Vegetarianos comem gelatina?

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# abr/08
· votar


Zuzza


Na verdade, seria sim. A idéa não é a relação de carne X vegetal que vc teria para suprir as necessidades... A grannnde maioria de todo produto de origem vegetal produzido é para alimentar animais de produção. Essa relação é bemmm maior, se for comparada com o que ums er humano precisaria para viver bem, diariamente. Vc não tem idéia de quanto um boi come diariamente, de quanta água ele bebe... É uma coisa assustadora.

Mas assim os boizinhos entrariam em extinção! hahhas...brincadeira hein!

Não. Só temos um pouco mais de trabalho pesquisando e lendo rótulos. Eu estaria sendo hipócrita comigo se eu não comesse carne por motivos sentimentais e usasse um batom para minha estética que tenha sido testado em um cão.

Bem, sua posição me parece a mais coerente, uma vez que não mantém a coisa apenas no nível alimentar(mesmo que mais radical para algumas pessoas).
Mas e a questão dos remédios? Me parece que tirando aqueles naturais, praticamente todos passam por testes em animais(lembrando que nem todos os testes provocam dor ou danos nos animais, mas é claro que por outro lado, a maioria o faça). Nem falo de remédios para doenças de menor importância(que vc poderia se virar com remédios naturais, ou mesmo esperando a natureza fazer seu trabalho, como no caso das gripes e resfriados), e sim de doenças graves, que demandem intervenção obrigatória de remédios testados em animais. Sendo que na falta desse remédio, a morte ou dano permanente seja certo. Como fica a opinião dos vegans em um caso desse?Pergunto isso sem fazer a linha "agora vou te fazer dizer que usará produtos de origem animal", é realmente uma dúvida minha sobre a posição de pessoas como vc em um caso desses.

Zuzza
Veterano
# abr/08
· votar


makumbator
Mas assim os boizinhos entrariam em extinção! hahhas...brincadeira hein!
Acho que o ser humano também. =))

Bem, sua posição me parece a mais coerente, uma vez que não mantém a coisa apenas no nível alimentar(mesmo que mais radical para algumas pessoas).
Mas e a questão dos remédios? Me parece que tirando aqueles naturais, praticamente todos passam por testes em animais(lembrando que nem todos os testes provocam dor ou danos nos animais, mas é claro que por outro lado, a maioria o faça). Nem falo de remédios para doenças de menor importância(que vc poderia se virar com remédios naturais, ou mesmo esperando a natureza fazer seu trabalho, como no caso das gripes e resfriados), e sim de doenças graves, que demandem intervenção obrigatória de remédios testados em animais. Sendo que na falta desse remédio, a morte ou dano permanente seja certo. Como fica a opinião dos vegans em um caso desse?Pergunto isso sem fazer a linha "agora vou te fazer dizer que usará produtos de origem animal", é realmente uma dúvida minha sobre a posição de pessoas como vc em um caso desses.

Essas questões são complicadas. Vou falar por mim... Tipo, eu tenho noção de que ser vegano, hoje em dia, é praticamente impossível. Ser vegano é não usar, em hipótese alguma, produtos que tenham sido testado ou qualquer produto que contenha origem animal. Eu estou fazendo o que posso para não usar produtos de origem animal mas é claro que eu acabo usando/consumindo em algum aspecto. Eu evito ao máximo e, se tiver uma segunda opção, eu utilizo. Mas existem algumas coisas impossíveis, no momento, como por exemplo a maioria dos remédios. É claro que se eu tivesse que usar um medicamento de origem animal e não tivesse uma segunda opção, eu o faria. É claro que se eu tivesse que colocar uma válvula de um porco eu faria. É claro que se eu estivesse no meio do mato morrendo de fome eu comeria um animal. Vc consegue entender o meu ponto de vista? Não estou falando por todos os VEGANS, estou falando por mim.
Algumas coisas eu posso evitar, outras não. Usar o computador, neste exato momento, causou um dano irreversível na fauna e flora. Isso pode, de alguma forma, ser chamado de especismo da minha parte. Todos somos especistas e todos fazemos de tudo para o nosso bem estar. Eu não nego, mas eu tento evitar ao máximo o uso de animais para qualquer evento na minha vida. Se há substituto, eu uso. Se não há, eu tento consumir moderadamente. Além disso, eu estudo formas para substituição, não fico apenas criticando. Eu faço faculdade de medicina veterinária onde frequentemente são utilizados animais nas aulas. Até agora, não precisei utilizar animais porque achei substitutos, nem em meus projetos científicos. É por isso que eu acho que o ser humano está cometendo uma falha, quando come e utiliza animais... Porque, para 90% dos casos, há substitutos viáveis. O ser humano acaba não utilizando por preguiça e ganância.

Sumerrew
Veterano
# abr/08
· votar


Zuzza
Gerador de Lero-Lero?

makumbator
Moderador
# abr/08
· votar


Zuzza

Legal. Acho que deve ser por aí mesmo..em casos de vida ou morte, não havendo outra opção, acho que deve-se usar. Apesar que como vc mesma citou, talvez outra pessoa, mesmo em uma situação limite, seja "intransigente" a ponto de não usar nunca, arcando com as conseqüências.

Eu faço faculdade de medicina veterinária onde frequentemente são utilizados animais nas aulas. Até agora, não precisei utilizar animais porque achei substitutos, nem em meus projetos científicos

Pois é, mas talvez em breve vc estará na situação em que ou usa um animal em sala ou não consigirá passar em determinada matéria.

Porque, para 90% dos casos, há substitutos viáveis. O ser humano acaba não utilizando por preguiça e ganância.

Além dos casos de experiências meramente escolares(como dissecar sapos em aulas de biologia de segundo grau), que apesar de ensinar, não acrescenta nada para a ciência, e deveriam ser proibidos. Talvez devesse ser permitido o uso de animais apenas aonde fosse realmente importante e insubstituível(dentro da tecnologia da época), e não para uma mera aula de biologia. Eu por exemplo, dissequei uma pequena rã em sala de aula no segundo grau(isso no início dos anos 90, não sei como é hoje), e acho que foi algo totalmente dispensável.

Zuzza
Veterano
# abr/08
· votar


Sumerrew
Gerador de Lero-Lero?
???

makumbator
Legal. Acho que deve ser por aí mesmo..em casos de vida ou morte, não havendo outra opção, acho que deve-se usar. Apesar que como vc mesma citou, talvez outra pessoa, mesmo em uma situação limite, seja "intransigente" a ponto de não usar nunca, arcando com as conseqüências.
Pois é.. Talvez. Não é o meu caso e não é o caso da maioria dos veganos...

Pois é, mas talvez em breve vc estará na situação em que ou usa um animal em sala ou não consigirá passar em determinada matéria.
Na graduação, sei que isso não vai acontecer. Absolutamente ninguém é obrigado a matar ou se beneficiar de morte para aprendizado. Isso é uma regrinha básica. Já nos meus projetos, também posso te garantir que não o farei. A vida de qualquer animal, para mim, não vale mais do que uma nota de faculdade ou de um projetinho qualquer.

Além dos casos de experiências meramente escolares(como dissecar sapos em aulas de biologia de segundo grau), que apesar de ensinar, não acrescenta nada para a ciência, e deveriam ser proibidos. Talvez devesse ser permitido o uso de animais apenas aonde fosse realmente importante e insubstituível(dentro da tecnologia da época), e não para uma mera aula de biologia. Eu por exemplo, dissequei uma pequena rã em sala de aula no segundo grau(isso no início dos anos 90, não sei como é hoje), e acho que foi algo totalmente dispensável.
Exato. Graças que na minha faculdade nunca precisamos fazer esse tipo de coisa, justamente por ter outros recursos mais modernos e menos cruéis. No colegial eu sempre me recusei a participar dessas aulas... E nunca me senti inferiorizada no aprendizado por isso. Mas, infelizmente, a maioria das universidades públicas fazem essas atrocidades imbecis em nome da ciência. As piores coisas que vi na vida foi na USP de São Paulo, mais especificamente na escola de Medicina. O pior não foi o tamanho da crueldade com os porcos e cães, o pior foi ver pessoas, teoricamente, bem esclarecidas fazendo aquele tipo de coisa e achando normal, rindo e tudo mais. Futuros médicos... Foi difícil pra digerir aquilo e foi difícil dormir naquela noite.

CheshireCat
Veterano
# abr/08
· votar


Zuzza
Gerador de Lero-Lero é um site que produz textos gigantes sobre assuntos diversos, e fica falando e falando sem sair do lugar...
as pessoas usavam pra criar tópicos e/ou postar, e tinha gente que realmente achava que era um bom texto e dizia que ia ler depois

No colegial eu sempre me recusei a participar dessas aulas...
ainda bem que eu nunca tive aula de dissecação no colegial

As piores coisas que vi na vida foi na USP de São Paulo, mais especificamente na escola de Medicina. O pior não foi o tamanho da crueldade com os porcos e cães, o pior foi ver pessoas, teoricamente, bem esclarecidas fazendo aquele tipo de coisa e achando normal, rindo e tudo mais. Futuros médicos... Foi difícil pra digerir aquilo e foi difícil dormir naquela noite.
imagino... =\


- pessoa que aparece do nada no tópico e lê o último post [2]

Zuzza
Veterano
# abr/08
· votar


CheshireCat
é um site que produz textos gigantes sobre assuntos diversos, e fica falando e falando sem sair do lugar...
as pessoas usavam pra criar tópicos e/ou postar, e tinha gente que realmente achava que era um bom texto e dizia que ia ler depois

Entendi... hahahha... Cada coisa...

imagino... =\


- pessoa que aparece do nada no tópico e lê o último post [2]

=D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vegetarianos comem gelatina?