Polícia Federal prende Daniel Dantas, Celso Pitta e Naji Nahas por crimes financeiros

Autor Mensagem
Ronin
Veterano
# ago/08
· votar


Devil Boy
Não sou economista, então estou caindo de paraquedas aqui.

Mas dentro deste conceito de total liberdade econômica e intervenção mínima do estado, o que impede a criação de cartéis e uma profunda manipulação dos preços de commodities? Como por exemplo a gasolinam diesel ou alguns setores alimentícios indispensáveis (ex.: grãos)?

Como o mercado se auto-regulamenta neste sentido?

Ronin
Veterano
# ago/08
· votar


Melhor analogia sobre a participação do Dantas na CPI dos Grampos:


.........................................
Em tempo: vamos imaginar que Elliot Ness, da Polícia Federal, tenha prendido Al Capone. Finalmente, depois de todo mundo saber – a Polícia estadual, o Judiciário, o Legislativo – que Al Capone contrabandeava uísque falsificado do Canadá para vender nos speakeasy de Chicago. Mas, Elliot Ness era corajoso e honesto. Resistiu a todas as pressões. E conseguiu pôr algemas em Capone. Aí, o Congresso americano montou uma CPI para tratar da Lei Seca. Chama Al Capone para depor, como suspeito de ser o maior contrabandista de uísque dos Estados Unidos. O deputado Joseph Kennedy, que distribuía uísque de Al Capone no mercado de Boston, presidente da CPI, fez uma pergunta de bandeja para Al Capone. Al Capone acusa Elliot Ness. Diz que ele era um policial desonesto, movido por interesses subalternos quando decidiu, por fim, colocar as algemas nele. Caro leitor, você acha que o Chicago Tribune, o principal jornal de Chicago, seria capaz de dar credibilidade a Al Capone e colocar na manchete essa "suposta" acusação a Elliot Ness ? ? Nem pensar, não é isso, caro leitor ? Pois foi o que a Folha fez: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cp14082008.htm.
.........................................................



Devil. Se tiver um tempinho dá uma olhada na minha dúvida acima. É que realmente é uma dúvida que eu tenho.

Devil Boy
Veterano
# ago/08 · Editado por: Devil Boy
· votar


Ronin
Mas dentro deste conceito de total liberdade econômica e intervenção mínima do estado, o que impede a criação de cartéis e uma profunda manipulação dos preços de commodities? Como por exemplo a gasolinam diesel ou alguns setores alimentícios indispensáveis (ex.: grãos)?
Como o mercado se auto-regulamenta neste sentido?


Como eu mencionei alguns posts atrás, liberalismo econômico não é deixar o mercado "ao léu".

O mercado só se auto-regula quando o problema é de caráter estritamente econômico, isto é, quando se trata de uma demanda a ser satisfeita. A formação de cartéis por empresários mal-intencionados não é um problema de natureza econômica, mas sim política.

O que é liberdade econômica, afinal de contas? É garantir que o planejamento da Economia seja feito por cada indivíduo de forma livre e descentralizada. Ou seja: é acabar com quaisquer restrições de produção, de comércio, fiscais, monetárias, financeiras, bem como qualquer coisa que prejudique o sistema de concorrência de mercado.

Como esse planejamento livre e descentralizado se torna possível, já que ninguém consegue ter acesso a todas as informações e variáveis que fazem o mercado funcionar? Através de um sistema de preços livre de intervenções, que permite às pessoas se "inteirarem" do que ocorre no mercado e assim orientar suas ações da melhor forma possível. Intervenha no sistema de preços e ele deixa de refletir a realidade econômica da sociedade e passa a refletir apenas aquilo que o interventor quer. Não seria preciso dizer que isso impede as pessoas de orientarem suas ações da melhor forma possível e desequilibra todo o sistema de concorrência.

Quem pode intervir e desequilibrar o sistema de preços? O governo e os cartéis. Logo, assegurar a liberdade econômica não é apenas acabar com o dirigismo econômico estatal, mas também coibir esse tipo de ação no âmbito privado. E isso só pode ser feito com uma legislação específica e de primeira qualidade, que puna e anule os atos de quem atentar contra a liberdade de mercado e de escolha do consumidor. Esse é o papel do Estado na Economia - o de impedir que ele próprio e outros intervenham nela. Nada mais e além disso: uma intervenção de caráter político para acabar com todas as intervenções de caráter econômico.

Resumindo: como eu disse, por mais paradoxal que possa parecer, para que haja "livre mercado", é preciso que a liberdade econômica seja protegida juridicamente nos mínimos detalhes. O mercado é eficiente como mecanismo econômico, mas não como mecanismo político. Isso, bem ou mal, só o Estado pode fazer.

Ronin
Veterano
# ago/08
· votar


Devil Boy
Entendido. Ou seja, não é uma posição radical... e sim uma espécie de "liberdade vigiada". A liberdade econômica teria de ser ancorada por diversas leis e um sistema judiciário que fizesse valer "as regras do jogo". Ou seja, que lutasse pela concorrência correta e etc.

Valeu pelo trampo de explicar aí!

r2s2
Veterano
# out/08
· votar


Hahaueuaheuea, olha só o q colocaram na wikipedia na descrição da cidade de Diamantino (MT):

"Diamantino é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 14º24'31" sul e a uma longitude 56º26'46" oeste, estando a uma altitude de 269 metros. Sua população estimada em 2004 era de 19 903 habitantes.

Possui uma área de 7764,43 km².

Dentre seus naturais, destaca-se o Ministro Gilmar Ferreira Mendes, Presidente do $TF [2] e irmão do atual prefeito[3]. O Supremo Presidente ficou mundialmente conhecido, recentemente, pelo recorde mundial de concessão de habeas corpus a branco, rico e de olhos azuis[4]."

Fonte- Comic Sans

Ronin
Veterano
# out/08 · Editado por: Ronin
· votar


r2s2

Gilmar Mendes vai ficar famoso também por ter acabado com a divisão entre os três poderes e ter fundado o Judiciativo. Rezam as más línguas, ele é quem será o próximo candidado a presidente do PSDB.

Já até vejo a campanha:
Gilmar Mendes... o juiz que protegeu o Brasil da KGB e das Milícias da PF.

r2s2
Veterano
# out/08
· votar


Ronin

Vc viu o ofício que ele mandou para a PGR? Hahaha, ele teve que copiar e colar todas as coisas que o PHA publicou no conversa afiada sobre ele. Hahahahahhaa

Chespirito
Veterano
# nov/08
· votar


STF mantém habeas corpus para Daniel Dantas:

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3312367-EI6578,00.html

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Polícia Federal prende Daniel Dantas, Celso Pitta e Naji Nahas por crimes financeiros