Dilema: devo abandonar a faculdade?

Autor Mensagem
The Blue Special Guitar
Veterano
# mar/07
· votar


Jack Holland

No site abaixo você encontra a ementa do curso de Análise de Sistemas...

http://www.cp.cefetpr.br/cursos/tecnologia_sistemas_informacao/index.p hp

Certeza
Veterano
# mar/07
· votar


Jack Holland

dae carinha...eu faço analise e desenvolvimento de sistemas...2,5 anos o curso!!! nao posso falar muito pq comecei faz nem um mes, mas q pelo que me parece tem bastante pratica...olha a grade curricular pra vc ter uma ideia:

Suporte Técnico ao usuário

Hardware| 120 horas
Informática Instrumental| 80 horas
Lógica de Programação| 120 horas
Sistemas Operacionais| 80 horas
Programação Básica| 120 horas
Algoritmos de Estrutura de Dados| 80 horas
Banco de Dados| 120 horas
Internet| 80 horas

Programação e Análise de Sistemas Disciplinas

Programação Avançada| 120 horas
Programação Visual| 80 horas
Linguagem de Programação para Web| 120 horas
Tópicos Avançados de Banco de Dados | 80 horas
Programação Orientada a Objetos Básica| 120 horas
Rotinas Administrativas | 80 horas
Análise de Sistemas | 120 horas
Sistemas Corporativos| 80 horas
Redes de Computadores| 120 horas
Gerência de Projetos| 80 horas
Projetos de Aplicação| 120 horas

Disciplinas Eletivas (Mínimo de 80 horas)

Novas Tecnologias de Sistemas de Informação| 80 horas
Novas Tecnologias Web I | 120 horas
Novas Tecnologias Web II| 80 horas
Análise Orientada a Objetos | 80 horas
Programação Orientada a Objetos Avançada| 120 horas
Web Design| 80 horas
Desenvolvimento de Sistemas Web | 120 horas
Tecnologias de Sistemas Web | 80 horas
Arquitetura de Sistemas Web | 120 horas
Aplicações Cliente/Servidor| 80 horas

PIM: 150 HORAS REALIZADAS EXTERNAMENTE.


na verdade é praticamente a mesma coisa que sistemas de informação...a diferença é q esse curso é tecnologia e não bacharelado!

gugubalandia
Veterano
# mar/07
· votar


Como eu quero aprender algo mais aplicado, mexer realmente com programação, software, banco de dados, web, etc


Calma meu filho...
vc vai mexer com tudo isso ainda!
Espera...

Gan
Veterano
# mar/07
· votar


essas coisas teóricas podem ser muito útil se vc vai fazer pesquisa ou se aprofundar estudando, ou em certas situações q naum adianta eu te falar pq com 1 ano de curso vc nem entende a arquitetura de um computador ainda

bassbart
Veterano
# mar/07
· votar


Jack Holland
você ainda está no 3ª semestre né..

a parte mais interessante ainda pode chegar

Kobberminer
Veterano
# mar/07
· votar


Informática Instrumental| 80 horas

Matéria sobre orquestras on-line?

Thiago Yoshiki
Veterano
# mar/07
· votar


Matéria sobre orquestras on-line?
ha

Savant
Veterano
# mar/07
· votar


Gan
Teoria em Computação é a coisa mais importante que uma pessoa pode ter.
Essas paradas de programar em Java, Delphi e etc é tudo enganação prá inventar matéria.

Depois de ficar 5 anos trancado num laborátorio desenvolvendo um processador, especificando o assembler e etc, vc não precisa de mais nada.
O resto é ler manual de linguagem e só.

Certeza
Veterano
# mar/07
· votar


Kobberminer
Informática Instrumental| 80 horas

Matéria sobre orquestras on-line?


huehuehueh

Admin
Moderador
# mar/07 · Editado por: Admin
· votar


Jack Holland
Faculdade é isso mesmo. Cê precisa é dum estágio. Meus dois programadores aqui fazem Ciências da Computação.

Faculdade é prá dar base para sua atuação no mercado. Para aprender a prática meeesmo, só duas opções: curso técnico ou estágio/emprego na área.

Gan
Veterano
# mar/07
· votar


Essas paradas de programar em Java, Delphi e etc é tudo enganação prá inventar matéria.

Depois de ficar 5 anos trancado num laborátorio desenvolvendo um processador, especificando o assembler e etc, vc não precisa de mais nada.

pois eh cara, eu acho importante se ensinar bem os paradigmas ao invés das linguegens manja?? pq linguagem é só sintaxe. O q eu kero dizer é o seguinte: ensina poo, pode ser tendo com auxílio java, c++ ou o q for, o qimporta é o paradigma

Kobberminer
Veterano
# mar/07
· votar


Thiago Yoshiki
Certeza

Hilário, né? Fala que é hilario...

Carla Andréa
Veterano
# mar/07 · Editado por: Carla Andréa
· votar


Jack Holland

Se vc realmente não está gostando, aproveite que está no início e caia fora.
Ruim será vc terminar o curso insatisfeito.
=/

Certeza
Veterano
# mar/07
· votar


Kobberminer
Hilário, né? Fala que é hilario...

hum...não é tããããããooo sem graça!!!
heuhue

seila
Veterano
# mar/07
· votar


Jack Holland
descobri que o curso é MUITO teórico, só tem cálculo e mais cálculo e outras matérias que praticamente não servem pra nada. E conteúdo aplicado à computação mesmo, nada.


Se tu pensas, vaza enquanto há tempo.
Computação é pura conta.

Ou vc acha que os 'joguinhos' surgem do nada?

ryushin
Veterano
# mar/07 · Editado por: ryushin
· votar


Jack Holland
Não desista, kra!

Meu irmão fez Ciencia da Computação na UFMG e o curso só tinha coisa teórica. Ele estava até desanimando. Mas depois do 6o. período, acabou toda a matemática, física e outras matérias teóricas.

Agora é só sistemas operacionais, microprocessadores, só coisa legal. Recentemente a turma dele fez um processador Z80 kra! O sucessor do 286... é muito legal o curso, mas começa muito chato mesmo.

Vale a pena aguentar até lá!

Guto EADG
Veterano
# mar/07
· votar


Jack Holland

vc vai trocar 6 por meia dúzia.

TIO_TEDDY
Veterano
# nov/07
· votar


Upando o tópico


Vou largar engenharia mecânica no 4° período pra fazer cinema ou direito.




Sou ou não ser um babaca?

never_ever
Veterano
# nov/07
· votar


????????

Larizinha
Veterano
# nov/07
· votar


TIO_TEDDY

Vou largar engenharia mecânica no 4° período pra fazer cinema ou direito.


cara mas você tá indeciso mesmo hein? cinema ou direito...nada em comum.

Bom se ajudar: Tava vendo um curta de uma estudante da UFMG no canal 13 domingo(TV Minas - esse programa é muito bom , vale a pena você assistir) e achei super bacana. O curta se chama Jardim fechado. Achei super interessante...

É isso!

stenyosullivan
Veterano
# nov/07
· votar


Jack Holland
veio, eu to no 4º periodo da ciencia da computação, na verdade, tem teoria e calculo sim, mas olha por um lado, calculo vc ira usa muito para desenvolvimento em jogos, eu agora estou estudando banco de dados, no 3 e 4 periodo vc ja estuda alguma coisa de eletronica, e correndo atraz vc consegue controlar dispositivos eletronicos pelo pc.
Na minha opniao, se vc quer algo mais concentrado em computação, o negocio é ciencia da computação, pq nela vc ve mais "aprofundado" as coisas que vc vera em sistema de informação.
Eu creio e o curso vai fica bonzao mesmo, é no 5 ou 6 pralá, eu tive que estuda 4 matematicas, no meu curso tem(algebra linear, geometria analitica, uma outra la q tem derivadas, e etc..., e to tendo a ultima materia de matematica que é a Estatistica e probabilidade), mas eu acho que vc deveria ter um pouco de mais calma, pq pelo que eu penso, em ciencia da computação, vc ira se aprofunda bem mais nos desenvolvimentos, nas teorias e etc....

maggie
Veterana
# nov/07
· votar


TIO_TEDDY
Upando o tópico
Vou largar engenharia mecânica no 4° período pra fazer cinema ou direito.
Sou ou não ser um babaca?


3 cursos nada a ver.. huahua
Já tentou um teste vocacional??

Flight Of Icarus
Veterano
# nov/07
· votar


TIO_TEDDY
Upando o tópico


Vou largar engenharia mecânica no 4° período pra fazer cinema ou direito.




Sou ou não ser um babaca?

Já decidiu isso mesmo? Carai, conheço várias pessoas que abandonaram eng mecânica..

Jack Holland
Veterano
# nov/07
· votar


Nossa, nem lembrava mais desse meu tópico, hauhauhau

Só pra atualizar: no fim das contas acabei desistindo uns dias depois =/
Depois, uma amiga me deu a letra de um concurso público pra um cargo excelente e que só exigia nível médio. Me inscrevi e, aproveitando o tempo livre, estudei por conta própria que nem um fdp pra passar, fiz a prova, passei pra segunda fase, passei de novo, e agora eu estou na fila pra ser nomeado.
De mais de 104.500 candidatos pra capital, sobraram 2.252, e desses eu estou em 1.887º lugar. Considerando que no último nomearam mais de 2.000, e que a demanda pra agora é muito maior, estima-se que seja possível minha nomeação em até 2 anos.
Fiquei muito feliz, mas até lá não podia ficar parado, então me pus a procurar trabalho desesperadamente. Como não conseguia, vendi minha guitarra e investi num negócio próprio, o começo estava meio difícil, aí esse mês apareceu um empreguinho razoável pra mim e eu aceitei. Agora vou me dedicar ao máximo nesse emprego pra subir rápido, e me dedicar ao negócio tb, até ser nomeado...

Larizinha
Veterano
# nov/07
· votar


Jack Holland



Nossa cara mudança radical. Mas essa é uma prova de que no final das contas as coisas podem dar certo mesmo que não estejam dentro do planejado.

Sorte aí garoto!

Flight Of Icarus
Veterano
# nov/07
· votar


Jack Holland
Legal, mas por curiosidade, que cargo é esse?

Jack Holland
Veterano
# nov/07
· votar


TIO_TEDDY
Vou largar engenharia mecânica no 4° período pra fazer cinema ou direito.

Cara, com isso que aconteceu eu aprendi que pra se manter firme num curso superior até o fim, vc deve estar sempre 100% certo de que é isso o que vc quer da sua vida, pra manter a motivação... se começar a bambear, ficar pensando ou se questionando muito... é pq já era.
Se é isso msm o que vc quer, desista mesmo enquanto vc ainda não chegou na metade, e vai atrás.
Eu fiquei triste pra caralho quando desisti da faculdade e pensei, porra, mais de um ano de tempo e dinheiro jogado fora (era particular), mas aí percebi que faculdade não é lá tão determinante assim hj em dia, conheço muita gente que não tem superior e vive muito bem.
Antes eu era obcecado com essa coisa de carreira, mas acabei quebrando a cara e hj em dia não estou mais na febre assim... se for pra fazer, que pelo menos seja algo que eu goste e esteja 100% certo de que é isso msm o que eu quero.

Jack Holland
Veterano
# nov/07
· votar


Flight Of Icarus

Escrevente Técnico pro Tribunal de Justiça de SP.
ou seja, tive que estudar direito sozinho, uma coisa que eu não sabia bulhufas.

Larizinha

Valeu!
Quanto ao concurso, não posso fazer mais nada a não ser esperar... mas quanto ao resto, vou fazer com que dê certo...

Flight Of Icarus
Veterano
# nov/07
· votar


Jack Holland
Bacana, também abandonei a faculdade (federal) e estou correndo atras pra passar denovo no vestibular...

Larizinha
Veterano
# nov/07 · Editado por: Larizinha
· votar


Jack Holland

Eu fiquei triste pra caralho quando desisti da faculdade e pensei, porra, mais de um ano de tempo e dinheiro jogado fora (era particular), mas aí percebi que faculdade não é lá tão determinante assim hj em dia, conheço muita gente que não tem superior e vive muito bem.


Cara é o que eu digo: facul realmente não é determinante pra assegurar emprego de ninguém, a sociedade tá inchada de formandos esperando uma oportunidade.

O que sinto falta da facul é o network e o exercício mental contínuo. Porque na boa, a cabeça vai acomodando se você não usa.

Então como tô parada só trampando, tô procurando ler muito, e comecei aprender inglês por conta própria. Pra mim tá fazendo a diferença, porque a premissa de que cabeça vazia é oficina do diabo é verdadeira.

Mas você tá certo. O esquema é fazer o que gosta porque quando você tem entusiasmo você se dá bem. O que não dá é pra levar nas coxas.

Bom...quanto ao trabalho dedique-se mesmo que com certeza você vai colher os frutos depois :)

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Dilema: devo abandonar a faculdade?