Farra com o Cartão Corporativo

Autor Mensagem
RafaelValeira
Veterano
# fev/08
· votar


Assim como falar mal de político... qualquer um... sempre foi hobby.
Nada mudou até aqui.


É exatamente isso que eu (tb) falo. Sempre tem alguma comparação! Incrível!

Ele fez isso errado mas aquele outro fez aquilo.
Eu sei que estou errado, mas ele fez algo pior.

Sem falar do sentimento de perseguição...

Agora vamos ver se vc concorda comigo: A lei deveria tratar todas as pessoas de forma igual. Se um erra, ele tem que ser repreendido, sem ter importância quem é esse "um". O que me deixa puto é gente falando: "Pôxa, mas também fizeram isso no passado." ou "Eles deveria estar analisando B e não A.", como se isso fosse desculpa pra qualquer coisa.

jkdias
Veterano
# fev/08
· votar


RafaelValeira
Agora vamos ver se vc concorda comigo: A lei deveria tratar todas as pessoas de forma igual. Se um erra, ele tem que ser repreendido, sem ter importância quem é esse "um". O que me deixa puto é gente falando: "Pôxa, mas também fizeram isso no passado." ou "Eles deveria estar analisando B e não A.", como se isso fosse desculpa pra qualquer coisa.

exato, parece que querem justificar um erro atual alegando que tambem era cometido no passado...

Henrique S.
Veterano
# fev/08
· votar


foram usados em 2007 para pagar despesas em loja de instrumentos musicais, veterinária, óticas, choperias, joalherias e free shop.


uaeuaehueahuehua

Ronin
Veterano
# fev/08 · Editado por: Ronin
· votar


RafaelValeira
Agora vamos ver se vc concorda comigo: A lei deveria tratar todas as pessoas de forma igual. Se um erra, ele tem que ser repreendido, sem ter importância quem é esse "um". O que me deixa puto é gente falando: "Pôxa, mas também fizeram isso no passado." ou "Eles deveria estar analisando B e não A.", como se isso fosse desculpa pra qualquer coisa.

Com certeza... mas se vc acompanhas as notícias vai ver que a questão não é se a CPI irá atingir ou não os culpados... e sim o fato de que querem que a CPI investigue todo o Cartão Corporativo, desde que eles existem.

O sentimento de perseguição existe? A mídia dá razão para isto. Veja os dados... a situação com o Cartão Corporativo já foi bem pior do que é agora... por que, então, só agora a mídia veio com a história da "Crise do Cartão Corporativo"?

Por que ninguém chafurda no lodo da São Paulo do Governador Serra, cujo contas do Cartão Corporativo são secretas?

Não é justificar o erro... é só ficar inconformado com a postura parcial da mídia.

r2s2
Veterano
# fev/08
· votar


jkdias
difícil saber o q é verdade, por isso q sugeri o noblat, na coluna dele tem informações de que o gasto com o cartão corporativo aumentou 900% desde 2003.

Acho o seu argumento falho, mas mesmo se vc ainda acha que ele é o correto, então para rebater releia isso:

Ronin
O "jornalismo esgoto" e descaradamente tucano também não deu manchetes aos dados da CGU sobre os gastos do governo FHC com suprimento de fundos (que envolvem os cartões corporativos). Eles foram de R$ 213,6 milhões, em 2001, e de R$ 233,2 milhões, em 2002. No governo Lula, eles foram reduzidos e mantêm-se, nos últimos cinco anos, a média anual de R$ 143,5 milhões.

O que acho é o seguinte. O cartão corporativo é um avanço, e o Lula que encampou a idéia de um portal da transparência.

Foi tudo feito corretamente.

O problema é que a oportunidade faz o ladrão. As pessoas perceberam que podiam aloprar com os cartões pq ninguém os controlava.

E sabe pq isso? Pq quando o Lula quer contratar mais gente pra CGU para controlar isso a oposição diz que o PT está inchando a máquina administrativa.

Entenda o seguinte, o Brasil estaria séculos adiante se a oposição num fosse tão mesquinha, dessa que fica lutando e causando instabilidade a cada saque de 100 reais na esquina, mas tira 40 bilhões de arrecadação do governo no único tributo que até os ricos pagam.

r2s2
Veterano
# fev/08
· votar


RafaelValeira
Nossa, obrigado! Era exatamente isso que eu ia dizer!
Falar algo contra o PT/Lula hoje é quase uma heresia!


Não é heresia. O que me deixa constrangido é ver a falta de olhar crítico do povo.

Se vc escreve "acho que é isso, mais pode ser aquilo" é um erro de português comum.

No entanto, as pessoas que o cometem vêem os outros escrevendo "mas" e sequer pensam: "poxa, estão escrevendo errado!".

Veja, ele fez uma análise crítica. Apesar de errado, ele irá pesquisar para fundamentar sua idéia e descobrirá que estava errado, e aí aprenderá.

O que num pode é o cara ler "Farra com cartão corporativo" e num tentar entender os interesses por trás de um "escândalo" que irá paralizar por meses o Congresso por míseros 100 milhões de reais. Míseros sim, pois não são sequer 0,25% do que o governo perdeu com a CPMF que seriam investidos na saúde.

r2s2
Veterano
# fev/08 · Editado por: r2s2
· votar


RafaelValeira
É exatamente isso que eu (tb) falo. Sempre tem alguma comparação! Incrível!
Ele fez isso errado mas aquele outro fez aquilo.
Eu sei que estou errado, mas ele fez algo pior.


Cara, se isso não for citado, o povo esquece.

Só como exemplo, vc já ouviu falar em Fernando Collor?

Sem falar do sentimento de perseguição...

Só para desfazer isso, a CPI foi proposta para avaliar os gastos desde o FHC, aí a oposição se levantou contra.

Diga-me, o que vc entende disso?

Outra, SP gasta mais que o Brasil nessa "tapioca", aí o PT quis abrir uma CPI por lá tb, e toda a imprensa se levantou contra.

Diga-me, o que vc entende disso?

Pra mim é claro, a oposição quer desgastar o PT e o PT quer descaracterizar isso, fazendo o mesmo jogo sujo.

Se vc entende isso diferente, aí eu desisto, pq é claro até para o mundo mineral (com a devida vênia do sr. Mino Carta)

r2s2
Veterano
# fev/08
· votar


jkdias
exato, parece que querem justificar um erro atual alegando que tambem era cometido no passado...

Pra mim é simples, não tem que investigar em CPI porra nenhuma de compras de 100 reais em Free-Shop, eles têm é que discutir a reforma tributária, para ajustar os impostos de forma a que os ricos paguem mais e os pobres menos, além de mecanismos eficientes contra a sonegação.

Isso sim vai ser bom para o Brasil. Mas eu nem me iludo mais, o PSDB e o DEMo já provaram que só querem o poder e suas benesses, mais nada. Se os mandatos do Lula serviram pra alguma coisa, sem dúvida isso é o que pra mim ficou mais claro.

Ronin
Veterano
# fev/08
· votar


r2s2
Pra mim é simples, não tem que investigar em CPI porra nenhuma

Até pq a função da CPI é apenas fazer barulho na mídia, mais nada, já que a CPI não decide porra nenhuma. Depois da CPI vai para o judiciário, e ali a turma canta e dança.

r2s2
Veterano
# fev/08
· votar


Ronin
Até pq a função da CPI é apenas fazer barulho na mídia, mais nada, já que a CPI não decide porra nenhuma. Depois da CPI vai para o judiciário, e ali a turma canta e dança.

Hahahaha, tem toda a razão, a CPI faz um relatório, e só! Manda pro MP e esse, se achar correto, entra com ação na justiça. Aí já viu né?

As CPI's seriam ótimas se fossem feitas com responsabilidade e sem viés golpista (viés político sempre terão). No entanto, estamos no Brasil.

Todos (eu disse todos, inclusive o PT) só querem atrapalhar os inimigos, e não o bem do país.

RafaelValeira
Veterano
# fev/08
· votar


r2s2
Todos (eu disse todos, inclusive o PT) só querem atrapalhar os inimigos, e não o bem do país.

Nisso eu concordo contigo.

Vamos lá: O que eu quero dizer com vcs se sentirem perseguidos?
É vcs acharem que só o PT é perseguido. Na verdade, a mídia normalmente está contra quem está no poder. Hoje é o PT, ontem foi o PSDB. Ou vc acha que a mídia nunca pegou contra o PSDB?

Pra mim, a grande oposição de qualquer governo é a mídia.

Já quanto à análise do Cartão, concordo que deveria ser feita desde que o cartão foi criado, não existe razão lógica pra se averiguar o que aconteceu apenas nos últimos anos. E pra todos que possuem tal benefício, incluindo São Paulo.

O que eu posso dizer é o seguinte: Eu não estou inteirado do que a mídia está falando na televisão, mas o pouco de rádio que eu ouço, de manhã, também concorda com o que eu disse acima.

jkdias
Veterano
# fev/08
· votar


Ronin
O sentimento de perseguição existe? A mídia dá razão para isto. Veja os dados... a situação com o Cartão Corporativo já foi bem pior do que é agora... por que, então, só agora a mídia veio com a história da "Crise do Cartão Corporativo"?

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?t=cartao_-_em_e-mail_fhc_ garante_estar_tranquilo&cod_Post=90213&a=111

http://jbonline.terra.com.br/editorias/pais/papel/2008/02/14/pais20080 214001.html

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?t=cartao_-_todos_os_gasto s_devem_ser_investigados_diz_fhc&cod_Post=90029&a=111

Por que ninguém chafurda no lodo da São Paulo do Governador Serra, cujo contas do Cartão Corporativo são secretas?

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?t=cartao_-_dados_de_sp_es tarao_na_internet_em_maio&cod_Post=89714&a=111

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?t=cpi_do_cartao_-_a_miude za_estupido&cod_Post=89875&a=111


r2s2
Acho o seu argumento falho, mas mesmo se vc ainda acha que ele é o correto, então para rebater releia isso:
O "jornalismo esgoto" e descaradamente tucano também não deu manchetes aos dados da CGU sobre os gastos do governo FHC com suprimento de fundos

O que questiono é quem escreveu o texto. Vc acha bons textos fundamentados em favor do governo e em favor da oposição. Não tomo partido por nenhum dos dois, defendo que ambos devem ser investigados, mas me espanto com a capacidade que vcs têm de defender alguém antes da investigação. Sobre o aumento de 900%, a fonte está num desses links acima.


E sabe pq isso? Pq quando o Lula quer contratar mais gente pra CGU para controlar isso a oposição diz que o PT está inchando a máquina administrativa.

Esse argumento usado pela oposição está de acordo com a escola administrativa predominante na Europa e nos EUA. Eu sou contra, mas entendo perfeitamente a linha de raciocínio da oposição.

Entenda o seguinte, o Brasil estaria séculos adiante se a oposição num fosse tão mesquinha, dessa que fica lutando e causando instabilidade a cada saque de 100 reais na esquina, mas tira 40 bilhões de arrecadação do governo no único tributo que até os ricos pagam.

Esse é o jogo político, qualquer pessoa que acompanha política sabe como funciona, em qualquer país democrático é assim. Aqui sempre foi assim. Quanto à CPMF, foi uma luta puramente política, mas pode ficar tranquilo que a qualidade da saúde não vai cair por causa disso, assim também como não ia aumentar se o imposto continuasse.
Mas precisamos sim, e urgentemente, de uma reforma tributária.

O que num pode é o cara ler "Farra com cartão corporativo" e num tentar entender os interesses por trás de um "escândalo" que irá paralizar por meses o Congresso por míseros 100 milhões de reais. Míseros sim, pois não são sequer 0,25% do que o governo perdeu com a CPMF que seriam investidos na saúde.

pelo seu ponto de vista, quanto deveria ser o valor em questão para justificar uma investigação?

Só para desfazer isso, a CPI foi proposta para avaliar os gastos desde o FHC, aí a oposição se levantou contra.

Apesar de eu ser a favor de uma CPI que vá até 1998, o argumento é puramente constitucional, deve haver indício para se averiguar um período de tempo. O indício existente é contemporâneo.

Outra, SP gasta mais que o Brasil nessa "tapioca", aí o PT quis abrir uma CPI por lá tb, e toda a imprensa se levantou contra.

Isso que eu acho estranho, esse sentimento de perseguição midiática. Quem seria toda a imprensa?

Mas eu nem me iludo mais, o PSDB e o DEMo já provaram que só querem o poder e suas benesses, mais nada.

Vc não acha que o mesmo se aplica ao PT? Ele está no mesmo nível.

Ronin
Até pq a função da CPI é apenas fazer barulho na mídia, mais nada, já que a CPI não decide porra nenhuma. Depois da CPI vai para o judiciário, e ali a turma canta e dança.

Se for seguir essa linha de raciocínio a coisa desanda de vez. Pra quê pagar imposto se não tenho o serviço prestado? Pra quê combater o tráfico se ele continuará sempre existindo?

amanhã volto aqui rsrs

jkdias
Veterano
# fev/08
· votar


RafaelValeira
Pra mim, a grande oposição de qualquer governo é a mídia

que seja sempre assim! isto é saudável! Ou então voltaremos à ditadura...

r2s2
Veterano
# fev/08
· votar


jkdias
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?t=cartao_-_dados_de_sp_e s tarao_na_internet_em_maio&cod_Post=89714&a=111

Vamos ver se em maio estarão à disposição todas a movimentaçãos dos últimos 6 anos. Eu quero ver!

O que questiono é quem escreveu o texto. Vc acha bons textos fundamentados em favor do governo e em favor da oposição. Não tomo partido por nenhum dos dois, defendo que ambos devem ser investigados, mas me espanto com a capacidade que vcs têm de defender alguém antes da investigação. Sobre o aumento de 900%, a fonte está num desses links acima.

Não se deve defender ninguém antes da investigação, e sim detonar os caluniadores, esses que colocam esse dado de 900% como um aumento absurdo, mas que na verdade é fruto de um projeto de longo prazo para aumentar a eficiência da máquina pública. Inclusive essa "reforma gerencial" começou graças ao FHC, e foi uma das boas coisas que ele fez.

Eu torço para que aumente 12.000% ao ano. Se tudo pudesse ser feito com esses cartões sem trambique tudo seria melhor no país.

Esse é o jogo político, qualquer pessoa que acompanha política sabe como funciona, em qualquer país democrático é assim. Aqui sempre foi assim. Quanto à CPMF, foi uma luta puramente política, mas pode ficar tranquilo que a qualidade da saúde não vai cair por causa disso, assim também como não ia aumentar se o imposto continuasse.

Vai piorar a saúde sim, e vai aumetar a sonegação de impostos. Isso é óbvio, aliás, deveria ser óbvio.

pelo seu ponto de vista, quanto deveria ser o valor em questão para justificar uma investigação?

Há um princípio de controle há décadas, inclusive num normativo de 1967 no Brasil, que prevê que os custos do controle não devem ser superiores ao benefício que possam vir a provocar.

Ou vc acha correto que 594 parlamentares parem de trabalhar por 3 meses (no mínimo) ganhando mais de R$ 30.000 por mês cada (que dá quase 18 milhões por mês!) para ficar jogando na imprensa gastos de 200 reais em um free shop?

Sendo que esses mesmos tiraram 40bi por ano do governo só para agradar os ricaços?

RafaelValeira
Veterano
# fev/08 · Editado por: RafaelValeira
· votar


jkdias
Depende.
Eu falei oposição num sentido pejorativo, querendo dizer: Eles se opõem para tentar manipular, entende?

Agora, ser oposição com consciência, isso sim, não tem como discordar que é benéfico.

r2s2
Veterano
# fev/08
· votar


jkdias
Apesar de eu ser a favor de uma CPI que vá até 1998, o argumento é puramente constitucional, deve haver indício para se averiguar um período de tempo. O indício existente é contemporâneo.

Argumentos da oposição...

Onde vc vê isso na redação da CF:

§ 3º - As comissões parlamentares de inquérito, que terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um terço de seus membros, para a apuração de fato determinado e por prazo certo, sendo suas conclusões, se for o caso, encaminhadas ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.

O fato determinado é o gasto com o cartão. A questão de ser contemporâneo pode ser um entendimento do STF para beneficiar esse tipo de manobra, mas não deveria ser assim.

Isso que eu acho estranho, esse sentimento de perseguição midiática. Quem seria toda a imprensa?

É, realmente o Estado do Acre não se levantou... Poxa cara, seja flexível. Se eu falar toda a imprensa, coloque Folha de São Paulo, Estadão, Globo, Veja e Jornal do Brasil. E considere o jornal, não só os colunistas (ou colonista, como prefere o PHA)

r2s2
Veterano
# fev/08
· votar


jkdias
Vc não acha que o mesmo se aplica ao PT? Ele está no mesmo nível.

Mas eu prefiro um partido que quer o poder e faz o bem à massa (vide melhoras significativas nos níveis de pobreza) do que um grupo que só favorece a elite e deixa o povo marginalizado.

Ronin
Veterano
# fev/08
· votar


jkdias
Se for seguir essa linha de raciocínio a coisa desanda de vez. Pra quê pagar imposto se não tenho o serviço prestado? Pra quê combater o tráfico se ele continuará sempre existindo?

Utilizando o mesmo tipo de argumento eu digo:

"Seguindo a sua linha de raciocínio: para que criar novas ferramentas de controle, investigação e punição de políticos se a CPI está aí, mesmo não servindo para nada, não punindo ninguém?"

Não estou dizendo para parar de investigar... estou dizendo para criar uma nova ferramenta que não seja a CPI, que é inútil e só serve como ferramenta política. De preferência, precisaríamos de uma ferramenta que os próprios políticos não controlassem... mas daí já estou pedindo demais.

RafaelValeira
Veterano
# fev/08
· votar


r2s2
Mas eu prefiro um partido que quer o poder e faz o bem à massa (vide melhoras significativas nos níveis de pobreza) do que um grupo que só favorece a elite e deixa o povo marginalizado.

Bom, vamos lá, corrija-me se estiver falando alguma baboseira. Melhoras significativas nos níveis de pobreza se deve ao crescimento econômico do país. Agora, não tivémos nenhuma mudança grande na política econômica, correto? Então não se pode atribuir isso somente ao governo Lula, e sim também a uma progressão natural da economia previamente firmada (estou falando isso apenas pelo que já pesquisei sobre o assunto, concordo que posso estar errado, afinal não sou economista!)


Outra coisa também são as várias bolsas: Concordo que esse é o único método para retratar o que está errado, a curto prazo. Porém, parece que nenhuma ação foi tomada para corrigir essas deficiências a longo prazo, como uma reestruturação da educação pública. Por isso sou a favor sim das bolsas (e isso devo a vc, em uma outra discussão que tivémos a uns anos atrás), com a ressalva de que alguma ação deveria ser tomada para sanar o problema a longo prazo.

RafaelValeira
Veterano
# fev/08
· votar


Ronin
"Seguindo a sua linha de raciocínio: para que criar novas ferramentas de controle, investigação e punição de políticos se a CPI está aí, mesmo não servindo para nada, não punindo ninguém?"

Não está punindo nada, mas está fornecendo dados para punição, não é? Então sim, tem seu valor.

Mas concordo contigo quando você fala que deveríamos ter uma ferramenta mais objetiva que a CPI.

r2s2
Veterano
# fev/08
· votar


RafaelValeira
Bom, vamos lá, corrija-me se estiver falando alguma baboseira. Melhoras significativas nos níveis de pobreza se deve ao crescimento econômico do país. Agora, não tivémos nenhuma mudança grande na política econômica, correto? Então não se pode atribuir isso somente ao governo Lula, e sim também a uma progressão natural da economia previamente firmada (estou falando isso apenas pelo que já pesquisei sobre o assunto, concordo que posso estar errado, afinal não sou economista!)

Cara, o Brasil não estava quebrado quando o Lula assumiu. Não posso dizer que o Brasil está melhorando só por causa dele. Algumas coisas boas foram feitas anteriormente, sem dúvida, como a LRF, a reforma gerencial do estado (alguns itens) e a diminuição da inflação.

No entanto, o Lula foi fundamental pra manter essa estabilidade, e o Brasil só não está afundado na crise econômica que já ferrou muitos pq ele expandiu o círculo da economia do país, que antes era basicamente com os EUA.

Então não jogue toda a culpa no Lula, mas muito do mérito é dele sim.

Outra coisa também são as várias bolsas: Concordo que esse é o único método para retratar o que está errado, a curto prazo. Porém, parece que nenhuma ação foi tomada para corrigir essas deficiências a longo prazo, como uma reestruturação da educação pública. Por isso sou a favor sim das bolsas (e isso devo a vc, em uma outra discussão que tivémos a uns anos atrás), com a ressalva de que alguma ação deveria ser tomada para sanar o problema a longo prazo.

Mas isso é a longo prazo. E já está acontecendo. Veja o tanto de faculdades que estão abrindo. Isso indica que as pessoas querem estudar e tem gente que quer investir nisso. Claro que, nessa fase inicial, ocorrem mais desvios do que atuações corretas, mas acho que estamos num caminho pra melhora, meio torto, mas no caminho.

r2s2
Veterano
# fev/08
· votar


RafaelValeira
Mas concordo contigo quando você fala que deveríamos ter uma ferramenta mais objetiva que a CPI.

Existe, é o controle popular, feito pela mídia e pelas organizações que atuam na área.

Claro que está tudo distorcido no Brasil, mas tudo aqui começa assim mesmo, depois melhora.

RafaelValeira
Veterano
# fev/08
· votar


r2s2
Então não jogue toda a culpa no Lula, mas muito do mérito é dele sim.

Não estou jogando a culpa no Lula não. Eu só diria que 50% do mérito é do governo dele, exatamente por causa da política externa. Mas isso é o mínimo que todo governo deve fazer. E não vamos fazer comparações com o governo anterior, pois são épocas diferentes, com singularidades.

Mas isso é a longo prazo. E já está acontecendo. Veja o tanto de faculdades que estão abrindo. Isso indica que as pessoas querem estudar e tem gente que quer investir nisso. Claro que, nessa fase inicial, ocorrem mais desvios do que atuações corretas, mas acho que estamos num caminho pra melhora, meio torto, mas no caminho.
Eu estou falando do ensino público, não do privado. Posso estar enganado, mas a grande maioria das faculdades que estão sendo abertas são faculdades privadas.
E também não podemos analisar isso apenas pelo crescimento quantitativo de faculdades, mas sim da qualidade de ensino. E não apenas no ensino superior, claro.
Agora, se vc está dizendo que a qualidade do ensino também está melhorando, aí eu discordo de você. E isso não é apenas problema do governo Lula não... governo anterior também não fez mudança nenhuma, e desde então cada vez está pior!
(principalmente na base da formação)

RafaelValeira
Veterano
# fev/08
· votar


r2s2
Existe, é o controle popular, feito pela mídia e pelas organizações que atuam na área.

Mas o controle popular é a mesma coisa que a CPI: uma ferramenta de auxílio, e não uma "ferramenta objetiva".

Posso até falar que essa "ferramenta objetiva" já existe: Polícia Federal e poder Judiciário, porém ambos precisam de uma melhor estruturação para poder combater a corrupção interna.

r2s2
Veterano
# fev/08
· votar


RafaelValeira
Não estou jogando a culpa no Lula não. Eu só diria que 50% do mérito é do governo dele, exatamente por causa da política externa. Mas isso é o mínimo que todo governo deve fazer. E não vamos fazer comparações com o governo anterior, pois são épocas diferentes, com singularidades.

Tem que comparar, sempre, senão nunca concluiremos nada.

Eu estou falando do ensino público, não do privado. Posso estar enganado, mas a grande maioria das faculdades que estão sendo abertas são faculdades privadas.

Mas pensa indiretamente. Se abrem tantas, é pq há demanda, e se há demanda, é pq o povo entendeu que precisa estudar mais do que já tinha feito.

E também não podemos analisar isso apenas pelo crescimento quantitativo de faculdades, mas sim da qualidade de ensino. E não apenas no ensino superior, claro.

Só uma coisa, há 13 anos (só lembro dessa data) as pessoas ficavam dias dormindo nas filas para conseguir vaga para os filhos nos colégios. Hoje em dia isso praticamente não existe.

Agora, se vc está dizendo que a qualidade do ensino também está melhorando, aí eu discordo de você. E isso não é apenas problema do governo Lula não... governo anterior também não fez mudança nenhuma, e desde então cada vez está pior!

Cara, quer um exemplo claro? Na primeira eleição com as urnas eletrônicas a média de tempo para votar era de 4 minutos (presidente, gov. dep etc)! Tinha gente que demorava 15 a 20 minutos!

Hoje em dia é de 1 minuto e pouco. Vc pode dizer: Estão se acostumando com a eletrônica. Mas isso num quer dizer que eles só estão aprendendo a votar na urna, e sim a sacar dinheiro no banco, acessar a internet.

Isso é claro que melhora o nível de conhecimento do povo, não só nas escolas, mas de todo mundo.

r2s2
Veterano
# fev/08
· votar


RafaelValeira
Mas o controle popular é a mesma coisa que a CPI: uma ferramenta de auxílio, e não uma "ferramenta objetiva".

Mas é mais eficiente. Milhares de pessoas fiscalizando o governo valem mais do que 594 parlamentares que só querem achar falcatruas dos inimigos para atacá-los.

Posso até falar que essa "ferramenta objetiva" já existe: Polícia Federal e poder Judiciário, porém ambos precisam de uma melhor estruturação para poder combater a corrupção interna.

Trabalho no Judiciário e posso dizer de cadeira: Não há problema de estrutura na justiça brasileira que não esteja sendo resolvido.

Os problemas mais graves são as legislações, principalmente as processuais. Um ministro do STF julga mais de 13.000 processos por ano! Vc consegue ler 13.000 artigos num ano? Pois é, num processo existem no mínimo 3 artigos, o da acusação, o da defesa e o elaborado pelo magistrado. No STF deve ter em média uns 6 ou 7.

Isso é correto? Nunca! Nos EUA o STF deles julga de 80 a 150 por ano! Eles podem escolher o que irão julgar, e escolhem os casos realmente importantes.

Ronin
Veterano
# fev/08
· votar


Me corrijam se eu estiver enganado... é o tipo de informação que você ouviu de alguém ou leu em algum lugar que não lembra. Como alguém já disse, não sou economista e posso estar errado.

Mas é fato que o Lula pegou um país com grande dívida externa (mesmo o governo anterior tendo privatizado uma pá de coisas) e atualmente pagou a dívida, adiantada, e ainda tem um bom dinheiro em caixa? Se for, esta mudança na política (não privatização) e a forma como fez as coisas, renderam bons resultados.

_Raulzito_
Veterano
# fev/08
· votar


Mas é fato que o Lula pegou um país com grande dívida externa (mesmo o governo anterior tendo privatizado uma pá de coisas) e atualmente pagou a dívida, adiantada, e ainda tem um bom dinheiro em caixa? Se for, esta mudança na política (não privatização) e a forma como fez as coisas, renderam bons resultados.

Me corrigam se eu estiver errado, mas ouvi dizer que o problema é a dívida interna.

RafaelValeira
Veterano
# fev/08
· votar


r2s2
Tem que comparar, sempre, senão nunca concluiremos nada.

Não concordo com isso, mas entendo teu ponto de vista.

Mas pensa indiretamente. Se abrem tantas, é pq há demanda, e se há demanda, é pq o povo entendeu que precisa estudar mais do que já tinha feito.

Certo, mas isso não ajuda quem não tem dinheiro pra fazer faculdade. Por isso digo: qualidade e depois quantidade.

Cara, quer um exemplo claro? Na primeira eleição com as urnas eletrônicas a média de tempo para votar era de 4 minutos (presidente, gov. dep etc)! Tinha gente que demorava 15 a 20 minutos!

Hoje em dia é de 1 minuto e pouco. Vc pode dizer: Estão se acostumando com a eletrônica. Mas isso num quer dizer que eles só estão aprendendo a votar na urna, e sim a sacar dinheiro no banco, acessar a internet.

Isso é claro que melhora o nível de conhecimento do povo, não só nas escolas, mas de todo mundo.


Desculpa, mas discordo totalmente, não tem nada a ver. Você conhece alguém que trabalha no ensino público? Minha mãe trabalha, e ela sempre me diz que está sucateado. Pôxa, se vc lesse as redações que minha mãe leva pra casa, iria ficar arrepiado! E o interesse no estudo, está cada vez menor. A propósito: minha mãe dá aula pra colegial.

r2s2
Mas é mais eficiente. Milhares de pessoas fiscalizando o governo valem mais do que 594 parlamentares que só querem achar falcatruas dos inimigos para atacá-los.

Correto, mas ainda precisamos de algo mais incisivo, isso que quis dizer.

Trabalho no Judiciário e posso dizer de cadeira: Não há problema de estrutura na justiça brasileira que não esteja sendo resolvido.

Muito bom saber disso!

Um ministro do STF julga mais de 13.000 processos por ano!
Isso já está sendo resolvido? Como? (isso é curiosidade minha mesmo, não entenda como ataque! hehe)

RafaelValeira
Veterano
# fev/08 · Editado por: RafaelValeira
· votar


Ronin
Mas é fato que o Lula pegou um país com grande dívida externa (mesmo o governo anterior tendo privatizado uma pá de coisas) e atualmente pagou a dívida, adiantada, e ainda tem um bom dinheiro em caixa? Se for, esta mudança na política (não privatização) e a forma como fez as coisas, renderam bons resultados.

Dívida externa brasileira:
Banco Central (item III)

A grande dívida externa continua, o que foi pago foram os juros. E isso foi possível devido a melhora na economia.

Edit: Tinha escrito coisa errada sobre a dívida.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Farra com o Cartão Corporativo