O Mundo Corporativo e suas nuances

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# out/09 · Editado por: Rato


Realmente não é nada fácil escrever sobre, já que existem inúmeras variáveis.
De qualquer forma, apesar de muito pouco, esses meus pouco mais de 10 anos no mundo corporativo aliado a algumas leituras de VOCÊ S/A, Carreira & Negócios, Recolocação Profissioal e etc. trouxeram-me algumas conclusões.

O mundo corporativo pode ser ingrato e muito desgraçado como também pode ser muito prazeroso.

Passei por pelo menos seis empresas e no geral, apesar de variarem entre pequenas, médias e grandes, o perfil, no que diz respeito a desenvolvimento profissional e ambiente de trabalho sempre foram bem similares.
Trabalhei com pessoas extraordinárias que tiveram ascensão na carreira como forma de foguete e também algumas que, apesar de boas estavam a pelo menos 15 anos na mesma função.

Sobre trabalhar em pequenas, médias e grandes empresas
A ordem natural das coisas deveria ser você começar em uma pequena empresa e ir subindo, gradativamente.
Geralmente não ocorre assim. Sou a favor do cara começar trabalhando do zero. O tipo Office-Boy que faz tudo e ganha uma merreca. Sequer tem um plano de carreira.
Esses "macetes" vc vai conquistando com o dia a dia.
Enfim ...

Sobre fazer favores
Uma coisa que ocorre muito no dia a dia é isso, pessoas te pedindo algum favor, algo que esteja fora do seu contexto de trabalho.
Se você tiver tempo, avalie e faça. O mundo corporativo é muito dinâmico para algumas pessoas e sim, você será lembrado não como o tolo que ajuda todo mundo e sim, como um cara prestativo que em algum momento poderá ser lembrado para alguma oportunidade em uma nova função.

Sempre ter um safado tentando te ferrar
Pode ir se acostumando com isso.
Como lidar com isso?
Oras, faça o seu bem feito e só. Busque alternativas para não correr risco de se expor. Isso não vai dar qualquer tipo de vazão para um filhadaputa querer te ferrar. A maioria dos gerentes não fala nada, mas sabem de muita coisa.

Sobre fofocas no ambiente de trabalho e falar mal do outros
Isso é uma coisa que fica visível no dia a dia. Ainda mais quando vc consegue ganhar a confiança das pessoas.
O pior é que quando vc se dá conta, Tb está falando mal de alguém.
Estão falando mal de alguém para vc? CArái. Ouça. Se te pedirem alguma opinião, opine – nunca pedem pq na maioria das vezes é desabafo – no mais, fica na sua.

Sobre seu desenvolvimento profissional
O dono da sua carreira é vc, chapa. Se está decidido a fazer o que gosta e não nasceu em breco de ouro, esteja preparado para todos os maus momentos que de repente vc possa passar. Claro que isso tem um preço no final e sim, pode ser que vc seja um caso de sucesso. Eu acredito que sim, se traçar seu objetivo, tu consegue.
Se está decidido a seguir algo que não gosta, oras, aprenda a gostar. Difícil? Ao extremos, mas nada que vá te matar. No máximo irá te frustrar ^^


Ocasião faz o ladrão.
O que mais tem Tb são pessoas que vez ou outra dá um "guento" em lapiseira, borracha e etc. Materiais de escritório no geral.
Isso é roubo, carái. É da empresa, não é seu.

Network
Te falar que meu chefe hoje é um cara que trabalhou comigo a uns 3 anos atrás.
Surgiu à vaga e eu mesmo o avisei sobre. Ele veio, participou do processo seletivo e hoje está empregado.
Essa construção profissional que caminhou muito bem anos atrás, foi lembrada por mim quando surgiu uma oportunidade em que avaliei que ele poderia aproveitar.
Vale lembrar aquela história do cara que ficou desempregado e resolveu aprender a jogar golfe.
Não tem lugar melhor no mundo para fazer Network do que lá.
A maioria empresários, donos de empresa e etc.
Os últimos 3 empregos desse fulano aí foram fruto dos amigos que ele fez jogando golfe.
Não escolha suas amizades por cargos ou departamentos.
Mantenha um ótimo relacionamento desde o cara que te serve o café até o presidente da empresa. Ninguém é mais que ninguém como pessoa e sim, cada um pode lhe proporcionar alguma oportunidade.

Pediu algum favor?
Oras, se te ajudaram, deixe muito claro o tão importante que aquilo foi para você. Agradeça, faça elogios. Todo mundo gosta disso.


Enviar e-mails
Muita cautela.
Erros de português são muito comuns. Nossa.
"poderia esplicar ?"
"Eu fasso parte"
Para e-mails longos então, pqp.
Antes de enviar, cola a parada no Word. Dá uma verificada se há algum erro.
Muita gente não dá credibilida alguma para quem envia e-mails com erros de português. Alguns sequer respondem.
Sem contar que vc sempre será lembrado, caso tenha enviado para um fdaputa, pelo dpto inteiro pelos erros. Óbvio que vc nunca irá saber.
Dica: mandou e-mail? Saca do tel e já liga para o sujeito.

Alguns apelidos
Muito provavelmente vc terá um apelido que não saberá.
Será lembrado por outros departamentos com alguma característica desde as mais amistosas até as mais filha da puta.
Havia uma garota conhecida no depto como "olho grande".
Até comentaram com ela sobre o apelido mas nunca disseram o real motivo.
O motivo era pq, teoricamente, sempre que ela ia falar com algum cara, ela olhava vez ou outra para as partes baixas do sujeito. Nunca reparei isso, enfim ...
Mas sim, muitos q algum dia arrumaram alguma presepara tinham algum apelido.
Desde o Urso da Coca até a Chapolin.
Cada um com seu devido motivo.

Pró-ativo
Aqui está o caminho para se dar bem.
Alguns exemplos.
Alguém te solicitou algo. Um relatório, por exemplo. Vc pegou, fez e enviou por e-mail.
Envie o e-mail e por exemplo, vá até a mesa do fulano perguntar se aquilo atendia e etc. Não espera o cara te replicar. Se estiver longe demais, saca do tel.
Parece que não, mas isso faz uma diferença incrível.

Te pediram alguma coisa, de repente um relatório outra vez. Sei lá, de repente uma posição sobre as vendas em determinado mês. Se tiver tempo, faça um esquema demonstrando as vendas do ano, com comparativos e sei lá o que mais.
Claro, faça isso, enviei e em seguida já entre em contato com o fulano para explicar o que vc fez.
De repente não sirva para porra nenhuma, mas q se dane. Vc fez, e muito bem feito. Adquira esse hábito


Festas que a empresa promove.
Aqui vc não precisa "se fazer".
Seja você mesmo, sempre. Irá curtir a festa.
Se tiver que dar em cima de alguém, vai que vai. Se quiser ficar chapado, não exite.
Em todas as festas que participei, sem exceção, cada um mostrava sua real identidade. Nunca vi qualquer um ser recriminado.
Claro, fique bêbado, por exemplo, mas não queira ser lembrado por ter vomitado no meio de todo mundo ou arrumado uma briga.


Aumento salarial ou promoções?
Olha, se vc não tiver um diálogo aberto com seu gerente sobre seu futuro, aspirações e etc, claro que para crescer naquela empresa, esqueça.
Não vai ser seu colega de trabalho que irá te promover.

Sobre ficar estagnado
A tal da zona de conforto.
Quando vc repara, já perdeu o bonde. Tipo 6 anos fazendo exatamente a mesma coisa. Reflita. Arrisque-se.
Todos que conheci que se arriscaram em outros ares se deram bem, sem exceção.
Se vc não sabe algo e tem a oportunidade de aprender se arriscando, vai carái.

Sua despedida no trabalho
Cansei de receber inúmeros emeios de despedida. Desde nego xingando o chefe até poemas de Camões ou frases em Latim.
Geralmente enviam para muitas pessoas, mas muita mesmo. Agradecendo e etc etc.
Entenda, ninguém dá muito a mínima para esses emeios de despedida. Quer realmente valer a pena?
Envie o e-mail especificamente para cada pessoa ressaltando o quão ela foi importante no seu desenvolvimento.
O pior é que a maioria me coloca tel, e-mail para o bando todo e etc etc.

Algumas dicas para de repente seguir bem ..
Independente do trabalho.
-Tem aquelas coisas bacias como por exemplo Pacote Office.
- língua estrangeira – todas as possíveis.
Por aí vai ...

Mas sobre o dia a dia...
- faça direito para não ter que fazer 2x. O retrabalho vai irritar vc e Tb quem está envolvido.
- faça um curso para falar em público, caso necessite. É barato e traz bons resultados.
- Depois que definir sua carreira profissional, faça todos os cursos possíveis e imagináveis sobre. Não espere para começar no próximo ano. O futuro é agora.
- Pró-atito, sempre.



esqueci de muita coisa e não me expressei bem em outras. Muita mesmo ... aí que ninguém realmente iria ler haha.

Vou postando com o passar do tempo e ajeitando isso. Escrevi na correira ^^

Tirem algum proveito, ou não.

Acrescentem algo se possível. Nada do que foi dito de repente possa ser 100% verdade.

:* e boa noite

stick ^^

TaylorBass
Veterano
# out/09
· votar


eita.. essa hora não..

vai um up aí

maggie
Veterana
# out/09
· votar


Já foi o tempo que eu lia VOCÊ S/A, uns anos depois do lançamento achei que ficou muito banal. Capricho de terno.

Tá melhorzinha agora?

Rato
Veterano
# out/09
· votar


sobre se dar bem às custas dos outros

isso está meio que relacionado a ética do sujeito.
Não fazer a outrem algo que não gostaria que fizessem contigo.

sobre arrumar briga no trabalho
quase sai na porrada por 2 vezes no trabalho. Me arrependo profundamente.
Enfim, era meio muleque.
Se vc pensou em brigar, que seja na linha de produção, que faça, mas bem longe da empresa.
Apesar q muitas grandes presas já estão levando em consideração ações do sujeito porta afora.

Rato
Veterano
# out/09
· votar


maggie
um lixo. O q pega mesmo é a pescaria de informações.
Os mesmos assuntos de sempre só que com outras palavras.
É mais útil vc ouvir um Max Gehringer na cbn do que comprar essa revista.

LeandroP
Moderador
# out/09 · Editado por: LeandroP
· votar


Rato

O que eu recebo de e-mails com erros (gravíssimos) de português não é brincadeira.

Eu até admito que o porteiro escreva errado, mas um engenheiro ou estagiário, é um absurdo.

O meu patrão quando encontra algum erro, dá uma risada e diz: mostre pro Leandro... Ele sabe que eu sou cri-cri °.°

Rato
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP
guras, guras.
E fala, a pessoa que envia acaba perdendo qualquer credibilidade.
Tá louco.
Esses erros são sinônimos de muitas coisas não muito agradáveis no "corporativismo".

maggie
Veterana
# out/09
· votar


Rato
Imaginei.

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Rato

Pois é, erro de "digitamento" é tolerável, mas tem uns....

O pior é que quanto mais burro, mais metido a besta o cara é... Eu sei que estagiário sofre uma puta pressão, mas querer transferir isso pra mim... Aí se lasca, porque eu mando uns vocábulos cabeludos e o cara é obrigado a consultar o Googlenário heuaheuahe

Rato
Veterano
# out/09 · Editado por: Rato
· votar


sobre reuniões.
Certa vez ouvi o Justus comentar: - se for para uma sala de reunião para ficar calado, nem vai.

haha
aí ferra.

Reuniões tá mais para prática. Participando de várias vc acaba pegando o jeito.
Muitos ficam acanhados com medo de falar alguma bogem diante de muitas pessoas. E realmente, é feio.
Se concentre em perguntas sensatas.
Se for questionado, responsa somente o que foi perguntado, sem rodeio.
Quando perceber, já estará falando como político e todos irão engolir e digerir tudo vc falar.
:)

apesar q isso tb é meio q um dom para algumas pessoas.
Foda :)

te falar.
De todas as reuiniões que participei na vida. Todos que se destacavam com essas coisas simples q citei acima, se deram bem.

Eu não fiz exatamente isso ... foda

Fastturtle
Veterano
# out/09
· votar


muito bom esse artigo parabens

Rato
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP
haha
tu tb não dá ponto sem nó.

Fastturtle
boa guras

sobre seus hobbies
deixem que todos saibam de seus hobbies, caso ache tolerável.

Vc pode se surpreender com alguém te parando no corredor, por exemplo, perguntado: - ei. É verdade q vc toca violão?

deixe fluir ...

Fastturtle
Veterano
# out/09
· votar


esse topico podia entra no utilidade publica do ot, tem bastante dicas boas

adnz
Veterano
# out/09
· votar


Não importa, por causa do aquecimento global todo mundo vai morrer.

McBonalds
Veterano
# out/09
· votar


O Mundo Corporativo

Deus me livre. Graças a Deus já saí dessa vida.

Rato
Veterano
# out/09
· votar


McBonalds
explique-se

:)

TG Aoshi
Veterano
# out/09
· votar


Rato
Muita mesmo ... aí que ninguém realmente iria ler haha.

Eu leria. Aliás, muito interessante o tópico!

Rato
Veterano
# out/09
· votar


TG Aoshi
boa guras.
Vou postando
\o

McBonalds
Veterano
# out/09
· votar


Rato

Digamos que alguém com o meu perfil não se dê muito bem nessa área. Eu gosto de coisas mais...criativas.

Rato
Veterano
# out/09
· votar


McBonalds
boa guras,
fala um pouco sobre as áreas que de repente vc tenha perfil.

E fale mais tb sobre esse " coisas mais ... criativas"

:)

McBonalds
Veterano
# out/09
· votar


Rato

É que eu sou um cara que gosta de inovar. Desenvolver idéias, processos, histórias, etc.
Eu acho que seria um bom designer, mas eu sou péssimo em matemática (semi-analfabeto, eu diria hehehe).
Outra coisa que me interessa muito também é o comportamento humano, mas isso eu já posso estudar aqui no OT mesmo huahua
Eu também me daria bem em história, mas nesse campo não tem muitas perspectivas fora da docência.

O engraçado é que entre todas essas alternativas eu escolhi a música \o/

Não ia falar isso tudo pra não desvirtuar o tópico, mas vc pediu :P

Gui
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP
O que eu recebo de e-mails com erros (gravíssimos) de português não é brincadeira.

Eu até admito que o porteiro escreva errado, mas um engenheiro ou estagiário, é um absurdo.

pior é bacharel em Direito (que acham que manjam tudo de todas as humanas) com erros graves de português...pior ainda quando é teu chefe!

já teve chefe minha que errou como escreve meu nome!O.o e não é dificil...é nome simples...um simples copiar e colar e a pessoa não faz!

Rato
sobre seus hobbies
deixem que todos saibam de seus hobbies, caso ache tolerável.

Vc pode se surpreender com alguém te parando no corredor, por exemplo, perguntado: - ei. É verdade q vc toca violão?


FATO..

o foda é ficarem perguntando "quando é o proximo show da sua banda?"...ou "quando tu vai tocar uma pra nós?"

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Rato

Poderia indicar uns filmes com temas organizacionais?

Tipo Piratas do Vale do Cilício, O Diabo Veste Prada...

Tô querendo ver uns filmezinhos nesse estilo =]

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


McBonalds
É que eu sou um cara que gosta de inovar. Desenvolver idéias, processos, histórias, etc.
Eu acho que seria um bom designer, mas eu sou péssimo em matemática (semi-analfabeto, eu diria hehehe).
Outra coisa que me interessa muito também é o comportamento humano, mas isso eu já posso estudar aqui no OT mesmo huahua


Mas grandes empresas atuais, prezam por essas qualidades...

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Rato

Amanhã eu leio o artigo!

Rato
Veterano
# out/09 · Editado por: Rato
· votar


Gui
haha
aí vc tem que tocar, guras
:)

Gui
o foda é ficarem perguntando "quando é o proximo show da sua banda?"...ou "quando tu vai tocar uma pra nós?"

para vc ver que, quando acaba o assunto, começam a falar das pessoas ^^.
sempre ...

brunohardrocker
olha.
Já assisti alguns bem específicos, muito bons. Não sei se é possível encontrar em locadoras, mas acho que já deve ter no youtube, já que são muito antigos..
O primeiro é Capital Intelectual e o outro era um vídeo do tal Prof. Marins. Um que ele fala sobre funcionário Gato e Cachorro.
Inclusive esse doido aí tá sempre na TV falando sobre esses assuntos.

Quanto a filmes, no geral, dá para vc fazer uma analogia até com o Poderoso Chefão ^^

McBonalds
haha
tem dessas não.
Pode falar sobre qualquer coisa, pega nada =D
Interessante esse seu perfil e como o brunohardrocker disse, empresas dão muito valor para isso.
Cálculos o Excel faz, a HP faz e por aí vai :)


Mas aí vem a péssima notícia.
Essas paradas, imagino que uma ou outra irá ocorrer, mesmo que vc esteja no ramo musical =/

Stonebreaker
Veterano
# out/09 · Editado por: Stonebreaker
· votar


Dicas para ter sucesso no trabalho:

1. Não seja amigo do patrão (mas não deixe ele saber disso)
2. Não passe a mão na bunda do patrão
3. Não deixe o patrão passar a mão na sua bunda
4. Não coma os materiais de escritório
5. Não tire xerox de sua bunda ou pênis (não no horário de trabalho)
6. Não entre toda hora no FCC

Rato
Veterano
# out/09
· votar


sobre concorrer a alguma vaga

de repente tu tá lá, caçando emprego, até mesmo empregado e se depara com isso:


Vagas de Assistente Administrativo Recepção em São Paulo
Setor da empresa:Recursos humanos
Porte da empresa:Pequeno (até 200 funcionários)
Descrição:Assessoria e consultoria nas áreas contabeis, fiscal e RH
Estado:São Paulo
Cidade:São Paulo - SP

Descrição da Vaga de Emprego
Se oferece 1 vaga/s para trabalhar em São Paulo na área profissional Secretariado
Assessorar e facilitar atividades da diretoria e presidência de uma pequena empresa.
Responsável pela reserva de hotéis e passagem. Dar auxilio geral a administração da empresa Controle e fechamento das faturas do correio.
Preparação de malote. Recepcionar e registrar correspondência recebida. Atendimento telefonico e recepção da empresa. Requisitos pessoais: Ter bom relacionamento interpessoal; Organizada; Discreta;
Experiência em atendimento a gerencia e diretoria.
Função:Assistente Administrativo Recepção

Categoria:Escritório, Setores Administrativos - Secretariado
Número de vagas:1
Descrição:Assessorar e facilitar atividades da diretoria e presidência de uma pequena empresa. Responsável pela reserva de hotéis e passagem. Dar auxilio geral a administração da empresa Controle e fechamento das faturas do correio. Preparação de malote. Recepcionar e registrar correspondência recebida. Atendimento telefonico e recepção da empresa. Requisitos pessoais: Ter bom relacionamento interpessoal; Organizada; Discreta; Experiência em atendimento a gerencia e diretoria.
Exigências
Estudos Mínimos:Ensino Médio (2º Grau)
Experiência Profissional:Se desea Entre 1 e 3 anos
Idiomas: Português
Inglês: Básico
Informática: Aplicações de Escritório
Microsoft Word Microsoft PowerPoint Microsoft Excel Sistemas Operacionais
Linux

O que esta vaga oferece
Benefícios adicionais: Assistência médica|Seguro de Vida|Vale alimentação|Vale refeição|Vale transporte Salário:R$ 1000,00 a R$ 1300,00




legal.
Aí vc vê por exemplo que se enquadra em muita coisa, mas tem uma ou outra q vc não conhece.
Ao invés de desistir -o q a maioria faz - vai correr atrás de aprender o que está descrito na vaga.
Por exemplo, sistema operacional Linux. Oras, vai correr atrás de aprender o Linux

=D

incrementa o currículo com essas pequenas coisas.

Gui
Veterano
# out/09
· votar


Rato
FATO.
o pessoal desiste de algo pensando que é dificil e no fim das contas, é quase igual o que já se conhece!

Normalmente, esse tipo de exigencia é só o básico (a não ser que seja uma vaga no suporte técnico), então, só de tu conhecer, mexer um pouquinho, já dá pra dizer que é usuario.

Também, se você se mostra interessado em aprender, diz que está para começar um curso ou está em curso sobre o determinado programa, a empresa já vê que tu tem vontade de trabalhar e aprender.

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Rato
Salário:R$ 1000,00 a R$ 1300,00

Cobrador de ônibus ganha isso e nem precisa saber isso tudo... Foda, né?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Mundo Corporativo e suas nuances