Compor em inglês ou em português?

Autor Mensagem
ROTTA
Veterano
# out/07
· votar


grungegirl
Desistiu de compôr foi?

Usei a falta de tempo como desculpa... =)

Grow
bora fazer umas parcerias, sou perito em composições imbecis, dá seu msn

Se eu usei meu nome como nick aqui, que MSN eu teria feito?
Abraços.

the cat in the hat
Veterano
# out/07
· votar


A única coisa que eu tenho contra bandas brasileiras fazendo música em inglês é que muitas fazem letras em inglês tosco, e cantam com sotaque forte

concordo plenamente!!! puta coisa tosca voce ouvir uma letra do tipo:

the book is on the table
i love you so much honey
dont leave me alone
you are so far away
i miss you

quer fazer letra em ingles por favor APRENDA a falar ingles antes!!

Dogs2
Veterano
# out/07
· votar


Esperanto

Grow
Veterano
# out/07
· votar


Grow
bora fazer umas parcerias, sou perito em composições imbecis, dá seu msn

Se eu usei meu nome como nick aqui, que MSN eu teria feito?

meio azedo vc hein?

Dogs2
Veterano
# out/07
· votar


Grow
só não podem fazer melhor do que Comi Um Melão

Grow
Veterano
# out/07 · Editado por: Grow
· votar


Dogs2
akilo sim q é música... e tu parou de compor?

Dogs2
Veterano
# out/07
· votar


Grow
ahuahuaha
parei de compor de brincadeira, tô compondo mais sério, mas quero voltar a fazer as peraltices

has4
Veterano
# nov/07 · Editado por: has4
· votar


has4

Emo! Sertanejo! :P

Bog

Pois é.... dando a cara pra bater

http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/159935/


é o que importa!!!

Bog
Veterano
# nov/07
· votar


has4

Hehehehahah, exatamente! :)

Eu lembro que vc tinha umas músicas legais...

McBonalds
Veterano
# nov/07
· votar


Acho que esse negócio da língua é muito mais uma questão de costume do que sonoridade propiamente dita.

Dogs2
E viva Zamenhof \o/

TASIVA
Veterano
# nov/07
· votar


em Java..

Pardal
Veterano
# nov/07
· votar


Compor deve depender muito mjais da capacidade criativa da pessoa. Pode-se fazerum rock excelente com língua portuguesa, mas exige um baita dum malabarismo, da mesma forma que dá pra compor uma letra horrível em inglês.
Não depende só do estilo. Se vocês souberem bem o português, estudarem bastante, dá até pra fazer música instrumental com essa língua tão rica...
Mas o que importa mesmo é ter uma música legal, que garante. Daí a letra pode biur naturalmente... Ou ter um texto fascinante e trabalhar bastante para a música amparar e ser tão boa quanto.

hard rock and roll
Veterano
# nov/07
· votar


Pardal

o que vale é fazer um refrão do balacobaco, uma situação que aconteceu/acontece com vc, aí bota na música, depois do refrão faz o resto da letra...

Pardal
Veterano
# nov/07
· votar


hard rock and roll

Depende... Existem vários caminhos, o único que não é permitido é limitar a criatividade a uma ou outra idéia. Mas é essencial que a letra seja visceral para você, isto é,você buscou lá do fundo e resolveu mostrar, não pode simplesmente inventar. Você tem de colocar sua opinião para fora.

hard rock and roll
Veterano
# nov/07
· votar


Pardal

eu faço (fazia) assim, acontecia alguma coisa boa ou ruim, saia uma frase doida antes de dormir, no outro dia virava um refrão =), vou voltar a fazer isso

Pardal
Veterano
# nov/07
· votar


hard rock and roll

Eu componho música instrumental, mas já compus para coral, com letra e tal, tudo legal. Mas o meu forteé instrumental, melodia e harmonia, principalmente para piano, apesar de não tocar o instrumento, mas tem muito mais possibilidades que um violão ou mesmo dois juntos...

Pardal
Veterano
# nov/07
· votar


hard rock and roll

Porque eu penso assim: letraé letra, música é música.

hard rock and roll
Veterano
# nov/07
· votar


Pardal

entendi, sabe a música Let It Be dos beatles? mto louca, o Paul McCartney (acho q foi ele) sonhou com a música, quando acordou compôs a letra...

Pardal
Veterano
# nov/07
· votar


hard rock and roll

Essas coisas acontecem. Vivaldi sonhou uma vezque um criado pegava um violino e tocava uma música celestial. Acordou e escreveu a melodia.

Pardal
Veterano
# nov/07
· votar


Mas, havendo letra, a música deve servir à mesma, auxiliando o entendimento de sua mensagem. E os instrumentistas devem ter consciência disso, evitando que o volume dos instrumentos chame mais atenção que a voz que declama/canta o texto. Não que a música deva ser pobre: pelo contário, cada nota e cada ritmo deve contribuir para descrever o que diz a letra.

Bog
Veterano
# nov/07
· votar


Pardal

Existem vários caminhos, o único que não é permitido é limitar a criatividade a uma ou outra idéia.

Mas, havendo letra, a música deve servir à mesma, auxiliando o entendimento de sua mensagem

Acho que de certa forma você mesmo está "enquadrando" a composição em certas regrinhas, algo que você mesmo disse que não devia ocorrer.

Às vezes o cara quer mesmo fazer uma letra hermética e sem relação com a melodia. Ou quer mesmo esconder as palavras (ou as desafinações, haahha) por trás de uma parede sonora - vide Oasis, Rancid e afins. Tem muita banda que faz letras e depois esconde, de uma forma que o conteúdo só fica acessível aos "iniciados". Se isso é bom ou ruim, fica para cada um julgar. Mas acho que nem quanto a isso podem haver regras.

has4
Veterano
# nov/07 · Editado por: has4
· votar


Pardal
Mas, havendo letra, a música deve servir à mesma,
letraé letra, música é música

Dependendo de quem arranja, é possível fundir instrumental e a letra sem que uma atrapalhe a outra. Ou seja, a música em alguns trechos ser mais instrumental e n'outros onde houver letra, ser mais discreta. Isso sim é que é legal. Uma forma bacana de compor! Mas não há regras se tudo se encaixar bacana, soar saudavelmente audível e ainda com uma mensagem interessante, mesmo que seja uma letra simples ou mesmo hermética como frisou Bog! Compor realmente não é fácil mesmo e cada qual tem um estilo característico.

Gostaria que inserissem aqui suas composições, evidentemente em outros idiomas, para termos idéias, já que o tema é por aí!

has4
Veterano
# nov/07
· votar


Dogs2
Esperanto

Vi parolas esperanto pli ma pli? (rsrsrs) - tah aí, uma boa, greco-latino-etc, uma mistureba danada! rsrsrs

Em 'Guarani' também estaria valendo! Como ficariam em outros idiomas, hein!?!

McBonalds
Veterano
# nov/07 · Editado por: McBonalds
· votar


has4

Uma vez eu vi na biblioteca da minha universidade uma gramática xavante. Vou dar uma olhada, quem sabe eu consigo tirar alguma coisa. Deve ser interessante tocar Heavy Metal com letra em Xavante.

Vi parolas esperanto pli ma pli? (rsrsrs) - tah aí, uma boa, greco-latino-etc, uma mistureba danada! rsrsrs

Acho que o certo seria 'Ĉu vi parolas Esperanton pli malpli?'

has4
Veterano
# nov/07 · Editado por: has4
· votar


'Ĉu vi parolas Esperanton pli malpli?'
McBonalds

Vc deve estar certíssimo, tem trocentos anos que tentei decorar só isso aí, e ainda decorrei errado pacarai! rsrsrs Tá valendo!

DanielUemura
Membro Novato
# mai/19
· votar


Oi.
Eu componho em português e também em inglês.
Acho que o inglês faz sua banda ter um campo mais amplo, ficar mais conhecida em um tempo mais rápido.
Porém eu tive sorte nessa questão pois estudei numa escola de inglês onde, por acaso, um dos professores era baixista e o outro era bateirista.
Pudemos trocar muitas idéias e muitos ensaios juntos.
Tenho saudades daquele tempo, banda de garagem mesmo.
Nem sei se eles ainda dão aulas na tal escola http://4flags.com.br/ , que inclusive eu gostei muito de lá.
Mas é isso aí, boa sorte nas suas composições.
;)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compor em inglês ou em português?