kohler1000
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao

Diz ai a diferença?

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


crazy frog
Aqui na USP acontece o seguinte: entram 750 bixos todo ano.

Na época que eu entrei, prestei vestibular para Engenharia (geralzão mesmo). Logo, a turma tinha 750 alunos, divididos em 13, 14 salas.

No final do primeiro ano, agente escolhia a Grande Área - Mecânica, Elétrica, Civil ou Química - de acordo com uma média entre a nota do vestibular e a média de todas as notas do 1º ano. Era como se fosse outro vestibular lá dentro.

No segundo ano, dentro da sua Grande Área, agente passava pelo mesmo processo de "vestibular", para enfim escolher a Habilitação - no meu caso, fui para a Grande Área Mecânica, cujas Habilitações disponíveis eram Mecânica, Mecatrônica, Naval e Produção. E eram 240 alunos, dividos e 4 salas.

Agora estou na Mecatrônica, turma de 60, tudo normalzinho...

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


kohler1000
A grosso modo, Elétrica é o que diz respeito à transmissão de energia, coisas que envolvam potência. Tipo, o fornecimento de energia da sua casa, de uma indústria, para funcionamento de equipamentos...

Eletrônica é o que diz respeito a circuitos: circuito de TV, de rádio, do seu PC, do seu pedal de distorção...

crazy frog
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao

vlw msm! me esclareceu bastante coisa

lovehatelove_fe
Veterano
# set/08 · Editado por: lovehatelove_fe
· votar


erico.ascencao
Eletrônica é o que diz respeito a circuitos: circuito de TV, de rádio, do seu PC, do seu pedal de distorção...

Aqui tem 4 ênfases, são a eletrônica de potencia (vulgo sistemas de energia.. meche com TRAFO, Máquinas em geral, ...) e a outra a eletrotécnica (vulgo telecom, que meche com a parte de eletrônica mesmo...), computação e automação e controle. Quando a gente fala eletrônica aqui não quer dizer telecom, quer dizer eletrônica de potencia ou sistemas, então esse eletrônica ai depende do contexto.

lovehatelove_fe
Veterano
# set/08
· votar


Se for fazer engenharia elétrica, vai deparar com essa desgraça aterrorizante, que com certeza vai ser uma das piores, se não a pior, matéria que você já estudou na vida... mas que vai fazer parte do seu curso eternamente.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/08
· votar


Introdução à Engenharia
Popular "enche linguiça".

dudu_RockeR
Veterano
# set/08
· votar


Eu faço Engenharia de Produção Mecânica
é um otimo curso se vc gosta de calculo, e muitos outros calculos, e mais calculos, é uma otima escolha, porque 90% do curso é so isso hehe tirando a matéria de administração. mais é bem legal,
e com um Otimo FUTURO $$$$............

thebassx
Veterano
# set/08 · Editado por: thebassx
· votar



Aqui tem 4 ênfases, são a eletrônica de potencia (vulgo sistemas de energia.. meche com TRAFO, Máquinas em geral, ...) e a outra a eletrotécnica (vulgo telecom, que meche com a parte de eletrônica mesmo...), computação e automação e controle. Quando a gente fala eletrônica aqui não quer dizer telecom, quer dizer eletrônica de potencia ou sistemas, então esse eletrônica ai depende do contexto.


acho q tão erradas essas definicoes aí...

em primeiro lugar a engenharia elétrica (e suas sub-divisoes) tem um unico objetivo: o tratamento do sinal. seja ele do tamanho qual for.

aí distingue-se a eletronica da eletrotécnica e a eletronica de potencia fica ali no meio. enquanto na eletrotécnica, vc esta preocupado com a ENERGIA (pra gerar trabalho pode-se assim dizer), ou seja vc trata o sinal tendo como fim aproveitar a energia que ele vai gerar. seja no projeto de uma linha de transmissao, de uma rede de distribuicao, de uma instalacao eletrica (residencial, industrial..) de uma usina, as maquinas eletricas.... os modelos geralmente envolvem somente elementos passivos (R, L, C) ...

na eletronica o sinal é visto como um portador de informacao, e e os principais elementos do sistema sao ativos. o principal elemento ativo na eletronica é o transistor. eletronica de modo geral eh o processamento e armazenamento de sinal. por isso um computador ou uma calculadora ou um radio é um aparelho eletronico, e nao simplesmente um aparelho "elétrico", ao contrario de um chuveiro.
as telecomunicacoes (vulgo telecom) eh englobada dentro da eletronica.

a eletronica de potencia fica ali no meio, pq ela usa elementos ativos (transistores de potencia, tiristores, etc..) para controlar e tratar a energia, como exemplo cito a fonte chaveada do computador de voces, ou um circuito eletronico de acionamento de uma maquina eletrica.


numa subestação, por exemplo, vc encontra de tudo: eletrotécnica (nos transformadores, nos isoladores, etc.), telecomunicacoes (existe uma comunicacao de dados bastante ampla no controle das linhas de transmissao) e eletronica de potencia.

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


thebassx
Boa, acho que é a melhor opção.

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Para quem quer saber mais sobre outras Engenharias, consultem aqui as grades curriculares:
https://sistemas2.usp.br/jupiterweb/jupCursoLista?codcg=3&tipo=N

PS.: Postei aqui que nem um retardado porque não sabia que o acesso externo era permitido.

busterchair
Veterano
# set/08 · Editado por: busterchair
· votar


Faço engenharia química.

Estou atualmente cursando o último semestre, e digo, tem MUITA vaga pra engenheiro no mercado.
Pra vcs terem conhecimento, só este mês abriram mais de 20 vagas para trainees em diversas empresas, fora concursos, etc.

Um bom diferencial é poder estagiar durante a faculdade,isto conta bastante; realizar cursos extra-curriculares, inglês obrigatório (várias empresas estão pedindo espanhol, alemão tb como desejável).

Atualmente estou trabalhando em Cubatão na CETESB (Órgão fiscalizador ambiental).
O interessante é que as empresas também procuram eng. químico para trabalhar na área de meio ambiente e segurança do trabalho, fora produção, desenvolvimento e outras.

bom é isso, qm quiser tirar dúvidas a respeit do curso sinta-se à vontade.
abç

Burp após Duff
Veterano
# set/08 · Editado por: Burp após Duff
· votar


Faço engenharia eletrotécnica.
Pra lidar com instalções prediais, subestações, linhas de transmissão (até 750 kV no Brasil, o máximo que existe acho que é na Russia, uns 1,5 MV), ou usinas.

Cara procure no u2b u vídeo de manutenção em linhas vivas.
Aqui no trabalho eu não posso ver u2b, portanto não tenho como passar o link.
Mas veja.
Os caras vão de helicóptero, e sobem nas linhas.
E se deslocam sobre elas.
Animal!!!!

lumiojo
Veterano
# set/08
· votar


Engenharia de Produção Civil,
que abrange bastante áreas para trabalho, pra quem gosta da área tanto de Produção quanto a própria Civil.
Eu mesma, quando me formar, acho que vou seguir na área de Produção.

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


Valeu ai todo mundo!
To pendendo pra -Mecânica
-Mecatrônica
-Produção

dudu_RockeR
Diz mais ai do curso.
Conhece esses outros?

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


Mais ngm ai?

Non-Toxic
Veterano
# set/08
· votar


eu

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


Non-Toxic
uhauhauhahu
fale sobre neh?!
;D

DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar


Engenharia, quem cursa?

Quem tem coragem.

Já pensei em fazer no ensino médio.

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


DrBrodsky
Quem tem coragem.

oO
pow man..galera bota um medo do ca**lho =/
uhauhauha

DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar


PanthFinder
Deve ser uma faculdade difícil, passar o resto da vida vendo números.

Eu até tinha afinidade pelas exatas, mas não era algo que eu quisesse pra mim.

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


DrBrodsky
o q vc tah fazendo?

DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar


PanthFinder
Medicina.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Engenharia, quem cursa?