Engenharia, quem cursa?

Autor Mensagem
LuizJu88
Veterano
# set/08
· votar


Faço engenharia da computação..mas acho q vou largar esse ano =D

Lucas_fms
Veterano
# set/08 · Editado por: Lucas_fms
· votar


Transcal

É nesses momentos que eu dou graças a deus por estar estudando economia

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


leandro rodrigues
Ok então.
Não estou inventando.
*ITA soh tem engenharia mecânica Aeronáutica

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


LuizJu88
Vai fazer engenharia?

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Manubio
Numérico não é muita coisa perto de Termodinâmica/Transferência de Calor ou Eletromagnetismo. Eu passei na cagada de Numérico (5, 7,5 e 2,4).

SuperGeo
Veterano
# set/08
· votar


PanthFinder
faço, fiz vestiba ano passado

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


SuperGeo
Fala sobre ai cara.
Tem MUITA diferença com a mecânica? A programação é a mesma da ciencia da computação?

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


Mecânica X Automação ;D

guitarrista_rock
Veterano
# set/08
· votar


E aí rapaziada! Não conheço muita gente que postou aqui... então, eu faço Geografia na UFPR, mas nesse final de ano eu presto 3 vestibulares, Fuvest, Unicamp e ITA pra Engenharia de Produção Mecânica, Produção e Mecânica-Aeronáutica, respectivamente. Vou mudar de curso pq to desmotivado pelas dificuldades relacionadas ao mercado de trabalho do bacharel em Geografia (as matérias to até levando tranquilo).

Bom, to passando aqui pra deixar uma dica, leiam ESSE TEXTO que apesar de meio velho é bem interessante e ainda ilustra a realidade da Engenharia no Brasil de hoje.

E pra quem for prestar vestibular, estudem muuuuuito e boa sorte! Nesse ano de curso que eu fiz na federal aprendi que é muito importante vc pegar os esquemas do curso, matérias e estágios com veteranos e professores.

Abraços.

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


PanthFinder
Tu gosta de carro, máquinas e essas coisas? Então é Mecânica.

Se tu gosta de Eletrônica, Computador, é Automação.

Se der sorte você acha um curso que mistura os dois. Procure em sites de universidades boas (ITA, USP, Unicamp, Unesp, UFRJ, UFSC, ...) as grades curriculares.

PanthFinder
Veterano
# set/08 · Editado por: PanthFinder
· votar


erico.ascencao
Eu gosto dos 2 oO
mas vlw véio..vo continuar pesquisando sobre.

E o que vc me diz de mercado?

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


PanthFinder
Já disse, mercado é quase infinito. E o seu curso não implica em limitação de lugares para trabalhar.

Ontem fui numa entrevista para estágio na Scania. Sexta vou noutra para estágio na Tenaris-Confab - emresa fabricante de tubos de aço.

Áreas como Engenharia Mecânica e Química são presentes nas mais diversas empresas. Já a Engenharia Mecatrônica/Automação te dá uma versatilidade interessante. Na pior das hipóteses, você sai do curso de Automação como Mecânico (ou Elétrico, dependendo da ênfase do curso), e com o tempo o mercado de trabalho vai entender como é interessante ter um profissional versátil como nós.

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao
hm..

diego gr
Veterano
# set/08
· votar


Alguém tem alguma apostila de calculo 2? (integrais)
De preferencia alguma que tenha exercicios resolvidos (e difíceis) pra conferir a resposta

O apavoramento já tá batendo há uma semana da prova

PanthFinder
Veterano
# out/08
· votar


diego gr
oO

SuperGeo
Fala sobre ai cara.

B.Frusciante
Veterano
# out/08
· votar


Olá gente!



Gostaria muito de saber quais são os tipos de especialização da área de engenharia, mais ligadas à música e ao equipamento musical em geral.

Também queria saber sobre a média salarial, se é que alguém tem conhecimento sobre isso aqui(acho bem difícil).

Vou cursar Engenharia Elétrica(na UFCG, univerisade federal de Campina Grande que foi conceituada uma das 10 melhores do brasil no campo de Engenharia Elétrica), tentaria seguir o ramo da música e timbres, estúdio, equipamentos(amplificadores, etc). Será que vale a pena?

Valeu ae =]

thigsm
Veterano
# out/08
· votar


B.Frusciante
Eu assisti uma palestra semana passada, ae a palestrante disse que quem tem interesse em seguir essa parte de audio/video, com certeza vai precisar fazer, mestrado, pós, phd, jediismo...
ocara precisa ser foda no assunto, ou seja prepare-se para estudar para caraleo =)

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# out/08 · Editado por: Ibanez GSA 270dx
· votar


B.Frusciante
Vou cursar Engenharia Elétrica(na UFCG, univerisade federal de Campina Grande que foi conceituada uma das 10 melhores do brasil no campo de Engenharia Elétrica), tentaria seguir o ramo da música e timbres, estúdio, equipamentos(amplificadores, etc). Será que vale a pena?

tem um usuario/moderador do forum de guitarra (que anda sumido) que é o Silvio, que ta acabando o curso de Eng Eletrica (se ja nao acabou, deve ta no 4º ou 5º ano no minimo) e me falo que pelo que ele aprendeu na facul dele, Unesp campus Bauru, viu mt poko nessa area mais de musica, timbres, som etc etc.... me disse que tudo que aprendeu pra fazer pedais e amplificadores foi sozinho

mas logico, esse é o caso dele, nao posso dizer que todos os cursos de eng eletrica sao assim tmb

erico.ascencao
Veterano
# out/08
· votar


B.Frusciante
Esse ramo de Engenharia de Áudio é muito vago ainda. Tem assunto suficiente pra se montar um curso específico, só falta ter demanda de mercado e uma organização de conteúdo. Você pode pensar neste assunto com uma mente mais eletrônica mesmo, ou seja, equipamentos para áudio. Pode pensar em termos mais artísticos, chegando até à produção musical. Enfim...

Bom, eu faço Engenharia Mecatrônica e tenho o mesmo desejo que você: unir música e Engenharia. Este semestre estou tendo três matérias que, com certa capacidade de abstração, me ajudam a aprender sobre áudio: Eletrônica Analógica, Controle e Vibrações. Com essas três matérias estou aprendendo o que é um sinal, como lidar com frequências, o que são filtros, amplificadores, o que é ressonância...

Eu me recordo de ter achado na Unicamp uma especialização em Engenharia do Som, mas isso foi um tempo atrás, não achei novamente quando procurei há uma semana.

Acho que o caminho, por enquanto, é fazer Engenharia Elétrica e depois um curso do Instituto de Áudio e Vídeo (www.iav.com.br). É o caminho que pretendo seguir, e acho que é o mais razoável.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Engenharia, quem cursa?