Engenharia, quem cursa?

Autor Mensagem
diego gr
Veterano
# set/08
· votar


Gente, desculpa a ignorância, mas o que é trainee?
Que tem no site da facul várias vagas de trainee mas não sei o que é isso

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


PanthFinder
Mecânica dos Fluidos estuda o movimento dos... fluidos (gases e líquidos)!! Explicando melhor: pra você calcular bombas que impulsionam líquidos em tubulações, para calcular as tubulações necessárias para transportar tal fluido... tudo isso envolve "mecflu".

Outra aplicação é Aerodinâmica - neste caso, estuda a interação entre um meio fluido e um corpo em movimento imerso nele. Isso é a base de como o barco navega e como o avião voa.

Voltando ao assunto dinheiro, se você pegar uma boa empresa ao terminar faculdade, digo por ganhar dinheiro ter um salário líquido de uns R$3000 no mínimo.

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


diego gr
Trainee é como se fosse um "Ídolos" ou um "Fama", só que para engenheiros no caso. Você trabalha na empresa por um certo período (geralmente um ou dois anos), rotacionando entre os setores dela. Após o fim do período, você é efetivado (ou não).

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao
Um cara formando em engenharia...como por exemplo vc daqui a pouco...quais o melhor caminho: concurso, empresa, sei lah
uauhauhuhauha

ahh..vc se imagina ganhando qnt como engenheiro??
valeu!!

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# set/08
· votar


diego gr
Gente, desculpa a ignorância, mas o que é trainee?
Que tem no site da facul várias vagas de trainee mas não sei o que é isso


é provavelmente a melhor oportunidade de trabalho que vc pode ter logo apos ter se formado... digamos (embora de maneira um tanto errado) que é um "estagiario em nivel avançado"... nos concursos de grandes empresas, a media salarial é de $3000, 3500... o maximo que vi foi $3700... vc é um trainee por cerca de 2 anos, tempo em que vc é avaliado... caso vc tenha agradado a empresa, eles te efetivam... por ser uma oportunidade fantastica, é o capeta a concorrencia... ja vi caso em que era 800 candidatos por vagas... vc se candidata qnd ta acabando a facul, no seu caso de engenharia, la pro 4º e 5º ano...

erico.ascencao
Trainee é como se fosse um "Ídolos" ou um "Fama", só que para engenheiros no caso.

na verdade é para profissionais de todos os ramos... as grandes empresas abrem concursos para trainees e oferecem vagas para uma porrada de cursos...

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


PanthFinder
O sonho de qualquer brasileiro é um emprego público, ou seja, emprego infinito e mole. Ainda mais em Engenharia, trabalhar na Petrobrás é sonho de trabalho. Porém, exige bastante dedicação, pois é concorrido - isso quando abre concurso...

Carreira empresarial é o padrão. Tem também carreira acadêmica, mas é pra quem curte - ou para quem não tem opções no fim das contas.

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao
Vc pessoalmente acha melhor, em todos os sentidos, o emprego público?? ou vai preferir o empresarial?

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


PanthFinder
Emprego público te dá estabilidade, por ser um emprego infinito - a não ser que você chute o saco do chefe, ou qualquer coisa do tipo. Muita gente reclama que não existe plano de carreira (ou seja, você ir subindo de cargo ao longo do tempo). No caso da Petrobrás, que eu imagino ser o único emprego público em Engenharia, impossível não rolar plano de carreira.

Na carreira empresarial, você tem um plano de carreira máis estruturado. Você começa como Engenheiro Trainee/Júnior, depois passa para Pleno, e por último para Sênior, tudo de acordo com o tempo de formado. Porém rola uma instabilidade maior. Por exemplo, se você trabalha numa mepresa de consultoria (ou seja, que faz projetos para outras empresas), você corre o risco de ser chutado caso a empresa passe por dificuldades e não tenha muitos projetos ativos. Mas mesmo assim esta instabilidade é muito menor que em outras áreas profissionais.

Acho que de início é interessante ter uma carreira empresarial para poder fazer um pé-de-meia e construir uma vida - leia-se comprar carro e casa. Depois passa a ser interessante um emprego público, pois você vai querer estabilidade financeira e de modo de vida também, ainda mais se você tiver mulher e filhos.

Diino
Veterano
# set/08 · Editado por: Diino
· votar


2.. Você tem uma calculadora científica e conhece TODAS as suas funções.
3.. Você já usou o AutoCAD para projetar uma pipa para o seu filho ou
sobrinho.
(foi uma bateria e uma guita)
7.. Você acha "fácil" qualquer curso não científico.
8.. Você não entende como algumas pessoas podem achar difícil programar um
aparelho de DVD.

10.. Quando uma criança de quatro anos pergunta porque o céu é azul, você
tenta explicar antes a teoria da absorção atmosférica.
11.. Você vai a uma loja de informática e os vendedores não conseguem
responder suas perguntas.

15.. Você sabe o que é o experimento do Gato de Schrödinger.
16.. Você já abriu alguma coisa "só para ver como é por dentro".
17.. Você não conseguiu montar essa coisa depois.
18.. Você guarda peças de eletrodomésticos estragados.
19.. Você assiste filmes de ficção científica só para procurar cenas
cientificamente incorretas.
20.. Você tem o hábito de estragar coisas tentando descobrir como elas
funcionam.

22.. 97,53% das piadas que você conhece foram recebidas por e-mail.
23.. Você costuma enviar piadas por e-mail.
24.. Você vai enviar essa lista por e-mail para mais de uma pessoa.
(autor desconhecido).


to no caminho...

Quase nada
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao
que eu imagino ser o único emprego público em Engenharia,
Tem mais, sim, por ex, o exército, aeronáutica, marinha, na própria usp, o IPT..

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Quase nada
O IPT é público? Sei que tá rolando concurso pra pesquisador...

Na USP, só se for pra dar aula e pesquisar (digo E)

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


Quase nada
Vc acha mais vantajoso?

crazy frog
Veterano
# set/08
· votar


busterchair

sobre o salário de um engenheiro químico, está em torno de quanto na petrobrás?

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


crazy frog
Sei lá!

Se você pegar uma boa empresa, no mínimo R$3000 líquido.

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao
Vc tah pensando em ganhar isso?

Minow
Veterano
# set/08
· votar


Eu faço Engenharia Musical.

Quase nada
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao
o ipt é público sim: http://www.ipt.br/

Então, dar aula é da hr, mas o cara tem q ser mto foda pra conseguir dar aula lá.

PanthFinder
Em empresa vc ganha bem mais. MAs no público pe o q o érico falou, só vão te demitir se vc matar alguem lá dentro.

Diino
Veterano
# set/08
· votar


Quase nada

ou roubar.

matar e roubar tu sai do serviço público.

Quase nada
Veterano
# set/08
· votar


Diino
isso! se bem que aquele promotor que matou um cara na praia, msm assim, foi uma polêmica até ele ser finalmente despedido...Então..

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


PanthFinder
Claro...

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao
Vc pensa em ganha R$3000?

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


PanthFinder
Uai, acha pouco ou muito?

crazy frog
Veterano
# set/08
· votar


Vc pensa em ganha R$3000?

3000 é um ótimo salário "pra começar".

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao
3000 é um ótimo salário "pra começar".
=)
Nosso amigo crazy frog falou tudo...nao quero passar a vida toda ganhando R$3000, vc está pensando muito pequeno oO

Jaum_Paulo
Veterano
# set/08 · Editado por: Jaum_Paulo
· votar


Acho que pra começar, 1º salário, 3000 ta mais que bom...
Mas acho que não é bem por aí a média dos salários dos eng. juniores...

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


Qnt q da pro cara ganha posteriormente em uma empresa ou por concurso?

Jaum_Paulo
Veterano
# set/08
· votar


PanthFinder
Posteriormente não da pra ter uma noção pq varia muito.
Mas inicial, algo entre 1500 e 2000 eu acho.

Mas não sei se esse é um bom critério de escolha de curso, principalmente pra engenharia...

Quase nada
Veterano
# set/08
· votar


PanthFinder
com concurso, por ex., pra ser professor/pesquisador da usp, vc ganha 8500, sem descontar impostos (q deve ser uns 30%)
Em empresa dá pra vc chegar nuns 20 mil (uns 15 anos dps de formado), dependendo da sua formação, contatos..
Mas nada disso é regra, vale é o seu talento individual tbm.

crazy frog
Veterano
# set/08
· votar


PanthFinder

Quase nada disse tudo. Mas é bom lembrar que existem exceções. Um engenheiro químico na empresa que meu pai trabalha, recém formado, foi contratado e já está ganhando pra lá de R$25.000, por quê? ele é foda! ele reduziu todos os processos químicos da empresa, se era preciso 12 horas pra realizar um processo, agora são 8 e por aí vai. então quer dizer, o que importa é vc fazer a diferença, não existe um norma de salários, vc vai ganhar o que vc merece.

Jaum_Paulo
Veterano
# set/08
· votar


lovehatelove_fe disse tudo umas pags atras...

Principalmente essa parte:
Elétrica é demais, lindo, maravilhoso, perfeito, o melhor! =)
mas é o mais difícil deles, modéstia parte...

hahaha

Brincadeiras a parte, existe MUITA diferença entre as engenharias mais tradicionais (eletrica, mecanica, civil e quimica). Sobre essas que você citou nem tanto, mas é bem diferente também, eu escolheria por afinidade.

E sobre aquele texto que postaram no começo do tópico. Achei muita abobrinha, muita bobeira e muita generalização pra quase nada de útil.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Engenharia, quem cursa?