Texto interessante sobre a vida dos estudantes de Engenharia

Autor Mensagem
TIO_TEDDY
Veterano
# dez/06
· votar


Fritz_mkvl

não lembro de ter administração na grade... tem organização das indústrias e economia...
Mas é uma mais tranquila e 5 mais difíceis. E álgebra linear vai usar em dinâmica, por exemplo.

Marisco
Veterano
# dez/06
· votar


No meu terceiro semestre de facul, fiz as seguintes disciplinas:

- Equações Diferenciais
- Eletricidade
- Mecânica
- Física III
- Probabilidade e Estatística.

O final do semestre foi tão punk, que no último mês eu nem ia mais nas aulas. Acordava as 6h da manhã, fazia uma jarra de café e estudava até as 11h da noite. Tinha dias tão loucos que eu nem me lembrava de comer.

Resultado: acabou o semestre e consegui passar em tudo. Só que fiquei tão sequelado que tive uma inflamação que começou na mucosa bucal e se expandiu para amígdalas, laringe e faringe. Passei uma semana de cama tendo que tomar 3 injeções de penicilina por dia...

Fritz_mkvl
Nunca vi ninguém da Medicina passando por isso.
Mas não estou desmerecendo o curso. Tenho vários amigos que cursam, e sei o quanto os caras se dedicam. A Engenharia Elétrica da UFRGS é que é coisa pra demente mesmo...

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/06
· votar


Tá bom então.

Marisco
Veterano
# dez/06
· votar


O que eu acho engraçado eh que as vezes as pessoas acham que a gente fala isso pra se vangloriar, tipo "ah, meu curso é foda, o de vcs eh tudo barbada"...

Eu falo pra informar mesmo. Se fosse escolher hoje, nunca escolheria Engenharia Elétrica. É muito legal ter o conhecimento que tenho hoje, mas o estupro mental que foi necessário para obtê-lo simplesmente não compensa. Os fins não justificam os meios neste caso.

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/06
· votar


O que eu acho engraçado eh que as vezes as pessoas acham que a gente fala isso pra se vangloriar, tipo "ah, meu curso é foda, o de vcs eh tudo barbada"...

Sinceramente eu acho que é isso mesmo. Não leve a mal.

Midgard
Veterano
# dez/06
· votar


Marisco

ahuaeuhauehuaeuh q foda cara
mas eu acho q quem cursa engenharia jah tem q ter uma noçao de como eh na faculdade :)
antes mesmo de eu entrar no curso jah botavam medo em mim =S

Guto EADG
Veterano
# dez/06
· votar


Marisco

vc se formou? trabalha onde?

Guto EADG
Veterano
# dez/06
· votar


cara, acho q o negocio eh desopilar. vc pode fazer menos materias por semestre, se formar em 6 anos, tanto faz... o cara entra com 18 na faculdade, q diferenca tem sair com 23 , 24 ou 25? eu me incomodei tanto na faculdade q criei uma gastrite cabulosa... mas eu nao cosnigo pensar em outra coisa pra fazer... esse eh o problema maior, entao o negocio eh relaxar...

Carlos Henrique 2
Veterano
# dez/06
· votar


TIO_TEDDY
Lá reclamam bastante de mecânica dos sólidos, dos fluidos...

Não é nenhum bicho de sete cabeças, são matérias que tem lá suas complicações mas é só estudar bem que você passa tranquilo. E são matérias que você ve uma certa aplicação prática o que torna mais interessante ou menos desinteressante (dependendo do ponto de vista), ao contrário de Cálculo que é apenas cálculo e cálculo sem a menor aplicação, uma verdadeira masturbação mental.


Half
Eu não me interesso por cálculo, então, aprender isso pra mim seria extremamente difícil. Mas pra quem gosta, é fácil.

Da mesma forma que eu gosto de Bioquímica e acho fácil, mas pra quem tem aversão a biologia/química seria extremamente difícil de levar.


Acontece que quem faz engenharia não necessariamente gosta de calculo. Pra ser sincero, não conheço nenhuma alma viva que diga "eu gosto de cálculo". O que mata no curso de engenharia é justamente a parte que envolve a matemática, principalmente por causa da forma como os professores geralmente cobram a matéria: eles simplesmente ignoram o fato de que você pouco usará aquilo na vida profissional e pensam que você é aluno da faculdade de Matemática.
Na UERJ por exemplo é assim, fato que é muito criticado inclusive por professores (professores do ciclo-profissional do curso, engenheiros formados), o cálculo e toda a parte que envolve matemática deveria ser algo voltado para a área do aluno (eng. civil, elétrica, mecânica, etc...). Os calculos que temos atualmente mais parece algo voltado totalmente para a matemática em si, ou seja, muita coisa inútil e desnecessária.

Com a Física é a mesma coisa. Eu por exemplo me amarro em física mecânica que é justamente o que vou usar na minha área (eng. civil) mas abomino completamente a parte da física que trata de eletricidade e magnetismo (aqui chamada de Física 3) no entanto sou obrigado a fazer esta matéria, que é cobrada da mesma forma para os alunos da engenharia elétrica (pra estes sim, é importante). E vice-versa, tem alunos da eng. elétrica que não gosta de física mecânica e no entanto são obrigados a fazer Física I, Mecânica Técnica e Resistência dos Materias, sem a menor necessida pra eles.

Dizer que engenharia é difícil é a mesma coisa que assumir que no curso não existem matérias interessantes, no meu ponto de vista.

A prova de que engenharia e não somente engenharia como qualquer outro curso de exatas é mais dificil que os cursos de humanas é justamente as notas e os CRs dos alunos. Ou será que os alunos de exata são menos capacitados por em geral terem CR bem abaixo dos alunos de humanas?

flea fan
Veterano
# dez/06
· votar


ao contrário de Cálculo que é apenas cálculo e cálculo sem a menor aplicação, uma verdadeira masturbação mental.

Eu sinceramente não entendo porque dizem isso. Não sei como as coisas funcionam nos cursos de exatas, mas é simplesmente impossível estudar Física sem Cálculo.

Half
Veterano
# dez/06
· votar


Carlos Henrique 2
Acontece que quem faz engenharia não necessariamente gosta de calculo. Pra ser sincero, não conheço nenhuma alma viva que diga "eu gosto de cálculo". O que mata no curso de engenharia é justamente a parte que envolve a matemática, principalmente por causa da forma como os professores geralmente cobram a matéria: eles simplesmente ignoram o fato de que você pouco usará aquilo na vida profissional e pensam que você é aluno da faculdade de Matemática.
Na UERJ por exemplo é assim, fato que é muito criticado inclusive por professores (professores do ciclo-profissional do curso, engenheiros formados), o cálculo e toda a parte que envolve matemática deveria ser algo voltado para a área do aluno (eng. civil, elétrica, mecânica, etc...). Os calculos que temos atualmente mais parece algo voltado totalmente para a matemática em si, ou seja, muita coisa inútil e desnecessária.


Quem faz engenharia não necessariamente gosta de cálculo, assim como quem vai pra área médica, por exemplo, não necessariamente gosta de histologia, fisiologia, bioquímica, bioestatística...

Acontece que é praticamente impossível fazer um curso que tenha SÓ AQUILO QUE VOCÊ gosta, então, dizer que exatas é mais difícil pq vc faz matérias que não gosta/não vai usar, não a torna mais difícil que as outras áreas, uma vez que todos os cursos possuem, sob o ponto de vista de quem está cursando, matérias legais pra caramba, muito úteis e matérias lixo, inúteis.

Assim como existe professor bitolado que nunca exerceu a engenharia em si na vida, existe professor (em geral os de clínica, que te avaliam segundo o humor deles no dia) cuzão, te deixando de DP ou te fazendo perder o ano por pura filhadaputisse. Existem também os professores das áreas básicas, que não trabalham no tal "dia a dia" do profissional, e tb podem te ferrar numa matéria que você nunca mais quer ver na vida.

A prova de que engenharia e não somente engenharia como qualquer outro curso de exatas é mais dificil que os cursos de humanas é justamente as notas e os CRs dos alunos. Ou será que os alunos de exata são menos capacitados por em geral terem CR bem abaixo dos alunos de humanas?

O próprio termo exatas explicita que uma pergunta em uma prova, por exemplo, admite uma resposta (na maioria das vezes). Isso sem dúvida induz a uma maior probabilidade de erros. Agora, isso não quer dizer que é mais difícil. Como eu falei, isso de difícil ou fácil varia entre as pessoas...
Tenho um colega que foi fazer Economia. Ele simplesmente detonava em exatas no colegial, mas apanhava em biologia. E aí?
Da mesma forma, eu apanhava em exatas e ia bem em biologia, geografia, história, redação... Isso é a base pra que vc direcione pra onde quer ir.
Um conhecido meu faz engenharia, e leva tudo na flauta. Estuda só um dia antes da prova e boa... Razão? Talvez porque ele sempre gostou de exatas, sei lá.
Eu não sei de onde vc tirou que a média de CRs de alunos de exatas é menor, mas isso inclui um monte de variáveis, e não pode provar nada quanto à dificuldade do curso. Quer um exemplo? As engenharias que conheço são tradicionalmente os cursos mais famosos pelas turmas baderneiras/festeiras/kralho a 4. E se a média baixa for falta de estudos? Pra mim isso poderia ser um fator de interferência.

TIO_TEDDY
Esse negócio de que Exatas demanda mais tempo de estudo também é relativo. Veja quem estuda português, literatura, redação, etc. Imagine o tempo que essas coisas também demandam... Procure sobre patologia, imunologia, farmacologia... O pessoal acha que área médica é igual àquela biologia que tinha no colegia, e está muito longe disso. Demanda sim, muito TEMPO e MUITO, mas MUITO estudo.

TIO_TEDDY
Veterano
# dez/06
· votar


Half

Bom, eu falei que demanda mais tempo baseado no que muitos colegas que fazem outros cursos (ed. física, biologia, jornalismo) me falaram

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Bom, eu falei que demanda mais tempo baseado no que muitos colegas que fazem outros cursos (ed. física, biologia, jornalismo) me falaram

Já falou com quem faz medicina?

darkwolf
Veterano
# dez/06
· votar


ola ola ola engenharia só tem bola

Adrianodevil
Veterano
# dez/06
· votar


Medicina é bem pior. Fora a prática, você tem que ser muito preciso se for cirurgião por exemplo e carga emocional de lidar diretamente com vidas..

Na boa Fritz_mkvl isso que vc falou não justifica buceta nenhuma...
Suponhamos...
Você é médico cirurgião como vc mesmo disse, um paciente morre nas suas mãos... Você simplesmente irá cobri-lo com um pano branco e as pessoas irão aceitar tranquilamente isso, porque no ofício do médico perder pacientes é algo "normal". (Olhe bem para essas aspas antes de vir me xingar...)
Agora olhando para um Engenheiro Civil por exemplo, se no projeto de um edifício ele simplesmente erra no cálculo estrutural e num belo dia o prédio cai e voalá vc acaba de mandar um pacote completo para São Pedro, o que acontece com o Engenheiro?

Na boa isso que os médicos falam de carga emocional e o caralho a quatro eu acho bem viadagem pq até mesmo um cara que faz o curso de moda pode quem sabe matar alguém no exercício da sua profissão...

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/06
· votar


Adrianodevil
Quantos prédios você viu caindo nos últimos anos?
E quantos paciente morrendo?
E quantos médicos são processados por ano?
E quantos engenheiros?

Adrianodevil
Veterano
# dez/06
· votar


Quantos prédios você viu caindo nos últimos anos?
E quantos paciente morrendo?


Eu tenho total conhecimento disso cara, mas observe que se um prédio cai, o engenheiro desmorona junto... O cara simplesmente "morre" cara...
Agora pro médico não...
é que eu falei e volto a dizer

Na boa isso que os médicos falam de carga emocional e o caralho a quatro eu acho bem viadagem pq até mesmo um cara que faz o curso de moda pode quem sabe matar alguém no exercício da sua profissão...

E quantos médicos são processados por ano?
E quantos engenheiros?


ii cara, vc tá bem equivocado nisso... Os números são diferentes, mas se vc for ver a proporcionalidade pode crer que vai ser bem igual... Vc não tem idéia do tanto de engenheiro que é processado cara...

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Adrianodevil
E quantos paciente morrendo?
Milhares.


Eu tenho total conhecimento disso cara, mas observe que se um prédio cai, o engenheiro desmorona junto... O cara simplesmente "morre" cara...
Agora pro médico não...
é que eu falei e volto a dizer


A queda de um edificio é perfeitamente evitável, a morte de um paciente não. Um bom engenheito nunca vai derrubar um prédio, o melhor médico do mundo ainda vai perder pacientes.


E quantos engenheiros?

Não ouvi falar de nenhum. Por queda de prédio então, nem o do Palace II que fui a última queda de prédio que eu tive notícia.

Adrianodevil
Veterano
# dez/06
· votar


A queda de um edificio é perfeitamente evitável, a morte de um paciente não. Um bom engenheito nunca vai derrubar um prédio, o melhor médico do mundo ainda vai perder pacientes.

Falou merda cara... Ambos estão suscetíveis ao erro...

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Adrianodevil
Fala aí um prédio que tenha caído em São Paulo nos últimos anos. No Brasil que seja.

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Médico sempre perde, sempre falha e sempre alguém morre.

O engenheiro mesmo errando a maior parte das vezes não pega nada.

Marisco
Veterano
# dez/06
· votar


Fritz_mkvl
Na boa cara, tu tá supervalorizando a tua profissão.

Olha um controlador de vôo. O cara tem em um dia, mais vidas da mão dele do que um médico tem na vida inteira. E se o cara cometer um deslize, mata todo mundo.

Detalhe: pra ser controlador de vôo o requisito é apenas ensino médio.

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Marisco
Na boa cara, tu tá supervalorizando a tua profissão.


Cara, eu estudo engenharia.

Carlos Henrique 2
Veterano
# dez/06 · Editado por: Carlos Henrique 2
· votar


Half
Quem faz engenharia não necessariamente gosta de cálculo, assim como quem vai pra área médica, por exemplo, não necessariamente gosta de histologia, fisiologia, bioquímica, bioestatística...

Mas são assuntos diretamente ligados à medicina, ao contrário de cálculo (pelo menos o calculo da forma como é visto).

Acredito que seja muito menos desinteressante um aluno de medicina ter de conhecer os tecidos que compõe o organismo tais como suas características do que um estudante de engenharia decorar a derivada da secante, cossecante ou cotangente de um ângulo, por exemplo.

Acontece que é praticamente impossível fazer um curso que tenha SÓ AQUILO QUE VOCÊ gosta, então, dizer que exatas é mais difícil pq vc faz matérias que não gosta/não vai usar, não a torna mais difícil que as outras áreas, uma vez que todos os cursos possuem, sob o ponto de vista de quem está cursando, matérias legais pra caramba, muito úteis e matérias lixo, inúteis.

A questão não é ter matérias que você gosta ou não gosta mas sim matérias úteis e matérias que só estão ali pra encher lingüiça. Na engenharia civil por exemplo, nem todas as matérias do profissional eu gosto, mas entendo sua necessidade para a formação do aluno, ao contrário de umas e outras totalmente inúteis.

O próprio termo exatas explicita que uma pergunta em uma prova, por exemplo, admite uma resposta (na maioria das vezes). Isso sem dúvida induz a uma maior probabilidade de erros. Agora, isso não quer dizer que é mais difícil.

Se são maiores as chances de erro, isso automaticamente faz com que seja mais dificil obter uma aprovação, conseqüentemente exige um maior grau de dedicação do aluno (em relação a uma matéria de um curso de humanas) caso ele queira ser bem sucedido na matéria. Isso necessariamente torna mais dificil.


Um conhecido meu faz engenharia, e leva tudo na flauta. Estuda só um dia antes da prova e boa... Razão? Talvez porque ele sempre gostou de exatas, sei lá.

Há outros fatores envolvidos nisso. Há pessoas, por exemplo, que tem uma maior facilidade de aprender determinadas coisas.

Você disse que ele estuda as vesperas da prova e se dá bem, mas certamente na turma dele deve ter aqueles que estudam semanas antes, e nem sempre obtém o mesmo sucesso, mesmo gostando tanto quanto.

Nunca aconteceu de você explicar alguma matéria para um amigo/colega seu (que até então nada sabia) e surpreendentemente ele conseguir uma nota melhor que a sua?


Eu não sei de onde vc tirou que a média de CRs de alunos de exatas é menor,

Compare o CR médio dos alunos de exatas com os de humanas e verá...

mas isso inclui um monte de variáveis, e não pode provar nada quanto à dificuldade do curso. Quer um exemplo? As engenharias que conheço são tradicionalmente os cursos mais famosos pelas turmas baderneiras/festeiras/kralho a 4. E se a média baixa for falta de estudos? Pra mim isso poderia ser um fator de interferência.

Há sim alunos baderneiros, zoeiros, baladeiros, cachaceiros, maconheiros e o carai a 4, assim como tb há os chamados "nerds" e também aqueles que conseguem dosar estudo e diversão, mas isso existe em qualquer curso.
Acho total non sense essa afirmação sua.

Quer dizer então que os baderneiros e despreocupados com o estudo costumam optar por engenharia?(um tanto quanto contrátidorio levando-se em conta que o curso tem a fama de ser difícil)

Cara, se o CR dos alunos de exatas é mais baixo isso é um claro sinal de que o curso é tem um maior grau de dificuldade.

Essa história de que são todos igualmente dificeis é a mesma coisa que dizer que as pessoas são todas igualmente bonitas ou igualmente feias.

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


Engenheiros são true.


Tenho dito.

Carlos Henrique 2
Veterano
# dez/06
· votar


snöwwhïtë

\m/

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


Carlos Henrique 2
snöwwhïtë

adorei!

\m/

=)

Carlos Henrique 2
Veterano
# dez/06
· votar


snowwhite

büscëttö rûllëîa!!

Guto EADG
Veterano
# dez/06
· votar


cursos de exatas e tecnologicos sao mais dificeis pq as materias EXIGEM MAIOR NIVEL DE ABSTRAÇÃO E ESTUDO. PONTO FINAL. NAO HA O QUE DISCUTIR.

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


Carlos Henrique 2
büscëttö rûllëîa!!


no meu nick ficou true e pah

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Texto interessante sobre a vida dos estudantes de Engenharia